5 dicas para uma jardinagem bem sucedida com estrutura de frio

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A jardinagem com estrutura a frio é uma forma fácil de prolongar a colheita caseira até ao final do outono e do inverno. Uma estrutura a frio é apenas uma caixa com uma parte superior transparente. Não é aquecida, mas capta a energia solar e protege as culturas dos elementos - temperaturas frias, geada, vento, gelo e neve. Não é necessário um grande jardim para acomodar uma estrutura a frio. Mesmo um pequeno jardim urbano beneficiará desta estrutura simples epermitem prolongar a época de cultivo. Nos meus livros, O jardineiro de legumes durante todo o ano e Growing Under Cover, ofereço muitas dicas e ideias para a jardinagem com armações frias. Aqui estão algumas das minhas favoritas...

As armações frigoríficas são estruturas que podem ser feitas por si ou compradas em kit. A caixa de uma armação frigorífica é muitas vezes feita de madeira, mas até fardos de palha podem ser utilizados para criar uma armação temporária. Utilizo folhas de policarbonato de parede dupla para os topos, ou tampas, das minhas armações, mas pode utilizar janelas velhas. Prendo os topos às armações de madeira utilizando dobradiças e parafusos. Ao plantar uma armação frigorífica para o outono ou invernoNa colheita, gosto de me concentrar nas culturas de estação fria, como a couve, os espinafres, os rabanetes, as alfaces de inverno, as cebolinhas, a rúcula, a acelga e o mache.

5 dicas para uma jardinagem a frio bem sucedida:

1 - Escolher o sítio certo - Para tirar o máximo partido da sua estrutura de frio, terá de escolher o local certo. Procure um local que ofereça plena luz solar e abrigo dos ventos dominantes, e coloque a estrutura virada para sul. Pode colocá-la contra uma casa, um terraço, um barracão, uma garagem, uma estufa, ou deixá-la livre no jardim. As minhas estruturas são estruturas independentes, mas empilho fardos de palha ou sacos de folhas na parte nortelado para um maior isolamento no inverno.

Veja também: Lagarta num tomateiro: quem é e o que fazer?

Artigo relacionado: Mostardas para a colheita de inverno

2 - Escolha bem os seus materiais - A caixa de uma estrutura de frio pode ser feita de muitos materiais: madeira, policarbonato, fardos de palha, tijolos, etc. Descobri que a seleção do material pode desempenhar um papel importante no sucesso da jardinagem com estrutura de frio. Por exemplo, muitos centros de jardinagem vendem estruturas feitas com lados e topos de policarbonato. Estes são óptimos na primavera e no outono, mas na minha região não são suficientemente isolantes para abrigar as saladasEm vez disso, obtive óptimos resultados com estruturas de frio construídas com madeira e cobertas com policarbonato.

Os fardos de palha são uma forma fácil de criar uma estrutura de frio instantânea. Utilize-os para rodear os seus alhos-franceses altos, couves, ervas aromáticas ou verduras e cubra com uma janela velha ou um pedaço de policarbonato.

3 - Ventilar - Não posso deixar de sublinhar a importância de uma ventilação adequada numa estrutura frigorífica, especialmente no outono ou na primavera, quando a temperatura diurna pode variar drasticamente - mesmo com tempo nublado! Para mim, mantenho as minhas estruturas frigoríficas abertas quando sei que a temperatura diurna vai atingir os 4 C (40 F).quando a temperatura atinge um determinado ponto.

Veja também: Porque é que a ideia de "thrillers, spillers e fillers" funciona para os contentores de inverno

A falta de ventilação das suas estruturas pode resultar em vários problemas. O maior deles, claro, é fritar as suas plantas! Mas uma ventilação inadequada também pode levar a que as suas culturas de outono e inverno cresçam em condições que são consistentemente demasiado quentes. Isto encoraja um crescimento macio que é facilmente danificado pelo tempo frio. As culturas que recebem um pouco de "amor duro" e que crescem com uma ventilação adequada em condições mais friasestarão melhor preparadas para enfrentar as temperaturas frias do final do outono e do inverno e serão menos susceptíveis de sofrer danos causados pelo frio.

Os jardineiros curiosos podem achar divertido utilizar um termómetro digital para monitorizar as temperaturas mínimas e máximas na sua estrutura de frio. É espantoso o quanto o interior de uma estrutura pode aquecer - mesmo em janeiro!

Artigo relacionado: Armações frias para jardinagem na primavera

A ventilação é uma das tarefas mais importantes para um jardineiro de estrutura fria. (Foto: The Year Round Vegetable Gardener, de Joseph De Sciose)

4 - Manter os topos desimpedidos - O meu jardim está rodeado de árvores altas e de folha caduca e, quando as folhas começam a cair em meados do outono, os topos das minhas armações ficam rapidamente cobertos. São fáceis de remover, mas se ficarem muito tempo em cima das folhas da armação de frio, as culturas podem sofrer por falta de luz. No inverno, aplica-se a mesma regra. Escove ou remova regularmente a neve das armações para evitar a acumulação de gelo.uma vassoura de empurrar robusta para esta tarefa rápida.

5 - Folha de alumínio Mãe Natureza - Para refletir mais luz nas plantas, pode pintar as paredes interiores da estrutura de branco ou forrá-las com folha de alumínio. Para captar mais calor, deixe espaço para alguns jarros de água de um galão pintados de preto. Uma vez cheios de água, absorverão o calor durante o dia e libertá-lo-ão lentamente durante a noite, aumentando aTambém se pode forrar o interior de uma estrutura fria com esferovite ou outro material isolante para proporcionar um isolamento extra para o inverno.

Para saber mais sobre a jardinagem em estrutura fria, veja este breve tutorial em vídeo:

Tem alguma dica para partilhar sobre a jardinagem em estrutura fria?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.