Quando cortar as peónias: escolha a altura certa para a poda de modo a favorecer a floração do próximo ano

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Depois do aparecimento dos primeiros bolbos de primavera, as flores que aguardo com mais expetativa na primavera são as peónias. Adoro quando finalmente vejo aqueles grandes botões de flores a prepararem-se para se abrirem e revelarem todas as pétalas com folhos que têm guardado. Saber quando cortar as peónias irá garantir que essas belas flores reaparecem na próxima primavera. Felizmente, assim que as flores morrem, resta-lhefolhagem bonita e forte que servirá de pano de fundo para as flores seguintes.

A época das peónias, que pode ir de abril a junho, dependendo do local onde vive, pode ser passageira. Estas flores que trazem tanta cor e personalidade ao jardim primaveril não gostam de ficar muito tempo. Mas quando comprar peónias no centro de jardinagem, pode encontrar épocas de floração no início, a meio e no final da época. Verifique a etiqueta da planta para mais pormenores. Tenho algumas peónias e, felizmente, nãoSão escalonadas com cerca de uma semana de intervalo, o que me permite desfrutar das flores da peónia durante mais tempo.

As peónias são um belo complemento para um jardim primaveril. Saber quando cortar as peónias - tanto as flores como a folhagem - ajudará a manter uma planta saudável (e a encorajar essas flores!) para a estação seguinte.

Quando fazer a cabeça morta das peónias

Espero que possa desfrutar das flores antes que uma tempestade de primavera as estrague. É frequente apanhar pétalas com um aspeto triste e magoado depois de uma tempestade, lamentando o facto de as flores parecerem ter acabado de abrir. A chuva pode fazer um trabalho rápido com elas, transformando as pétalas numa espécie de confusão mole. Se achar que as suas peónias caem devido ao seu peso (ou a uma chuva forte), experimente colocar um aro de peónia sobre aplantar, no início da primavera, enquanto ainda é fácil de o fazer.

Se as flores da sua peónia não chegarem ao interior para os arranjos de flores cortadas, pode cortar as flores desbotadas quando estas já tiverem passado do seu auge. Infelizmente, este passo não incentiva mais flores, como acontece com outras plantas anuais e perenes.

Também vale a pena notar que permitir que as cabeças das sementes se formem nas flores gastas afectará o crescimento do próximo ano. A monda logo após a planta florescer permite-lhe redirecionar toda a sua energia para o crescimento e as flores do próximo ano. Logo após a monda é também uma óptima altura para fertilizar as peónias.

Se não cortar todas as flores da peónia para os vasos, a monda ajudará a redirecionar a energia para a planta para a folhagem e as flores do próximo ano, em vez de formar vagens de sementes.

Para cortar a cabeça de uma peónia, utilize uma tesoura de poda afiada e limpa para cortar os caules das flores no ponto em que se encontram com as folhas. Quanto à folhagem, deve deixá-la no jardim até ao outono. O resto deste artigo explicará porque deve deixar a folhagem da sua peónia herbácea até ao outono.

Quando cortar as peónias

Ao longo da estação, as folhas da sua peónia podem começar a ter um aspeto menos brilhante. E embora possa ser tentador cortá-las, a planta depende da energia das folhas para o novo crescimento do ano seguinte. É por isso que precisa de esperar até ao outono para podá-las. Cortá-las mais cedo pode afetar as flores do próximo ano.

Veja também: Habitat de alimentação para polinizadores: o que plantar ao sol e à sombra

A folhagem da peónia é suscetível a doenças fúngicas, como o oídio (mostrado aqui). Não matará a sua peónia, mas não tem bom aspeto. Esta planta foi colocada numa área que recebe sombra parcial. Sol pleno e muita circulação de ar à volta da planta ajudá-la-ão a prosperar - e a ter um melhor aspeto durante toda a estação de crescimento.

Por exemplo, a folhagem da peónia pode ser propensa ao oídio, que não mata a planta, apenas tem um aspeto desagradável. O sol pleno e muito espaço para promover a circulação do ar podem ajudar a prevenir o oídio. Outras afecções podem incluir a podridão cinzenta, a murcha de verticillium e os escaravelhos japoneses.

Saber quando cortar as peónias no outono é fundamental. Em termos de tempo, espere até que uma geada forte acabe com a folhagem (onde vivo, isso é normalmente por volta de outubro, mas há anos em que é em novembro). Até essa altura, as folhas das peónias são muito bonitas no início do outono, mudando de cor - normalmente para um tom dourado - como outras árvores e arbustos.

Com uma tesoura de poda bem afiada, poda todos os caules até ao nível do solo. Tenha cuidado com a terra à volta da base da planta, para não danificar a coroa ao nível do solo.

Veja também: Ideias para plantadores: dicas de design inspiradoras para cultivar belos recipientes de jardim

Mesmo quando as peónias estão caídas, a sua folhagem continua a ser atraente no jardim. Considere a possibilidade de colocar suportes para evitar que as peónias caiam devido ao seu peso ou em caso de chuva forte.

Porque é que é importante cortar as plantas de peónia

Neste site, falamos sobre as razões pelas quais os jardineiros devem deixar a limpeza do jardim de outono para a primavera. As peónias, no entanto, estão isentas desta regra. São uma daquelas plantas que deve cortar, especialmente se tiver tido problemas de doenças ao longo da estação de crescimento. Cortar uma peónia ajudará a evitar que pragas e doenças prejudiquem a planta. Certifique-se de que, depois de ter podado tudoNa parte de trás, retire todos os detritos vegetais da área, incluindo quaisquer folhas que possam ter caído. Deite fora as aparas - folhas doentes ou caules devastados por insectos - diretamente no lixo, não no monte de composto.

Se vive num clima especialmente frio, adicione uma ligeira camada de cobertura vegetal (como casca de árvore triturada ou agulhas de pinheiro) na base da planta, onde cortou tudo. Certifique-se de que remove a cobertura vegetal de inverno na primavera. Se estiver a alterar o solo à volta da sua peónia com composto - as plantas preferem um solo bem drenado - não o amontoe na coroa, adicione-o à volta do perímetro.

As pragas e doenças, como a botrytis (mostrada aqui), podem ser inestéticas, mas é importante deixar a folhagem da peónia intacta até ao outono para que a planta possa desenvolver as suas folhas e flores para a estação seguinte.

Quando cortar as peónias Itoh e das árvores

As peónias Itoh (ou interseccionais), que são um cruzamento entre as peónias herbáceas mencionadas neste artigo e as peónias arbóreas, devem seguir o mesmo calendário de poda. No entanto, neste caso, poda a parte herbácea até à parte lenhosa, que deve deixar intacta.

A melhor altura para podar uma peónia arbórea é logo após a sua floração. Não a corte no outono como faria com uma peónia herbácea ou Itoh. Pode fazer uma poda ligeira na primavera antes de o arbusto florescer. Use podadores limpos para remover os rebentos à volta da base, bem como qualquer madeira morta.

Para ver como as peónias devem ser cortadas e conhecer as diferentes opções de tempo, veja este vídeo:

Mais conselhos de poda

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.