Alliums para o jardim: As melhores variedades de allium de longa floração

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

No final da primavera e no início do verão, quando florescem, os bolbos de allium fazem uma grande afirmação nos canteiros de plantação. Quer sejam misturados com plantas perenes ou plantados numa área só para eles, estes parentes da cebola têm muitas características interessantes. São resistentes aos veados, não são incomodados por coelhos, esquilos e esquilos, têm uma vida longa e são absolutamente deslumbrantes. Os alliums existem numa variedade surpreendente de formasSe está à procura dos alliums perfeitos para adicionar à sua paisagem, este artigo cobre as melhores variedades para o efeito.

Como incluir os alliums na sua paisagem

Tal como outros membros da família da cebola, que inclui o cebolinho, a chalota, o alho, o alho-francês e outros, os alliums são cebolas ornamentais que têm um cheiro caraterístico, razão pela qual as criaturas e as pragas de insectos tendem a deixá-las em paz. A maioria das variedades de allium listadas abaixo são totalmente resistentes ao inverno, mesmo em zonas de crescimento frias, onde as temperaturas descem até -30 graus F, o que as torna ideais para a maioria dasNo entanto, os bolbos precisam de passar por um período de inverno frio (10 a 12 semanas a uma temperatura igual ou inferior a 40 graus Fahrenheit) para iniciarem a floração, pelo que os alliums não são adequados para jardins de clima quente.

Estes alliums estão em flor ao mesmo tempo que as peónias atrás deles.

Embora possa plantar os bolbos de allium em linha reta, como soldadinhos em fila, para obter o melhor efeito visual e a aparência mais natural, plante os bolbos em grupos casuais ou aglomerados de 5 a 9 bolbos. Mantenha os bolbos de allium em cada grupo a uma distância de 4 a 6 polegadas uns dos outros para dar a cada um deles bastante espaço para crescer. Pode cavar um buraco grande que seja suficientemente grande para acomodar um grupo inteiro deou cavar uma série de buracos mais pequenos e plantar cada bolbo do grupo individualmente. De qualquer forma, os resultados são os mesmos.

Adoro colocar cachos de alliums entre as plantas perenes no canteiro a pleno sol ao longo da minha entrada. Estão em pé e a florescer antes de as plantas perenes, como a íris e a peónia, atingirem o seu pico, acrescentando outra camada de interesse ao jardim.

A que profundidade plantar os alliums

Os bolbos de Allium devem ser plantados a uma profundidade igual a duas vezes e meia o diâmetro do bolbo. Isto significa que as espécies mais pequenas podem necessitar apenas de uma profundidade de plantação de 3 ou 4 polegadas, enquanto as variedades de allium com bolbos maiores têm de ser plantadas muito mais fundo. Uma boa drenagem é fundamental.

Os bolbos de Allium são plantados no outono a uma profundidade igual a 2 e 1/2 vezes a altura do bolbo

Quando plantar bolbos de allium

Tal como os outros bolbos de flores primaveris, como os narcisos e as tulipas, os alliums são plantados no outono. O aumento da precipitação e as temperaturas mais baixas do ar, combinados com o solo ainda quente, dão aos bolbos tempo suficiente para formar raízes antes de o solo congelar.

Se viver num clima muito frio, aplique uma camada de 3 cm de folhas trituradas, casca de árvore ou composto para isolar os bolbos de allium recém-plantados durante os meses de inverno.

Agora que já sabe como plantar estes maravilhosos bolbos, deixe-me apresentar-lhe algumas variedades de allium de primeira qualidade.

As melhores variedades de alliums para jardins domésticos

Allium schubertii

Esta variedade de allium é um verdadeiro fogo de artifício para o jardim. Cada flor individual no cacho está numa haste de flor de comprimento diferente, resultando numa explosão de flores de vários níveis no topo da haste. Mais solto e mais arejado do que alguns outros tipos de alliums, o A. schubertii é perfeito para jardins naturalistas e para se aconchegar entre gramíneas ornamentais.

A cabeça da semente da A. schubertii é bonita mesmo quando a planta já não está em flor.

Veja também: A planta hospedeira da borboleta-monarca: Milkweeds e como cultivá-las a partir de sementes

Allium bulgaricum (A. siculum)

Entre os alliums mais invulgares, esta seleção tem flores grandes e em forma de sino. Os caules são altos e direitos, enquanto as flores são acenadas e bicolores. Uma visão bem-vinda para os polinizadores da primavera, as flores de A. bulgaricum não duram tanto tempo como alguns outros tipos, mas são tão bonitas!

O A. bulgaricum tem umas flores nodulares muito bonitas e caules altos e rectos. (Foto cedida por Allie Logue)

Allium 'Globemaster

O 'Globemaster' ganha o seu nome por produzir cachos de flores redondos e apertados em caules rectos como uma linha. São bastante altos, atingindo 2 a 3 pés de altura. Tal como todos os alliums, dão flores de corte fantásticas e duradouras, e mesmo depois de as flores estarem gastas, as interessantes vagens de sementes permanecem no jardim durante muito tempo. 'Globemaster' é indiscutivelmente a variedade mais conhecida de allium.no meu jardim da frente, e elas regressam de forma fiável ano após ano. Foram plantadas há 10 anos.

O Allium 'Globemaster' é um dos alliums mais conhecidos para o jardim.

Allium giganteum

Com uma floração rosa-púrpura exuberante, o A. giganteum está à vontade em qualquer tipo de jardim. Os grandes cachos de flores estão empoleirados em caules de 1,5 m de altura. No meu jardim, tenho os bolbos inseridos num conjunto de alexandrinos dourados (Zizia aurea) e conseguem sempre florescer em simultâneo, criando um espetáculo e tanto. As abelhas adoram todos os alliums e, ocasionalmente, também espio uma borboleta do início da estação a alimentar-se deles.

O Allium giganteum em plena floração é um destaque deslumbrante para jardins grandes e pequenos.

Allium sphaerocephalon

Conhecido como drumstick allium, a cabeça da flor deste bolbo de allium é apertada como um tambor. É magenta brilhante em cima e verde em baixo. As flores individuais abrem-se em sucessão, do topo do aglomerado para baixo. Cada globo tem apenas cerca de um centímetro de diâmetro e os caules são esguios mas fortes. Os alliums drumstick balançam com a brisa. Plante esta beleza em grandes grupos para obter os melhores resultados. Como pode ver, estouGosto muito deste bolbo de allium quando é plantado com a cor laranja. As calêndulas, os gerânios e as celosias são óptimos parceiros. A sua floração é muito mais tardia do que a de outros tipos de alliums, pelo que está no seu auge juntamente com as plantas anuais.

É fácil perceber como é que os alliums de baqueta ganharam o seu nome.

Allium caeruleum

Com uma floração precoce e uma pequena delícia, o Allium caeruleum é do mais belo azul celeste. Com apenas 10 a 12 centímetros de altura, esta pequena beleza é melhor apreciada quando plantada no topo de um muro de contenção ou num local onde possa ser vista ao nível dos olhos. O cacho de flores em forma de bola tem um centímetro de diâmetro. É um dos favoritos de muitas das nossas espécies de abelhas mais pequenas, embora as abelhas melíferas também o adorem.

O Allium caeruleum é uma verdadeira maravilha em canteiros e bordaduras. É mais pequeno do que a maior parte das outras variedades, mas continua a ser muito bonito.

Allium karataviense

As folhas destes alliums são largas, lisas e carnudas, ao contrário da maioria das outras espécies. Têm também uma coloração azul-acinzentada. E as flores são brancas e de caule muito curto. Com apenas 15 cm de altura, o A. karataviense pode não ser tão apelativo visualmente como outras opções, mas chama a atenção simplesmente por ser tão único. Não se esqueça de o plantar junto a um passeio ou noutro locallocal de grande tráfego.

As folhas grossas e carnudas do Allium karataviense podem não se parecer com os outros alliums, mas fazem uma grande afirmação no jardim.

Allium christophii

Cada grande cacho de flores redondas desta cultivar de allium é composto por centenas de flores de seis pétalas, cada uma com a forma de uma estrela-do-mar esguia. Os caules têm cerca de 18 centímetros de altura e as folhas são verde-médio e em forma de cinta. Uma vez que cada flor individual se situa a um nível ligeiramente diferente, o Allium christophii é um pouco menos "parecido com uma bola" do que algumas outras variedades. O agrupamento apresentado nesta fotografia éplantada no meu jardim da frente, entre as larkspur e as Heliopsis.

O Allium christophii tem flores em forma de estrela e um caule mais curto do que algumas outras variedades.

Misturar e combinar diferentes tipos de alliums

Não tenha medo de experimentar combinações de diferentes variedades de allium plantadas juntas na mesma área. Cada uma tem um tempo de floração, altura e cor de flor ligeiramente diferentes, resultando em algumas combinações bastante espectaculares.

Como pode ver, existem muitos tipos diferentes de alliums que vale a pena incluir no seu jardim. Plante alguns neste outono. Na próxima primavera, garanto-lhe que ficará contente por o ter feito.

Veja também: Arbustos coloridos para uma beleza sazonal no jardim

Para ver alguns alliums fantásticos em ação, veja este vídeo do jardim da Niki:

Se cultiva alliums, gostaríamos de saber mais sobre a sua experiência com eles na secção de comentários abaixo.

Para mais informações sobre o cultivo de grandes bolbos, consulte os seguintes artigos:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.