Os legumes mais fáceis de cultivar em canteiros e recipientes

Jeffrey Williams 12-08-2023
Jeffrey Williams

É um facto; certas culturas são mais fáceis de cultivar. Talvez seja porque são mais rápidas a passar da semente à colheita ou talvez sejam incomodadas por menos pragas e doenças. De qualquer forma, os novos horticultores ou aqueles com pouco tempo podem querer limitar-se às culturas abaixo indicadas, que eu descobri serem alguns dos vegetais mais fáceis de cultivar.

Os legumes mais fáceis de cultivar para uma horta de baixa manutenção

Uma horta não é um espaço sem manutenção, mas com um pouco de planeamento, cuidados com o solo, uma boa seleção do local e escolhas inteligentes de culturas, pode certamente ser uma horta de manutenção reduzida. Se é novo na jardinagem ou se tem pouco tempo, mantenha-a simples e pequena. Pode cultivar muitos alimentos numa única cama elevada ou em alguns recipientes.Leia atentamente as descrições dos catálogos de sementes se estiver à procura de culturas de tamanho mais pequeno e não se esqueça de verificar este post da Jessica sobre os melhores vegetais para contentores e espaços pequenos.

Os legumes são semeados diretamente ou plantados como plântulas. Visite o seu centro de jardinagem local na primavera para apanhar sementes e transplantes saudáveis para a sua horta.

Antes de iniciar um novo jardim, olhe à sua volta. O local escolhido deve oferecer muita luz solar direta - pelo menos 8 horas por dia. A maioria dos vegetais não gosta de ter os pés molhados, pelo que um solo bem drenado também é importante. Se o solo existente não for o ideal, um canteiro elevado pode ser a sua melhor opção. Os canteiros elevados oferecem muitas vantagens. Aquecem cedo na primavera, drenam bem e podem serAlém disso, os meus canteiros elevados têm muito menos ervas daninhas do que o meu antigo jardim enterrado. Também vale a pena arrancar as ervas daninhas antes que floresçam e dêem sementes. Se estiver pronto para se tornar um jardineiro de canteiros elevados, encontrará muitos conselhos de planeamento excelentes da Tara em este post .

O melhor solo para os legumes mais fáceis de cultivar

Preste atenção ao seu solo - um solo saudável é tudo! Estes podem ser alguns dos legumes mais fáceis de cultivar, mas não vão ficar satisfeitos se forem plantados num solo pobre. Coloque alguma matéria orgânica, como composto ou estrume envelhecido, antes de plantar e novamente entre colheitas sucessivas para manter a produção elevada. Jardinagem em recipientes? Utilize uma mistura de envasamento de alta qualidade - não terra de jardim - misturada com composto paraTambém gosto de adicionar um fertilizante vegetal orgânico granulado aos meus canteiros elevados e jardins de contentores na altura da plantação para alimentar as plantas durante toda a estação.

Por fim, se ainda estiver indeciso quanto a construir ou fazer um novo canteiro só para legumes, considere que muitas destas culturas - como o feijão, o tomate-cereja e o alho - podem ser plantadas em jardins de flores já existentes.

Uma lista dos legumes mais fáceis de cultivar

Agora que já falámos do básico, é altura de falar de culturas. Cultivo legumes desde os oito anos de idade e a experiência ensinou-me que estes são os legumes mais fáceis de cultivar.

Feijão bravo

Os feijões do mato são quase infalíveis! Passam da semente à colheita em menos de dois meses e oferecem semanas de vagens tenras. Os feijões apreciam um solo quente e um clima quente, por isso não apresse a plantação na primavera. Plante as sementes após a última geada, semeando-as a 5 cm de distância em filas espaçadas de 18 cm. Quando as plântulas estiverem a crescer bem, desbaste os feijões do mato até 15 cm.

Cultive um arco-íris de feijões! Adoro plantar uma mistura de variedades verdes, roxas, amarelas e até vermelhas. O Mascotte é um vencedor da All-America Selections que produz uma colheita pesada de feijões verdes esguios que se elevam acima da folhagem, o que facilita a colheita! O Dragon's Tongue é um feijão de arbusto tradicional que pode ser utilizado como feijão de pressão ou feijão fresco com casca. As vagens planas extremamente ornamentais são manteigaamarelo com riscas roxas!

Os feijões de mato são muito fáceis de cultivar e estão prontos a colher apenas 50 a 60 dias após a sementeira.

Saiba mais sobre o cultivo de feijão verde neste vídeo:

Ervilhas

Existem alguns tipos diferentes de ervilhas: ervilhas de neve, ervilhas de açúcar e ervilhas de casca, e todas são fáceis de cultivar. Semeie sementes de ervilha no início da primavera, assim que puder soltar e enriquecer o solo, cerca de 4 a 6 semanas antes da última geada esperada. Semeie as sementes com uma a duas polegadas de distância em fileiras duplas espaçadas de 15 cm. Se cultivar uma variedade que precisa depara serem estacadas, é uma boa ideia acrescentar uma treliça de ervilha ou pendurar uma rede antes de plantar.

As ervilhas também podem ser cultivadas em recipientes e jardineiras. Opte por variedades super anãs, como a Tom Thumb ou a Patio Pride, que só crescem 15 cm de altura.

Um legume aprovado pelas crianças, as ervilhas são um dos legumes mais fáceis de cultivar. Além disso, são muito produtivas! Uma das minhas variedades favoritas é a Golden Sweet, uma ervilha com vagens planas amarelo-manteiga.

Tomates-cereja

As variedades de frutos grandes demoram muito tempo a dar a sua colheita, mas os tomates-cereja de crescimento rápido começam a produzir cerca de dois meses após o transplante. Comece com sementes saudáveis do centro de jardinagem, plantando-as em canteiros ou grandes recipientes assim que o risco de geada da primavera tiver passado.

Na horta, opte por tomates-cereja produtivos e de maturação precoce, como o Sun Gold (muito doce e o meu favorito de todos os tempos), o Jasper (resistente ao míldio) ou o Sunrise Bumble Bee (amarelo com riscas vermelhas). Todos estes precisam de uma estaca ou suporte robusto inserido na altura da plantação. Amarre a planta à estaca com fio à medida que cresce. Em recipientes, experimente o cultivo compacto do Sweetheart of the Patio, Tumbler ouTerenzo.

Os tomates Sun Gold super doces são um deleite para o verão! Produzem uma colheita abundante de frutos cor de laranja, do tamanho de uma cereja, desde meados do verão até à geada.

Abóbora de verão

É um facto: independentemente do número de plantas de abóbora que cultivar, terá sempre mais do que pode comer - mesmo que tenha plantado apenas uma! Semeie diretamente as sementes num canteiro bem adubado com composto ou estrume (as abobrinhas são GREEDY!) após a última geada da primavera. Quando os frutos começarem a formar-se, colha frequentemente para obter o máximo de qualidade e sabor. Para as variedades pattypan e redondas, colha quando os frutos tiverem dois a trêsColher as abobrinhas quando elas tiverem de 4 a 6 centímetros de comprimento.

Veja também: Quando plantar bolbos de dália: 3 opções para muitas flores bonitas

Há muitas variedades bonitas para experimentar no seu jardim. Adoro a adorável forma de vieira das abóboras pattypan, que vêm em várias cores, bem como as abobrinhas de herança, como a Costata Romanesca, que tem riscas verdes escuras e claras alternadas. Em recipientes, opte por tipos de arbustos como Patio Green Bush ou Astia.

Esta abóbora Tempest está pronta a ser colhida. A regra é colher frequentemente e quando os frutos ainda são pequenos e extremamente tenros.

Pepinos

O crocante refrescante de um pepino acabado de colher é uma das minhas formas favoritas de me refrescar num dia quente de verão. Os pepinos são vegetais de estação quente. Semeie-os diretamente em canteiros ou recipientes uma semana após a última geada da primavera. Ou poupe tempo e plante mudas compradas num centro de jardinagem local. Dê-lhes bastante composto e regue-os consistentemente para obter pepinos da melhor qualidade.

Se o espaço for curto, experimente cultivar pepinos de arbustos compactos como Pick-a-Bushel, Saladmore Bush e Spacemaster, dando-lhes uma gaiola de tomate para trepar. Se tiver mais espaço no jardim, experimente variedades como Suyu Long, Lemon e Diva.

Os pepinos estaladiços da horta são uma delícia refrescante de verão que muitas vezes desfrutamos ainda na horta.

Alho

O alho é um legume do tipo "plante e esqueça". Coloque os dentes de alho no jardim em meados do outono e só faça a colheita no ano seguinte, no início ou no meio do verão. As plantas são incomodadas por poucas pragas ou doenças e crescem bem em solo normal de jardim. Não plante alho de supermercado, que pode ter sido pulverizado. Em vez disso, compre alho para plantar no seu centro de jardinagem local ou no mercado de agricultores.

Uma vez plantados, cubra os canteiros com palha para manter a humidade do solo e reduzir as ervas daninhas. Colha quando metade das folhas estiverem amareladas, pendurando as plantas para curar num local seco durante duas semanas. Após a cura, limpe e guarde os bolbos. É realmente um dos vegetais mais fáceis de cultivar!

Aromático e saboroso, o alho é um dos legumes mais fáceis de cultivar. Plante no outono e colha no início ou no meio do verão seguinte.

Alface de folha

Enquanto a maioria das verduras para salada passa rapidamente da semente à colheita, a alface de folha é rápida e Fácil. Semeie as sementes diretamente nos canteiros em meados da primavera, polvilhando-as numa faixa de 15 cm de largura. Mantenha a cama de sementes uniformemente húmida até que as plantas cresçam bem. Semeio sementes de alface em recipientes, caixas de janela e sacos de cultivo de tecido. As verduras estão prontas a colher quando têm dois a quatro centímetros de comprimento. Se cortar as folhas do exterior da planta, o centro continuará a crescer, prolongando acolheita.

Veja também: Folhas de feijão verde a ficarem amarelas: 7 causas e soluções possíveis

Se folhear qualquer catálogo de sementes, descobrirá dezenas de variedades de alface de folha fantásticas, como a Red Salad Bowl, a Red Sails, a Lollo Rossa e a Black Seeded Simpson. Plante um pequeno grupo de várias cores e texturas de folhas para obter as saladas mais bonitas.

Cultivo alface durante grande parte do ano, plantando-a nos canteiros da primavera e do outono, e no meu politúnel de inverno e nas armações frias. É um dos legumes mais fáceis de cultivar e passa rapidamente da semente à colheita.

Mais dos legumes mais fáceis de cultivar

Ainda quer mais sugestões de culturas fáceis de cultivar? Rabanetes, cenouras, couves, acelgas, cebolinhas e cebolas são também vegetais fiáveis e de baixo cuidado. Além disso, há muitas ervas aromáticas que são perfeitas para os novos jardineiros ou para aqueles com pouco tempo. Recomendo cebolinho, alecrim, tomilho e salsa.

Para mais dicas e inspiração para cultivar uma óptima horta, consulte estas publicações:

    Estes são alguns dos legumes mais fáceis de cultivar, mas o que é que acrescentaria à nossa lista?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.