Quando plantar bolbos de lírio para obter as melhores flores

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se alguma vez admirou um deslumbrante conjunto de lírios em flor e se perguntou onde, como e quando plantar bolbos de lírios, está em boa companhia. Os lírios cativam a humanidade há milhares de anos. Como símbolos de pureza, morte, renascimento e muito mais, os lírios permeiam textos antigos e obras de arte.

Os bolbos de lírio são plantas perenes resistentes que funcionam bem em plantações de bordadura, como flores de corte e quando cultivadas em recipientes. E porque existem tantos tipos diferentes de lírios que exibem uma profusão de cores e formas de floração - para não mencionar uma variedade de alturas de plantas e hábitos de crescimento - é provável que encontre alguns que queira acrescentar à sua própria paisagem.

Com mais de 100 espécies de lírios e outras 80 a 100 subespécies diferentes entre as quais escolher, não é de admirar que estas belezas dramáticas tenham tido tanto poder de permanência cultural e nos nossos jardins.

Conheça os verdadeiros lírios

Não confundir com os lírios diurnos, os lírios que aqui focamos pertencem ao género Lilium e são conhecidos como os "verdadeiros lírios" (embora as flores dos lírios diurnos se pareçam com alguns dos verdadeiros lírios, na realidade estão classificados numa família de plantas suculentas com flor).

Os horticultores separaram os verdadeiros lírios em nove divisões diferentes e depois classificaram-nos pelas suas características florais (para uma versão simplificada baseada nestas divisões oficiais, consulte o nosso artigo sobre os tipos de lírios).

Alguns dos tipos mais comuns de lírios verdadeiros incluem:

Híbridos asiáticos: Mais de metade de todos os diferentes tipos de lírios são originários do leste da Ásia, pelo que existem muitos lírios asiáticos entre os quais escolher. Os asiáticos florescem normalmente no início do verão, não têm cheiro ou têm apenas um leve cheiro e estão disponíveis numa vasta gama de cores e formas florais.

Híbridos de Martagon: Derivados dos lírios de chapéu de turco da Eurásia, os lírios Martagon preferem condições mais frescas e sombrias e apresentam pétalas que se enrolam para cima e para trás. Tal como os híbridos asiáticos, os Martagons apresentam uma miríade de cores; no entanto, muitos deste grupo podem também apresentar marcas arrojadas e aromas ligeiros.

Os lírios Martagon têm pétalas que se enrolam para cima e para trás, quase parecendo que estão a ser sopradas por um vento forte!

Veja também: Cultivar trombeta-de-anjo a partir de sementes: Aprenda a semear e a cultivar esta linda planta

Trompeteiros: Frequentemente perfumados, os lírios trompete são um grupo vistoso cujo nome se deve principalmente à forma clássica de funil das suas flores. Os lírios trompete começam normalmente a florescer em meados ou no final do verão.

Lírios orientais: As flores dos lírios orientais são muitas vezes perfumadas, grandes e impressionantes, mas os lírios deste grupo podem ser difíceis de cuidar. Um dos lírios orientais mais conhecidos é a variedade Star Gazer.

Qual é o aspeto de um bolbo de lírio?

Tal como as tulipas e os narcisos, os lírios crescem a partir de bolbos verdadeiros e não de cormos, rizomas ou tubérculos. Um bolbo de lírio é composto por uma série de escamas que estão ligadas a uma base plana. Poderá notar algumas raízes secas que emanam deste ponto. Este é o fundo do bolbo e deve estar virado para baixo durante a plantação.

Os bolbos de lírio têm raízes secas à volta da base, ou seja, a extremidade que fica virada para baixo aquando da plantação. Se tiverem estado muito tempo na embalagem, os bolbos terão frequentemente rebentos a sair da parte superior.

As melhores condições de crescimento dos lírios

Os lírios crescem melhor em solo rico e bem drenado e, embora a maioria dos lírios se desenvolva a pleno sol, os lírios Martagon dão-se bem com alguma sombra. Se vive num clima muito quente e o seu jardim recebe várias horas de luz solar direta, poderá ter de ter um cuidado extra para garantir que as raízes dos seus lírios não ficam sobreaquecidas. Mantenha as plantas regadas e proteja as suas zonas de raízes com uma camada extra de cobertura vegetal, conforme necessário.

Se tenciona cultivar variedades de lírios altos, coloque as suas plantas perto de um quebra-vento natural para minimizar os danos no caule durante ventos fortes.

Por que razão é importante saber quando plantar bolbos de lírio

Por exemplo, muitos lírios asiáticos florescem no início do verão, enquanto outros, como o lírio Beverly Dreams Orienpet, florescem muito mais tarde. Quanto à importância da época de plantação, obterá o melhor espetáculo se os seus bolbos tiverem tido uma boa oportunidade de estabelecer raízes saudáveis antes da época de floração prevista.

Quando plantar bolbos de lírio: 2 opções

Para determinar quando plantar os bolbos de lírio, existem duas boas opções: no início da primavera ou durante o outono. Regra geral, os bolbos de floração tardia podem ser plantados no início da primavera e os bolbos de floração mais precoce devem ser plantados no outono. (Mas não plante os bolbos tão tarde no outono que estes congelem antes de terem tempo suficiente para se estabelecerem!)

Em caso de dúvida, lembre-se que as épocas de floração previstas para as variedades de lírios que pretende plantar podem ajudar a orientar a sua decisão.

Plantar lírios na primavera

Lembre-se que, pelo menos em parte, decidir quando plantar os bolbos de lírio depende das épocas de floração das variedades escolhidas. O início da primavera é uma boa altura para plantar quaisquer plantas de lírio em vaso que possa ter, bem como bolbos de lírio para variedades que não florescerão até ao final do verão ou início do outono.

Instruções de plantação:

  1. Cave alguns centímetros abaixo da área onde vai colocar os bolbos e altere o solo, se necessário. (Para solos argilosos pesados, misture composto ou estrume bem podre. Ambos melhoram a estrutura e a drenagem do solo).
  2. Forre o fundo do seu canteiro de plantação com rede de galinheiro para desencorajar toupeiras, ratazanas, ratos e outros insectos de petiscarem os seus bolbos de lírio. (Dobre as bordas de metal à volta do perímetro da sua área escavada para criar uma gaiola protetora).
  3. Adicione terra ao fundo da cama de plantação para que os bolbos de lírio possam ser colocados a uma profundidade adequada ao seu tamanho.
  4. Colocar os bolbos na cama de plantação e cobrir com terra.
  5. Cubra esta área com outra secção de rede de galinheiro para evitar que os animais escavem a partir de cima. Acrescente um pouco mais de terra e alguns centímetros de casca de árvore triturada ou de cobertura morta de folhas.

Assim que as suas plantas começarem a mostrar-se, aplique uma cobertura com farinha de ossos ou um fertilizante semelhante. Deve também certificar-se de que as suas plantas recebem pelo menos meio centímetro de água por semana.

No momento da plantação, cave alguns centímetros abaixo da zona onde vai plantar e corrija o solo, se necessário. Coloque o seu bolbo de lírio à profundidade certa, em função do seu tamanho. Coloque o bolbo na cama de plantação e cubra com terra.

Plantar lírios no outono

Embora o outono seja uma boa altura para plantar variedades de lírios de floração precoce, tem de se certificar de que as novas plantações terão várias semanas para estabelecer raízes viáveis antes de as temperaturas descerem a pique. Para bolbos plantados no outono, siga as instruções de plantação 1 a 5 da secção anterior.

Tal como acontece com os bolbos plantados na primavera, se plantar no outono, os bolbos beneficiam de uma cobertura de fertilizante. E precisam de pelo menos meio centímetro de água por semana, o que garantirá uma floração bem sucedida e um crescimento saudável das plantas na primavera.

Em alternativa, pode preparar os seus canteiros de plantação de outono na primavera ou no verão e depois cobri-los com uma camada pesada de cobertura vegetal para suprimir as ervas daninhas e manter as temperaturas do solo elevadas. Quando estiver pronto para plantar os bolbos no outono, afaste a cobertura vegetal extra e termine os passos três a cinco da secção anterior.

Preparação dos bolbos de lírio para plantação

Antes de plantar os seus bolbos de lírio, examine-os para detetar sinais de raízes podres, bolor ou doenças. Deite fora quaisquer bolbos que estejam obviamente demasiado danificados ou dessecados para serem viáveis. Um bolbo de lírio saudável deve parecer sólido e firme ao toque. Os bolbos que pareçam moles ou demasiado leves na sua mão podem já não conter nutrientes armazenados suficientes para prosperar. Para raízes moles, pode tentar usar uma faca limpa e afiada outesouras para as cortar e ver se elas crescem.

A que profundidade plantar os bolbos de lírio

Depois de ter decidido quando plantar os bolbos de lírio, tem de determinar a profundidade a que os deve plantar para obter os melhores resultados. Uma vez que os bolbos de lírio variam em tamanho, a profundidade de plantação que escolher para eles também irá variar em conformidade. Enterre os bolbos muito pequenos entre 7,5 cm e 10 cm abaixo da linha do solo. Enterre os bolbos maiores a 12,5 cm ou 15 cm abaixo. (Há pelo menos uma exceçãoO lírio Madonna prefere uma plantação pouco profunda. Cubra estes bolbos com apenas um centímetro de terra.)plantar um bolbo de lírio com uma faca de terra

Quando chega a altura de plantar, pode facilmente fazer o trabalho com uma espátula, uma faca de solo ou um plantador de bolbos, mas, se estiver a colocar muitos bolbos numa grande área, pode querer utilizar um berbequim elétrico equipado com um trado de jardinagem.

Qual a distância entre plantas para plantar lírios

Tal como acontece com a profundidade de plantação, ao espaçar os bolbos, tenha em conta o seu tamanho. Coloque os bolbos pequenos a vários centímetros de distância. Dê aos bolbos grandes um espaço maior - cerca de um metro e meio de distância é geralmente adequado.

Deve também ter em conta as estacas que poderá ter de incluir para suportar os lírios especialmente altos. Em vez de espetar as estacas às cegas quando as plantas já estiverem no terreno, pode colocá-las quando plantar, o que reduzirá consideravelmente a probabilidade de danificar os bolbos.

O que pode correr mal

Quanto às plantas em si, eis alguns problemas potenciais e formas de os evitar:

Não há flores: Uma luz inadequada, danos nos bolbos ou doenças são alguns dos factores possíveis. Examine as suas condições de cultivo e mude os bolbos de lugar, se necessário.

Amarelecimento, crescimento atrofiado e bolbos apodrecidos: Vários vírus e fungos podem causar folhas deformadas ou descoloridas e, potencialmente, a morte do lírio. A Botrytis, também conhecida como "doença do lírio", está entre as mais comuns. Geralmente começa como uma série de manchas castanhas e progride até matar folhas inteiras. Remova a folhagem afetada o mais rapidamente possível, descartando-a sempre bem longe do seu canteiro de lírios. Plantas doentes com folhas muito amareladas, murchas oua folhagem deformada deve ser desenterrada, com bolbo e tudo.

Veja também: Vegepods: Jardins de canteiros elevados fáceis onde qualquer pessoa pode cultivar produtos comestíveis

Se detetar um escaravelho dos lírios vermelhos numa das suas plantas, tome medidas, colhendo-os à mão, juntamente com os ovos e as larvas, da folhagem.

Danos visíveis causados por insectos: Pouco depois de a folhagem do lírio emergir, o escaravelho do lírio vermelho pode instalar-se, mastigando as folhas e pondo os seus ovos cor de laranja de forma oblonga. Para atenuar as infestações, apanhe à mão os escaravelhos, os seus ovos e as larvas das plantas.

Os pulgões são outra praga problemática, pois perfuram as folhas, facilitando a propagação de doenças. A sua colheita manual precoce e frequente pode reduzir o seu número. Em caso de infestações excessivas, poderá aplicar um sabão inseticida. No entanto, estes produtos matam indiscriminadamente as pragas e os insectos benéficos.

Mordiscou a folhagem e as flores: O que fazer com os insectos à superfície? Afastar os veados e os coelhos com repelentes de animais ou mantê-los afastados com uma vedação temporária do jardim.

Manter os lírios afastados dos animais de estimação

Desde as folhas às pétalas das flores, estames e pólen, todas as partes do lírio são tóxicas para os gatos. (Os lírios também podem afetar os cães, mas não tão seriamente.) Se os seus animais de estimação mastigarem folhas de lírio, cheirarem pétalas caídas ou lamberem grãos de pólen caídos, contacte imediatamente o seu veterinário.

Quando plantar lírios em jardins de contentores

Se procura um toque de cor em pleno inverno, pode sempre forçar os bolbos plantando-os em vasos dentro de casa e cobrindo-os com um pouco de musgo de turfa. Mantenha estes vasos num local quente e ensolarado dentro de casa e desfrute do espetáculo enquanto espera que cheguem os dias mais quentes.

O início da primavera ou do outono são ambos adequados, dependendo da variedade do lírio e da época de floração prevista. Quando estiver pronto para plantar, escolha recipientes com boa drenagem. Encha com uma mistura de envasamento leve e plante os bolbos entre 7,5 cm e 15 cm abaixo da linha do solo, dependendo do tamanho do bolbo. (Ver "A que profundidade plantarlírios" acima).

Não tem espaço no seu jardim para os lírios? Escolha variedades mais curtas para cultivar em recipientes. Pode plantar bolbos no início da primavera.

Para evitar que os esquilos e outros roedores perturbem os seus bolbos, enterre uma secção de rede de galinheiro logo abaixo da linha do solo e cubra-a com cobertura vegetal.

Veja um vídeo de bolbos de lírio a serem plantados num jardim e num recipiente:

Poder das pétalas

Cultivar lírios é tão simples como providenciar um local rico e bem drenado a pleno ou parcial sol; escolher uma profundidade de plantação que seja apropriada para o tamanho do bolbo; seguir os calendários correctos de fertilização e rega; e afastar as pragas de insectos e animais. Assim, quer tenha comprado uma variedade de bolbos de lírios diferentes ou tenha conseguido algumas divisões de plantas vivas de um amigo, deverá ser capaz depara obter flores verdadeiramente impressionantes dos seus lírios durante anos.

Outros bolbos para plantar no verão e no outono

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.