Girassóis perenes: as melhores variedades para o seu jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A maioria dos jardineiros está familiarizada com os girassóis ( Helianthus annuus Mas sabia que existem mais de 60 espécies de girassol no género Helianthus, muitas das quais são perenes? Sim, é verdade. Girassóis perenes! Estas belas plantas com flores regressam ao jardim ano após ano. Neste artigo, vou apresentar-lhe vários dos meus tipos favoritosde girassóis perenes.

Helianthus maximilliani é uma das muitas espécies perenes de girassol que vale a pena cultivar.

O que são os girassóis perenes?

Estes membros da família das margaridas (Asteraceae) são tipos de girassóis que vivem durante muitos anos. A maioria das espécies é nativa da América do Norte, onde vivem em comunidades de plantas selvagens, como pradarias e bosques, dependendo da espécie específica. Ficam tão bonitos quando crescem em parceria com gramíneas de prados nativos e outras plantas com flores.

Tal como todos os membros da família Asteraceae, os girassóis perenes têm flores semelhantes a margaridas com um núcleo central de várias flores minúsculas rodeadas por pétalas de cores vivas. A maioria é alta, exceto as cultivares que foram criadas para serem de baixa estatura. Muitos girassóis perenes têm floração tardia e todos requerem sol pleno, embora existam algumas espécies abaixo indicadas que toleram sombra parcial.

Veja também: 10 das plantas perenes com floração mais longa para o seu jardim

Muitos girassóis perenes são altos e fazem uma afirmação ousada no jardim. Este fica atrás de um girassol mexicano laranja (Tithonia).

Onde cultivar girassóis perenes

Os girassóis perenes são tolerantes a uma grande variedade de condições de solo, mas é preferível um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Algumas espécies toleram solos mal drenados ou mesmo aqueles que são ocasionalmente inundados. Com a sua floração tardia (por vezes os meus ainda estão em flor em outubro e novembro!), estas plantas são apreciadas pelos polinizadores e pela vida selvagem numa altura em que muitas outras plantas já o fizeramOs pássaros gostam de se banquetear com as cabeças das sementes, enquanto as abelhas, borboletas e outros insectos polinizadores se alimentam do seu néctar. A maioria das espécies mencionadas neste artigo crescem em touceira, o que as torna ideais para canteiros e bordaduras perenes. São também variedades populares para jardins de flores cortadas. Algumas espécies requerem estacas, especialmente se não receberem sol pleno, mas a maioriamanter-se de pé por si só.

Os girassóis perenes apoiam muitos polinizadores, incluindo as borboletas-monarca.

As espécies de girassóis perenes que destaco na secção abaixo são resistentes numa série de zonas de resistência do USDA, mas como a maioria é nativa de várias regiões da América do Norte, pode esperar que sejam resistentes ao inverno até cerca de -20 a -30°F, com algumas excepções. Tome nota da área geográfica nativa de cada espécie e procure uma que corresponda ao clima da região onde vive.

Membros do Helianthus Os géneros suportam muitas abelhas especializadas que apenas bebem néctar e comem pólen de um pequeno grupo de plantas. Estas plantas são adições valiosas para o jardim. Na sua maioria, Helianthus é resistente aos veados, embora os veados da minha casa sejam conhecidos por mordiscarem os caules das plantas recém-emergidas no início da primavera.

Todas as espécies de Helianthus suportam uma série de abelhas nativas especializadas. Esta abelha de suor verde metálico é um desses polinizadores.

Tipos de girassóis perenes para o jardim

Aqui estão os detalhes sobre 7 dos meus tipos favoritos de girassóis perenes. Todos eles são adições impressionantes ao jardim - não importa qual você escolher, você não pode errar!

Girassóis perenes rugosos

Helianthus divaricatus Também conhecido como girassol do bosque, esta espécie cresce entre 1,5 e 2 metros de altura e é nativa do leste e centro da América do Norte. As folhas opostas sem caules são uma caraterística distintiva. Este é o meu favorito de todos os girassóis perenes, e tenho vários tufos em minha casa. A planta é sufocada por flores amarelas brilhantes de 2 polegadas de largura, com 8 a 15 pétalas, desde o início do verãoÉ um ótimo complemento para os jardins de polinizadores, embora eu tenha de apoiar as minhas plantas para evitar que caiam. Estão situadas no lado oeste da minha casa e recebem sol brilhante à tarde, mas são sombreadas pela casa durante as horas da manhã. As plantas são fáceis de dividir. Formam touceiras e não se propagam por estolhos ou rizomas. Considero que têm boa tolerância à secatambém.

A Helianthus divaricatus está em casa no meu jardim lateral, onde produz um espetáculo deslumbrante de flores no final da estação.

Girassóis Maximiliano ou Michaelmas

Helianthus maximiliana Este girassol gigante da pradaria é um verdadeiro espetáculo. Não só é fácil de cultivar a partir de sementes, como produz múltiplas flores de 3 a 6 polegadas de largura ao longo do comprimento de caules altos e verticais a partir das axilas das folhas. Cada caule produz entre 15 e 19 flores individuais. As flores abrem-se da base do caule para o topo à medida que a estação avança.É também a planta hospedeira das larvas da borboleta "silver checkerspot". O girassol Maximilian cresce entre 3 e 10 pés de altura, o que significa que é uma grande afirmação no jardim. A minha variedade favorita de girassol Maximilian é a "Dakota Sunshine" (ver foto).

O 'Dakota Sunshine' está entre as melhores variedades de girassol Maximilian.

Girassóis perenes de folha estreita

Helianthus angustifolius Também conhecido como girassol do pântano, devido à sua preferência por solos húmidos ou molhados, esta beleza é nativa do sul de Nova Inglaterra até ao Texas. Pode atingir 2,5 metros de altura e produzir montes de flores amarelas alegres com 1 a 3 centímetros de largura, desde meados do verão até ao outono. Uma rápida pinça para remover a parte terminal de cada caule no início de junho resulta numa planta mais compacta com mais ramos ee, por conseguinte, mais flores.

Ao contrário da maioria dos outros girassóis perenes, o girassol de folha estreita tolera sombra parcial, embora a floração seja melhor a pleno sol. Algumas cultivares têm uma estatura mais baixa e não necessitam de estacas, como a 'Low Down' e a 'First Light'. É ótimo ao longo de riachos ou junto a lagos. Tal como outros girassóis perenes, é um atrativo para os polinizadores e floresce quando muitos outrosAlém disso, é outra planta hospedeira para a borboleta-vermelha-prateada.

Veja também: Quatro flores para a horta

A Helianthus angustifolius cresce muito alto na paisagem.

Girassol de cabeça pequena

Helianthus microcephalus. Este girassol perene é também conhecido como o pequeno girassol do bosque, que se encontra frequentemente ao longo das bermas das estradas no leste da América do Norte, desde o sul do Canadá até à Geórgia. A planta cresce entre 1,5 e 2 metros de altura e está coberta de cachos de flores amarelas. É uma variedade de girassol perene que tolera solos húmidos e secos e que se dá bem mesmo em condições de seca parcial.É fácil de dividir e partilhar com os amigos. Também se auto-semeia facilmente, levando à naturalização (corte as flores gastas se não quiser que ela o faça). As borboletas adoram-na e não apenas pelo seu néctar. O girassol de cabeça pequena é uma planta hospedeira das borboletas dama pintada americana, dama pintada, mancha prateada e azul de primavera. Atinge entre 4 e 6 centímetros de altura,está coberta de flores de 1 a 3 centímetros de largura desde o final do verão até ao outono.

Muitas espécies de aves alimentam-se das sementes das plantas Helianthus, incluindo os tentilhões-dourados.

Girassóis perenes de folhas finas

Helianthus x multiflorus Pensa-se que estes híbridos com flores de pétalas duplas são o resultado de um cruzamento entre girassóis anuais e uma espécie de girassol perene conhecida como Helianthus decapetalus Existem várias cultivares, incluindo a 'Capenoch Star', que atinge 1,5 m, a 'Loddon Gold', que atinge 1,5 m, e a 'Sunshine Daydream', que tem uma altura de 1,5 m. As flores são do tipo pom-pom e as plantas são tolerantes à humidade elevada e não necessitam de estacas.

A 'Sunshine Daydream' é uma variedade com pétalas duplas que é um verdadeiro encanto no jardim. Foto cedida por Plants Nouveau

Girassol ocidental

Helianthus occidentalis Este girassol perene, nativo da América do Norte, atinge 1,5 m de altura e produz flores amarelo-alaranjadas no final do verão e no início do outono. O sol pleno é o melhor para esta espécie, mas tolera solos pobres ou arenosos e secas. Os rizomas rastejantes fazem com que a planta se espalhe facilmente para criar colónias. É um dos girassóis perenes nativos mais curtos. Os caules quase não têm folhas. CuriosamenteApesar do seu nome comum de girassol ocidental, esta espécie é originária da parte oriental e central do continente. Muitas aves apreciam as suas sementes.

Existe até um girassol perene comestível! As plantas de alcachofra de Jerusalém formam tubérculos comestíveis debaixo do solo.

Alcachofras de Jerusalém

Helianthus tuberosus Este girassol perene comestível produz tubérculos carnudos e comestíveis debaixo do solo. Colha os tubérculos no outono. Enquanto restarem alguns tubérculos, a planta continuará a crescer. As plantas atingem 1,5 a 2 metros de altura e produzem belas flores com pétalas amarelas no final da estação. São nativas de grande parte da América do Norte e são tão fáceis de cultivar que podem tornar-se invasivas.

As flores de tupinambos têm o aspeto clássico de margarida amarela de todas as espécies de Helianthus.

Mais informações sobre estas plantas fantásticas

Existem muitas outras espécies de girassóis perenes para além destas sete, incluindo o girassol da praia ( Helianthus debilis), o girassol de folha de salgueiro ( Helianthus salicifolius que tem uma cultivar compacta chamada "Autumn Gold"), Helianthus Todos estes tipos de girassóis têm necessidades de cuidados semelhantes às das espécies mencionadas acima. Todos os tipos de girassóis perenes são fáceis de dividir e transplantar quando os cachos de caule crescem demasiado e começam a ficar finos no centro.

A Helianthus 'Low Down' é uma óptima opção para espaços pequenos.

Descubra mais plantas perenes excelentes para o seu jardim visitando os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.