Um jardim sem ervas daninhas: 9 estratégias para reduzir as ervas daninhas

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Um jardim livre de ervas daninhas parece um sonho? É possível reduzir as ervas daninhas nos canteiros de flores e legumes com algumas estratégias simples. Há muitos anos que ponho estas técnicas em prática na minha grande horta e, embora não considere o meu jardim completamente livre de ervas daninhas, reduzi drasticamente o meu tempo de monda. Continue a ler para conhecer as minhas nove estratégias para reduzir as ervas daninhas no jardim.

O que é uma erva daninha?

As ervas daninhas são geralmente definidas como qualquer planta indesejável. As ervas daninhas comuns de jardim incluem o dente-de-leão, a beldroega, o carrapicho, a trepadeira e a erva-de-porco. As ervas daninhas competem com as plantas pela água, luz solar e nutrientes, mas também podem albergar pragas ou doenças. Muitas ervas daninhas, como o carrapicho, também produzem um grande volume de sementes, pelo que, se as deixar germinar no seu jardim, poderá ter de as arrancar paramuitos anos.

É claro que tudo depende dos olhos de quem vê. Certas ervas daninhas, como o dente-de-leão, a beldroega e o cardo são comestíveis e populares entre as forrageadoras. As ervas daninhas também podem atrair e apoiar insectos benéficos e polinizadores. Por esta razão, deixo alegremente o dente-de-leão florescer nas áreas "selvagens" da minha propriedade.

Uma das melhores formas de trabalhar para ter um jardim livre de ervas daninhas é NUNCA deixar que as ervas daninhas, como o agrião peludo, dêem sementes nos seus canteiros.

9 estratégias para um jardim sem ervas daninhas:

1 - Arrancar as ervas daninhas assim que as vir

Durante a principal estação de crescimento, passo muito tempo na minha horta. Algum desse tempo é passado a tratar das culturas, outras vezes só quero estar e relaxar naquele espaço bonito. Muitas vezes levo uma caneca de chá para a horta e vagueio pelos canteiros, verificando o crescimento das minhas culturas e espreitando para potenciais problemas - como as ervas daninhas. Uma das chaves para uma horta sem ervas daninhas éArranque as ervas daninhas assim que as vir. Quando imaturas, a maioria das ervas daninhas são fáceis de remover com um puxão rápido ou com a ajuda de uma ferramenta de jardim. Não faça da monda uma tarefa ocasional, arranque-as assim que as vir para minimizar o risco de se espalharem.

2 - Nunca os deixar semear

Não quero alarmá-lo, mas sabia que existe um banco de sementes de ervas daninhas no seu solo? Isso significa que há sementes no seu solo apenas à espera das condições certas para germinar. E podem ficar adormecidas durante anos, por vezes décadas! A melhor forma de reduzir as ervas daninhas do jardim é nunca deixar que elas dêem sementes nos seus canteiros. Mesmo que esteja super ocupado e não tenha tempo para arrancar todas as ervas daninhas, pelo menos corte-asAs flores ou as cabeças de sementes que se desenvolveram nas plantas infestantes podem ser arrancadas à mão ou com uma tesoura de jardinagem. Se estiver a jardinar num local novo, pode reduzir o banco de sementes de infestantes no seu solo lavrando ou lavrando à mão o solo, regando e depois esperando. Muitas das sementes de infestantes no solo germinarão. Arranque-as assim que aparecerem.

A cobertura vegetal é uma ferramenta importante para reduzir as ervas daninhas nos canteiros de hortaliças e flores.

Veja também: Ervas aromáticas para cultivar no inverno: 9 opções para a colheita na estação fria

3 - Mulch mulch mulch para um jardim sem ervas daninhas

A cobertura vegetal é uma das ferramentas mais importantes num jardim livre de ervas daninhas. Não importa se está a cultivar árvores e arbustos, plantas perenes, flores anuais ou vegetais, uma camada de cobertura vegetal será o seu melhor amigo. A cobertura vegetal impede que a luz chegue ao solo, reduzindo a germinação de sementes de ervas daninhas. Para as plantas ornamentais, o material de cobertura vegetal mais comum é a cobertura vegetal de casca de árvore, que é feita de casca de árvore triturada. Em hortas alimentares,A palha ou as folhas trituradas são populares para reduzir o crescimento de ervas daninhas. Geralmente, uma camada de cobertura vegetal com 2 a 3 polegadas de espessura é suficiente para reduzir as ervas daninhas. Leia mais sobre a cobertura vegetal de jardim neste excelente artigo de Jessica.

4 - Verificar e inspecionar!

Já alguma vez comprou ou recebeu uma nova planta e descobriu que havia raízes ou sementes de ervas daninhas escondidas no solo? Foi assim que consegui ervas daninhas no meu canteiro de flores. Frustrante! Antes de introduzir novas plantas no seu jardim, dê-lhes uma boa "vista de olhos". Verifique se há sinais de ervas daninhas na superfície do solo e, se tiverem vindo de uma venda de plantas na vizinhança, o que pode aumentar as probabilidades de ervas daninhas, partaAprendi o aspeto das raízes da ervas daninhas (carnudas, brancas ou castanhas claras que se partem facilmente) e a verificação do solo permite-me inspecionar as ervas daninhas invasoras como a ervas daninhas.

A minha erva-doce veio originalmente de uma planta que me foi oferecida por um amigo. Certifique-se de que inspecciona todas as plantas novas para verificar se existem ervas daninhas antes de as colocar no seu jardim.

5 - Nunca deixar solo descoberto no jardim

O solo descoberto é um convite às ervas daninhas. Independentemente do tipo de jardim que estiver a cultivar, cubra o solo descoberto com cobertura vegetal ou plantas para limitar as ervas daninhas. Num jardim de arbustos ou de plantas perenes, onde as plantas são espaçadas para permitir o crescimento, utilize cobertura vegetal de casca de árvore ou um material semelhante. Na minha horta, utilizo folhas trituradas, cobertura vegetal de palha ou interplante para criar uma cobertura vegetal viva.Entre as culturas de crescimento mais lento, como os tomates ou os brócolos, planto culturas de crescimento rápido, como a rúcula ou a alface de folha. Quando as plantas de crescimento mais lento precisam de espaço, as verduras já foram colhidas.

Também planto os meus legumes de forma intensiva. Plantar de forma intensiva significa semear ou transplantar as culturas perto umas das outras. Não quer que elas compitam pelo sol, água e nutrientes, por isso leia os pacotes de sementes para descobrir as distâncias de plantação recomendadas. No entanto, quer que elas cresçam densamente com sistemas de raízes saudáveis para que possam sufocar as ervas daninhas.

A plantação intensiva de legumes é uma óptima forma de reduzir as ervas daninhas no jardim. A folhagem densa actua como uma cobertura viva para limitar a germinação de sementes de ervas daninhas.

6 - Colocar as culturas de cobertura a trabalhar

As culturas de cobertura são uma forma sorrateira de reduzir as ervas daninhas, bem como de construir o solo. Se tiver um novo local de jardim e quiser reduzir as ervas daninhas, pode plantar uma cultura de cobertura densa e de crescimento rápido, como o trigo mourisco, que é muitas vezes carinhosamente chamado de "cultura sufocante" pela sua capacidade de afastar as ervas daninhas. É também um grande construtor de solo quando lavrado ou cavado no solo.Pode também utilizar culturas de cobertura perenes, como o trevo, como plantas de passagem entre canteiros elevados para reduzir as ervas daninhas e atrair polinizadores.

7 - Horta em canteiros elevados (ou contentores)

Os meus canteiros elevados têm um metro e meio de largura, o que significa que posso cuidar das minhas culturas de ambos os lados do canteiro sem ter de caminhar sobre o solo. Caminhar sobre o solo do jardim causa compactação. O solo compactado tem menos bolsas de ar e não permite que a água se mova facilmente através do solo. Quando o solo está compactado, as únicas plantas que parecem crescer bem são as ervas daninhas. Ter canteiros ou jardins elevadosonde nunca se pisa o solo é um grande passo para promover o crescimento saudável das plantas e reduzir as ervas daninhas.

Em espaços pequenos, também pode plantar flores anuais, legumes e ervas aromáticas em recipientes. Há muitos tipos de recipientes disponíveis em centros de jardinagem e online numa vasta seleção de tamanhos, estilos e materiais. Quando se planta em vasos, está-se a plantar em mistura esterilizada para vasos e não em solo de jardim, o que significa menos ervas daninhas.

Há muitas vantagens em cultivar em recipientes, mas uma das maiores é que passará muito menos tempo a mondar. As misturas para vasos são geralmente esterilizadas para matar as sementes de ervas daninhas.

8 - Cultivar um solo saudável

Um solo saudável e rico em matéria orgânica é a melhor forma de incentivar as plantas a crescerem bem e, no caso dos legumes, a produzirem uma boa colheita. Quando as plantas estão a crescer bem, são mais capazes de competir com as ervas daninhas. Dito isto, se estiver a receber matéria orgânica, como estrume apodrecido de uma quinta, certifique-se de que monitoriza atentamente os canteiros para detetar ervas daninhas nas semanas após a sua aplicação no solo. Composto ou estrumecomprado em sacos é normalmente esterilizado e livre de sementes de ervas daninhas.

9 - Rega inteligente para um jardim sem ervas daninhas

A implementação de técnicas de rega inteligentes, especialmente quando as plantas são jovens, é uma boa maneira de restringir as ervas daninhas. Quer tenha plantado um lilás ou um tomateiro, regue a planta e não todo o solo do canteiro. Se regar todo o jardim, estará também a regar as ervas daninhas e as sementes de ervas daninhas. Pode utilizar mangueiras de rega ou fazer o seu próprio sistema de rega para direcionar a água para as raízes das suas plantas paraincentivar um jardim sem ervas daninhas.

O Cobrahead Weeder & Cultivator é uma ferramenta popular para a remoção de ervas daninhas, mas também para soltar o solo, cavar buracos de plantação e fazer sulcos de sementeira.

4 Ferramentas para um jardim sem ervas daninhas:

No meu jardim principal, gosto de usar uma sachadora manual como a Cobrahead de cabo curto, mas com os canteiros baixos da minha estufa, é mais confortável usar uma ferramenta de pé, como uma enxada colinear de cabo comprido. Aqui estão as minhas ferramentas essenciais para a remoção de ervas daninhas:

Cobrahead - Há quase vinte anos que os jardineiros utilizam o Cobrahead Weeder & Cultivator para arrancar as ervas daninhas, mesmo as mais teimosas e com raízes profundas, como o dente-de-leão. Eu utilizo o meu para mondar, mas também para soltar o solo para semear e transplantar.

Faca Hori Hori - Os jardineiros que usam uma faca Hori Hori rapidamente se apaixonam por esta ferramenta de jardinagem japonesa. É parte faca, parte espátula com uma borda serrilhada de um lado. São óptimas para remover ervas daninhas, mas também são úteis para dividir plantas perenes, cavar buracos para bolbos ou aparar pequenos ramos.

Uma faca de jardim Hori Hori é uma ferramenta super útil na batalha contra as ervas daninhas.

Espátula manual - A clássica ferramenta de jardinagem, uma espátula manual, também pode ser utilizada para cavar e retirar ervas daninhas dos canteiros. Existem muitos estilos diferentes de espátulas, algumas com lâminas largas e outras bastante estreitas. Algumas são feitas de aço, outras de plástico. Se tiver artrite, poderá querer comprar uma com uma pega ergonómica para tornar a monda mais confortável.

Enxada colinear - Se preferir ferramentas de cabo comprido, pode estar interessado numa enxada colinear. Tenho uma enxada colinear de 3 3/4 polegadas da Johnny's Selected Seeds e faz um trabalho muito rápido nas ervas daninhas superficiais.

Plantar plantas ornamentais perto umas das outras, como as plantas perenes sombreadas neste canteiro, ajuda a criar uma cobertura vegetal viva para reduzir a germinação de sementes de ervas daninhas.

Deve utilizar tecidos paisagísticos e barreiras contra ervas daninhas para criar um jardim sem ervas daninhas?

O tecido paisagístico ou o tecido de barreira contra as ervas daninhas funciona para evitar as ervas daninhas? Boa pergunta! Estes materiais devem ser colocados na superfície do solo para evitar as ervas daninhas. Idealmente, seriam cobertos com uma camada de cobertura vegetal e quaisquer plantas - como arbustos ou árvores - seriam plantadas num buraco cortado no tecido. O problema é que as ervas daninhas podem continuar a crescer em cima do tecido porque, à medida que a cobertura vegetal se decompõe, elaAlém disso, as ervas daninhas perenes agressivas, como a erva-dos-prados ou a erva-dos-nós japonesa, podem acabar por penetrar nos tecidos paisagísticos.

Diz-se que os tecidos para paisagismo permitem a passagem da água para as raízes das plantas, mas descobri que a água escorre rapidamente, penetrando pouco nos tecidos apertados, o que deixa as raízes das árvores, arbustos e plantas perenes secas e as plantas propensas a danos causados pela seca.Geralmente, porém, causam mais problemas ao jardim do que resolvem.

Para mais informações sobre a redução das ervas daninhas e a manutenção do jardim, consulte estes artigos:

    Tem alguma estratégia para partilhar sobre como criar um jardim sem ervas daninhas?

    Veja também: Noções básicas sobre fertilizantes para plantas de interior: Como e quando alimentar as plantas de interior

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.