Cultivo de feijão verde: saiba como plantar, cultivar e colher uma colheita abundante de feijão verde

Jeffrey Williams 23-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivo feijão verde desde criança. De facto, foi a minha paixão pelo feijão verde e amarelo que me inspirou a começar a fazer jardinagem. Hoje em dia, o feijão verde continua a ser uma das minhas culturas favoritas para cultivar e comer. Cultivo tanto o tipo arbusto como o tipo vara para uma época de colheita mais longa, plantando-os nos meus canteiros elevados, mas também em jardineiras no meu terraço ensolarado nas traseiras. O feijão verde é fácil e rápido deO seu crescimento é muito fácil, o que também o torna o vegetal perfeito para os jardineiros principiantes.

Cultivo de feijão verde - tipos de cultivo

Há tantos tipos deliciosos de feijão ( Phaseolus vulgaris Os feijões podem ser agrupados pelas suas partes comestíveis (vagens versus sementes), pela forma como são consumidos (vagens frescas versus sementes frescas versus sementes secas), ou pelo seu hábito de crescimento (arbusto versus vara).

  • Feijão bravo - Os feijões de arbusto são rápidos e fáceis de cultivar, com a maioria das variedades a crescerem entre 12 a 24 polegadas de altura. Uma vez que as sementes são semeadas no final da primavera, a colheita de feijões frescos começa normalmente em sete a oito semanas e dura cerca de três semanas.
  • Feijão de vara - Os feijões de vara podem ser feijões de vara ou feijões de vagem com plantas que crescem de 2 a 3 metros de altura. Devem ser cultivados numa treliça, numa tenda, numa torre, numa rede ou em estacas e começam a ser colhidos onze a doze semanas após a sementeira. A época de colheita é mais longa do que a dos feijões do mato, durando cerca de seis semanas.

O feijão verde é um dos legumes mais fáceis de cultivar. Plante sucessivamente sementes frescas a cada duas ou três semanas para obter uma época de colheita mais longa.

Quando plantar feijão verde

O feijão verde é um vegetal de clima quente e a altura ideal para o plantar é depois de passado o perigo de geada no final da primavera. Plante o feijão verde num local com sol pleno. Antes de plantar, corrijo o solo dos meus canteiros elevados com uma polegada de composto e uma aplicação de um fertilizante vegetal orgânico de libertação lenta para fornecer nutrientes como o azoto, o potássio e o fósforo.

Veja também: Flor de brócolos: Porque é que as plantas de brócolos se estragam e o que fazer

Quando cultivar feijão verde, não tenha pressa em semear as sementes, pois a plantação quando o solo ainda está frio e húmido pode levar ao apodrecimento. Procure semear quando a temperatura do solo atingir 21 C. A maioria dos tipos de feijão são semeados diretamente ao ar livre, pois germinam rapidamente e não respondem bem ao transplante.

Os canteiros elevados são ideais, mas o feijão verde também pode ser cultivado em vasos e jardineiras. Para o feijão verde, escolha uma grande caixa de janela ou um vaso que tenha pelo menos 15 polegadas de diâmetro. Para o feijão verde, o recipiente deve ter pelo menos 18 polegadas de diâmetro. Encha os vasos com uma mistura de mistura para vasos de alta qualidade e composto, numa proporção de dois terços de mistura para vasos e um terço de composto.

Como plantar feijões do mato

Após a última data de geada, semeie as sementes de feijão-caupi com 1 polegada de profundidade e 2 polegadas de distância em fileiras de 18 a 24 polegadas de distância. Quando as plantas estiverem a crescer bem, desbaste-as para 6 polegadas. Os feijões não precisam de um longo período de crescimento, mas para uma colheita mais longa, plante sucessivamente as sementes de feijão-caupi a cada duas ou três semanas, ou até cerca de dois meses antes da primeira geada de outono prevista.

Veja também: Regar as plantas pelo fundo: uma técnica eficaz para regar as plantas de interior

Como plantar feijão de vara

Os feijões de vara precisam de uma estrutura robusta para suportar as suas pesadas videiras e devem ser erguidas treliças ou tendas antes de Semeie as sementes com 1 polegada de profundidade e 3 polegadas de distância para os feijões de vara em treliça, eventualmente desbastando-as para 6 polegadas. Para uma tenda, use postes com pelo menos 7 pés de altura e plante seis a oito sementes em torno da base de cada poste. A minha maneira favorita de cultivar feijões de vara é sobre um túnel de feijão de vara. Acrescenta interesse vertical ao jardim e é um local divertido para passar o verão - um forte vivo!

Os feijões de vara precisam de um tipo de suporte robusto como uma treliça, rede, tenda, torre ou túnel.

Como cultivar feijão verde

Os feijoeiros são vegetais de manutenção muito reduzida e, quando as plântulas estiverem a crescer bem, requerem pouco cuidado. Mantenha-se atento a pragas como as lesmas, tomando medidas se necessário. Os escaravelhos mexicanos do feijão são outra praga comum do feijão, sendo os adultos parecidos com joaninhas. Os escaravelhos vermelho-alaranjados têm dezasseis manchas pretas no dorso. Os seus ovos e fases larvares são de cor amarela. Utilize coberturas de linhas paraevitar danos e selecionar e destruir todos os que encontrar.

Quando se cultiva feijão verde, não se deve mexer na plantação de feijão quando o tempo está húmido, porque os feijoeiros são susceptíveis a doenças fúngicas e a folhagem molhada espalha as doenças.

A humidade consistente resulta numa colheita da mais alta qualidade, por isso regue semanalmente se não tiver chovido, prestando especial atenção à rega quando as plantas estão a florescer e a produzir vagens. Procure também regar ao início do dia para que a folhagem tenha a oportunidade de secar antes da noite. Cubra as plantas com palha ou folhas trituradas para manter a humidade do solo e reduzir o crescimento de ervas daninhas.

Ao cultivar feijão verde, colher de poucos em poucos dias para incentivar as plantas a continuar a produzir flores e vagens frescas.

Conselhos para a colheita de feijão verde

A regra para a colheita do feijão verde é que quanto mais se apanha, mais se obtém. Mantenha-se a par da colheita do feijão, colhendo-o de poucos em poucos dias, especialmente quando as plantas estão no pico de produção. O excesso de feijão pode ser conservado em pickles, escaldado e congelado, ou partilhado com a família e os amigos.

Colha as vagens de qualquer tamanho, mas a maioria está pronta quando tem 4 a 6 polegadas de comprimento, lisas e com grãos interiores ainda muito pequenos. Remova prontamente as vagens demasiado maduras das plantas, uma vez que isso assinalará uma mudança da produção de flores e vagens para a produção de sementes, diminuindo a colheita.

Por muito que goste de feijão verde, também adoro experimentar variedades de feijão amarelo, roxo, vermelho e às riscas.

Os melhores feijões verdes para cultivar

É um dado adquirido que todos os verões vou cultivar feijão verde (e feijão amarelo e roxo também!) Há muitos feijões verdes híbridos e de herança excelentes para cultivar. Aqui estão alguns dos meus favoritos:

Feijão bravo

  • Mascote - As plantas compactas produzem uma colheita pesada de vagens verdes super finas produzidas no topo da folhagem - fácil de apanhar! Cultivo as plantas de 16 polegadas de altura em canteiros elevados, mas também se dão bem quando plantadas em vasos e caixas de janela.
  • Fornecedor - O Provider é um feijão verde popular que tolera a plantação em solos frios, o que permite aos jardineiros do norte dar um salto na época de plantação da primavera. As vagens lisas têm cerca de 5 polegadas de comprimento e as plantas são resistentes a várias doenças, incluindo o oídio.
  • Concorrente - A Contender é uma variedade de alto rendimento que é também uma das mais precoces a produzir. Cada planta produz dezenas de vagens redondas e ligeiramente curvadas.

Feijão de vara

  • Emerite - É uma variedade precoce, mas é a qualidade das vagens que faz com que seja um cultivo obrigatório. Os feijões interiores crescem muito lentamente, o que significa que as vagens são rápidas e deliciosas, independentemente da fase de colheita - com apenas 10 cm de comprimento ou quando atingem os 20 cm de comprimento.
  • Fortex - Este feijão de vara do tipo francês é incrivelmente produtivo, produzindo vagens verdes finas e sem fio que podem crescer até 10 polegadas de comprimento! Geralmente começo a colher quando os feijões têm 5 a 6 polegadas de comprimento, mas eles mantêm a sua qualidade de consumo mesmo quando têm 10 polegadas de comprimento.
  • Corredor Escarlate - Este feijão é popular pelo seu crescimento vigoroso e flores vermelhas brilhantes que são atractivas para os beija-flores. É frequentemente cultivado como planta ornamental, mas os feijões verdes médios também são comestíveis.

Neste vídeo, mostro-lhe como plantar feijão verde em arbusto e em vara.

Para saber mais sobre como cultivar os seus próprios legumes, consulte estes artigos fantásticos:

    Está a cultivar feijão verde na sua horta este ano?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.