3 armadilhas de plantar sementes demasiado cedo!

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Tal como muitos jardineiros, uma vez terminada a limpeza das férias, a minha mente volta-se para o planeamento do jardim e para o arranque das sementes; especialmente com todos os novos catálogos de sementes que chegam todos os dias à minha caixa de correio! No entanto, janeiro é demasiado cedo para iniciar a maioria das sementes e semear sementes demasiado cedo é tão mau - talvez pior! - do que iniciá-las demasiado tarde.Aqui estão três armadilhas de plantar sementes demasiado cedo.

É tentador começar a semear dentro de casa assim que os catálogos de sementes chegam e as prateleiras de sementes ficam cheias nos centros de jardinagem locais (prateleiras de sementes da Halifax Seed).

3 armadilhas de plantar sementes demasiado cedo:

1) Demasiada pouca luz - A maioria das plantas precisa de, pelo menos, 10 horas de luz para crescer bem e, em janeiro, grande parte do Hemisfério Norte recebe menos do que isso. No meu jardim da Nova Escócia, só recebo cerca de nove horas de luz entre o início e meados de janeiro. Demasiada pouca luz resulta em plantas pernaltas e espigadasmudas, que nunca darão boas plantas de jardim.

Post relacionado: Melhor maneira de começar as sementes: Luzes de cultivo ou parapeitos de janelas ensolarados

Estas plântulas pernaltas nunca se tornarão plantas fortes e saudáveis.

Veja também: Sementeira direta: Conselhos para semear diretamente no jardim

2) Uma selva interior - Para os jardineiros que cultivam com luz, a falta de luz não é um problema, desde que as lâmpadas estejam penduradas apenas cerca de 5 cm acima das plantas. E, uma luz adequada eliminará o fator pernilongo e ajudará a produzir plântulas robustas e bem ramificadas. Mas, começar as suas sementes demasiado cedo pode ainda ser um problema. Como? As sementes semeadas demasiado cedo resultarão em plantas maiores.... que depois precisam de ser envasadas em vasos maioresrecipientes... que rapidamente tomarão conta da sua área/casa de arranque de sementes e lhe custarão mais dinheiro em terra para vasos, fertilizante orgânico e vasos. Além disso, terá de estar atento à rega, uma vez que essas plântulas de tamanho considerável necessitarão de rega mais frequente.

Veja também: Utilize coberturas de canteiros para proteger a sua horta de estação para estação

3) As plantas grandes podem morrer - E aquelas plantas grandes nos vasos grandes? Bem, elas podem pensar que atingiram a maturidade e começar a produzir flores e frutos enquanto ainda estão dentro de casa. No caso dos tomates, pode pensar que isto lhe dá um avanço fantástico para uma colheita caseira, mas não é o caso. Os tomateiros crescem e produzem melhor quando são transplantados antes de começarem a florescer, 6 a 8O bolbo pode também afetar negativamente outros tipos de plântulas como os brócolos, as couves, a couve-flor, as abóboras, os pepinos e as abóboras, reduzindo ou eliminando a sua colheita, e não a acelerando.

Então, se plantar sementes demasiado cedo é mau, quando deve começar as suas sementes de legumes, ervas e flores? Consulte o pacote de sementes, o catálogo ou o sítio Web da empresa. Eles devem oferecer conselhos precisos sobre quando semear as sementes para cada tipo de planta. Também pode encontrar uma excelente calculadora de arranque de sementes aqui. Basta introduzir a sua última data média de geada e ela dir-lhe-á quando semear dentro de casa.

Post relacionado: Guia de iniciação à plantação de sementes de jardim

Estas mudas de tomate foram plantadas na altura certa - 6 a 8 semanas antes da última geada - e cultivadas com muita luz.

Entretanto, se ainda estiver ansioso por começar a semear, experimente estes projectos simples de jardim interior.

Semeadura de janeiro com conhecimento de causa:

  • Plante alguns vasos ou tabuleiros de rebentos ou microgreens. Adoramos rebentos de girassol, couve bebé e verduras asiáticas. Para obter melhores resultados, semeie as sementes sob luzes de cultivo.
  • Organize as suas sementes! Tenho sempre a melhor das intenções de manter as minhas caixas de sementes bem organizadas. No entanto, em setembro, as plantações sucessivas e as sementeiras repetidas resultam num caos nas caixas de sementes. Aproveite esta oportunidade para analisar os seus pacotes de sementes, deitando fora os que estão velhos e doando os que não voltará a utilizar. Também pode fazer um inventário do que tem, o que o ajudará a decidir o queordem. Manter as sementes organizadas numa caixa de fotografias, num álbum de fotografias ou noutro tipo de recipiente de armazenamento.
  • Agora que já organizou as suas sementes, é altura de consultar os seus catálogos de sementes preferidos e encomendar sementes frescas. Não se esqueça de verificar algumas das variedades recentemente introduzidas, como as vencedoras da Seleção All-America de 2017!

Vai começar a plantar sementes dentro de casa esta primavera?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.