Begonia Gryphon: Conselhos para cultivar esta begónia em cana no interior ou no exterior

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A Begonia Gryphon é uma planta perene, perene e atraente, que é frequentemente cultivada como planta de casa. Com as suas folhas grossas e coloridas e o seu aspeto único, é uma bela adição aos jardins sombrios e às colecções de plantas de casa. O nome botânico oficial desta planta é Begónia x híbrida Continue a ler para aprender informações essenciais e gerais sobre como cuidar desta planta, tanto no interior como no exterior.

As begónias Gryphon podem ser cultivadas no solo ou em recipientes, e a sua folhagem única vai fazê-lo parar no seu caminho. (Crédito: Mark Dwyer)

Conheça a Gryphon Begonia

Uma herbácea perene na Begoniaceae A Begonia Gryphon é uma planta de folhagem com folhas semelhantes às do ácer. A folhagem colorida é constituída por folhas verdes palmadas com variegação branca e faces inferiores e nervuras das folhas castanhas. É uma beleza majestosa que tem o nome da criatura mítica conhecida como o grifo. Com o corpo de um leão e a cabeça e as asas de uma águia, o grifo, embora seja apenas um produto da imaginação do homem, éO nome comum pode ter sido atribuído porque as folhas se assemelham a uma garra de águia ou a uma asa de águia. Ou talvez seja porque a Gryphon Begonia é uma criatura igualmente resistente e impressionante!

A folhagem verde atinge uma altura de 36-41 cm e uma largura de 41-46 cm na maturidade. Ao contrário de outros tipos de begónias, a Gryphon tem um hábito de crescimento ereto com caules grossos que parecem bambu. Os caules são herbáceos e não lenhosos.

As nervuras castanhas e a parte inferior das folhas desta begónia são uma caraterística especial. (Crédito: Mark Dwyer)

Que tipo de begónia é a begónia Gryphon?

Existem sete tipos distintos de begónias, incluindo as tuberosas, as Rex, as rasteiras, as rizomatosas, as semperflorens, as arbustivas e as begónias de cana. Entre estas sete categorias existem quase duas mil espécies e cultivares. A Begonia Gryphon é uma cultivar do grupo das begónias de cana. As características das begónias de cana incluem caules grossos e erectos e a ausência de rizomas ou tubérculos. As raízes das begónias de canaAs begónias são fibrosas e o grupo inclui também outras begónias comuns, como a asa de anjo, a asa de dragão e a begónia de bolinhas ( Begonia maculata ).

Entre os muitos híbridos de begónia existentes atualmente, a durabilidade e a versatilidade desta planta de fácil manutenção fazem dela uma excelente escolha para o cultivo no interior e no exterior, dependendo do local onde vive.

O Gryphon pode ser cultivado no exterior como uma planta anual ou no interior como uma planta de casa. Este jardineiro misturou-o com outras belezas como uma videira de batata-doce, begónias em flor e uma cordyline.

Onde cultivar esta planta de folhagem

Membros do género Begónia A Begonia Gryphon não é exceção, pois não sobrevive às geadas. Por este motivo, as plantas de Begonia Gryphon só podem ser cultivadas ao ar livre durante todo o ano nas zonas 8 e superiores da USDA (Florida e sul do Louisiana). Noutras regiões, trate-a como uma planta anual se quiserCultive-a ao ar livre, tal como faria com outras begónias, como a begónia-cera e a begónia tuberosa. No final da estação de crescimento ao ar livre, pode deitar fora a planta ou levá-la para dentro de casa e cultivá-la como planta doméstica.

Outra opção é cultivar a Begonia Gryphon como planta de casa durante todo o ano. Pode optar por mantê-la sempre dentro de casa, ou pode levar o vaso para o exterior durante os meses de verão. Lembre-se apenas de a levar de novo para dentro de casa antes da primeira geada do outono.

Veja também: Plantar legumes de crescimento rápido para uma colheita caseira em seis semanas ou menos

A Begonia Gryphon é um excelente espécime para jardins de contentores. A sua folhagem única torna-a um "thriller" perfeito para desenhos de contentores que empregam a combinação "thriller, filler, spiller".

A Gryphon Begonia tem um aspeto notável num vaso. Esta está a crescer com tradescantia, vinca anual e outras.

A melhor luz para a Begonia Gryphon

Os níveis de luz adequados são essenciais para uma folhagem atractiva. Demasiado sol resulta em folhas branqueadas ou queimadas. Uma vez que se trata de uma planta de sub-bosque de regiões tropicais, se estiver a cultivar Gryphon Begonias no exterior, no solo ou num vaso, escolha um local com sombra parcial que receba algum sol de manhã cedo ou ao fim da tarde. O sol parcial que se encontra por baixo de uma árvore de folha caduca é outrocondição que se adequaria a esta planta.

No interior, coloque a sua Gryphon Begonia numa janela virada para este ou oeste, onde receba o sol da manhã ou do fim da tarde. Evite o sol direto e brilhante de uma janela virada para sul. Uma janela virada para norte é outra opção possível, desde que não haja uma saliência no telhado ou outra estrutura a bloquear os níveis mínimos de luz que esta exposição já recebe aqui no Hemisfério Norte. Também podeutilizar uma luz de cultivo se não tiver uma janela ideal.

Nesta plantação, a Begonia Gryphon é combinada com hostas para fazer uma combinação deslumbrante para um local à sombra debaixo de uma árvore de folha caduca. (Crédito: Mark Dwyer)

Temperaturas ideais

A melhor temperatura para esta begónia de cana é entre 60° e 85° F. Temperaturas prolongadas abaixo de 50° F restringem o novo crescimento. Qualquer temperatura abaixo de zero resulta numa folhagem enegrecida e na morte da planta.

Condições de humidade excessiva e má circulação de ar podem resultar em doenças fúngicas como a botrytis e o oídio. Para evitar estes agentes patogénicos, certifique-se de que as plantas recebem uma boa circulação de ar se forem plantadas no exterior. No interior, isto raramente é um problema, uma vez que os níveis de humidade na maioria das casas são mais secos, especialmente no inverno.

Rega das begónias Gryphon

Embora a Begonia Gryphon não seja considerada uma planta de baixo consumo de água, é uma planta eficiente em termos de água. Os caules grossos e herbáceos retêm a humidade, embora não da mesma forma que uma planta suculenta tolerante à seca.

As begónias de cana são propensas a apodrecer o caule e as raízes se o solo for mantido demasiado húmido ou se a base do vaso for deixada em água parada. As condições secas são melhores do que as húmidas para esta beleza.

Quando regar a Begonia Gryphon, utilize um regador para aplicar água apenas no solo e deixe-a escorrer pelo solo e pelos orifícios de drenagem se a planta estiver a crescer num vaso. Mantenha as folhas tão secas quanto possível para reduzir as hipóteses de doenças fúngicas. Se estiver a crescer no solo, aponte a água de rega para o solo e não para a folhagem. Obviamente, não pode evitar que a chuva molhe a folhagem,por isso não te preocupes muito com isso.

Esta coleção de plantas de interior está a crescer num alpendre durante o verão, onde a folhagem permanecerá seca e protegida da chuva. Uma Gryphon Begonia está na extrema esquerda. Todas serão transferidas para dentro de casa antes da primeira geada.

Conselhos de fertilização

Em geral, a Begónia Gryphon é uma planta de baixa manutenção, mas a fertilização é útil, especialmente quando é cultivada num recipiente. Para as plantas que crescem num vaso (independentemente de as cultivar dentro ou fora de casa), utilize um fertilizante líquido para plantas domésticas de 4 em 4 semanas, de março a setembro. Em alternativa, pode utilizar um fertilizante granular para plantas domésticas de 2 em 2 meses. Não fertilize noinverno, a menos que se viva num clima tropical.

Para as begónias que crescem ao ar livre no solo, é necessária pouca fertilização. Se alterar o seu jardim com composto ou cobertura vegetal em cada estação, à medida que se decompõe, liberta nutrientes para o solo. Se quiser, pode adicionar um fertilizante orgânico granulado ao local de plantação na primavera, embora não seja necessário para o sucesso.

Com que frequência fazer o transplante

As begónias Gryphon podem viver muitos anos no mesmo vaso. Os vasos de barro são uma boa escolha para as begónias porque são porosos e secam mais rapidamente do que os vasos de plástico. Os vasos de cerâmica vidrada também são uma boa opção.

Como saber quando deve replantar uma Gryphon Begonia? Eis três sinais a que deve estar atento.

  1. Quando a água de rega escorre para o interior do vaso sem penetrar na terra, é provavelmente altura de mudar de vaso.
  2. Se os caules ou as raízes parecerem estar a rebentar para fora do vaso e a empurrar contra os lados, está na altura de mudar de vaso.
  3. Se tirar a planta do vaso e vir as raízes a andar às voltas dentro do vaso, é outro sinal da necessidade de replantar.

Para replantar, escolha um recipiente 5 cm mais largo do que o vaso existente. Utilize uma mistura de envasamento normal ou um solo de envasamento específico para plantas domésticas com um pouco mais de perlite. Se as raízes estiverem presas ao vaso, solte-as com os dedos ou com um garfo de jardim manual para quebrar a bola antes de a replantar.

Veja também: Plantas perenes cor-de-rosa para o jardim: um gradiente de tons rosados, do rosa pálido ao fúcsia

As begónias Gryphon cultivadas em contentores, como a que está no centro desta coleção, precisam de ser replantadas de poucos em poucos anos.

Como propagar as begónias Gryphon

Embora esta planta esteja disponível em muitos retalhistas, também é divertido partilhar esta planta com os amigos, propagando-a você mesmo. Tal como as begónias Rex vegetativas, estas begónias em cana são fáceis de propagar.

Utilize um destes métodos de propagação da Gryphon Begonia:

  • Divisão da coroa (ou seja, cortar a planta ao meio)
  • Enraizar uma estaca de caule ou de folha num copo de água
  • Enraizamento de uma estaca de caule ou de folha no solo
  • Propagação de calcanhar, martelo ou cunha

A Begonia Gryphon floresce?

Tal como uma outra planta popular que adora sombras, o coleus, a Gryphon Begonias é cultivada principalmente pela sua folhagem deslumbrante. No entanto, a Gryphon produz ocasionalmente flores brancas a rosa pálido. A planta é fotoperiódica, o que significa que o ato de florescer é iniciado pela exposição a um ciclo específico de dia/noite durante um determinado período de tempo. Para a Gryphon Begonias, a planta só florescerá quando o diaMuitas vezes, isso significa que a planta florescerá muito tarde na estação, se é que florescerá, nas regiões do norte.

Escondida debaixo da saia de um arbusto de cipreste dourado, esta Begónia Gryphon pode ser apreciada por qualquer pessoa que passe por ela. No entanto, não espere flores; são um mimo raro. (Crédito: Mark Dwyer)

Potenciais problemas

Embora esta seja uma planta de folhagem despreocupada, existem alguns problemas possíveis que podem ocorrer. A má circulação do ar, condições húmidas prolongadas ou folhagem molhada durante longos períodos de tempo podem encorajar o desenvolvimento de várias doenças da folhagem. Mantenha a planta no lado mais seco para evitar isto.

Ocasionalmente, a mosca branca, os tripes, os ácaros e as cochonilhas podem instalar-se. Por vezes, entram no interior se a planta for colocada no exterior durante o verão e depois trazida para o interior durante o inverno. Este artigo partilha informações sobre como se livrar com segurança destas pragas problemáticas das plantas de interior.

Criar um grifo

O sucesso com esta planta é mais fácil do que se pensa. É uma planta muito bonita que requer uma manutenção mínima se a colocar no sítio certo. É também uma planta divertida para experimentar várias técnicas de propagação. Divirta-se a cultivar um Gryphon seu!

Para mais plantas de folhagem divertidas, visite os seguintes artigos:

A mãe de milhares de plantas

Cultivar uma planta disco voador

O cato espinha-de-peixe

Dicas de cultivo do feto-canguru

A planta do cordão de golfinhos

Coloque este artigo no seu quadro sobre Jardinagem à sombra!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.