Cultivo de wasabi e rábano numa horta caseira

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se está à procura de alguns alimentos frescos para adicionar ao seu jardim, não procure mais do que as raízes pungentes do wasabi e do rábano. Embora possa pensar que cultivar wasabi e rábano são tarefas difíceis, com o conhecimento certo, pode cultivar a sua própria colheita destas duas poderosas especiarias. No seguinte excerto do nosso livro favorito de cultivo de especiarias, Cultive as suas próprias especiarias Este excerto foi fornecido pela editora do livro Cool Springs Press/The Quarto Group e utilizado com a sua autorização.

Cultive as suas próprias especiarias é um livro bonito e útil que ensina a cultivar mais de 30 especiarias diferentes.

Cultivo de wasabi

PERFIL SPICE

- Nomes: rábano japonês

Veja também: Planta mãe de milhares: um guia completo de cultivo

- Latim: Eutrema japonicum (syn. Wasabia japonica )

- Originária de: Japão

- Partes comestíveis: Planta inteira

- Utilização culinária: picante, ardente, com sabor a mostarda quente, utilizada em sushi

CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO

- Perene subtropical

- Tolerância da planta madura 27-80° (-3-27°C); intervalo ideal 45-65° (7-18°C)

- Sombra total; solo fértil e húmido; pH 6,0-7,0

- Começar a partir de plântulas ou sementes; mais de 18 meses para a colheita

As plantas de wasabi podem ser cultivadas em recipientes ou no solo. Esta planta estará em breve pronta para ser colhida. Crédito: Grow Your Own Spices

O açafrão é a especiaria mais cara do mundo em termos de peso. O wasabi, no entanto, é o mais raro em termos de produção. A maior parte do que é rotulado como wasabi é uma combinação de rábano, mostarda e corante alimentar.

O verdadeiro wasabi é cultivado principalmente na sua terra natal, o Japão, mas devido à popularidade culinária, países como os EUA, Nova Zelândia, China, Vietname, Israel, Canadá e Austrália também se dedicaram ao cultivo do wasabi.

Geralmente, a maioria das pessoas acredita que a produção de wasabi é limitada devido à dificuldade de cultivar esta planta semi-aquática fora do Japão. No entanto, a verdade é que não é difícil cultivar wasabi se souber como.

As plantas jovens de wasabi começam a instalar-se formando raízes profundas em solo solto. Depois, as folhas começam a crescer. Em poucos meses, um caule atarracado torna-se óbvio acima da linha do solo. À medida que as folhas mais velhas crescem, envelhecem e morrem, formam-se novas folhas a partir do centro superior do caule acima do solo.

Quando as folhas mortas e murchas caem, permanecem no caule cristas ou escamas. O caule acima do solo é, na verdade, um caule engordado, muitas vezes referido como um rizoma, que pensamos ser o wasabi. Este processo de fusão de folhas/crescimento do caule dá ao wasabi maduro a aparência de uma palmeira em miniatura com folhas arredondadas.

Cuidados com a planta wasabi

Para começar a cultivar wasabi em casa, procure um vendedor de plântulas. A não ser que as possa apanhar localmente, as plântulas são normalmente enviadas em temperaturas frias.

O wasabi deve ser cultivado principalmente ao ar livre, numa zona sombreada, por exemplo, debaixo de um afloramento de árvores. Também é necessário regar frequentemente, pelo que é importante ter acesso fácil a água fria.

Pode plantar plântulas de wasabi bem enraizadas no solo, em canteiros elevados ou em recipientes. Os recipientes são necessários em climas frios, uma vez que terá de levar as plantas para dentro de casa se as temperaturas descerem abaixo dos 30° F (-1°C). No interior, coloque as plantas junto a uma janela no lado sombrio da sua casa.

A wasabi gosta de um bom solo de jardim que é fortemente emendado com cobertura de folhas, musgo de turfa ou perlite para melhorar a drenagem. Certifique-se de que pode verter um galão ou dois de água através da sua mistura de solo sem que esta fique pantanosa antes de plantar.

Plante a raiz do wasabi um pouco acima do nível do solo, que assentará um pouco quando regar. Não cubra nenhuma parte do caule acima do solo, pois isso pode causar apodrecimento. Aplique uma cobertura morta com pequenos seixos para preservar a humidade. Isto também protege o caule do wasabi acima do solo de afundar quando regado.

Regue o wasabi diariamente com água fria para manter as raízes e o solo frescos. Regue duas vezes por dia, com água fria, nos dias quentes. Utilize chá de composto ou outros fertilizantes líquidos semanalmente para repor os nutrientes perdidos com as regas frequentes.

Em áreas secas, instale uma linha de gotejamento na zona da raiz e regue todo o solo regularmente para obter taxas de crescimento mais rápidas. Crédito: Grow Your Own Spices, Tasha Greer

Cultivo de wasabi a partir de sementes

Para começar a cultivar wasabi a partir de sementes, coloque 15-20 sementes num recipiente de 10 cm de solo preparado. Cubra as sementes com uma pitada de composto e uma camada de areia de galinheiro para as proteger durante as regas intensas.

Coloque os vasos num local com sombra, ao ar livre, no final do inverno ou no início da primavera, para vernalizar. Regue o suficiente para manter o solo húmido até as sementes germinarem; isto demora geralmente vários meses. Quando as plântulas tiverem criado raízes, trate-as como plântulas.

Colheita do wasabi

Colher o wasabi fresco em 1½-3 anos, dependendo do tamanho desejado. Colher a planta inteira. Cortar as melhores plântulas e iniciar plantas de substituição.

Corte as folhas e as raízes. Antes de ralar, utilize uma faca afiada para raspar os nós estriados das folhas no caule. Utilize um ralador de wasabi ou um ralador de queijo para triturar o wasabi.

De acordo com a tradição japonesa, deve ralar o wasabi com um sorriso. Além disso, inspire profundamente para desobstruir as vias sinusais. Coma no prazo de 15 minutos depois de ralar. Embrulhe as porções não utilizadas em jornal molhado e guarde-as na gaveta durante um máximo de 2 semanas.

Wasabi colhido pronto a ralar.

Conselho medicinal para o wasabi

O wasabi, embora esquivo fora da sua região de origem, tem usos estabelecidos na medicina herbal. Destacado pelo seu rico conteúdo de polifenóis, o wasabi elimina eficazmente os radicais livres, verificando os seus usos tradicionais de aumentar a longevidade e a saúde daqueles que o consomem. A sua atividade anti-inflamatória é altamente ativa em todo o sistema nervoso e funciona para reduzir a neuroinflamação nocérebro. Utilize wasabi caseiro ralado fresco sempre que for possível colher.

Cultivo de rábano

PERFIL SPICE

- Nome: Rábano

- Latim: Armoracia rusticana (syn. Cochlearia armoracia )

- Originária de: Europa do Sudeste e Ásia Ocidental

- Partes comestíveis: Planta inteira

- Utilização culinária: picante, condimentada e ligeiramente doce, com propriedades de desobstrução dos seios nasais; utilizada como condimento para carne

CONDIÇÕES DE CRESCIMENTO

- Planta perene de estação fria, geralmente cultivada como anual

- Tolerância da planta madura -30-85ºF (-1-29°C)

- Proteger do calor prolongado

- Sol pleno a sombra parcial; solo fértil e bem drenado; pH 5,5-7,5

- 180+ dias para raízes grandes

Pode cultivar culturas anuais adjacentes ao rábano com raízes profundas. Eu gosto de combinar o meu rábano com zínias ou manjericão. Estas plantas anuais com raízes pouco profundas ajudam a sombrear o solo e mantêm as raízes mais profundas do rábano frescas, mesmo no meu clima quente do sul. Crédito: Grow Your Own Spices, Tasha Greer

Quando escavado fresco do solo, o rábano não tem aroma. Até que se parta a sua pele, nunca se saberia a potência que tem no seu interior. Assim que o fizermos, as enzimas expostas ao ar volatizam e criam a "queimadura" que limpa o nariz, comummente associada ao rábano.

A acidez padrão de 5 por cento do vinagre destilado tem um sabor neutro e funciona bem para este efeito. Basta esmagar o rábano fresco ralado num frasco e mergulhá-lo completamente no vinagre o mais rapidamente possível. Ou cortar pedaços e colocá-los no seu processador de alimentos, pulsar até à perfeição, adicionar vinagre e engarrafar.

O truque consiste em parar a exposição ao ar, adicionando vinagre exatamente quando o rábano acabado de ralar lhe sabe perfeitamente, o que geralmente acontece entre 30 segundos a alguns minutos depois de romper a pele.

Cultivar rábano é tão fácil como conservá-lo se conhecer os seus segredos. Francamente, poucas pessoas dedicam tempo a apreciar plenamente as características que fazem do rábano uma das especiarias mais fascinantes para cultivar.

Em solos profundos e férteis, desenvolve uma raiz axial espessa e direita. A qualquer profundidade em que o solo se torne pobre em nutrientes ou compactado, a raiz vira-se num ângulo de 90 graus. Depois, essa raiz cresce horizontalmente até chegar a um solo com mais nutrientes. A partir daí, volta a crescer para baixo, até que os nutrientes se esgotem e volte a virar.

O stress da planta, ou o seu corte, fará com que partes dessas raízes difusas enviem caules para o céu. Aí, formam uma coroa e folhas e tornam-se uma nova planta.

Veja também: Identificação e resolução de problemas das plantas de pepino

Esta capacidade de procurar um solo cada vez mais profundo e de se reproduzir quando ferido ou ameaçado leva algumas pessoas a chamar o rábano de "invasivo". Como amante do rábano, eu chamo-lhe apenas "fácil de cultivar". Ainda assim, se quiser que o seu rábano fique no lugar, cultive-o num recipiente profundo e elevado.

Cuidados com a planta de rábano

Comece a plantar rábano várias semanas antes da última geada, assim que puder trabalhar o solo. Espace as plantas no solo, cultivadas como anuais, a uma distância de 61-91 cm entre si. Ou use recipientes de 3 a 5 galões (11-19 L).

Plante raízes laterais de 6-13 mm de largura, cortadas em segmentos de 15 cm. Enterre toda a estaca num ângulo de 45 graus. O topo deve começar cerca de 5 cm abaixo do solo.

Em solos pouco profundos, ou quando se trata de uma planta perene, podem ser plantados cantos de raízes ou coroas em ângulo. O topo do lado gordo deve ter cerca de 5 cm de profundidade. O lado inferior deve ser plantado horizontalmente para incentivar o crescimento lateral, em vez do vertical.

Além disso, pode transplantar plantas jovens de rábano que brotam das raízes cortadas de uma planta-mãe. O rábano também pode ser iniciado a partir de sementes, embora possa produzir plantas que são muito diferentes das plantas-mãe.

Nas zonas quentes, as plantas devem ser expostas ao sol durante o tempo fresco e à sombra parcial quando as temperaturas forem superiores a 27°C. Ou cultivar do outono à primavera em zonas sem geadas.

Para crescer como uma planta perene, as plantas precisam de 91-152 cm de espaço. No final do outono, colha as raízes laterais localizadas a mais de 30 cm de diâmetro da raiz primária como colheita.

As raízes de rábano crescem de forma impressionante, podendo crescer em profundidade e lateralmente. As partes mais estreitas, em direção às extremidades, podem ser cortadas em pedaços de 15 a 20 cm e utilizadas como sementes para as plantas do próximo ano. Crédito: Grow Your Own Spices, Tasha Greer

Colheita do rábano

A colheita do rábano tem a ver com a escavação das raízes. Aja como se estivesse a fazer uma escavação arqueológica e solte e escove cuidadosamente o solo para seguir todo o comprimento da raiz. Se deixar as raízes cortadas no solo, elas acabarão por ressurgir como novas plantas.

Colocar as raízes frescas num balde com água para evitar que a pele seque. Assim, pode evitar descascá-las. Ralar e conservar em vinagre.

O rábano fresco também pode ser guardado no frigorífico, mas o seu sabor e potência são mais fortes se for conservado em vinagre imediatamente após a colheita.

Conselho medicinal para o rábano

Os poderosos efeitos estimulantes do rábano tornam-se conhecidos ao cortar a raiz picante. Uma erva antiviral que limpa a congestão e provoca a secreção, pode ajudar nas doenças respiratórias quando o muco é espesso e obstrutivo.

Pode fazer uma preparação tradicional à base de ervas conhecida como cidra de fogo, utilizando rábano fresco ralado combinado com alimentos picantes como alho, cebola, pimentos picantes e gengibre, que é depois mergulhado em vinagre.

Para mais informações sobre o cultivo de wasabi, rábano e outras especiarias fantásticas, como gengibre, curcuma, açafrão, baunilha, cardamomo e muito mais, compre um exemplar do livro útil e maravilhosamente ilustrado Cultive as suas próprias especiarias .

Artigos adicionais sobre o cultivo de ervas aromáticas e especiarias:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.