A que distância plantar os tomates

Jeffrey Williams 02-10-2023
Jeffrey Williams

Os tomateiros adequadamente espaçados são provavelmente mais saudáveis e produzem uma colheita maior do que os que estão sobrelotados ou demasiado espaçados. O espaçamento dos tomateiros depende de dois factores: os tipos de tomate que está a cultivar e a forma como planeia apoiar as plantas.

A distância entre os tomateiros depende do tipo de tomate e da forma como se pretende sustentá-los.

A que distância plantar os tomates: Porque é que o espaçamento dos tomates é importante

Há quatro razões principais para se procurar manter os tomateiros bem espaçados:

Veja também: Vespas de papel: valem a pena picar?
  1. Prevenção de doenças. Os tomateiros são susceptíveis a muitas doenças e, se forem espaçados demasiado perto, uma circulação de ar insuficiente pode aumentar o risco de doenças.
  2. Luz adequada. Os tomateiros, que gostam de calor, precisam de muita luz solar para crescerem de forma saudável. Se amontoar as plântulas, as plantas farão sombra às suas vizinhas à medida que crescem.
  3. Produção. Espaçar demasiado os tomates significa que está a deixar espaço para o crescimento de ervas daninhas, a perder espaço valioso de cultivo e a reduzir o potencial geral de colheita.
  4. Menos concorrência. Como já foi referido, o fluxo de ar diminui quando as plantas estão amontoadas, mas isso também significa que estão a competir por água e nutrientes.

Dê aos tomateiros espaço suficiente para promover um bom fluxo de ar, o que pode ajudar a reduzir a ocorrência de doenças do tomateiro.

Tipos de tomates

Determinado - Os tomateiros determinados são também chamados de "tomates do mato" e formam plantas compactas que crescem cerca de um metro de altura, embora algumas variedades maiores possam crescer até um metro. Como os frutos dos tomates determinados amadurecem mais ou menos na mesma altura, são frequentemente cultivados por jardineiros que gostam de enlatar ou conservar a sua colheita.em pé, com gaiolas de tomate resistentes.

Indeterminado - Ao contrário dos tomateiros determinados, que crescem até um certo tamanho e depois param, as variedades indeterminadas podem atingir 1,5 a 2 metros de altura e só param de crescer quando a geada do fim da estação mata as plantas. Também chamados de "tomates em vara", dão a sua colheita durante um longo período de tempo e são melhor cultivados em suportes robustos, como gaiolas de arame altas, estacas ou treliças.

Os tomates que estão estacados ou em latada podem ser plantados mais perto do que os que são deixados a crescer no chão.

O melhor espaçamento para os tomateiros

A distância entre as plantas de tomate depende do tipo de tomate cultivado - determinado ou indeterminado - e do tipo de suporte utilizado. As plantas em latada, em gaiolas ou suportes robustos, podem tolerar uma plantação mais próxima do que as que se deixam espalhar no solo. Naturalmente, existem outras vantagens em plantar os tomateiros em latada. É menos provável que sofram de doenças transmitidas pelo solo.

Tomates determinados - Espace os tomates anões determinados, que só crescem de 12 a 18 polegadas de altura, com um a dois pés de distância. Os tomates determinados de tamanho normal devem ser plantados com dois pés de distância.

Tomates indeterminados - É aqui que o apoio às suas plantas faz uma grande diferença com o espaçamento. Planto os tomateiros indeterminados com estacas a uma distância de 18 a 24 polegadas. São podados regularmente durante a estação de crescimento para controlar o crescimento e encorajar uma boa circulação do ar. E embora não permita que nenhum dos meus tomateiros se estenda no chão, se preferir deixar as suas plantas indeterminadas sem estacas, coloque-as a uma distância de três aquatro pés de distância.

Uma colheita abundante de tomates saborosos é a recompensa de um espaçamento correto.

Veja também: Variedades de hosta azul para o jardim perene

Qual a distância entre as linhas?

Quando cultivar em jardins ou canteiros elevados, deixe um espaço de um metro e meio entre as linhas para permitir um bom fluxo de ar e, no caso de jardins enterrados, para lhe dar espaço para trabalhar à volta das plantas.

Manter a poda em dia

Os tomates determinados não precisam de ser podados, mas os tomates indeterminados com estacas precisam de ser regularmente podados para remover os rebentos, o que promove plantas saudáveis e produtivas. Não é difícil podar os tomateiros, mas deve ser feito a cada 7 a 10 dias.

As ventosas são rebentos vegetativos que se desenvolvem no espaço entre o caule principal e um ramo. As ventosas produzem flores e frutos e, embora deixar as ventosas possa significar mais tomates, o tamanho total dos frutos será menor. E, claro, as plantas tornam-se um emaranhado de folhagem com pouco fluxo de ar.

No início do verão, deixo desenvolver duas a três ventosas, mas pinço as restantes todas as semanas. Quando as ventosas têm 2 a 3 polegadas de comprimento, são fáceis de remover com os dedos. Se as deixar crescer mais, pode precisar de uma tesoura de poda para remover as ventosas de forma limpa.

Aprender a distância entre plantas para plantar tomates não é difícil, e é muito importante para a saúde e produção das suas plantas. Para mais leituras sobre o cultivo de tomates, não deixe de consultar o livro premiado, Epic Tomatoes de Craig LeHoullier.

Para mais informações sobre o cultivo de tomates, consulte estas publicações relacionadas:

    Já se interrogou sobre a distância entre plantas para plantar tomates? Tem alguma dica a acrescentar?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.