Semeando amores-perfeitos: Como cultivar os seus próprios amores-perfeitos e violas a partir de sementes

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os amores-perfeitos estão entre as primeiras plantas a aparecer ao ar livre no centro de jardinagem na primavera. E apesar dos seus rostos doces e coloridos e, por vezes, das marcas de floração intrincadas, são extraordinariamente resistentes. Se pensar no futuro, semear amores-perfeitos por si próprio permite-lhe escolher entre uma vasta gama de variedades para adicionar aos arranjos de recipientes e ao jardim. Neste artigo, vou partilhar algumas dicas para cultivarOs amores-perfeitos (e as suas primas Viola) a partir de sementes, tanto no interior como no exterior, bem como conselhos sobre como e quando plantar as suas plântulas no exterior.

Os amores-perfeitos existem numa vasta gama de cores, desde os laranjas e amarelos até aos rosas, roxos e quase pretos. Alguns têm veios intrincados nas pétalas, outros têm pétalas onduladas. É por isso que é tão divertido cultivar os seus próprios amores-perfeitos. Há muitas opções por onde escolher. Além disso, os amores-perfeitos são comestíveis, pelo que ficam muito bonitos em saladas ou quando são cristalizados para decoração de bolos.

Os amores-perfeitos são fáceis de começar a partir de sementes. Estas plântulas foram cultivadas em pellets de turfa.

Veja também: Arbustos para polinizadores: 5 opções repletas de flores para abelhas e borboletas

Qual é a diferença entre amores-perfeitos e violas?

Os amores-perfeitos foram hibridizados a partir das violas, também chamadas de joaninhas, que fazem parte da violeta ( Violáceas Os amores-perfeitos tendem a ter flores maiores e as suas cinco pétalas estão dispostas de forma um pouco diferente. Quando se olha para uma flor de viola, duas pétalas apontam para cima e três para baixo. Com os amores-perfeitos, quatro pétalas apontam para cima e uma para baixo. Todos eles são uma parte alegre de um jardim de primavera.

Os amores-perfeitos existem numa vasta gama de combinações de cores. Começá-los a partir de sementes é divertido porque pode escolher as cores e os padrões de pétalas que funcionam no seu jardim.

Os amores-perfeitos são anuais ou perenes?

Os amores-perfeitos são vendidos como plantas anuais em viveiros e mercearias na primavera e no final do verão. Mas os amores-perfeitos são considerados plantas perenes de vida curta, o que significa que crescem durante um período de cerca de dois anos. São resistentes nas zonas 3 a 8 da USDA, com temperaturas médias entre -40°F e -30°F (-40°C e -34,4°C) para a primeira e um mínimo de 10°F a 15°F (-12°C a -9°C) para a segunda.

Os amores-perfeitos são geralmente vendidos como plantas anuais na primavera e no outono, mas com um pouco de cuidado, pode mantê-los por mais algum tempo para desfrutar.

Quando é que se deve pensar em semear amores-perfeitos dentro de casa?

As sementes de amores-perfeitos podem ser semeadas tanto no interior como no exterior. Vamos falar primeiro da sementeira de amores-perfeitos no interior. Embora os polegares verdes ansiosos possam arriscar-se a semear os seus legumes e flores demasiado cedo, se estiver a cultivar amores-perfeitos a partir de sementes, vai querer um avanço de pelo menos 10 a 12 semanas no interior. Isto é por volta de janeiro ou fevereiro se viver num clima frio. Recomenda-se que semeie as sementes e coloque os tabuleiros emO plástico preto sobre o tabuleiro de sementes (mas sem tocar no solo) pode ser útil para proporcionar o ambiente escuro necessário.

Estas jovens mudas de amor-perfeito estarão prontas para serem plantadas no jardim dentro de algumas semanas.

Passos para semear amores-perfeitos dentro de casa

Comece por encher pacotes de células ou vasos com mistura de solo húmida. Polvilhe as pequenas sementes no meio de crescimento, pressionando-as suavemente na mistura para que fiquem cobertas. Lembre-se de que precisam de escuridão para germinar. Utilize um misturador para manter o solo húmido e coloque o tabuleiro numa sala escura. Um tapete de aquecimento pode ajudar a acelerar a germinação. Ou mantenha-as numa sala quente com uma temperatura entre 18°C eAs sementes de amor-perfeito podem levar de uma a três semanas para germinar.

As sementes de amor-perfeito são minúsculas e, como precisam de escuridão total para germinar, pressione-as suavemente na mistura sem solo para que fiquem cobertas.

Uma vez germinadas as sementes, transfira o tabuleiro para um local com luz brilhante. Eu coloco as minhas sob luzes de cultivo, mantendo o solo ligeiramente húmido até estarem prontas para serem plantadas no início da primavera.

Antes de conhecer esta dica útil sobre a germinação, que consiste em iniciar as sementes na escuridão, tentei cultivar amores-perfeitos sob luzes desde o início. Funcionou, mas demorou muito tempo a germinar. As sementes também podem ser iniciadas no interior ou no exterior no verão para uma plantação no outono.

Plantação de mudas de amor-perfeito no exterior

Enquanto os amores-perfeitos em flor são imunes às flutuações de temperatura imprevisivelmente mais frias da primavera, as plantas jovens cultivadas em interior precisam de ser lentamente aclimatadas às suas novas condições de crescimento no exterior através de um processo conhecido como endurecimento. Uma estrutura fria é o local perfeito para aclimatar as suas plantas. Ou, se não tiver uma estrutura fria, endureça-as trazendo-as para o exterior durante algumas horas de cada vezEste artigo explica o que fazer. Pode começar o processo cerca de um mês antes da data da última geada. No entanto, esteja atento à previsão do tempo. Espere até que as temperaturas estejam acima de zero antes de começar a endurecê-las.

Antes de plantar as plântulas de amor-perfeito que cultivou no interior, ou os transplantes que comprou e que foram expostos no interior, certifique-se de que os endurece para os habituar ao clima da primavera.

Se houver previsão de geada e estiver preocupado com as suas plantas, leve os amores-perfeitos para uma garagem durante a noite ou cubra-os com uma cobertura em linha para os proteger.

Escolha um local ensolarado para a plantação (a sombra parcial é aceitável). Plante-as no solo - se o solo estiver entre 7°C e 18°C - ou em vasos em solo bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Ao plantar em recipientes, certifique-se de que existem orifícios de drenagem suficientes. Leia atentamente os pacotes de sementes para determinar o quanto as plantas se espalharão e a altura que terão. Espace de acordo com isso. Eregar regularmente, se não houver muita precipitação prevista. As plantas com cabeça morta durante a primavera para incentivar mais flores.

Os amores-perfeitos são flores de primavera perfeitas para recipientes e cestos suspensos.

Semear amores-perfeitos no exterior

Também pode semear as sementes de amor-perfeito diretamente em canteiros de jardim exteriores e evitar as luzes de crescimento e o endurecimento.

Se vive numa região amena (mas não quente, que não é adequada para os amores-perfeitos), o final de julho a agosto é a melhor altura para semear amores-perfeitos ao ar livre. Demorará cerca de 6 semanas até que estejam suficientemente grandes para se mudarem para um novo local, se assim o desejar, e mais algumas semanas para se estabelecerem antes da chegada do tempo frio. Por vezes, até florescem no outono e depois novamente na primavera, em regiões amenasclimas.

Veja também: Cultivos em vasos: sucesso com a horticultura em vasos

Se vive num clima mais frio, tem duas opções para semear amores-perfeitos no exterior.

  1. Plante as sementes ao ar livre num canteiro de jardim em junho ou julho e deixe-as crescer durante o resto da estação (lembre-se de as cobrir com uma fina camada de terra para as manter no escuro! No outono, proteja as jovens plantas do inverno que se aproxima, colocando uma estrutura de frio portátil sobre elas, cobrindo-as com jarros de leite sem fundo ou cobrindo-as com palha. Um estudo da Universidade do Minnesota descobriu queOs amores-perfeitos cultivados a partir de sementes de verão têm um crescimento e uma floração mais uniformes do que os cultivados a partir de transplantes. Retirar as coberturas ou a palha na primavera, antes de as plantas florescerem.
  2. Plante as sementes logo após a primeira geada forte. As sementes ficarão dormentes durante o inverno e germinarão no início da primavera. As mudas plantadas desta forma crescem muito rapidamente na primavera. As amores-perfeitos facilmente se auto-semeam por conta própria e esta técnica imita isso.

Estas jovens plântulas de amor-perfeito foram semeadas diretamente num canteiro no outono anterior e serão agora transplantadas para outros pontos do jardim, onde estarão em plena floração pouco tempo depois.

Cuidar das plantas de amor-perfeito durante o verão

Se os amores-perfeitos forem plantados a pleno sol na primavera, assim que o tempo quente chegar, as plantas começarão a declinar visivelmente. A folhagem começa a ficar pernalta e com um aspeto bastante triste. Podem ser tolerantes ao frio, mas têm uma tolerância ao calor bastante baixa.

Plantei as violas Bunny Ears que encomendei à Baker Creek a partir de sementes. As plantas começaram muito lentamente, mas acabaram por florescer para mim - depois de a primavera ter passado! Mudei-as para uma zona com sombra e floresceram em junho e continuaram a florescer até outubro.

A maioria das pessoas provavelmente atira-as para o composto para dar lugar a plantas anuais de clima quente nesta altura. No entanto, se as mudar para um local sombreado no jardim e se se lembrar de as regar durante o verão, elas podem voltar a florescer no outono. Pode utilizar um fertilizante orgânico para lhes dar um impulso, mas certifique-se de que é um fertilizante formulado para flores, uma vez que demasiado azoto apenas irá incentivar a produção de folhas.Já tive amores-perfeitos que voltaram a florescer até ao inverno! Adicione-os novamente aos seus recipientes como parte do seu arranjo de outono. E tenha em mente que são saborosos para as pragas, como veados e coelhos, bem como lesmas.

Se quiser tentar manter o seu amor-perfeito vivo durante o inverno, proteja-o com uma camada de palha.

Se os seus amores-perfeitos acabarem por se transformar em sementes, é possível que reapareçam no próximo ano através da auto-sementeira. Este estava a crescer do lado do meu alpendre de betão!

Mais flores para cultivar a partir de sementes

    Coloque este artigo sobre a sementeira de amores-perfeitos no seu quadro "lista de sementes"

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.