Cultivar um jardim de ervas aromáticas culinárias

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Existem muitas razões para cultivar as suas próprias ervas aromáticas. A razão mais importante é o sabor; não há nada melhor do que o sabor fresco das ervas cultivadas em casa. É claro que cultivar um jardim de ervas aromáticas é também uma forma fácil de poupar dinheiro na sua conta da mercearia. As ervas compradas em lojas são caras, muitas vezes de frescura duvidosa, e muitas são difíceis de obter. Mas os jardineiros experientes sabem que a maioria das ervas pode ser facilmente cultivadanum jardim doméstico ou num terraço ensolarado.

Cultivar um jardim de ervas aromáticas culinárias: noções básicas

Antes de iniciar a plantação de um jardim de ervas aromáticas, comece por planear um pouco. Que ervas aromáticas utiliza mais? Pretende cultivar ervas suficientes para secar ou congelar para utilização no inverno? Se é novo na jardinagem, comece por cultivar algumas das suas ervas aromáticas favoritas em caixas de janela ou recipientes de tecido.para ervas culinárias, ou adicionar ervas aos canteiros de vegetais ou flores existentes.

A maioria das ervas aromáticas é muito fácil de cultivar se tiverem um local ensolarado com solo bem drenado. Isto é especialmente importante para as ervas de origem mediterrânica, como o tomilho, o alecrim e os orégãos, que se desenvolvem com calor e pouca água. As ervas de folha, como a salsa, o cebolinho e o coentro, podem ser plantadas em solo de jardim normal e com menos luz, mas continuam a crescer melhor quando recebem pelo menos 6Se o solo existente não for o ideal, pode sempre cultivar ervas aromáticas em canteiros elevados.

Ao preparar um novo jardim, remova a relva e as ervas daninhas do local e cave para soltar o solo. Emende-o com composto ou estrume envelhecido antes de o plantar. Depois de semear as sementes ou plantar as plântulas, regue regularmente até as plantas crescerem bem. As ervas perenes, como o tomilho, o cebolinho e a salva, são muito tolerantes à seca depois de estabelecidas. Para promover o crescimento saudável das plantas, fertilize ocasionalmente comum fertilizante orgânico para o jardim de ervas aromáticas.

As ervas aromáticas podem ser plantadas numa variedade de recipientes, incluindo jardineiras de tecido como esta da Smart Pots.

Cultivar um jardim de ervas aromáticas culinárias: 8 ervas essenciais

A maioria das ervas aromáticas pode ser cultivada a partir de sementes ou de transplantes comprados num centro de jardinagem local. Algumas ervas perenes, como o cebolinho, também são fáceis de dividir e, se tiver sorte, um amigo jardineiro poderá partilhar um ramo consigo.

Manjericão - O manjericão é talvez a mais popular das ervas culinárias pelo seu sabor quente e aromático que é essencial para tantos pratos. Existem muitos tipos de manjericão, mas para uso culinário, não se pode bater variedades como Genovese, Spicy Globe e Dolce Fresca. O manjericão prospera em clima quente e não deve ser plantado no jardim até que o risco de geada da primavera tenha passado. Não apresse o manjericão no jardim;Se as temperaturas da primavera baixarem após a plantação, cubra o manjericão com uma cobertura em linha ou com um mini túnel de argolas para proteger as plantas tenras. Utilizo muito manjericão e considero económico cultivá-lo a partir de sementes iniciadas dentro de casa sob luzes de cultivo cerca de oito semanas antes da última geada prevista. No entanto, também encontrará mudas de manjericão na maioria dos centros de jardinagem no final da primavera.

O manjericão picante é uma variedade bonita e saborosa que forma montes compactos de um pé de altura. Colha frequentemente para incentivar o crescimento fresco e uma colheita ininterrupta das folhas aromáticas picantes desde o início do verão até à primeira geada do outono.

Oregãos gregos - Se procura um orégão com um sabor extraordinário, é difícil bater o orégão grego. No meu jardim da zona 5, o orégão grego é uma planta anual e não hiberna, a não ser que esteja abrigado numa estrutura fria. Plante este amante do calor em canteiros elevados, recipientes ou crie uma berma de gravilha onde ele e outras ervas mediterrânicas como o tomilho e o alecrim irão prosperar. Ao comprar sementes ou plantas, eviteÉ provável que se trate de Origanum vulgare, uma planta frequentemente designada por orégão selvagem, que é um auto-semeador vigoroso e não tem a profundidade de sabor que encontrará no orégão grego. Colhemos orégão grego fresco no verão para molhos de salada, marinadas e pizza, mas grande parte da nossa colheita é seca para pratos de inverno.Orégãos sírios, uma erva saborosa conhecida como za'atar em muitas partes do mundo e que é apresentada no meu livro, Veggie Garden Remix.

Veja também: Preparar os canteiros elevados para o inverno: o que deixar, o que retirar, o que acrescentar e o que guardar

Coentros - O coentro é uma erva que se adora ou se detesta. O seu sabor pungente acrescenta um sabor intenso aos pratos mexicanos, asiáticos e indianos e, para mim, é uma planta que se adora. O coentro cresce bem a pleno sol ou à sombra parcial, mas dá-se melhor com o tempo fresco da primavera e do outono. No verão, o coentro fica rapidamente bolorento, perdendo o sabor. Existem algumas variedades resistentes ao bolor, como a "Calypso", a "Slo-bolt" e a "CruiserPara obter uma colheita mais longa de coentros cultivados em casa, plante sementes frescas no jardim de poucas em poucas semanas. Para obter o sabor do coentro no verão, considere cultivar um substituto do coentro que adore o calor, como os coentros vietnamitas ou o papalo.

Veja também: Manjericão perene e outras plantas perenes que pode ou não saber que pertencem à família da hortelã

Os orégãos gregos têm um sabor que não se encontra nos orégãos comuns. Corte ramos saudáveis durante todo o verão para os secar para cozinhar no inverno.

Alecrim - Considero o alecrim uma planta anual no meu jardim, embora já o tenha visto passar o inverno num quintal próximo, onde o solo era de cascalho e o local estava abrigado dos ventos de inverno. Dito isto, a maioria das variedades de alecrim só passa o inverno de forma fiável ao ar livre nas zonas 8 e superiores. Nas zonas mais frias, o alecrim é uma erva anual, normalmente desenterrada e trazida para dentro de casa antes da primeira geada de outono. Para aqueles que queremSe quiser experimentar e invernar o alecrim nas zonas 6 ou 7, 'Arp' pode ser a sua melhor aposta, uma vez que é considerada uma das variedades mais tolerantes ao frio. Não me preocupo em cultivar alecrim a partir de sementes, uma vez que o seu crescimento é extremamente lento. Em vez disso, procure transplantes saudáveis no seu viveiro local no final da primavera. O alecrim fresco é uma obrigação quando se cultiva um jardim de ervas culinárias. O seu aroma e sabor frescos e acentuados combinam bem comlegumes assados, focaccia e frango assado.

Cebolinho - O cebolinho é talvez a erva mais fácil de cultivar num jardim. Basta escolher um local com sol pleno a sombra parcial e solo de jardim normal e será feliz durante anos. Gosto de cobrir as plantas com uma polegada de composto ou estrume envelhecido em cada primavera para incentivar um crescimento saudável. Na primavera, verão e outono, usamos o cebolinho quase todos os dias para dar um sabor suave a cebola a sopas, ovos, marinadas e saladas,Pode cultivá-las a partir de sementes, mas o cebolinho precisa de meses para passar da semente à colheita. Em vez disso, comece com algumas plantas de cebolinho - de um viveiro ou de um amigo jardineiro. No início do verão, os tufos de erva são cobertos com flores cor-de-rosa brilhantes. As flores amigas das abelhas são comestíveis e podem ser deixadas na planta para atrair abelhas e insectos benéficos ou polvilhadas sobre saladasSe não quiser que o cebolinho apareça por todo o jardim, corte as flores assim que murcharem, mas antes de se tornarem sementes.

O cebolinho pode ser cultivado em canteiros ou recipientes para facilitar a colheita.

Endro - Incluo sempre o endro no meu jardim de ervas culinárias, não só pelo seu sabor caraterístico, mas também pela sua popularidade entre os muitos insectos benéficos que visitam o meu jardim. O endro oferece uma variedade de partes comestíveis; as folhas são picadas em ovos e sopas, e também utilizadas com salmão e em molhos para saladas, e as sementes e flores são utilizadas em conserva.A colheita das folhas começa cerca de seis a sete semanas após a sementeira. A colheita das sementes demora mais tempo e está pronta cerca de três meses após a sementeira na primavera. Para um fornecimento ininterrupto de endro caseiro, semeie sementes frescas de 3 em 3 semanas desde a primavera até meados do verão.Vencedora do prémio All-American Selections, é compacta e ideal para contentores.

Tomilho - O tomilho é uma erva de crescimento baixo, perfeita para a parte da frente de um canteiro de jardim, jardim de rochas ou para colocar num recipiente. Prefere solo bem drenado e sol pleno, e é tolerante à seca. As pequenas flores do tomilho são atractivas para insectos benéficos e polinizadores, tornando-as excelentes plantas companheiras de muitos vegetais. Existem centenas de tomilhos diferentes, mas para uso culinário, fico-me pelo comumO tomilho-limão é ridiculamente perfumado e tem um forte sabor a citrinos e tomilho, perfeito para marinadas, legumes assados e pratos de frango.

Salsa - Quando era criança, pensava que a salsa era apenas utilizada como guarnição. Mal sabia eu que se tornaria uma das minhas ervas culinárias de cultivo obrigatório. Existem dois tipos principais de salsa: a salsa encaracolada e a salsa de folhas planas. Ambas podem ser utilizadas na cozinha, mas eu prefiro o sabor brilhante da salsa de folhas planas italiana, que corto generosamente em saladas, massas e quiches, ou polvilho sobre batatas, frango eA salsa é muito fácil de cultivar e pode ser plantada a pleno sol ou à sombra parcial. Para produzir uma colheita abundante de folhas saborosas, precisa de humidade regular, especialmente quando cultivada em recipientes.

Para mais informações sobre o cultivo de ervas, consulte o maravilhoso livro Homegrown Herbs: A Complete Guide to Growing, Using, and Enjoying More than 1oo Herbs.

Está a cultivar um jardim de ervas culinárias este ano?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.