Cultivar trombeta-de-anjo a partir de sementes: Aprenda a semear e a cultivar esta linda planta

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As grandes flores em forma de trombeta desta planta são de cortar a respiração, e a sua fragrância... bem, digamos que torna uma noite no pátio o mais sensacional possível. Mas comprar uma planta grande de trombeta pode ser caro.Se quiser poupar algum dinheiro e esticar o seu polegar verde, experimente cultivar trombeta-de-anjo a partir de sementes. Pode ficar surpreendido com a facilidade com que o faz.

A trombeta de anjo é o nome comum de uma de duas espécies de plantas distintas, a Brugmansia (aqui apresentada) e a Datura.

O que é uma planta trombeta de anjo?

A trombeta de anjo é o nome comum de duas espécies de plantas distintas, mas intimamente relacionadas: Brugmansia e Datura. Ambas são membros de uma família de plantas conhecida como a família das solanáceas (Solanaceae). Estas duas belas plantas com flores partilham a mesma família de plantas que os alimentos familiares, como os tomates, as batatas, as beringelas, os tomatillos e os pimentos.Infelizmente, todas as partes das plantas de ambas as espécies de trombeta-de-anjo também são tóxicas, mas nenhuma destas espécies produz frutos que pareçam remotamente comestíveis e muitos jardineiros gostam de as cultivar apesar da sua natureza venenosa.Pode até querer usar luvas quando trabalhar com plantas de trombeta de anjo, só para evitar o máximo de exposição possível.

Para além da toxicidade, ambos os tipos de trombetas-de-anjo estão entre as minhas plantas tropicais favoritas, e gosto muito de cultivar trombetas-de-anjo a partir de sementes. É muito gratificante ver uma planta que cresce de uma pequena semente para uma planta alta e dramática em apenas alguns meses.

A diferença entre Brugmansia e Datura

Embora ambas as espécies de trombeta-de-anjo tenham flores grandes e em forma de trombeta, existem várias diferenças fáceis de espiar entre as duas. Aqui estão algumas características que definem cada espécie:

A Brugmansia tem flores lindas e pendentes em muitos tons pastel diferentes.

Brugmansia

- Pode atingir 3 ou mais metros de altura

- Produz flores grandes e pendentes, viradas para baixo

- As vagens das sementes são alongadas e lisas

- Normalmente não se auto-semeia

Datura

- Cresce 3-4 pés de altura

- Tem flores viradas para cima, para o sol

- Produz vagens com sementes redondas e cobertas de espinhos

- Semeia facilmente e pode até tornar-se infestante

As Datura têm flores viradas para cima, na maioria das vezes brancas ou roxas.

Há muitas cultivares lindas de Brugmansia e Datura que produzem uma grande variedade de cores de flores. As flores de Brugmansia podem ser amarelas, damasco, brancas, laranja, lavanda ou rosa. Algumas das minhas cultivares favoritas incluem 'Day Dreams', 'Pink' e 'Jean Pasko'. As flores de Datura são tipicamente brancas, mas há cultivares que produzem flores lavanda e roxas também. Como um bónus adicional,Existem cultivares em ambos os grupos com flores duplas. Entre as minhas Brugmansias duplas favoritas estão as rosas duplas.

Cultivo da trombeta-de-anjo a partir de sementes

Ao cultivar trombeta de anjo a partir de sementes, é importante começar com uma fonte de sementes confiável. As sementes de Brugmansia e Datura permanecem viáveis por muitos anos, desde que sejam armazenadas adequadamente. Além das próprias sementes, ao cultivar trombeta de anjo a partir de sementes, você também precisará de um saco de solo para envasamento de sementes de alta qualidade, alguns potes de plástico de 3 ", uma mesa configurada com luzes de cultivo (ou fluorescentesluzes de loja), um tapete térmico barato, como este, e um pedaço de plástico transparente suficientemente grande para cobrir todos os vasos.

Eis o plano passo a passo que utilizo para cultivar trombeta-de-anjo a partir de sementes:

Etapa 1: Colocar as sementes de molho. As sementes de Brugmansia têm um revestimento espesso e espinhoso à sua volta que pode dificultar um pouco a germinação. As sementes de Datura não têm o mesmo revestimento, mas deixar as sementes de molho antes de as plantar melhora a velocidade de germinação de ambas as espécies. Deixe as sementes de molho numa chávena de água ligeiramente morna durante 24 horas antes de as plantar. Depois de deixar as sementes de molho, se quiser, pode descascar o revestimento espinhoso das sementes de Brugmansiasementes, mas isso não é necessário.

As sementes de datura devem ser demolhadas em água durante 24 horas antes da plantação.

Passo 2: Plantar as sementes. O passo mais importante para cultivar trombeta-de-anjo a partir de sementes é plantar as sementes corretamente. As sementes de trombeta-de-anjo precisam de luz para germinar. Se as enterrar demasiado fundo, as suas taxas de germinação serão muito reduzidas. Depois de encher os vasos com terra para vasos, basta pressionar firmemente as sementes de trombeta-de-anjo pré-embebidas contra o solo, mas não as cubra. Regue os vasos imediatamente após a plantação edepois cubra-as com um pedaço de plástico transparente para manter a humidade elevada à volta das sementes.

Etapa 3: Dar-lhes calor. As trombetas-de-anjo são plantas tropicais, nativas da América do Sul e Central. As temperaturas quentes do solo melhoram as taxas e a velocidade de germinação. Utilizo um tapete térmico para sementes para aquecer o solo 10 a 20 graus acima da temperatura ambiente, calor suficiente para que o cultivo de trombetas-de-anjo a partir de sementes seja bem sucedido. Deixe o tapete térmico debaixo dos vasos de sementes até que as plântulas germinem, depois retire-o. Demora 3 a 4semanas para as sementes de trombeta-de-anjo germinarem, por isso não perca a paciência!

Passo 4: Acender as luzes. Uma vez que ambos os tipos de sementes de trombeta-de-anjo precisam de luz para germinar, coloque os vasos sob luzes de cultivo ou luzes fluorescentes de loja imediatamente após a sementeira. Posicione as luzes de modo a ficarem apenas 2-3 polegadas acima do topo das plantas, aumentando-as à medida que as plantas crescem. Deixe as luzes acesas durante 18-20 horas por dia (use um temporizador como este, se quiser automatizar as luzes). É possível cultivar trombeta-de-anjoAs sementes são colocadas num peitoril de janela ensolarado, mas as plântulas são muitas vezes pernaltas e pálidas. Recomendo vivamente a utilização de luzes, se possível.

As Brugmansia são plantas tropicais cujas sementes podem demorar entre três e quatro semanas a germinar.

Veja também: Sementeira direta: Conselhos para semear diretamente no jardim

Passo 5: Regar conforme necessário Um dos aspectos mais importantes do cultivo de trombetas-de-anjo a partir de sementes é garantir que as sementes não secam antes da germinação. Como não estão enterradas no solo do vaso, as sementes de Brugmansia e Datura recém-plantadas podem dessecar antes mesmo de germinar. Certifique-se de que os vasos permanecem bem regados, mas não permita que fiquem cheios de água ou as sementes podem apodrecer.as sementes tiverem germinado, retire o pedaço de plástico e o tapete térmico e continue a regar conforme necessário.

Passo 6: Fertilizar de duas em duas semanas À medida que as suas plântulas de trombeta-de-anjo crescem, fertilize-as de duas em duas semanas com uma solução de meia força de um fertilizante orgânico líquido. Não fertilize demasiado quando cultivar trombeta-de-anjo a partir de sementes ou poderá queimar as pontas das folhas da planta.

Etapa 7: Endurecer as plantas antes de as levar para o exterior. Ambos os tipos de trombetas-de-anjo são extremamente sensíveis à geada. Não as leve para o exterior até que o perigo de geada tenha passado. A maior desilusão quando se cultivam trombetas-de-anjo a partir de sementes é levá-las para o exterior demasiado depressa e vê-las murchar e morrer (perguntem-me, eu sei; é uma experiência muito triste!). Para endurecer as plantas de trombetas-de-anjo, assim que o perigo de geada tiver passado, leveDurante 10 a 14 dias, aumente gradualmente a quantidade de luz solar que recebem e o tempo que passam ao ar livre até estarem expostas ao sol dia e noite. Só então as suas plantas de trombeta de anjo estarão prontas para ficar ao ar livre durante a estação.

Esperar até que a vagem espinhosa caraterística da planta Datura esteja completamente seca antes de colher as vagens da planta para recolher as sementes.

Veja também: Como plantar sementes de relva: um guia simples para o sucesso

O que fazer com as plantas de trombeta de anjo no final da estação de crescimento

Como hibernar a Brugmansia:

Se cultiva Brugmansia e vive num local onde ocorrem geadas, no final da época de jardinagem, terá de mudar a sua planta para um local abrigado durante o inverno. Eu mudo a minha planta de Brugmansia em vaso para a minha garagem, normalmente em setembro, quando a geada se aproxima no horizonte. A minha garagem não é aquecida, mas mantém-se ligeiramente acima de zero durante todo o inverno. A planta deixa cair todas as suas folhas quando é mudada para aNão se preocupe quando isto acontecer, a planta não se importará com este período de repouso. Basta regar a sua Brugmansia uma ou duas vezes durante todo o inverno e deixá-la "dormir" até à chegada da primavera, altura em que poderá gradualmente levá-la de novo para o exterior e aumentar a rega.

Também pode hibernar as plantas de Brugmansia em casa, mas certifique-se de que é numa divisão fresca e com muita luz. Ao hibernar as plantas desta forma, elas não entrarão em dormência e continuarão a crescer (e talvez a florescer) durante todo o inverno. No entanto, tenha cuidado com os animais de estimação, pois esta planta também é altamente tóxica para eles.

Se a sua trombeta-de-anjo foi plantada no jardim em vez de num vaso, desenterre-a, plante-a num vaso e coloque a planta em vaso numa garagem ou numa cave fria durante o inverno. Na primavera, pode sempre voltar a plantar a sua Brugmansia no jardim.

A Datura não precisa de ser invernada dentro de casa, uma vez que as plantas se auto-semeia facilmente no jardim.

Como hibernar a Datura:

Desde que as vagens se abram e deixem cair as sementes no final da estação de crescimento, haverá automaticamente novas plantas no seu jardim quando a primavera chegar. De facto, a Datura auto-semeia-se de forma bastante prolífica, pelo que poderá querer cortar todas as vagens, exceto uma ou duas, antes de amadurecerem, apenas para garantir que a planta nãotornar-se infestante.

Cultivar trombeta-de-anjo significa que também está a ajudar os polinizadores noturnos

A trombeta-de-anjo e os polinizadores

Uma última palavra sobre as trombetas-de-anjo e o seu valor para a vida selvagem. A não ser que seja uma coruja nocturna ou um vampiro, nem sempre estará ao corrente dos polinizadores que se banqueteiam com o néctar de ambos os tipos de trombetas-de-anjo. A fragrância tanto da Brugmansia como da Datura não é emitida até à chegada da noite, altura em que atrai um grupo muito específico de polinizadores: as traças. Se estiver disposto a sentar-se no seu jardimDepois de o sol se pôr e de deixar os seus olhos ajustarem-se à escuridão, encontrará algumas traças fabulosas a beber o néctar das suas flores de trombeta-de-anjo. Será uma visão que não será facilmente esquecida. No entanto, deve ter em atenção que as versões de dupla floração da Brugmansia e da Datura tendem a ser menos acolhedoras para os polinizadores, uma vez que os insectos podem ter dificuldade em aceder aos nectários através de todas aquelas camadas dePlante versões com uma única flor para obter o máximo poder polinizador.

Como pode ver, cultivar plantas trombeta-de-anjo é emocionante e gratificante. Já cultiva esta planta? Conte-nos a sua experiência na secção de comentários abaixo.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.