Utilize coberturas de canteiros para proteger a sua horta de estação para estação

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A utilização de coberturas de canteiros como mini túneis de argolas, coberturas de fileiras ou armações de frio portáteis é o meu segredo para uma horta abundante e saudável. Estas coberturas versáteis permitem-me aumentar a produção, reduzir os danos causados por pragas e pelas condições climatéricas e prolongar a época de colheita até ao outono e inverno, Cultivo a coberto No meu artigo, escrevo sobre as várias formas de utilização de coberturas pequenas e grandes numa horta doméstica. Continue a ler se quiser saber mais sobre a utilização de coberturas de proteção na sua horta.

Utilizo uma variedade de coberturas de jardim durante todo o ano para ajudar a proteger os meus legumes das geadas, do mau tempo e das pragas. (Fotografia de Growing Under Cover publicado pela Storey Publishing. Crédito da fotografia - Cooked Photography)

6 razões para utilizar coberturas para canteiros de jardim

Há muitas vantagens em cultivar sob coberturas. Para mim, a principal razão é que as coberturas permitem-me criar um microclima à volta das minhas plantas, capturando o calor e aumentando a produção. Aqui estão outras vantagens da utilização de coberturas de jardim:

  1. Proteger da geada - A proteção contra as geadas era o meu objetivo inicial quando comecei a utilizar coberturas de jardim e continuo a utilizá-las para proteger os legumes de uma descida brusca de temperatura. As coberturas contra as geadas, como as coberturas em linha, as lonas de polietileno e os cloches, são utilizadas principalmente na primavera e no outono.
  2. Proteger do mau tempo e controlar o ambiente - Embora utilize coberturas para evitar danos provocados pelas geadas, também as utilizo para outros tipos de condições meteorológicas extremas, como granizo, aguaceiros e ventos fortes. As coberturas para o mau tempo são geralmente temporárias e utilizadas apenas durante algumas horas ou talvez um ou dois dias. Por exemplo, um balde de metal ou de plástico por cima de uma muda de tomate recém-plantada oferece uma proteção temporária eficaz contra as intempéries.um mini túnel rápido sobre um canteiro elevado para proteger os legumes de tempestades repentinas.
  3. Reduzir os danos causados por pragas - Ao contrário das coberturas utilizadas para a proteção temporária contra as geadas, as coberturas para a prevenção de pragas são normalmente deixadas no local durante semanas ou meses e devem, por conseguinte, permitir a passagem da luz. As redes para insectos e os tecidos de barreira são perfeitos para o efeito.
  4. Desfrute de uma colheita durante todo o ano - Uma cobertura para canteiros, como um mini túnel de argolas ou uma estrutura de frio, pode proteger das intempéries temporárias, como a geada ou o granizo, ou pode ser utilizada para prolongar a época de colheita até ao outono ou mesmo ao inverno.
  5. Poupar dinheiro - Utilizar coberturas de jardim para maximizar a produção ajuda-me a cultivar mais alimentos e a poupar dinheiro. Além disso, posso desfrutar de uma colheita hiperlocal e reduzir a necessidade de comprar verduras e legumes transportados de longe.
  6. É fácil! Sim, é fácil ser um jardineiro disfarçado. Mantenho coberturas de fileiras, telas de sombreamento e folhas de polietileno dobradas e empilhadas no meu galpão de jardim. Arames de arame, metal e PVC estão alinhados fora do galpão. Se o tempo der uma guinada repentina, levo apenas alguns minutos para montar alguns arcos e cobri-los com um comprimento de cobertura de fileiras.

Muitas coberturas de jardim, como a tela de sombra, podem ser utilizadas no verão, especialmente em climas quentes. Este simples túnel de tela de sombra ajuda a retardar o aparecimento de bolbos de verduras como a alface no final da primavera.

Tipos de coberturas para canteiros de jardim

Há muitos tipos de coberturas de canteiros que pode utilizar na sua horta. Quando comecei a prolongar a minha estação, há quase duas décadas, comecei com uma cobertura de fileiras, um material semelhante a um tecido, facilmente adquirido em centros de jardinagem.politúnel sem aquecimento. Segue-se uma lista de alguns dos tipos mais comuns de coberturas de jardim.

Capa de linha

Também conhecidas como reemay, são coberturas leves, semelhantes a tecidos, frequentemente utilizadas para proteção contra a geada. Existem em vários pesos e tamanhos e podem ser cortadas para se adaptarem ao espaço do seu jardim. Existem três tipos principais de coberturas de fileiras: leves, médias e pesadas. Tenha em atenção que os tecidos mais pesados apenas permitem a passagem de 30 a 50% da luz e destinam-se a ser utilizados temporariamente ou no invernoproteção. Geralmente, utilizo coberturas de linhas leves (que permitem a passagem de 85 a 90% da luz) como coberturas de canteiros a longo prazo.

Os arcos de cobertura das fileiras protegem das geadas ligeiras e das pragas de insectos como a lagarta da couve.

Veja também: Como preparar o seu jardim para o inverno com a nossa lista de verificação de jardinagem de outono

Tecidos, redes e malhas de barreira contra insectos

Estes materiais são normalmente colocados em arcos sobre um canteiro para impedir que os insectos ou outras pragas tenham acesso às suas culturas. Eu utilizo redes para pássaros ou rede de galinheiro em cima dos arcos para evitar danos causados por veados ou coelhos. Também podem ser utilizados para manter gatos, cães e galinhas fora dos canteiros. Para as pragas de insectos, como os insectos da abóbora ou os vermes da couve, pode comprar redes para insectos ou tecidos translúcidos para barreira contra insectos que permitema água, o ar e 95% da luz passam para as suas plantas, mas bloqueiam as pragas de insectos.

Existem muitos produtos disponíveis para reduzir os danos causados por pragas de insectos, bem como por veados e coelhos. Os tecidos e redes de barreira contra insectos podem ser colocados sobre as culturas ou flutuados em arcos ou armações.

Folha de polietileno

Existem vários tipos de películas de plástico que pode comprar para utilizar como coberturas de jardim. As películas para construção, como as utilizadas como panos para pintar, são muito finas e rasgam-se facilmente. Também não oferecem grande proteção contra a geada ou o frio. Prefiro o plástico de estufa de 6 milímetros que é vendido em tamanhos pré-cortados, ao pé de cada metro em centros de jardinagem seleccionados, ou ao rolo. NormalmenteO plástico para estufas também tem tratamento UV e não se estraga rapidamente ao sol como as folhas de plástico mais baratas.

Tecido de sombra

A tela de sombra é uma cobertura pouco apreciada que tem lugar tanto nos jardins do sul como nos do norte. Utilizo longas faixas de tela de sombra quando o tempo aquece no final da primavera para atrasar o aparecimento de bolbos nas culturas de salada, como a alface, a rúcula e os espinafres. Também a utilizo no verão sobre canteiros que foram recentemente semeados ou transplantados com culturas sucessivas. A sombra temporária impede que o solo seque demasiado depressaEm climas quentes, pode ser pendurado um pano de sombra sobre todo um jardim ou estufa para reduzir as temperaturas e minimizar os danos causados pelo calor às plantas.

Esta linda alface foi protegida por um mini túnel de tecido de sombra no início do verão. O tecido proporcionou sombra suficiente para reduzir a luminosidade e abrandar o aparecimento de bolbos.

Mini túneis em arco

Embora as coberturas de jardim, como as coberturas em linha ou os tecidos de barreira contra insectos, possam ser colocadas diretamente em cima das culturas, eu prefiro colocá-las em arcos. Tem um aspeto mais arrumado e é mais fácil ventilar e cuidar das culturas por baixo. Saiba mais sobre os meus mini túneis de arcos no meu curso online, How to Build & Use Mini Hoop Tunnels in the Vegetable Garden. Dependendo da estação, da razão da cobertura e se éPara um túnel rápido e de curta duração, o arame de calibre 9 pode ser cortado e dobrado em forma de U e inserido em canteiros elevados ou enterrados. Para arcos mais resistentes, utilizo PVC de meia polegada de diâmetro ou conduta metálica. Para dobrar a conduta metálica, necessitará de um dobrador de arcos metálicos. Os arcos metálicos são muito resistentes e confio neles para os meus túneis de inverno. SuportamLeia mais sobre a dobragem de arcos metálicos aqui .

Aqui está mais sobre o meu curso online sobre a utilização de mini túneis de argolas:

Armações de frio (portáteis e permanentes)

As armações frias podem ser feitas em casa ou compradas online ou em centros de jardinagem. Ao longo dos anos, utilizei muitos tipos de armações frias e descobri que todas têm o seu lugar. As armações permanentes feitas de madeira e cobertas com uma folha de policarbonato ou uma janela velha são estruturas robustas. Coloquei-as em cima de um canteiro de jardim ou afundei-as no solo para aumentar a retenção de calor. Se vive num clima frio e desejaPara uma proteção mais ligeira - início da sementeira ou colheita na primavera e no outono - pode utilizar uma estrutura de frio em policarbonato, em que os lados e o topo são feitos de policarbonato com 4 mm de espessura. Considero estas estruturas portáteis e desloco-as frequentemente pela minha horta, colocando-as em cima de culturas como alface, cenoura e couve.

Um mini túnel de argolas é uma forma fácil de prolongar a colheita no outono ou de plantar mais cedo na primavera. (Fotografia de Growing Under Cover publicado pela Storey Publishing. Crédito da fotografia - Cooked Photography)

Cloches

Os cloches são uma cobertura temporária para os canteiros, mas que pode ser eficaz na primavera e no outono. Tradicionalmente, os cloches eram frascos de vidro em forma de sino que eram colocados sobre as plantas para as proteger do tempo frio. E embora ainda possa comprar estes cloches elegantes para o seu jardim, são mais decorativos do que práticos, pois são caros e quebráveis,Eu coloco-os por cima das mudas de pimento e tomate recém-transplantadas na primavera, retirando a tampa para evitar a acumulação de calor. Também se encontram disponíveis online e em centros de jardinagem pacotes de cloches de plástico. Os cloches protegem bem algumas plantas, mas se tiver muitas mudas ou canteiros inteiros para cobrir, sugiro um mini túnel de arcosem vez disso.

Uma estrutura de frio é uma cobertura de jardim eficaz para começar a cultivar as verduras da primavera ou para prolongar a estação no final do outono. (Fotografia de Growing Under Cover publicado pela Storey Publishing. Crédito da fotografia - Cooked Photography)

Como utilizar eficazmente as coberturas de canteiros de jardim

A utilização de coberturas como o plástico e a tela de sombra é bastante simples, mas tenho algumas dicas para o ajudar a tirar o máximo partido das suas coberturas de jardim:

Veja também: Milho mache: perfeito para a horta de inverno
  • Ventilação - Esta é a tarefa mais importante a ter em conta quando se utilizam coberturas de jardim, tais como túneis de mini-hortas, armações frias e estufas. É espantoso a rapidez com que a temperatura pode subir debaixo de uma cobertura, mesmo num dia nublado. Por exemplo, podem estar apenas 4 C (40 F) ao ar livre no início da primavera, mas se o sol estiver lá fora, a temperatura dentro de um túnel de mini-hortas pode subir rapidamente para 20 C (68 F).termómetro interior/exterior para vigiar a temperatura ou simplesmente planear a abertura das extremidades dos túneis de mini-hortas e dos topos das armações frigoríficas quando a temperatura estiver alguns graus acima de zero.
  • Água - Certas coberturas, como as coberturas em linha e as telas de sombra, são porosas e permitem a passagem da água. Outras, como as lonas de plástico, não o são e terá de estar atento à humidade do solo se forem deixadas no local durante mais do que alguns dias. Perguntam-me muitas vezes sobre a rega no inverno. Não rego no inverno quando as plantas estão escondidas debaixo das suas coberturas protectoras, uma vez que o solo está congelado e o tempo frioreduz a transpiração.
  • Fixar bem as coberturas. Utilizo grampos de pressão para prender as coberturas das fileiras, as telas de sombra e as lonas de plástico aos arcos, mas também pode pesar os lados da cobertura com pedras, troncos e outros materiais pesados.
  • Cuidado com as pragas. Se já teve problemas com roedores anteriormente, é útil instalar uma rede metálica no fundo e nos lados de uma estrutura de frio quando a constrói para evitar que os ratos entrem na estrutura.

Se tem espaço, opte por uma grande cobertura de jardim

Nem todas as coberturas que utilizo na minha horta são pequenas. Há alguns anos, acrescentei um politúnel de 14 por 24 pés para aumentar o meu espaço de cultivo abrigado. Fez uma diferença ENORME na produção de alimentos no nosso quintal, permitindo-nos colher culturas que gostam de calor, como tomates, pepinos e pimentos, semanas mais cedo no verão, bem como protegê-las mais tarde no outono.Um politúnel não é, no entanto, a sua única opção, com estufas, cúpulas geodésicas e bioshelters também populares entre os jardineiros domésticos.

Para ler mais sobre coberturas de canteiros, consulte os meus livros Growing Under Cover e The Year-Round Vegetable Gardener. Também pode estar interessado nos artigos abaixo:

  • Utilizar mini túneis para prolongar a estação e reduzir as pragas

Utiliza coberturas de canteiros para proteger as suas culturas?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.