As peónias não florescem? Eis o que pode estar errado

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As peónias são flores muito apreciadas no início do verão, mas, ocasionalmente, existem problemas que podem fazer com que as peónias não floresçam. Por vezes, é uma doença que faz com que os botões das peónias não se abram. Outras vezes, a plantação inadequada, a idade e a saúde da planta ou as condições de crescimento erradas são a razão pela qual as suas peónias não floresceram. Neste artigo, irei descrever sete razões pelas quais as plantas de peónias não florescem epartilhar o que pode fazer para identificar e resolver o problema.

O que fazer se as peónias não florescerem

É sempre desolador quando as peónias não florescem, especialmente porque as peónias são plantas perenes que são consideradas fáceis de cultivar. Não são exigentes quanto às condições do solo e dão óptimas flores de corte. Além disso, as peónias são resistentes à maioria das pragas de insectos e aos veados, pelo que não há necessidade de insecticidas ou repelentes de veados. Existem muitos tipos diferentes de peónias que pode cultivar no jardim, comflores que se apresentam em vários tons de branco, cor-de-rosa e vermelho.

Se a sua peónia não produziu flores nesta estação, não desanime. Em quase todos os casos, o problema pode ser identificado com um pouco de trabalho de detetive e facilmente resolvido. Vamos analisar as razões mais comuns pelas quais as peónias não florescem, para que possa resolver o problema e garantir a floração do próximo ano.

Se a sua peónia tem uma folhagem exuberante mas os botões nunca se formam ou as flores nunca se abrem, há várias razões possíveis para isso.

As formigas são responsáveis pelo facto de as peónias não florescerem?

Começarei por dizer que muitas pessoas atribuem a falta de floração das peónias à falta de formigas, mas isso não passa de um mito. As formigas não são responsáveis pela abertura dos botões das peónias. Se encontrar formigas a rastejar nas suas plantas (como é comum), é apenas porque elas se alimentam do néctar extra-floral (EFN) produzido pelas peónias, principalmente no exterior dos botões e nos nós das folhas.

Veja também: Árvores com casca descascada: As melhores variedades decorativas para o seu jardim

Muitas plantas diferentes produzem EFN, incluindo girassóis, feijões e bagas de sabugueiro, para citar apenas algumas. Os cientistas pensam que o EFN é produzido como uma recompensa doce para encorajar os insectos predadores benéficos, como as joaninhas e as moscas-sirfídeas, a permanecerem por perto e a protegerem a planta dos insectos nocivos. As formigas nas suas peónias estão apenas a juntar-se à festa.primavera, saiba que a sua presença - ou ausência, conforme o caso - não afecta a floração.

As formigas não são responsáveis pela abertura dos botões das peónias, por isso não se preocupe se não vir nenhuma nas suas plantas.

7 razões para as peónias não florescerem

O primeiro passo é garantir que está a fertilizar corretamente as suas plantas de peónia (mais sobre os nutrientes de que as peónias necessitam aqui) e a cortá-las na melhor altura do ano (mais sobre a poda de peónias aqui). Se estiver a fazer estas duas coisas corretamente, então é altura de começar a examinar outras causas possíveis.

Razão 1: Profundidade de plantação errada da peónia

As peónias são plantadas com raízes nuas, sem terra, ou em vasos. A razão mais comum pela qual as peónias não florescem é o facto de serem plantadas demasiado fundo no solo. Ao contrário das plantas de bolbo, como os narcisos e as tulipas, que são plantadas a uma profundidade de 15 a 20 cm, os tubérculos das peónias devem ser plantados apenas a uma polegada de profundidade. Os sistemas radiculares das peónias são grossos e volumosos e estão cobertos de "olhos" (também conhecidos comoSe os "olhos" estiverem demasiado abaixo do nível do solo, a sua peónia ficará "cega", que é o termo usado para designar um caule de peónia que produz folhas mas não flores.

Quando plantar as raízes da peónia, faça um buraco largo mas pouco profundo, de modo a que os "olhos" fiquem apenas 2,5 cm abaixo da superfície do solo. Coloque a raiz horizontalmente no buraco, não verticalmente. As raízes crescem logo abaixo da superfície do solo; espalham-se bem, mas não profundamente.

Acrescentar apenas uma camada ligeira de composto ou de outro tipo de cobertura vegetal no topo do solo após a plantação. Acrescentar demasiada cobertura vegetal enterra as raízes demasiado profundamente e pode também afetar a floração.

As raízes grossas das peónias devem ser plantadas de modo a que os seus "olhos" estejam apenas a 2,5 cm abaixo da superfície do solo. Plantar demasiado fundo resultará numa planta "cega" que não florescerá.

Razão 2: Doenças fúngicas das peónias

Ocasionalmente, as doenças fúngicas são responsáveis pelo facto de as peónias não florescerem. Se os botões se desenvolveram, mas são pequenos, macios e moles, a culpa pode ser da podridão cinzenta (também chamada de bolor cinzento). A podridão cinzenta também pode fazer com que botões de peónias mais maduras no "estágio de marshmallow" apodreçam. O estágio de marshmallow é quando o botão é macio e marshmallow quando o aperta, e as pétalas estão a mostrar cor. BotrytisQuando a botrítis ataca nesta fase, as pétalas exteriores ficam castanhas e os botões nunca se abrem completamente. Quando a botrítis ataca no início da primavera, o resultado pode ser botões podres e nenhuma floração.

A botrítis é particularmente prevalecente em primaveras muito húmidas porque a folhagem constantemente molhada é um paraíso para os esporos de fungos. Embora não possa parar a chuva, pode ajudar a prevenir esta doença dando a cada planta bastante espaço, o que melhora a circulação do ar em torno do novo crescimento e permite que os botões sequem mais rapidamente após uma chuva. E só porque a botrítis afectou a floração deste ano, não significa que oNo outono, corte e elimine qualquer folhagem de peónia doente para ajudar a evitar que os esporos de botrytis regressem no próximo ano. Os fungicidas orgânicos também podem ajudar, mas normalmente não são necessários.

O oídio faz com que o caule e as folhas das peónias pareçam estar polvilhados com pó de talco branco. Esta doença ocorre normalmente muito depois de a planta ter florescido e não é responsável pela não floração das peónias.

A botrítis pode atacar quando os botões estão na fase de marshmallow, impedindo-os de se abrirem completamente e causando o seu apodrecimento.

Razão 3: A idade da sua planta de peónia

Outra razão pela qual a sua planta pode não estar a desenvolver botões de flores é porque não está suficientemente madura. As peónias precisam de ter alguns anos antes de florescerem. O seu sistema radicular tem de ser suficientemente forte para formar olhos, por isso, se o pedaço de raiz que plantou era um pouco fraco, dê-lhe alguns anos. Muitas vezes, os primeiros 2 a 3 anos só produzem rebentos e folhas. Os botões de flores virão quando a planta eo seu sistema radicular é suficientemente grande e forte.

As peónias devem ter vários anos antes de florescerem. Seja paciente.

Razão 4: Divisão ou transplante recente de peónias

Se transplantou ou dividiu recentemente a sua peónia, pode esperar um ou dois anos sem flores. O transplante e a divisão são bastante desgastantes para uma peónia, por isso, dê-lhe tempo para recuperar. A melhor altura para dividir e mudar as peónias de lugar é no final do verão ou no início do outono, em qualquer altura entre o final de julho e agosto e em setembro e outubro. Na primavera seguinte, não espere ver quaisquer floresDesde que a planta tenha sido plantada à profundidade correcta, as flores não tardarão a aparecer.

Esta divisão de peónia acaba de ser transplantada, pode demorar vários anos a florescer.

Razão 5: Não há luz solar suficiente

As peónias necessitam de sol pleno. Se a planta não receber luz solar suficiente, não pode realizar o nível de fotossíntese necessário para produzir hidratos de carbono suficientes para alimentar a produção de botões do próximo ano. Demasiada sombra resulta em plantas finas com caules delgados e sem botões de flores. Um local que receba pelo menos 8 horas de sol pleno por dia é o ideal. Se suspeitar que esta é a razão pela qual as suas peónias nãoflorescer, mudá-las para um local mais solarengo no outono.

Veja também: Como fazer com que os tomateiros cresçam mais depressa: 14 dicas para uma colheita precoce

Razão 6: Danos nos gomos

As peónias são plantas muito resistentes. As suas raízes sobrevivem a temperaturas de inverno até -50 graus F quando estão aninhadas em segurança no subsolo. As raízes sobrevivem facilmente aos ciclos de congelamento e descongelamento dos Invernos sem problemas. No entanto, os botões de flores das peónias não são tão resistentes. Se a planta tiver brotado e os botões se tiverem desenvolvido e se houver um congelamento tardio, os botões podem ser danificados e até destruídos. HáPouco se pode fazer para o controlar e, na maior parte das vezes, uma geada ligeira tardia não é preocupante. Só se houver uma geada muito forte é que vale a pena preocupar-se. Cobrir as plantas com uma camada de cobertura de fileiras pode ajudar a protegê-las se as temperaturas baixarem muito depois de os botões se terem fixado.

Para que as peónias floresçam corretamente, devem ser plantadas em condições de pleno sol.

Razão 7: As peónias não florescem porque vive na zona errada

A última causa possível para as peónias não florescerem é o clima onde vive. As peónias necessitam de um longo período de frio no inverno para quebrarem a dormência e produzirem botões de flores. Temperaturas entre os 32 e os 40 graus Fahrenheit durante um período acumulado de 500-1000 horas (dependendo da variedade) são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das peónias. Se cultivar num clima mais quente, é provável que seja esta a razãoPorque é que as suas peónias não estão a florescer? A zona ideal de resistência para as peónias é a zona 3 a 7 da USDA. Por vezes, é possível fazer com que as peónias floresçam na zona 8, mas terá de procurar variedades que tolerem condições mais quentes. As peónias arbóreas são uma boa opção para climas mais quentes.

As peónias necessitam de um determinado número de horas de frio para quebrar a dormência e florescer. Se vive num clima quente, terá dificuldade em cultivar peónias.

Florescer em

Agora que já conhece as possíveis razões para as peónias não florescerem, esperamos que também tenha desvendado a solução. Um brinde a muitos anos de belas flores!

Para mais informações sobre o cultivo de peónias e outras flores populares, consulte os seguintes artigos:

    Coloque este artigo no seu quadro de Jardinagem de Flores para referência futura.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.