Tomates enxertados

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Nos últimos anos, tenho ouvido falar cada vez mais de tomates enxertados. No ano passado, foi a primeira vez que foram oferecidos nos centros de jardinagem da minha região, mas eu não quis. Parecia que havia muita publicidade em torno deles, e o meu lado avarento não queria pagar 12,99 dólares por uma única muda de tomate. Este ano, os tomates enxertados estão de volta, com uma publicidade ainda mais vistosa, e por issoAtirei a espátula e acrescentei um tomate enxertado 'Indigo Rose' à minha horta.

Tomates enxertados:

Eis as afirmações feitas pelas empresas que vendem tomates enxertados:

  1. Plantas maiores, mais fortes e mais vigorosas!

  2. Excelente resistência a doenças transmitidas pelo solo (como a murchidão bacteriana, a murchidão de Fusarium e a murchidão de Verticillium)!

  3. Maior rendimento e período de colheita mais longo!

    Veja também: Novas plantas para o seu jardim de 2023: plantas anuais, perenes, frutíferas e vegetais interessantes

Mas, qual é a verdade? Recorri a Andrew Meffert, especialista em tomates e técnico de ensaios sénior da Johnny's Selected Seeds em Winslow, Maine, para esclarecer as coisas sobre os tomates enxertados. A Johnny's tem vindo a comercializar tomates enxertados para produtores profissionais há quase uma década e Andrew tem vindo a realizar os ensaios com estas plantas nos últimos seis anos.A minha função é organizar e executar os ensaios das culturas em que estou envolvido e garantir que são tratados e avaliados quanto ao seu desempenho".

Veja também: Espinafres Malabar: Como cultivar e cuidar dos espinafres trepadores

O que é exatamente um tomate enxertado? O conceito é bastante simples: é o resultado da fusão de duas variedades de tomate diferentes - a variedade de cima é a que vai dar os frutos e a variedade de baixo é o porta-enxerto, escolhido pelo seu vigor excecional e resistência às doenças do solo.

O local do enxerto. Foto de Adam Lemieux da Johnny's Selected Seeds.

Por isso, perguntei ao Andrew se os tomates enxertados valem a pena para os jardineiros domésticos. A sua resposta foi: SIM! "Há duas grandes vantagens nos tomates enxertados: 1) Maior resistência a doenças transmitidas pelo solo e 2) Os porta-enxertos são maiores e muito mais vigorosos do que nos tomates não enxertados, o que faz com que a planta cresça mais depressa, com uma área foliar maior e um rendimento global 30 a 50 por cento maior." Hum, uau!

Andrew também salienta que, se viver num clima de estação curta ou se tiver uma horta com condições de solo que não sejam ideais, optar por tomates enxertados compensará algumas dessas deficiências e aumentará o rendimento. Além disso, enxertar variedades menos produtivas ou mais propensas a doenças, como as heranças ou a minha 'Indigo Rose' (apresentada na fotografia de cima), num porta-enxerto robusto e resistente a doençasresultam num aumento do vigor e da produção de frutos.

Uma estufa de ensaio de tomates na Johnny's Selected Seeds. Os tomateiros enxertados são maiores e mais vigorosos quando comparados com os não enxertados. Foto de Adam Lemieux da Johnny's Selected Seeds.

Andrew também é proprietário de uma quinta, vendendo as suas colheitas em CSAs e em mercados de agricultores. Ele cultiva tomates enxertados? "Eu pessoalmente enxerto todos os tomates na minha quinta", diz ele. "É um processo meticuloso e tedioso, mas os jardineiros que gostam de projectos práticos podem gostar de aperfeiçoar as suas técnicas de enxerto de tomate." Para mais informações, a Johnny's Selected Seeds criou um guia online passo-a-passoficha de informação com muitas fotografias brilhantes do processo.

Se preferir não tentar enxertar-se a si próprio, muitos centros de jardinagem oferecem agora uma seleção de tomates enxertados, incluindo tipos de herança como "Brandywine", "Black Krim" e "Cherokee Purple". Além disso, pepinos, pimentos, beringelas e melões também estão a aderir à moda dos enxertos, por isso não se surpreenda se encontrar estes alimentos melhorados na sua estufa local, se não agora, num futuro muito próximo.

Já cultivou tomates enxertados?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.