Plantas perenes altas: dar altura ao jardim com plantas arrojadas

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Adoro um jardim em camadas, repleto de cores e texturas diferentes, o que significa que são necessárias alturas diferentes, desde as plantas perenes altas na parte de trás até às plantas mais pequenas, em forma de montículo ou de cobertura do solo na parte da frente. Imagine uma fotografia de uma turma de uma escola pública em que os alunos mais pequenos estão na parte da frente, em cadeiras, uma fila do meio em pé e os alunos altos na parte de trás, talvez num banco.O objetivo é ver os rostos de todas as crianças, por isso é preciso ter a certeza de que se vêem todas as plantas.

Porquê escolher plantas perenes altas para o jardim?

As plantas perenes altas não só acrescentam profundidade e forma a um jardim, como também, quando incluídas entre plantas de outras alturas, podem camuflar coisas que se queira esconder, como uma vedação de elos de corrente ou um ar condicionado. Podem até acrescentar um pouco de privacidade.

Ao escolher todas as plantas para o seu jardim, seja qual for a altura, tente selecionar uma variedade baseada na época de floração, para que haja sempre algo a florir da primavera ao outono.

Antes de começar, para além de uma pá robusta, pode também querer pegar numa fita métrica. Muitas destas plantas têm também uma largura considerável, pelo que deve certificar-se de que está a deixar um espaço adequado.

Evitar as armadilhas da plantação de plantas perenes altas

Ao escolher uma planta perene alta, tenha em conta o tamanho do jardim, o ambiente e as outras plantas envolvidas. É necessário garantir o equilíbrio. Em vez de uma planta alta que sobressai entre as plantas de menor estatura do jardim, planeie a sua composição. Considere a plantação em números ímpares.

Leia atentamente as etiquetas das suas plantas, que indicarão a altura e a extensão finais da sua planta. Deixe espaço em conformidade, mesmo que isso não pareça muito bom na altura. O segredo é ser paciente para obter aquele aspeto exuberante e cheio que está a tentar alcançar. Mas terá de enfrentar os espaços vazios enquanto espera que as suas plantas cresçam no espaço designado.

Tenha em atenção de onde vem a luz, bem como a escala: não quer sombrear as plantas perenes mais baixas lançando sombras gigantes com as plantas perenes altas.

Tenha à mão estacas para plantas. Algumas plantas especialmente altas podem cair. Faça um plano para as segurar antes que tudo se encha. É possível que outras plantas também possam desempenhar esse papel.

A minha lista de plantas perenes altas preferidas

No verão passado, abstive-me de incluir a planta alta mais bem sucedida num dos meus jardins: o goldenrod. Uma área tinha uma cascata deslumbrante de flores amarelas - coberta de abelhas!

Lírios de tocha

Altura: Até 1,5 metros de altura

Gosto da explosão de cor ardente na extremidade dos caules dos lírios-torch. Estas plantas perenes de baixa manutenção são resistentes até à zona 6 da USDA. Aparentemente, os veados e os coelhos também não gostam delas. Plante-as num local ensolarado em solo bem drenado - as suas coroas não gostam de solos húmidos e podem apodrecer. Quanto à colocação, seleccione uma área onde essas tochas se destaquem realmente!

Os lírios de fogo, também conhecidos como lírios vermelhos, são conhecidos pelo seu nome honestamente. As suas flores interessantes podem ser cortadas para garantir uma floração contínua durante o outono.

Veja também: Cultivar manjericão a partir de estacas para obter mais plantas rapidamente... e a baixo custo!

Salva russa

Altura: Três a cinco (0,9 a 1,5 metros) de altura

A salva russa é uma daquelas plantas cujas flores são tão pequenas que, no seu conjunto, parecem uma nuvem de alfazema a flutuar no jardim. É uma planta pouco exigente. É tolerante ao calor e à seca, não se importa com solos mais pobres e as flores duram semanas. Também cheira bem. Embora não se espalhe, algumas variedades podem crescer até dois metros de largura, por isso, planeie em conformidade.

Tolerantes ao sal e à seca, as flores perfumadas da salva russa florescem de meados do verão a meados do outono. Esta chama-se 'Denim 'n Lace'. Foto cedida por Proven Winners

Crocosmia

Altura: 1,9 a 1,2 metros de altura

Veja também: Compostagem Bokashi: Um guia passo a passo para a compostagem em interiores

A Crocosmia é um bolbo que floresce no verão, com estas belas flores cónicas e arqueadas no final dos seus longos caules (que os polinizadores adoram). Gosta de sol pleno a sombra parcial. Plantadas na primavera, estas plantas com flores de verão são resistentes até à zona 4. Tenha paciência, pois as plantas, que são um membro da família das íris, podem demorar alguns anos a estabelecer-se.

A folhagem pontiaguda da crocosmia aguenta-se bem quando a planta não está em flor, mas quando as flores surgem, esta planta é um espetáculo.

Calças de urso ( Acanto (Acanthus mollis) )

Altura: até 1,9 metros de altura

As flores podem atingir até um metro de altura. As brácteas roxas protegem as flores brancas. São resistentes até à zona 6 da USDA (ou talvez 5 se estiverem num local mais abrigado). Plante a pleno sol ou à sombra parcial numa área com solo bem drenado.

A aplicação de cobertura vegetal à volta da planta da calça de urso ajudá-la-á a sobreviver ao inverno, especialmente se viver numa zona baixa.

Tremoços

Altura: Um a quatro pés (0,3 a 1,2 metros) de altura

Foi nos meus vinte e poucos anos que descobri os tremoços que cresciam ao longo das bermas das estradas da Ilha do Príncipe Eduardo. Nessa província, são considerados uma erva daninha e uma espécie invasora, mas agora, para mim, são a flor por excelência dos jardins ingleses,As plantas preferem sol pleno a parcial e não se dão bem em solos pesados e húmidos.

Os tremoços são as plantas perfeitas para recriar aquele aspeto de jardim inglês. A folhagem que foi plantada em segundo plano é, na verdade, funcho. Esta fotografia foi tirada num jardim de exposição no Chelsea Flower Show, que me tem proporcionado uma inspiração sem fim.

Rodgersia

Altura: 1,9 a 1,5 metros de altura

A Rodgersia é uma daquelas plantas que tem folhas arrojadas e flores arrojadas. A folhagem tem uma tonalidade um pouco bronzeada e as folhas são bastante grossas, quase coriáceas ao toque. A planta gosta de sol, mas de solo mais húmido. É frequente vê-la crescer à beira de um lago ou riacho. Dependendo da variedade, as flores podem ser brancas ou vermelho-rosadas. Também se espalha bastante, por isso leia oetiqueta da planta e tenha isso em atenção quando estiver a plantar.

Se procura plantas perenes altas que se adaptem bem a uma zona mais húmida do jardim, a Rodgersia é uma excelente escolha.

Barba de cabra

Altura: Até 1,8 metros de altura

A barba-de-cabra é uma daquelas plantas perenes espumosas que adoro, que dão tanta textura a uma paisagem. Os espigões de flores de cor creme parecem um pouco felpudos à distância. Os veados não comem esta beleza de baixa manutenção. Plante a barba-de-cabra num local com sombra. Pode tolerar um pouco de humidade no solo.

A barba de cabra dá uma bela textura emplumada ao jardim.

Erva daninha Joe Pye

Altura: 1,2 a 1,5 metros de altura

Quando penso em plantas altas, a erva daninha Joe Pye é geralmente uma das primeiras que me vem à mente. Atrai uma série de insectos benéficos, como borboletas, traças e abelhas. Muitas das variedades são formas cultivadas de uma planta nativa que pode ser encontrada em grande parte da América do Norte. Resistente até à zona 4 da USDA, quer ter a certeza de que, devido à sua excecional estatura, escolhe o local certo paraentre as vossas outras plantas.

Esta erva daninha Spotted Joe Eye foi observada no Lurie Garden, um jardim naturalista lindíssimo em Chicago.

Falso índigo ( Baptisia spp )

Altura: 1,9 a 1,2 metros de altura

Muitas das plantas que escolhi têm belas e longas espirais de flores, e esta não é exceção. Os híbridos modernos têm uma grande variedade de cores. O anil falso ou selvagem é uma planta resistente e bastante imune a pragas e doenças. Também é tolerante à seca. A folhagem é robusta e os caules assemelham-se quase a um arbusto, pela forma como se mantêm bem direitos e juntos. São resistentes atéZona USDA 5.

Este híbrido de falso índigo da Proven Winners chama-se 'Cherries Jubilee'. Foto cedida pela Proven Winners.

Para mais informações sobre outras plantas perenes interessantes, consulte estes artigos

  • Plantar um arco-íris: plantas perenes cor-de-rosa, amarelas e roxas

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.