Cultivar manjericão a partir de estacas para obter mais plantas rapidamente... e a baixo custo!

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A maioria dos jardineiros cultiva manjericão semeando sementes ou transplantando mudas para os seus canteiros ou recipientes. No entanto, existe uma terceira opção e é muito mais rápida do que esperar que as sementes cresçam! Cultivar manjericão a partir de estacas é uma forma rápida, fácil e barata de maximizar a sua colheita de manjericão caseiro. Está pronto para aprender a cultivar manjericão a partir de estacas?

O manjericão é uma das ervas mais populares cultivadas pelos jardineiros. O seu sabor picante a cravinho é essencial em massas, pizzas, molhos e pesto. Adora o calor e não deve ser plantado no exterior até que o risco de geada tenha passado no final da primavera. Ao escolher um local para o manjericão, procure um canteiro ou um local no pátio onde as plantas recebam pelo menos oito horas de sol direto todos os dias. Já escreviextensivamente sobre o cultivo de uma colheita abundante de manjericão AQUI e sobre os muitos tipos fantásticos de manjericão AQUI.

É fácil enraizar as estacas de manjericão em água ou em mistura para vasos. Espere que as estacas enraízem em duas a quatro semanas.

Porque é que cultivar manjericão a partir de estacas é uma óptima ideia!

Cultivar o manjericão a partir de sementes leva tempo. Nas zonas de jardinagem 2 a 6, as sementes de manjericão têm um início de seis a oito semanas dentro de casa, sob luzes de cultivo. As plântulas são depois endurecidas e transplantadas para o jardim no final da primavera. Nas zonas 7 a 10, o manjericão pode ser semeado diretamente no exterior, mas ainda leva cerca de oito semanas até as plantas serem suficientemente grandes para começarem a ser cortadas. Cultivar o manjericão a partir de cortesDemora algumas semanas a enraizar-se, mas assim que as raízes emergem, as plantas rapidamente produzem novos rebentos para a colheita. Além disso, pode cultivar manjericão a partir de estacas durante todo o ano!

Onde obter o manjericão para as suas estacas

A minha principal fonte, especialmente no outono, inverno e início da primavera, é a mercearia, onde normalmente há pelo menos cinco plantas amontoadas num único vaso. Essas cinco plantas podem ser cortadas a meio, com os topos enraizados para fazer novas plantas de manjericão e os fundos a darem novos rebentosAqui estão cinco lugares para obter manjericão para estacas:

  1. Mercearia - Muitas mercearias vendem vasos de ervas aromáticas frescas durante todo o ano. Se olhar com atenção para os vasos de manjericão, verá que há mais do que uma planta em cada recipiente. De facto, normalmente há cinco ou seis plantas em cada vaso. Já tentei dividir estes vasos de manjericão bem apertados para os transplantar para a minha horta, mas o torrão é um emaranhado tão apertado que acabo por danificar ou matarPor isso, prefiro fazer estacas.
  2. Centro de jardinagem - Pode comprar mudas de manjericão em centros de jardinagem, mas muitas vezes também têm grandes vasos de manjericão. Pode levá-los para casa, para o seu terraço ou pátio, e apará-los para incentivar o crescimento fresco. Enraíze as aparas para novas plantas.
  3. O seu jardim - Com o fim do verão, também pode enraizar caules de plantas de manjericão para cultivar no interior, no parapeito da janela ou sob luzes de cultivo, para uma colheita de outono e inverno.
  4. O jardim de um amigo - Se tiver um amigo jardineiro com um vaso grande ou um torrão de manjericão, peça-lhe algumas estacas.
  5. Mercado do agricultor - Muitas bancas de mercado vendem ramos de manjericão acabado de cortar. Leve-os para casa, apare as extremidades dos caules e enraíze-os.

Os vasos de manjericão da mercearia têm normalmente cinco ou seis caules por vaso, que podem ser cortados e enraizados para obter mais manjericão.

Como começar a cultivar manjericão a partir de estacas

Existem duas formas principais de enraizar o manjericão: em água ou em mistura para vasos. Para cada método, vai precisar de estacas de manjericão. Para fazer uma estaca de uma planta de manjericão, use um corta-ervas ou uma tesoura limpos para cortar um caule com quatro a seis polegadas de comprimento. Corte-o logo abaixo de um nó de folha (o ponto nos caules onde as folhas emergem) e num ângulo para aumentar a área de superfície para a absorção de água. Remova quaisquer folhas no terço inferior doIsto é especialmente importante se for enraizar as estacas na água, pois não quer que nenhuma folha fique submersa e apodreça.

Para fazer um corte de uma planta de manjericão de mercearia ou de jardim, corte rebentos com quatro a seis polegadas de comprimento logo abaixo de um nó de folha.

Como enraizar o manjericão na água

Encha pequenos copos ou jarros com água filtrada ou de nascente. Pode usar água da torneira, mas se for clorada, deixe-a de fora durante 24 horas para que o cloro possa evaporar. Quando a água estiver pronta, pegue nas estacas preparadas e coloque-as na água. Verifique novamente para garantir que não há folhas debaixo de água.

Coloque os copos ou pequenos frascos num local com luz brilhante e indireta. Mude a água todos os dias ou dois para evitar o crescimento de bactérias ou algas. Começará a ver pequenas raízes em cerca de 10 a 14 dias. Eu mantenho um borrifador cheio de água por perto para poder pulverizar as estacas diariamente.

Quando as raízes tiverem um ou dois centímetros de comprimento, pode retirar as estacas da água e colocá-las num vaso cheio de mistura para vasos previamente humedecida.

Depois de ter cortado o caule do manjericão, retire as folhas inferiores e coloque-o em água.

Como enraizar o manjericão na mistura para vasos

As estacas de manjericão também podem ser enraizadas em recipientes com mistura para vasos. Antes de começar, precisa de reunir alguns materiais:

Veja também: A que distância plantar os tomates
  • Vasos com quatro polegadas de diâmetro (também pode utilizar recipientes reciclados, como os de iogurte, mas adicione orifícios de drenagem).
  • Mistura para vasos, humedecida
  • Sacos de plástico grandes e transparentes (como os utilizados para fruta e legumes na mercearia) ou cúpulas de plástico para plantas
  • E, claro, as estacas de manjericão

Gosto de encher os meus vasos com a mistura de vasos humedecida antes de fazer as minhas estacas de manjericão. Porquê? Porque devem ser inseridas na mistura de vasos o mais rapidamente possível para evitar que as extremidades cortadas sequem. Assim, depois de encher os recipientes, corte os caules de manjericão e insira-os no meio do solo. Firme a mistura de vasos à volta do caule para garantir um bom contacto solo/caule.

Coloque as estacas plantadas num local onde recebam luz brilhante e indireta. Pode colocar um saco de plástico transparente por cima de cada planta para criar um ambiente de humidade elevada. Ou, se tiver os vasos num tabuleiro, utilize uma cúpula de plástico para plantas por cima do tabuleiro para manter a humidade. Tiro as coberturas diariamente para as pulverizar com um borrifador cheio de água. Mantenha-se atento à humidade do solo e regue-o quando parecer secoo toque.

Saberá que as raízes se formaram quando as estacas começarem a produzir novos rebentos. Ou, após duas semanas, pode puxar suavemente uma estaca para ver se se sente ancorada. Se assim for, pode endurecê-la e transferi-la para o seu jardim ou recipientes.

É fácil enraizar as estacas de manjericão em vasos. Uma vez cortados os caules e removidas as folhas inferiores, insira-os em vasos húmidos. Firme a terra à volta do caule para garantir um bom contacto entre o solo e o caule.

*NOTA* Pode perguntar-se porque é que não recomendo mergulhar as estacas em hormona de enraizamento antes de as colocar no substrato. A hormona de enraizamento não é recomendada para plantas comestíveis, especialmente se forem consumidas a curto prazo.

O manjericão não é a única erva culinária que pode ser enraizada em água ou em mistura para vasos. Outras ervas de caule macio que podem ser cultivadas a partir de estacas incluem a hortelã, a erva-cidreira, os orégãos, a manjerona e a erva-abelha.

Apenas uma semana depois de ter sido colocado na água, este corte de manjericão tem lindas raízes de uma polegada de comprimento! Pronto para ser transplantado.

Aqui está um vídeo rápido que mostra como cultivar manjericão a partir de estacas:

Para mais informações sobre o cultivo de ervas aromáticas, não deixe de consultar estes artigos fantásticos:

Veja também: Dicas para plantar e fazer canteiros de flores elevados
  • Aprenda a utilizar e a conservar o manjericão cultivado em casa com estas 16 receitas da Garden Therapy

Está pronto para experimentar o cultivo de manjericão a partir de estacas?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.