Compostagem Bokashi: Um guia passo a passo para a compostagem em interiores

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os jardineiros conhecem o valor do composto, mas pode ser difícil encontrar espaço para produzir composto suficiente para um jardim exterior ou mesmo para uma coleção de plantas de interior. É aqui que a compostagem bokashi se torna útil. Não precisa de muito espaço ou equipamento para colher os benefícios da compostagem bokashi. Na verdade, pode até manter um recipiente de compostagem bokashi convenientemente dentro de casa. O método bokashi permite-lhe transformarTambém conhecido como fermentação bokashi, este processo de compostagem utiliza micróbios benéficos para conservar os resíduos alimentares que não são adequados para a compostagem tradicional. Continue a ler para saber mais sobre a compostagem bokashi.

Veja também: Transplantação de framboesas para produzir mais frutos ou para partilhar com outros

A compostagem Bokashi é um processo em duas etapas que transforma os resíduos de cozinha numa rica alteração do solo.

O que é a compostagem bokashi?

A compostagem bokashi é um processo de duas etapas que fermenta a matéria orgânica e, em seguida, mistura o produto resultante com o solo ou composto existente, a fim de completar a sua transformação. "Bokashi" é uma palavra japonesa que, traduzida diretamente, significa "borrar". Após o processo de fermentação bokashi, os restos de cozinha ficam mais macios e parecem menos distintos - neste sentido, são borrados ou desbotados.

Temos a compostagem bokashi graças ao Dr. Teruo Higa, um professor reformado da Universidade de Ryukyus, em Okinawa, no Japão. O Dr. Higa deparou-se com a ideia de combinar vários tipos de micróbios por acidente. Depois de realizar experiências com microrganismos individuais, o horticultor combinou-os num balde para serem eliminados. Em vez de enxaguar o conteúdo do balde pelo ralo,derramou-a sobre um pedaço de relva, que floresceu inesperadamente.

Veja também: Os melhores legumes para cultivar em canteiros elevados: 10 opções deliciosas

Em 1980, o Dr. Higa tinha aperfeiçoado a sua mistura de "microrganismos eficazes" ou "EM". Trabalhando em conjunto, estes microrganismos tornam possível a compostagem bokashi.

Os benefícios do método bokashi

A compostagem Bokashi requer muito menos espaço do que a compostagem tradicional, é também mais rápida e, como pode incluir muitos outros tipos de resíduos de cozinha, a utilização de um sistema bokashi pode ajudá-lo a manter muita matéria orgânica fora dos aterros.

Em duas a quatro semanas, os restos de comida decompõem-se o suficiente para serem transferidos com segurança para uma pilha de compostagem ao ar livre ou para contentores de compostagem. Em alternativa, os restos de cozinha que fermenta podem simplesmente ser enterrados no subsolo ou num grande contentor de terra, onde rapidamente completam a sua transformação em solo rico e novo para o jardim.

Outra vantagem é que também tens acesso ao chá bokashi - um subproduto natural do processo de fermentação do bokashi. Usado em concentração máxima, este lixiviado é um perfeito desentupidor natural de canos. Também conhecido como sumo bokashi, o líquido pode ser um fertilizante útil em canteiros de jardim. No entanto, o seu teor de nutrientes varia e, como é altamente ácido, deve ser diluído primeiro. Uma proporção de 200 partes de águapara uma parte de lixiviado é o ideal.

Pode fazer você mesmo ou comprar um compostor bokashi, mas tem de ser hermético. Foto cedida pela Gardener's Supply Company.

Como funciona a compostagem bokashi

Com a compostagem bokashi, os microorganismos eficazes, Lactobacilos e Saccharomyces Durante este processo anaeróbico, os organismos benéficos para a saúde, como os animais, trabalham em conjunto num ambiente sem oxigénio para fermentar os resíduos alimentares. Lactobacilos As bactérias produzem ácidos lácticos, o que, por sua vez, cria as condições ideais para os ácidos Saccharomyces Os microrganismos nocivos não podem desenvolver-se neste ambiente de elevada acidez e baixo teor de oxigénio, o que permite que as bactérias e leveduras benéficas os superem e fermentem com sucesso os seus resíduos.

Não são necessários muitos materiais para a compostagem bokashi. É preciso um recipiente hermético e um inoculante granular ou líquido. Foto cedida pela Gardener's Supply Company.

Materiais necessários para o processo de fermentação do bokashi

Os microrganismos necessários para a compostagem bokashi estão disponíveis através de preparações inoculantes secas que os fornecedores especializados fazem frequentemente com melaço e farelo de arroz ou de trigo. Este produto de farelo inoculado é normalmente vendido como "farelo bokashi", "flocos bokashi" ou "EM bokashi".

Quanto ao ambiente de fermentação em si, os principiantes podem ter mais sorte com os contentores bokashi disponíveis no mercado, uma vez que foram concebidos expressamente para este processo. São herméticos e possuem reservatórios e torneiras para acomodar o escoamento líquido produzido durante a fermentação.

É claro que podes fazer o teu próprio sistema de balde bokashi sem torneira. Aqui estão duas opções:

  • Sistema "faça você mesmo" de balde dentro de balde -Arranjar dois baldes herméticos idênticos com tampa. (Quando estes baldes estão encaixados, eles deve Utilizando uma broca de um quarto de polegada, faz 10 a 15 furos de drenagem uniformemente espaçados no fundo de um dos baldes. Coloca este balde perfurado dentro do outro. Com este sistema, seguirás os passos da fermentação do bokashi; no entanto, terás de drenar o lixiviado periodicamente. Para o fazer, mantém a tampa no teu balde bokashi e separa-o cuidadosamente doVerter o líquido e voltar a encaixar o par de baldes.
  • Balde bokashi não drenante -Escolhe um balde que tenha uma tampa suficientemente apertada para ser hermética. Para absorver qualquer lixiviado de fermentação, incorpora materiais absorventes como jornal ou cartão picado com as tuas camadas de alimentos. Antes de adicionares a tua primeira camada de resíduos alimentares, forra o fundo do balde com alguns centímetros de cartão picado, generosamente polvilhado com flocos de bokashi.

O iniciador Bokashi, ou farelo, é um inoculante seco para acelerar a fermentação da matéria orgânica. Foto cedida pela Gardener's Supply Company.

Onde colocar o balde bokashi

Quando estiver tudo pronto, procure um bom local para guardar o balde. Espaços relativamente quentes e pequenos são perfeitos para os fermentos bokashi. Pode guardar o seu balde bokashi debaixo do lava-loiça da cozinha, num armário, numa despensa ou numa área de reciclagem. Desde que siga cuidadosamente os passos da compostagem bokashi e se certifique de que a tampa hermética do balde está bem fechada, não deverá detetar quaisquer odores ou atrair pragas de insectos.

O procedimento básico da compostagem bokashi

O processo de compostagem bokashi é relativamente simples. Em seguida, aprenderás os 5 passos básicos para começar.

  • Passo 1 - Polvilha o fundo do teu balde com flocos de bokashi até ficar quase coberto.
  • Passo 2 - Acrescente um a dois centímetros de restos de cozinha picados e misturados.
  • Passo 3 - Como regra geral, utilizarás cerca de uma colher de sopa de farelo de bokashi por cada centímetro de restos de cozinha - várias colheres de sopa de farelo de bokashi por balde, no total. Repete os passos 2 e 3 até juntares todos os teus resíduos de cozinha.
  • Passo 4 - Cubra a camada superior com um saco de plástico, dobrando as bordas para que fique bem fechado. Elimine possíveis bolsas de ar pressionando as camadas com a parte plana da mão (um espremedor de batatas também funciona bem para isso).
  • Passo 5 - Encaixe a tampa hermética para uma vedação perfeita.

Dependendo da quantidade de resíduos alimentares gerados, pode refrigerar o balde até estar pronto para adicionar novas camadas de bokashi ou pode adicionar diariamente restos de cozinha. Quando adicionar camadas extra, retire o saco de plástico e repita os passos 2 a 5. Quando o balde estiver cheio, deixe-o fermentar durante duas a três semanas, drenando periodicamente qualquer lixiviado, conforme necessário.

Uma grande variedade de alimentos pode ser compostada - desde restos de comida crua (incluindo ossos e carne) até pratos cozinhados como caudas de camarão e arroz.

O que adicionar (e o que não adicionar) a um sistema bokashi

Desde restos de ovos Benedict e bolo de chocolate a queijo velho e caudas de camarão, quase tudo é fermentado com esta técnica. Carne, lacticínios, ossos e alimentos cozinhados ricos em óleo são todos candidatos aceitáveis à compostagem bokashi. Mas isso não significa que deva deitar estes itens inteiros no seu balde. Tal como na compostagem tradicional, a matéria orgânica decompõe-se melhor se a cortar em pedaços mais pequenosIsto cria uma maior superfície para as bactérias e as leveduras acederem.

Se tiver muita carne para adicionar, inclua restos de fruta e outros restos açucarados. Isto dá ao EM o combustível necessário para fermentar essa proteína dura. Há alguns itens que não deve incluir. Leite, sumos e outros líquidos podem aumentar a probabilidade de o seu balde se estragar. Além disso, evite alimentos cobertos por grandes quantidades de bolores verdes. Os microrganismos eficientes podem ser capazes de ultrapassar alguns mas, se falharem, a fermentação não é possível.

Quanto tempo demora a compostagem bokashi?

Em média, são necessárias duas a quatro semanas para que o material do seu contentor de bokashi fermente. Quando o processo estiver concluído, deverá ver uma quantidade razoável de bolor branco e fofo a crescer sobre e entre os seus alimentos. E depois de enterrar o seu material fermentado, pode demorar três a seis semanas a terminar a sua transformação.

Muitas empresas vendem kits bokashi para o ajudar a iniciar o processo de compostagem. Foto cedida pela Gardener's Supply Company.

A compostagem bokashi cheira mal?

Uma vez que a fermentação do bokashi tem lugar dentro de um recipiente hermético, não se deve sentir o cheiro do seu conteúdo. Quando o teu balde de bokashi está aberto ou quando estás a drenar o lixiviado, deves sentir apenas um cheiro semelhante a pickles ou vinagre. Se detectares um odor desagradável, podes ter algumas bolsas de ar presas. Corrige-as comprimindo cada camada de alimento tanto quanto possível. Também podes terNão borrifar EM suficiente em cada camada também pode causar maus cheiros, por isso use bastante inoculante à medida que avança.

O que fazer com o composto de um balde bokashi

Uma vez fermentada a matéria orgânica, terminar a compostagem:

  • Enterrá-la a pelo menos 30 cm de profundidade no exterior - Não o coloque demasiado perto de plantas já estabelecidas, uma vez que pode inicialmente acidificar o pH do solo. Pode também optar por enterrá-lo profundamente num grande recipiente cheio de terra. Em três a seis semanas, os microrganismos do solo terminarão de decompor a matéria orgânica.
  • Enterrar o material fermentado no centro da pilha de compostagem tradicional Uma vez que este novo material está cheio de nitrogénio, adicione simultaneamente bastante carbono (como papelão triturado ou folhas secas). Deixe o material fermentado enterrado no centro da pilha durante cerca de uma semana. Depois, misture-o com o resto da pilha.
  • Adição de pequenas quantidades de material fermentado aos contentores de vermicompostagem Eventualmente, as suas minhocas gravitarão para o novo material e transformá-lo-ão em vermicomposto. (Tenha cuidado para não adicionar demasiado material ácido de uma só vez ou arrisca-se a alterar o pH do seu habitat).

O spray líquido bokashi é feito de micróbios benéficos que iniciam e aceleram o processo de fermentação no seu balde bokashi. Foto cedida pela Gardener's Supply Company.

Onde comprar material para bokashi

Para além da Gardener's Supply Company, a Epic Gardening, um retalhista online com sede na Califórnia, vende kits completos de bokashi e microorganismos eficazes em sacos de 5, 10, 25 e 50 libras.

Sediada no Texas, a Teraganix é outra loja online que oferece sistemas bokashi e até mesmo materiais para fazer inoculante bokashi DIY. (Para poupanças a longo prazo, pode inocular serradura, grãos usados ou materiais semelhantes por si próprio).

Micróbios poderosos

A compostagem bokashi é uma ferramenta poderosa, quer esteja a tentar viver sem desperdício, quer queira simplesmente melhorar o solo do seu jardim. Mantenha um balde bokashi dentro de casa e carregue-o com os resíduos alimentares que não se adequam aos tradicionais montes de compostagem ou caixotes de minhocas,Após algumas semanas, os resíduos fermentados terão sido decompostos em matéria rica em nutrientes e poderá plantar com segurança.

Para mais informações sobre compostagem e construção do solo, consulte estes artigos pormenorizados:

    Está interessado em experimentar a compostagem bokashi?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.