Vespas de papel: valem a pena picar?

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se já teve a infelicidade de se deparar acidentalmente com um ninho de papel cinzento cheio de vespas carecas, ou de passar com o seu cortador de relva ou aparador de fios por cima do orifício de entrada de um ninho de casacos amarelos que vivem no solo, sabe bem como as vespas de papel podem ser defensivas.a sobrevivência da vossa rainha significava a sobrevivência da vossa espécie.

Veja também: Espaçamento do alho: A que distância plantar o alho para obter bolbos grandes

Tudo sobre vespas de papel:

  • Os membros da família das vespas do papel (Vespidae) são famosos pelo seu comportamento aparentemente agressivo no outono. Estes insectos sociais são muitas vezes confundidos com abelhas, que são decididamente não. Embora as espécies de jaquetas amarelas que habitam o solo sejam vulgarmente designadas por "abelhas do solo", na realidade são vespas.
  • Os ninhos de todas as espécies de jaquetas amarelas e vespas são grandes e de papel. As espécies de jaquetas amarelas que nidificam no solo constroem a sua casa de papel no subsolo, numa velha toca de animal, enquanto as vespas constroem os seus ninhos em ramos de árvores ou edifícios.
  • Quase todas as espécies de vespas de papel têm colónias que não sobrevivem ao inverno. Em vez disso, todas morrem no final da estação e apenas a rainha fertilizada sobrevive ao inverno e continua a estabelecer uma nova colónia na primavera seguinte.
  • Cada ninho é utilizado apenas uma vez e é completamente abandonado no final do outono. Tanto as vespas como os casacos amarelos são territoriais e não é provável que construam um ninho perto de um já existente (quer esteja ocupado ou não). Por isso, se tiver um ninho abandonado pendurado numa árvore ou preso ao beiral da sua casa, deixe-o estar. A sua presença pode impedir que uma nova colónia se instale nas proximidades. De facto, pode comprarninhos falsos (como este ou este) para pendurar num telheiro ou num alpendre para evitar que as vespas ou outras vespas de papel se desloquem para lá.
  • Os adultos consomem néctar e recolhem insectos vivos e mortos para alimentar as suas crias em desenvolvimento. O colete amarelo da imagem em destaque está a dissecar um verme da couve e a levar os pedaços para o ninho. As vespas do papel são membros importantes da equipa de limpeza da natureza.

O que fazer com as vespas do papel:

Da próxima vez que encontrar um ninho, tente evitar destruí-lo, se for possível. Isole a área para evitar o contacto humano, dando aos insectos um espaço amplo para entrarem e saírem do ninho. Lembre-se, todos os insectos, exceto a rainha, morrerão assim que o inverno chegar e o ninho será abandonado. Se não lhe for possível evitar a área até à chegada do tempo frio, peça a um profissional para remover oAlgumas espécies de vespas do papel libertam uma "feromona de ataque" quando o ninho é ameaçado, o que pode levar a um ataque em massa ao intruso, causando múltiplas e dolorosas picadas.

O ninho de papel das vespas será abandonado no inverno. Cada ninho é utilizado apenas uma vez.

Veja também: Como plantar alface: um guia para plantar, cultivar e colher alface

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.