Quando plantar zínias: 3 opções para meses de belas flores

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As zínias são uma das plantas anuais mais fáceis de cultivar a partir de sementes plantadas dentro de casa ou semeadas diretamente no jardim. As flores coloridas atraem polinizadores como as abelhas e os insectos benéficos. Também são flores de corte de longa duração em ramos e arranjos. Saber quando plantar as zínias pode significar a diferença entre meses de belas flores ou um pequeno espetáculo no final da estação de crescimento. Para obter o melhorA seguir, apresento-lhe todos os passos para saber quando plantar as zínias.

As zínias são flores anuais populares que são fáceis de cultivar a partir de sementes.

Considerações sobre o momento de plantar zínias

Existem vários factores que influenciam o momento de plantar as zínias, nomeadamente a temperatura do solo e do ar, a data média da última geada, os dias até à maturidade das variedades que pretende cultivar e o facto de se fazer a sementeira direta ao ar livre ou de se fazer uma preparação prévia dentro de casa. Existem dezenas de variedades de zínias à escolha, com flores de vários tamanhos, formas e cores.As zínias têm flores simples com uma única fila de pétalas, enquanto outras têm flores semi-duplas ou totalmente duplas. Algumas até têm flores que parecem botões! As cores comuns das flores incluem vermelho, rosa, branco, roxo, amarelo, laranja e verde, bem como muitas bicolores. Ao comprar sementes de zínia, certifique-se de que lê as informações indicadas no pacote de sementes para saber quais os dias até à maturidade para essavariedade específica.

Independentemente da época em que planta as zínias, lembre-se de que elas crescem melhor num canteiro ou num recipiente que receba muita luz. Procure um local com sol pleno e solo fértil e bem drenado. Antes de semear diretamente as sementes ou transplantar as plântulas, corrijo o canteiro com composto e um fertilizante orgânico para flores.

As sementes são normalmente plantadas dentro de casa no início da primavera ou semeadas diretamente nos canteiros do jardim desde o final da primavera até meados do verão.

3 opções para quando plantar zínias

No que diz respeito ao momento de plantar as zínias, existem algumas opções.

  1. Início a meados da primavera - Semear sementes de zínia dentro de casa sob luzes de cultivo ou numa janela ensolarada.
  2. Final da primavera - Semear diretamente as sementes ou transplantar as plântulas para o jardim.
  3. Final da primavera até ao início do verão - A plantação sucessiva de sementes ou de plântulas garante meses de flores de zínia.

Em seguida, ficará a saber tudo sobre cada uma destas opções e métodos de plantação.

Opção 1 - Início a meados da primavera: Quando plantar sementes de zínia no interior

A sementeira de sementes de zínia dentro de casa é uma forma fácil de começar a época de floração. Dito isto, é importante semear as sementes de zínia dentro de casa na altura certa. Se forem semeadas demasiado cedo, as plantas ficam com raízes e não se transplantam bem. As sementes de zínia devem ser semeadas dentro de casa 4 a 6 semanas antes da data da última geada na primavera.

As sementes de zínia podem ser plantadas dentro de casa 4 a 6 semanas antes da data da última geada.

Quando chegar a altura certa, reúna os seus materiais de arranque de sementes. Eis o que vai precisar:

  • Vasos ou pacotes de células e tabuleiros de sementeira
  • Mistura de cultura para arranque de sementes
  • Etiquetas para plantas e um marcador à prova de água
  • Luzes de cultivo (ou um parapeito de janela ensolarado)
  • Regador

Como semear sementes de zínia dentro de casa

Encha os vasos ou os pacotes de células com a mistura de envasamento pré-umedecida. Os vasos de turfa são frequentemente recomendados para iniciar as sementes de zínia porque se diz que se transplantam facilmente para o jardim. No entanto, não acho que os vasos de turfa se decomponham no meu clima e se alguma parte do vaso estiver acima do solo, afasta a água do sistema radicular. Por estas razões, evito os vasos de turfa.

Plante as sementes a uma profundidade de apenas um quarto de polegada e regue-as após a sementeira para garantir um bom contacto solo-semente. Coloque os recipientes numa janela ensolarada ou coloque-os debaixo de uma luz de crescimento. Prefiro usar uma luz de crescimento porque produz plântulas fortes e atarracadas. Deixe a luz acesa durante 16 horas por dia, usando um temporizador para a ligar e desligar. Regue as plântulas no fundo ou use um regador com um acessório para rosas. À medida que asAs plântulas crescem, alimentando-as de 3 em 3 semanas com um fertilizante de emulsão de peixe misturado com metade da força. Envasar as plântulas conforme necessário, transplantando as plantas jovens para recipientes maiores. Endurecer as plântulas cerca de uma semana antes de planear transferi-las para o jardim, aclimatando-as lentamente às condições de crescimento no exterior.

Veja também: Pragas das rosas e como as controlar organicamente

Eu planto sementes de zínia dentro de casa para começar a época de crescimento, mas também pode semear zínias diretamente em canteiros e recipientes.

Opção 2 - Final da primavera: Semear diretamente as sementes de zínia ou transplantar as plântulas

É importante saber o momento certo para semear diretamente as sementes ou transplantar as plântulas para o exterior. Se plantar as zínias demasiado cedo na primavera, as geadas ou as temperaturas frias podem danificar as plantas. Semear em solo frio e húmido pode fazer com que as sementes apodreçam. Deixe que o tempo seja o seu guia. Semeie as sementes ou transplante as plantas jovens após a última geada e quando as temperaturas do solo tiverem aquecido até 21ºC.

Como semear diretamente sementes de zínia

As zínias crescem rapidamente a partir de sementes semeadas diretamente, com a maioria das variedades a florescerem cerca de 70 dias após a germinação. Antes de plantar, prepare o local alterando o solo com matéria orgânica e adicionando um fertilizante orgânico de libertação lenta para flores. As zínias são melhor plantadas em filas espaçadas de 10 a 12 polegadas, com as sementes espaçadas de 3 polegadas. Semeie as sementes a 1/4 de polegada de profundidade. Mantenha-se atento à humidade do solo eProcure manter um solo ligeiramente húmido até que as sementes germinem em 7 a 10 dias. Quando aparecer o primeiro conjunto de folhas verdadeiras, desbaste as plântulas a uma distância de 9 a 12 polegadas. Isto assegura uma boa circulação de ar entre as plantas, o que pode reduzir a ocorrência de doenças como o oídio.

As plântulas de zínia são endurecidas e levadas para o exterior após 4 a 6 semanas de crescimento.

Como transplantar as zínias

À medida que se aproxima a data da última geada, endureça as plântulas cultivadas no interior para as preparar para o transplante. Se não plantou as suas próprias sementes no interior, pode comprar pacotes de plantas de zínia num centro de jardinagem local. Antes do transplante, prepare o canteiro do jardim alterando o solo com composto e adicionando um fertilizante para flores. Espace as plantas de zínia com uma distância de 9 a 12 polegadas, dependendo da variedade. Crescimento em alturaAs variedades mais compactas podem ser espaçadas a 30 cm, enquanto que as variedades mais compactas podem ser espaçadas a 30 cm. Deixar um pé entre as linhas.

Retire cuidadosamente as plantas dos seus recipientes sem perturbar o sistema radicular. Com uma espátula de jardim, faça um buraco do tamanho do torrão e coloque a plântula no buraco. Volte a encher o buraco de plantação, firmando suavemente o solo à volta das raízes. A plântula deve ser plantada à mesma profundidade a que estava a crescer no seu recipiente original. Se a plantar demasiado fundo, o crescimento pode serafetado.

A melhor maneira de garantir uma floração ininterrupta da zínia desde meados do verão até à geada é plantar sucessivamente sementes ou plântulas.

Opção 3 - Plantação sucessiva de zínias desde o final da primavera até ao início do verão

As zínias são consideradas flores de "cortar e voltar", porque produzem flores durante um longo período de tempo. Dito isto, após o primeiro mês de floração, a produção de novos botões abranda e terá menos flores. Para garantir meses e meses de flores deslumbrantes, eu planto sucessivamente zínias três vezes. Aqui está o meu calendário de plantação de zínias, que se baseia na minha data média de última geada (20 de maio):

  • Data média da última geada (20 de maio): Semear diretamente ou transplantar as zínias para o exterior.
  • 3 semanas mais tarde (10 de junho): Semear diretamente as sementes ou transplantar as plântulas de zínia.
  • 3 semanas mais tarde (1 de julho): Semear diretamente as sementes ou transplantar as plântulas de zínia.
  • 3 semanas mais tarde (22 de julho): A minha última plantação de sucessão consiste em lançar sementes dentro de casa no final de junho e transplantar as plântulas para o jardim no final de julho. Estas plantas começam a florir no final de agosto e continuam a dar flores até à geada.

Como já foi referido, pode plantar em sucessão por sementeira direta ou por transplante de plântulas. Se desejar transplantar as plântulas em meados do verão, será provavelmente difícil obter plantas jovens de zínia nos centros de jardinagem locais. No entanto, é fácil voltar a ligar as luzes de cultivo e começar alguns vasos dentro de casa. Tal como no início da primavera, semeie as sementes dentro de casa 4 a 6 semanas antes de tencionar mudá-lasas plantas jovens para o jardim.

Quando cultivar zínias como flores de corte, pode querer dar apoio às variedades de crescimento alto. Também é benéfico beliscar as plantas jovens para encorajar caules fortes e direitos.

Para me ver plantar sementes de zínia e falar mais sobre a melhor altura para o fazer, veja este vídeo :

Dicas de cultivo da zínia

Quer esteja a cultivar um jardim de flores de corte ou a plantar zínias para abelhas e borboletas, há algumas tarefas que pode fazer para promover plantas saudáveis e muitas flores bonitas.

Veja também: 6 coisas a ter em conta antes de preparar um jardim com canteiros elevados
  • Erva-moura - A plantação em sucessão é a melhor forma de desfrutar de muitas flores de zínia, mas também ajuda a remover regularmente as flores mortas. Utilizando tesouras de jardinagem ou podadores manuais, remova as flores mortas várias vezes por semana. Isto direcciona o crescimento da planta para a produção de novas flores e não para a maturação das cabeças das sementes.
  • Rega - Reduza a ocorrência de doenças espaçando as plantas de modo a favorecer um bom fluxo de ar e regando-as corretamente. As zínias são bastante tolerantes à seca, mas um longo período de tempo seco pode atrasar a produção de flores. Se não tiver chovido durante uma semana, rego em profundidade os meus canteiros de zínias. Gosto de utilizar uma varinha de rega de cabo comprido para dirigir a água para as raízes da planta. Tento não molhar a folhagem, pois os salpicosUma mangueira de rega é outra maneira fácil de regar uma longa fila de zínias.
  • Beliscar - Se estiver a cultivar zínias como flor de corte, recomendo que as plantas jovens sejam pinçadas, o que resulta em hastes de flores mais longas. É melhor fazê-lo quando as plantas têm 9 a 12 polegadas de altura. Usando tesouras de jardim afiadas, remova os 3 a 4 centímetros superiores da planta, cortando até um conjunto fresco de folhas.
  • Patrulha anti-pragas - Se vir buracos nas folhas, ou manchas nas folhas, observe-as mais de perto. Se eu detetar uma praga como os pulgões, geralmente elimino-os da planta pulverizando-os com um jato de água de uma mangueira.

As flores de zínia atraem polinizadores como as abelhas e as borboletas para o jardim.

Saiba mais sobre o cultivo de flores anuais nestes artigos fantásticos:

    Coloque este artigo no seu quadro de Jardinagem de Flores para referência futura!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.