Como invernar os tubérculos de Cucamelon

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os cucamelões são a cultura mais popular da nossa horta, com as vinhas longas e esguias que produzem centenas de frutos do tamanho de uvas que se assemelham a pequenas melancias. Daí o seu outro nome, "melões de rato", ou, como são mais conhecidos, "pepinos azedos mexicanos". A maioria dos jardineiros começa as suas plantas de cucamelão a partir de sementes semeadas dentro de casa em meados da primavera, mas as plantas também produzem tubérculos que podem ser levantados e armazenadosO cultivo de pepinos a partir de tubérculos dá-lhe um avanço na estação de crescimento da primavera e resulta numa colheita mais precoce e maior.

Os pepinos são originários do México e da América Central e são de polinização aberta, pelo que pode guardar as sementes de ano para ano. Mas, como já foi referido, também pode guardar os tubérculos no final do outono, escavando-os e guardando-os como faria com uma dália. Os tubérculos carnudos crescem entre 5 a 10 cm de comprimento, são de cor branca a bege e cada planta pode produzir vários tubérculos de bom tamanho.

Os jardineiros das zonas 7 e superiores podem cobrir as suas plantas no outono com uma camada de folhas trituradas ou palha a 30 cm de profundidade para as hibernar. No meu jardim de clima frio, onde as geadas penetram profundamente no solo, os pepinos não hibernam e tenho de os cultivar a partir de sementes em cada primavera ou guardar os tubérculos.

Artigo relacionado: Cultivo de pepinos na vertical

Os cucamelões são fáceis de cultivar e têm um delicioso sabor a pepino com um toque de citrinos.

Veja também: Bolbos resistentes aos veados para a cor da primavera no jardim

Escavação de tubérculos de cucamelo:

Desenterrar os tubérculos de pepino é fácil. Depois de as plantas terem sido atingidas pela geada algumas vezes, é altura de desenterrá-las. O torrão fibroso estará no primeiro pé de terra, mas os tubérculos podem estender-se um pouco mais profundamente. Não tente colher os tubérculos puxando as plantas para fora. Na minha experiência, isso resultou em tubérculos danificados ou partidos, que não passarão o inverno.

Em vez disso, coloque um garfo de jardim ou uma pá a cerca de 30 cm do caule principal e cave, levantando suavemente para expor os tubérculos. Não vê nenhum? Cave mais fundo ou use a sua mão para mover a terra para fora do buraco para localizar os tubérculos. Manuseie os tubérculos acabados de colher com cuidado para evitar contusões ou danos. Também não é necessário lavá-los, uma vez que os tubérculos serão armazenados no solo.

Depois de ter recolhido todos os tubérculos, é altura de os guardar. Eu utilizo um vaso de plástico com 15 polegadas de diâmetro e uma terra de envasamento pré- humedecida de alta qualidade. Adicione cerca de 5 cm de terra ao fundo do vaso e coloque alguns tubérculos na superfície da terra. Espace-os de modo a que não se toquem. Adicione outra camada de terra e mais tubérculos, continuando a colocar camadas até não restarem mais tubérculos. Não se esqueça deCobrir a última camada com alguns centímetros de terra. Guardar o vaso num local fresco e sem geada durante o inverno: uma cave não aquecida, uma garagem ligeiramente aquecida ou uma cave de raízes.

Os jardineiros de pequenos espaços e de recipientes que cultivam os cucamelões em vasos também podem fazer o inverno das suas plantas. Basta cortar a folhagem morta e guardar o vaso num local fresco e sem geada durante o inverno. Na primavera, os tubérculos podem ser retirados do vaso e replantados em novos recipientes.

Veja também: Luzes LED de crescimento para plantas de interior

Artigo relacionado: Pepinos invulgares para cultivar

Plantação de tubérculos de cucamelão:

É altura de voltar a plantar os tubérculos no início de abril, ou cerca de oito semanas antes da última geada prevista para a primavera. Reúna os seus materiais: recipientes de oito a dez polegadas de diâmetro e terra de envasamento de alta qualidade. Encha cada vaso com cerca de dois terços de terra pré-umedecida. Coloque um tubérculo na superfície da terra de envasamento e cubra com mais um centímetro de terra. Regue bem e coloque os vasos num local ensolaradoContinue a regar quando necessário e fertilize com um alimento orgânico líquido equilibrado de poucas em poucas semanas.

Uma vez passado o risco de geada, endurecer as plantas e transplantá-las para o jardim ou para recipientes maiores para o cultivo em terraços. Os pepinos apreciam um local ensolarado e abrigado, com um solo enriquecido com composto.

Os seus tubérculos de cucamelo passam o inverno?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.