Profundidade de plantação de tulipas: Como plantar os bolbos de tulipas para uma floração óptima

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Para além de escolher o local certo para os seus bolbos (mais sobre isso daqui a pouco), saber a profundidade de plantação recomendada para o seu bolbo ou bolbos específicos é um passo importante.

Plante os novos bolbos no solo logo que possível após a entrega ou depois de os ter trazido do centro de jardinagem. Se precisar de guardar os bolbos durante alguns dias, certifique-se de que estão num local fresco e seco.

Geralmente, sugere-se que plante os seus bolbos de flores de primavera assim que as temperaturas nocturnas descerem para valores entre os 4°C e os 10°C. Na zona de cultivo onde vivo, isso acontece normalmente por volta de outubro. É aconselhável plantá-los no solo antes que a terra congele e para dar aos bolbos algum tempo para se estabelecerem. Dito isto, se se esqueceu deles até ao inverno, ainda pode terSe o solo ainda for viável, já plantei bolbos em novembro e dezembro.

Veja também: Como invernar os tubérculos de Cucamelon

Decidir onde plantar os bolbos

Escolha uma zona do jardim que apanhe sol no início da primavera. Certifique-se de que é um local com boa drenagem. Os bolbos não gostam de sombra, de barro pesado ou de excesso de humidade. Apodrecerão se forem plantados num jardim demasiado húmido. Os bolbos contêm toda a energia e nutrientes de que necessitam para florescer na primavera. Mas é uma boa ideia alterar o solo com matéria orgânica, como composto.

Para obter ideias para a plantação de bolbos, consulte as contas nas redes sociais e os sítios Web de locais famosos pelas suas exposições de bolbos na primavera. Para mim, é o Keukenhof, nos Países Baixos, ou o Festival Canadiano das Tulipas, em Ottawa, Ontário. Os seus jardins de tulipas são lindíssimos e inspiradores. Também recomendo o livro Dê cor ao seu jardim de Jacqueline van der Kloet, que recomenda misturar todos os seus bolbos nestes belos desfiladeiros de flores mistas.

Esta ideia também se enquadra na minha sugestão de plantar bolbos de que os esquilos não gostam, como o muscari, à volta das tulipas, o que pode ajudar a protegê-las.

Determinar a profundidade correcta de plantação das tulipas

A embalagem do bolbo deve fornecer todas as instruções de plantação necessárias. A profundidade de plantação ideal baseia-se no tamanho do bolbo. Se a embalagem não mencionar a profundidade de plantação da tulipa, faça uma pesquisa na Internet para a variedade que está a plantar.

A recomendação geral para a plantação de bolbos é cavar um buraco igual a três vezes a altura do bolbo. Se o solo for arenoso, deve plantar os bolbos um pouco mais fundo para evitar que sequem.

Este pacote inclui informações pertinentes, incluindo quando plantar, o tamanho do bolbo real, a altura que a planta terá no jardim, a distância entre cada bolbo e a profundidade correcta de plantação da tulipa.

Plante os bolbos em buracos individuais ou faça uma trincheira se todos os bolbos puderem ser plantados à mesma profundidade.

As tulipas de espécie, que não são visadas pelos esquilos, podem ser plantadas mais superficialmente, geralmente com cerca de 10 cm a 12,5 cm de profundidade, enquanto as espécies de tamanho médio, como Tulipa greigii As plantas de cana-de-açúcar são plantadas a uma profundidade de 15 cm a 20 cm.

No que diz respeito ao espaçamento, os bolbos grandes (2 polegadas/5 cm) de diâmetro devem ser plantados a uma distância de 3 (7,5 cm) a 8 (20 cm) polegadas. Os bolbos pequenos que têm cerca de 2,5 cm de largura podem ser plantados a uma distância de 1 (2,5 cm) a 3 (7,5 cm) polegadas.

Medição da profundidade de plantação das tulipas

Existem algumas ferramentas úteis que pode utilizar para plantar os seus bolbos. O plantador de bolbos que possuo tem uma régua ao longo do lado. Basta empurrá-la para dentro do solo até à profundidade necessária. Cria o buraco e depois traz a terra consigo à medida que a puxa para fora. Apertar os lados liberta a terra para uma pilha ao lado do buraco que posso utilizar mais tarde para preencher o buraco.

Também gosto muito da minha faca de solo A.M. Leonard. É óptima para cavar buracos (especialmente em solo duro) e serve também como régua. É provavelmente a minha ferramenta de jardim mais utilizada.

A minha faca de terra A.M. Leonard e o meu plantador de bolbos - duas das minhas ferramentas de outono mais essenciais. E ambas têm réguas para que eu possa medir a profundidade dos buracos que cavo.

E adoro esta dica da Jessica: Marque o cabo da sua pá com linhas a determinadas profundidades, de modo a que basta virar a pá para saber a profundidade do buraco.

As brocas para plantação de bolbos são uma invenção inteligente que torna a escavação muito fácil. Tudo o que precisa é de um berbequim elétrico. Por vezes é difícil escavar, especialmente se tiver um solo duro ou argiloso. As brocas são uma óptima forma de plantar bolbos na relva, se quiser naturalizá-los no relvado. A relva é muitas vezes muito mais difícil de escavar do que o solo do seu jardim.

Veja também: 5 dicas para uma jardinagem bem sucedida com estrutura de frio

Os sem-fins da Power Planter tornam a plantação de bolbos uma tarefa fácil! Foto cedida pela Power Planter

Os sem-fins da Power Planter, por exemplo, vêm com cabeças hexagonais que se adaptam a um mandril de perfuração normal. Existem até sem-fins que são suficientemente altos para lhe permitirem escavar o seu buraco a partir de uma posição de pé!

Plantação de bolbos de tulipas

Para plantar, cave um pequeno buraco e solte o solo na base do mesmo. Pode até querer cavar mais 5 a 10 cm para soltar o solo. Isto ajudará o crescimento das raízes.

Adicione a terra de volta, de modo a que a profundidade seja exacta para o bolbo (meça a partir da base do bolbo), e plante. Quando colocar o bolbo, certifique-se de que o coloca com o lado pontiagudo para cima (embora, se por acaso o virar para o lado errado, o bolbo se endireite sozinho!)

Aplicar composto na zona de plantação e regar abundantemente o local de plantação.

Um bolbo de tulipa plantado com a profundidade necessária de 20 cm. Utilizei a minha ferramenta de plantação de bolbos para abrir o buraco e depois uma espátula para remover alguma da terra restante.

Proteger os bolbos de tulipas das pragas

Infelizmente, os esquilos e os esquilos consideram os bolbos das tulipas como pequenos petiscos saborosos. Quando comprar as suas tulipas, inclua alguns bolbos de que eles não gostam. Tente rodear as suas tulipas com bolbos de narcisos e outros bolbos, como jacintos, imperiais e alliums, que não são palatáveis para as criaturas de quatro patas.

Adicione uma camada de folhas ao jardim. O material orgânico fará uma dupla função, ajudando a nutrir o solo e fornecendo uma camada de proteção. Um amigo jardineiro recomendou que adicionasse alguma proteção malcheirosa. Agora polvilho a minha área de plantação de bolbos com um fertilizante de estrume de galinha depois de ter plantado. Os esquilos parecem não gostar do cheiro. Cubra os seus bolbos com uma fina camada de cobertura vegetal.pouca proteção adicional.

Os perigos de uma plantação demasiado profunda ou demasiado superficial

Os seus bolbos correm o risco de serem descobertos por esquilos ou esquilos se os plantar num buraco demasiado raso. Também podem ficar vulneráveis a mudanças drásticas no clima que causem descongelamentos e congelamentos repentinos. Além disso, o seu sistema radicular pode não se tornar tão robusto, o que afectará as flores e o desenvolvimento da planta. No entanto, se plantar os bolbos demasiado fundo, podem não florescer - ou florescerãoflor demasiado tarde.

Também é preciso ter em atenção as instruções de espaçamento, pois plantar bolbos demasiado próximos uns dos outros também pode causar problemas - as raízes estrangulam-se umas às outras, ou desidratam ou morrem de fome devido à falta de água e de nutrição.

Veja um breve vídeo sobre a profundidade de plantação de tulipas aqui:

Procura mais conselhos para a plantação de bolbos, bem como bolbos de flores interessantes para plantar?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.