Como cultivar couves: da plantação das sementes à colheita das cabeças

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A couve não é o legume mais excitante ou glamoroso (embora quando era criança fosse muito fixe, porque uma plantação de couves produzia bonecas adoráveis). E as variedades ornamentais são deslumbrantes no jardim de outono. Mas este legume saudável, rico em vitamina C e fibras, tem um lugar seguro no meu repertório de receitas de outono. Também já vi couves espectaculares a participar em concursos.Cultivar couve é muito fácil e é muito gratificante quando se pode colher a sua própria couve para fazer refeições saudáveis e saudáveis, como rolos de couve, batatas fritas, Cole slaw e outras saladas, kimchi e chucrute.

Existem dezenas de variedades de couve à escolha, e tanto os chefes de cozinha como os cozinheiros domésticos têm provavelmente as suas preferidas que utilizam em vários pratos quentes e frios. As cabeças verdes, como a couve lombarda, bem como as variedades de couve roxa e a couve roxa nos supermercados e nos mercados de agricultores são membros da família das Brassica oleracea A família das couves é outro termo amplo que engloba as variedades cultivadas da família Brassica, que também incluem couves-de-bruxelas, couves-galegas, couves-rábano, couves-flores, brócolos e couve-flor. Brassica rapa chinensis ) e a couve Napa ( Brassica rapa Pekinensis ).

Como cultivar couves a partir de sementes

É possível encontrar mudas de repolho em centros de jardinagem no início da primavera, mas você também pode iniciá-las a partir de sementes. Certifique-se de ler o pacote de sementes cuidadosamente para determinar os dias até a maturidade. Você estará plantando sementes cerca de 50 a 60 dias antes da data da última geada da sua região. Depois de preencher com a sua mistura de sementes, plante três ou quatro sementes por célula cerca de um quarto de polegada (1/2 cm)O repolho precisa de muita luz solar para crescer ou as plantas ficarão pernaltas. Eu começo muitas das minhas plantas sob as minhas luzes de cultivo. Uma vez que as suas mudas tenham brotado, desbaste as mais pequenas para manter a sua planta maior.

Quando as suas plântulas de couve desenvolverem quatro folhas verdadeiras, pode transplantá-las para vasos maiores.

Se planear com antecedência a plantação em sucessão, pode semear diretamente no solo em meados ou no final do verão para uma colheita de outono. Ou plantar as sementes sob luzes para lhes dar um avanço para a plantação de julho.

Plantar mudas de couve no jardim

Como a couve é uma cultura de estação fria, pode plantar a couve no solo mais cedo do que os seus amantes do calor, como os tomates. O pacote de sementes ajudá-lo-á a contar para trás a partir da data livre de geada da sua região. No entanto, deve ainda assim endurecê-la antes de a plantar no solo.

Escolha um local ensolarado no jardim, com um solo friável e bem drenado. Melhore o solo com muito composto uma semana ou mais antes de plantar. Quando estiver pronto para as cavar, coloque as suas mudas de couve a uma distância de 38 a 60 cm entre si, em filas com 60 a 90 cm de distância. As plantas podem parecer pequenas nesta altura, mas quer que tenham espaço para se espalharem na massa de folhasdurante toda a época!

Tenha em mente o tamanho final das suas couves quando plantar as mudas. Elas precisarão de espaço para se expandir.

Veja também: Política de privacidade

Regue bem as plantas depois de as plantar e durante toda a estação de crescimento. As couves alimentam-se muito bem e gostam de nitrogénio para crescer. Cerca de três a quatro semanas depois da plantação, trate cada planta com um fertilizante orgânico. Mantenha a área bem mondada, para que as plantas não compitam por nutrientes com as ervas daninhas. Pode querer adicionar uma ligeira cobertura morta de palha ou folhas trituradas à volta da área de plantação.

Estar atento aos danos causados por pragas

Pode ser tão desanimador ir para o jardim e descobrir que algo começou a fazer uma refeição de uma planta antes de você chegar. Existem algumas pragas que podem infligir danos às suas plantas de repolho, como vermes de repolho, besouros de pulgas, larvas de raiz de repolho, loopers de repolho e vermes cortados. Se acontecer de você ver o que parece ser uma pequena borboleta branca pairando em torno de seus repolhos, éEstas borboletas podem ser bonitas, mas põem ovos de vermes da couve nas brássicas. E estes vermes podem acabar com os seus preciosos legumes. Jessica escreveu um guia completo para eliminar os vermes da couve.

Um colar de cartão (este é de uma pizza congelada) pode ser usado para manter as moscas da couve afastadas. As moscas da couve são um pouco mais pequenas do que uma mosca doméstica, com pêlos eriçados. As fêmeas das moscas da couve põem os seus ovos (que se transformam em larvas de couve) perto da base das plantas da família Brassica, pelo que o cartão as mantém afastadas. Pode descobrir como fazê-lo aqui.

Como cultivar couves sob coberto de linhas para proteger as plantas das pragas

Este ano, no momento em que plantei as minhas mudas de couve (juntamente com os brócolos e as couves) num dos meus canteiros elevados na primavera, cobri-as imediatamente com uma cobertura flutuante.

Esta cama elevada em particular foi construída para o meu primeiro livro, Revolução dos canteiros elevados No entanto, depois de ter sido desencorajado durante tantas épocas de cultivo pela presença de traças da couve e de minhocas, decidi utilizar a cobertura flutuante em linha também como prevenção de pragas. Coloquei-a sobre a cama elevada que também tinha couves-de-bruxelas eA couve (que também é saborosa para os vermes da couve), bem como os vegetais de raiz que não precisam de polinizadores para crescer, e deixámo-la lá durante grande parte do verão.

A temida lagarta da couve pode transformar as folhas das suas plantas de couve numa confusão. Eu vigio de perto as minhas culturas de Brassica e elimino-as quando vejo indícios da sua presença.

A luz do sol continuava a atravessar a cobertura flutuante e leve, pelo que todas as plantas cresciam. Bastava soltar os grampos de mola dos lados quando precisava de regar. Este passo extra era uma parte aceitável da minha rotina, porque significava que não estava a verificar os danos todas as manhãs. O último livro da Niki, Cultivo a coberto é um guia completo sobre o cultivo de vegetais sob uma variedade de estruturas de proteção e é um recurso útil para descobrir como proteger as suas plantas.

Como saber quando colher as couves?

O pacote de sementes indica-lhe o tamanho de uma cabeça de couve adulta, mas, geralmente, terá cerca de um a três quilos. Certifique-se de que a cabeça está firme ao toque. Use uma faca afiada para colher na base.

Quando colher a couve, use uma faca afiada para cortá-la da planta. Se a planta não tiver doenças, pode deixá-la no solo e tentar cultivar outra couve mais pequena.

Veja também: Anémona japonesa: Como cultivar esta planta perene, cheia de flores, no fim do verão

As cabeças de couve podem partir-se por várias razões, sendo as causas mais comuns a chuva forte ou a seca. Se isto acontecer, colha a couve imediatamente.

Este ano, cultivei uma nova variedade chamada Sweet Thang, que é descrita como uma couve sem cabeça. Tratei-a como uma variedade de alface de cortar e voltar a cortar, cortando as folhas exteriores à medida que precisava delas. Eram perfeitas para rolos de couve, porque não estava a descascar cuidadosamente as folhas de uma cabeça de couve!

A Sweet Thang, uma nova variedade da Burpee, é uma couve não-cabeçuda que faz parte da família das Tronchudas, também designada por couve portuguesa.

Como evitar que as cabeças de couve se partam

As cabeças de couve podem rachar por várias razões. Demasiada humidade no solo, muitas vezes causada por fortes chuvas de outono, por exemplo, pode resultar em cabeças rachadas. Se a Mãe Natureza cooperar, deve procurar que o seu solo esteja uniformemente húmido mais perto da altura da colheita. Assim que uma cabeça de couve rachar, colha-a imediatamente e coma o mais depressa possível, porque não a poderá guardar durante tanto tempo.

Escolha das variedades de couves

Para os jardineiros que nunca cultivaram couves, são geralmente recomendadas as variedades de maturação rápida, como a Early Jersey Wakefield. A Earliana, apropriadamente designada, é outro exemplo.

Aconselhe-se com outros horticultores para decidir quais as variedades de couve a cultivar, ou então arrisque-se a escolher uma das dezenas de variedades disponíveis.

Para espaços mais pequenos ou para poupar espaço numa horta, experimente uma variedade de couve bebé, como a Pixie.

Dicas para cultivar outras brássicas na sua horta

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.