Colher coentros: um guia passo a passo para obter melhores rendimentos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Afinal de contas, a idade das suas plantas de coentros, as variedades que escolhe para cultivar e as condições de cultivo que proporciona podem contribuir para a qualidade das folhas, caules e cabeças de sementes que leva para a sua cozinha.fica quente!), por isso planto muitas sementes para ter várias plantas das quais posso colher à medida que preciso.

Qual é a diferença entre coentros e coentros?

São tecnicamente a mesma planta; no entanto, "coentro" é normalmente usado para se referir às folhas e caules frescos da planta, enquanto "coentro" é usado para se referir às sementes secas da planta, bem como à especiaria que é feita a partir dessas sementes secas.

O coentro é uma erva de meia estação que não gosta do calor do verão e que tende a morrer assim que o tempo quente chega. Após a sua sementeira na primavera, para obter colheitas extra, pode plantar sucessivamente sementes adicionais no final da primavera e novamente no início do outono.

Com a sua folhagem verde brilhante e em forma de pena, o coentro ( Coriandrum sativum Aqueles que adoram esta erva, como eu (podia comê-la à mão cheia!), provavelmente diriam que o coentro tem um sabor fresco, "verde" e cítrico.

Mesmo que a colheita de coentros para os seus muitos usos culinários não seja do seu agrado, pode considerar o cultivo de coentros porque atrai de forma fiável insectos benéficos. Os seus cachos de pequenas flores fornecem alimento para polinizadores selvagens e também atraem insectos predadores que comem pulgões e outras pragas comuns.

As flores do coentro acabarão por formar sementes, mas, entretanto, também atraem insectos benéficos para o jardim.

As melhores condições de plantação e o melhor momento para uma colheita maior

Quando se trata de colher coentros, quanto mais souber sobre o ciclo de vida desta planta, melhor. Quando as folhas são jovens, são mais saborosas e tenras - perfeitas para serem consumidas frescas. Infelizmente, à medida que as suas plantas envelhecem, florescem e, por fim, produzem sementes, a qualidade das folhas que colhe vai diminuindo. (Se vive num local especialmente quente, tenha também em mente que o tempo quenteacelera este processo).

O meu artigo sobre a sementeira direta de coentros apresenta pormenores sobre a sementeira. Uma vez que esta erva se desenvolve em temperaturas mais frias, deve semear coentros diretamente no início da primavera, assim que a data média da última geada tiver passado, e novamente no início do outono.

Noções básicas sobre o solo: O coentro desenvolve-se bem em solo húmido e bem drenado, que inclua bastante matéria orgânica, como bolor de folhas, minhocas e composto envelhecido. Quando as suas plântulas se tiverem estabelecido, considere adicionar cobertura vegetal para ajudar a manter as raízes frescas, a reter a humidade e a suprimir quaisquer ervas daninhas concorrentes.

Luz: O coentro prefere sol pleno, mas pode tolerar alguma sombra ligeira. (Sugestão: se viver numa das zonas climáticas mais quentes, coloque as suas plantas de modo a que recebam sol pleno de manhã, mas sombra parcial durante a tarde).

Alimentos e água: A adição de fertilizante para o coentro não é fundamental. De facto, as colheitas de plantas de coentro que recebem demasiado azoto não são tão saborosas. Certifique-se de que as suas plantas recebem cerca de 2,5 cm de água por semana.

Quando é que o coentro está pronto para ser colhido?

A maioria das sementes de coentro precisa de cerca de 50 a 60 dias ou mais para atingir a maturidade. Dependendo da variedade de coentro que escolher plantar, pode ser possível colher mais cedo. (Confetti, por exemplo, amadurece em apenas 28 a 35 dias.) Quando as suas mudas tiverem pelo menos 15 cm de altura, pode começar a colher.

O coentro está pronto para ser colhido quando atinge cerca de 15 cm de altura. Ao colher, corte as folhas exteriores e evite cortar o novo crescimento que vem do talo central.

Colheita das folhas de coentros passo a passo

Não sabe exatamente como colher coentros? O método de cortar e voltar a cortar é uma das formas mais simples de o fazer. Quando as suas plantas tiverem pelo menos 15 cm de altura, pode retirar com segurança as folhas exteriores mais maduras para a colheita, tal como se corta verduras como a couve ou a alface.Os caules provavelmente já terão crescido o suficiente para ser a sua vez de serem colhidos.

Quanto colher de cada planta de coentros

Para manter cada uma das suas plantas de coentro saudável e forte, evite cortar demasiado crescimento novo de uma só vez. Idealmente, deve deixar pelo menos um terço da folhagem intacta e, para obter melhores resultados, utilize tesouras limpas e afiadas quando colher o coentro.

Se notar que as suas plantas de coentros estão a começar a produzir caules floridos ou que as folhas começam a parecer emplumadas, pode cortá-las de forma mais agressiva para atrasar brevemente o lançamento de sementes e prolongar o crescimento verde e frondoso.

Veja também: Abóboras pequenas: Como plantar, cultivar e colher abóboras de um litro

Quando os coentros começarem a ficar estragados, a folhagem tornar-se-á mais emplumada - parece-se um pouco com o endro.

Pode-se colher uma planta de coentros mais do que uma vez?

É possível colher coentros várias vezes do mesmo conjunto de plantas, mas, se quiser colher folhas frescas de coentros regularmente, terá de atrasar o mais possível o lançamento de sementes. Isto porque quando uma planta de coentros se transforma em bolbo - isto é, quando começa a florescer e, subsequentemente, desenvolve sementes maduras - a textura e o sabor das suas folhas são afectados negativamente.

Para prolongar a colheita, opte por variedades de sementes de germinação lenta, como o coentro Calypso e o coentro Slow Bolt. Também pode usar um pano de sombra para proteger as suas ervas do sol forte da tarde.

Quando não colher coentros

Se cortar caules de plantas de coentros que ainda são demasiado pequenas para serem colhidas, arrisca-se a atrasar o seu crescimento - ou pior. Para estar do lado seguro, deixe as suas plantas crescerem até cerca de 15 cm de altura primeiro.

Veja também: Quando plantar bolbos de gladíolos em jardins e recipientes

No outro extremo do espetro, também não deve colher folhas de plantas maduras com sementes, pois as folhas colhidas de plantas de coentros com sementes serão muito mais duras e picantes.

Evite colher coentros com menos de 15 cm de altura, deixando que a planta cresça um pouco mais e produza mais folhas antes de os consumir na cozinha.

Como conservar as folhas após a colheita dos coentros

A menos que planeie utilizar toda a sua colheita logo após a colheita do coentro, é provável que tenha algumas sobras para armazenar. Aqui estão algumas opções diferentes de armazenamento:

Método do bouquet: Se tiver um pequeno número de folhas de coentros ainda nos seus caules, junte-as num ramo, cortando as pontas dos caules. Em seguida, coloque-as num copo ou numa chávena e adicione água suficiente para cobrir a base de cada caule (evite submergir as folhas de coentros). Cubra-as ligeiramente com um saco de plástico e conserve-as num local fresco e à sombra, na bancada da cozinha ou dentro do frigorífico. No mínimo,O seu ramo de coentros deve manter-se fresco durante alguns dias. (Poderá prolongar este período se voltar a aparar periodicamente a base dos caules e substituir a água velha por água fresca).

Congelamento: Pode guardar as folhas frescas picadas durante seis meses ou mais no congelador. Basta embalar as folhas picadas em tabuleiros para cubos de gelo, congelar e depois retirar os cubos resultantes. Guarde-os num saco de congelação e coloque uma etiqueta com a data de congelação e a quantidade de coentros embalados por cubo.

Secagem: Pode secar as folhas de coentros frescos no forno ou num desidratador de alimentos. Para cozer, espalhe as folhas de coentros lavadas e secas num tabuleiro forrado com papel vegetal. (No desidratador, disponha as folhas lavadas e secas nos tabuleiros de desidratação incluídos.) Os tempos de desidratação e de cozedura variam consoante o equipamento, mas, regra geral, pode tentar desidratar a 100 graus F durante duas a três horas ouDeixe as folhas secas arrefecerem completamente e depois embale-as num recipiente hermético rotulado. Se for guardado num local fresco e escuro, o coentro seco conserva-se durante vários meses.

Conselhos adicionais para a colheita de coentros

É claro que, quando as plantas de coentro começarem a dar sementes, nem tudo está perdido. O coentro não desenvolve vagens de sementes propriamente ditas. Em vez disso, as suas sementes relativamente grandes e arredondadas aparecem primeiro como bolas verdes brilhantes no final dos seus caules de flores gastos. Pode colher e comer estas sementes imaturas frescas ou deixá-las terminar a sua transformação em sementes de coentro.

Se vir que as flores do coentro começam a desenvolver vagens verdes brilhantes, deixe-as secar nos caules. Quando começarem a ficar castanhas, pode esperar que se abram e deixá-las cair no jardim para semear no próximo ano, ou colher os caules e sacudi-los para um saco de papel, recolhendo as sementes.

Para colher as sementes maduras, deixe as folhas e os caules das plantas ficarem castanhos e corte as plantas secas mesmo antes de as sementes começarem a soltar-se. Junte estas plantas secas, cubra-as com um saco de papel e pendure o saco de cabeça para baixo para recolher as sementes à medida que estas caem naturalmente das plantas secas. Depois de recolhidas e armazenadas, pode semear as sementes na próxima estação ou utilizar um almofariz e um pilão para moer as sementespara fazer a sua própria especiaria de coentros.

Guarde as sementes de coentros num frasco fechado até estar pronto para as utilizar nos seus cozinhados. Utilize um moinho de especiarias ou um almofariz e pilão para as moer até ficarem em pó.

Chop chop!

Quer pretenda incluir folhas de coentros frescas ou secas ou sementes de coentros nas suas receitas, sabe agora que os métodos e o calendário que utilizará para colher coentros variam em parte em função da idade e da variedade das suas plantas de coentros, bem como do seu clima local.E quando as suas plantas inevitavelmente se transformarem em sementes? Está pronto para fazer coentros moídos - ou para cultivar mais coentros frescos quando chegar a altura certa.

Mais dicas para colher e conservar ervas aromáticas

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.