A planta hospedeira da borboleta-monarca: Milkweeds e como cultivá-las a partir de sementes

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O inverno não parece ser necessariamente a melhor altura para começar a plantar sementes ao ar livre na maior parte da América do Norte, mas para um grupo de plantas muito valioso - as ervas-de-leite - o inverno é a altura perfeita para começar a plantar. Caso não esteja familiarizado com este grupo de plantas em particular, as ervas-de-leite pertencem ao género Asclepias e são a única planta hospedeira da borboleta-monarca.para obter estas plantas maravilhosas a partir de sementes, permitam-me que vos apresente algumas das melhores espécies de serralha para as monarcas.

Veja também: Quando colher os pepinos para obter a melhor qualidade e sabor

O que é que a Milkweed tem de tão especial?

Embora muitas espécies de borboletas tenham plantas hospedeiras específicas de que necessitam para criar as suas crias (pode ver uma lista de outras plantas hospedeiras de borboletas aqui), nenhuma borboleta é mais preciosa para a nossa psique colectiva do que a monarca. As populações de monarcas diminuíram drasticamente nas últimas décadas e cada vez mais jardineiros querem ajudar, incluindo a planta hospedeira da borboleta monarca no seu jardim.

Esta lagarta monarca está a alimentar-se das folhas de uma espécie de erva-leiteira conhecida como erva-borboleta.

As monarcas co-evoluíram com as plantas de serralha e, ao fazê-lo, estas borboletas desenvolveram uma adaptação única que permite que as suas lagartas se alimentem de uma planta que muitos outros insectos não conseguem. É que a seiva à base de látex produzida pelas plantas de serralha contém compostos tóxicos chamados cardenolídeos. A maioria dos outros insectos, com exceção de algumas espécies, não consegue digerir estas toxinas; ou as mata ou elas evitam-nasMas as lagartas monarca absorvem estas toxinas quando se alimentam das folhas de serralha, tornando-as elas próprias tóxicas para potenciais predadores. As toxinas encontradas na planta hospedeira da borboleta monarca ajudam, de facto, a proteger as lagartas e as borboletas adultas das aves e de outros predadores.

Aqui está um vídeo fixe da nossa Jessica Walliser a descobrir pequenas lagartas monarca na serralha no seu próprio quintal.

Artigo relacionado: Como cultivar uma horta de lagartas

Espécies de plantas hospedeiras da borboleta-monarca

Apesar de a erva-leiteira ser a única planta hospedeira da borboleta-monarca, existem muitas espécies diferentes de erva-leiteira que as monarcas podem utilizar para criar as suas crias. Embora se tenha verificado que algumas espécies são preferidas em relação a outras, todos os membros do género Asclepias podem ser utilizados como planta hospedeira da borboleta-monarca.

Esta monarca fêmea está ocupada a pôr ovos nas folhas da serralha comum.

Ao plantar serralha no seu jardim, é importante escolher uma espécie de serralha que seja nativa da sua região, sempre que possível. Felizmente, existem várias espécies de serralha que têm uma ampla gama nativa e são adequadas para plantação em grande parte da América do Norte. Ao mergulharmos na seguinte lista das minhas variedades favoritas de serralha perene, saiba que estas espécies em particular são boasNão incluo na minha lista a planta anual conhecida como tropical milkweed (Asclepias curassavica) porque é uma planta muito debatida. Há provas de que tem um impacto negativo na saúde e migração das monarcas em algumas partes do país. Além disso, não é perene, nem é nativa dos EUA ou do Canadá.

Os ovos das monarcas são minúsculos e difíceis de detetar. Procure cuidadosamente as folhas.

6 Espécies de Milkweed perenes favoritas para as borboletas-monarca:

Erva-leiteira-do-pântano (Asclepias incarnata): Não se deixe enganar pelo nome comum desta serralha. O facto de o nome "pântano" estar no nome, não significa que esta espécie de serralha necessite de condições húmidas. De facto, a serralha do pântano cresce em solos saturados, mas também cresce muito bem em solos de jardim bem drenados. Forma tufos, por isso, ao contrário de outras espécies de serralha, não toma conta do jardim com raízes espalhadas (serralha comum, estouTenho muitas touceiras de serralha do pântano no meu jardim da Pensilvânia e descobri que é a espécie mais fácil de cultivar (consulte a secção no final deste artigo para obter informações sobre como cultivar serralhas a partir de sementes). Plante esta planta hospedeira da borboleta monarca a pleno ou parcialmente ao sol. Cresce cerca de um metro e meio de altura e é resistente nas zonas 3 a 7. Pode comprar sementes de serralha do pântano aqui.

Veja também: Saiba como cultivar ervas aromáticas em recipientes para obter plantas saudáveis e colheitas convenientes

A serralha do pântano é uma excelente formadora de touceiras com belas flores cor-de-rosa.

Erva-leiteira comum (Asclepias syriaca): As flores grandes e redondas da serralha comum são as preferidas de muitos polinizadores e as suas folhas largas acolhem sempre muitas lagartas monarca no meu quintal. No entanto, esta planta tem um aviso: é uma planta extremamente agressiva, formando grandes colóniasA serralha comum é uma planta que se espalha não só por sementes, mas também por raízes subterrâneas chamadas rizomas. A serralha comum tem bastante espaço, é resistente entre as zonas 3 e 9 e atinge até 1,5 m de altura. Pode comprar sementes de serralha comum aqui.

A erva-leiteira comum é uma das mais fáceis de cultivar, mas pode ser agressiva no jardim.

Erva-leiteira-roxa (Asclepias purpurascens): A minha espécie favorita de planta hospedeira da borboleta monarca, a serralha roxa é difícil de encontrar no comércio de viveiros, mas é tão bonita! Com uma forma semelhante à serralha comum, a serralha roxa destaca-se principalmente devido à cor das suas flores. Melhor descrita como rosa brilhante, as flores desta espécie de planta hospedeira da borboleta monarca são absolutamente deslumbrantes. No verão, as flores estão vivasTambém se propaga por rizomas, mas não tão agressivamente como a serralha comum. É um pouco difícil de começar a partir de sementes (ver abaixo), mas é totalmente resistente ao inverno nas zonas 3-8. As sementes podem ser difíceis de encontrar no comércio, por isso tente encontrar um amigo que cultive esta espécie e esteja disposto a partilhar sementes.

A erva-leiteira roxa é uma das muitas variedades de erva-leiteira perene utilizadas pelas monarcas para criar as suas crias.

Erva-das-borboletas (Asclepias tuberosa): Ao contrário da maioria das outras ervas-de-leite, as flores da erva-de-borboleta não são cor-de-rosa, púrpura ou brancas. Em vez disso, esta espécie de erva-de-leite tem flores cor de laranja brilhantes. A sua baixa estatura e o seu hábito de formação de touceiras tornam-na perfeita para a maioria dos jardins. Embora a erva-de-borboleta não seja tipicamente a primeira erva-de-leite escolhida para a postura de ovos de monarca, vale definitivamente a pena cultivá-la. A erva-de-borboleta não gosta de serA planta pode ser transplantada, por isso, começar a partir de sementes pode ser mais frutífero, embora possa levar anos até que uma planta passe de semente a flor. Resistente nas zonas 3-9 e atingindo apenas 2 pés de altura, as flores laranja jazzy da erva borboleta são nada menos que espectaculares. Pode comprar sementes de erva borboleta aqui.

A erva-das-borboletas de flor laranja é também uma erva-leiteira e pode servir de planta hospedeira para as monarcas.

Erva-de-são-joão (Asclepias speciosa): Muito menos agressiva do que a serralha comum, a serralha vistosa é uma excelente alternativa. Resistente nas zonas 3-9 e atingindo cerca de 4 a 5 pés de altura, os cachos de flores da serralha vistosa parecem grupos de estrelas pontiagudas. Embora haja menos flores por cacho do que na serralha comum, esta espécie de planta hospedeira da borboleta monarca rouba a cena com suas flores pontiagudas e rosa-púrpura.Pode comprar sementes de serralha vistosa aqui.

As flores em forma de estrela da vistosa serralha são tão bonitas.

Erva-de-são-joão (Asclepias verticillata): As folhas finas e semelhantes a agulhas desta planta hospedeira da borboleta monarca não se parecem com muitas outras serralhas por aí. A planta tem uma aparência macia e emplumada e, uma vez que atinge cerca de 3 pés de altura, é um ótimo complemento para uma borda perene. A serralha whorled não é um cultivador agressivo, mas se espalha através de rizomas subterrâneos, portanto, esteja preparado para lhe dar muito espaço.As flores desta espécie são de um branco suave com apenas uma pitada de rosa no centro. Pequenos cachos de flores encimam quase todos os caules e, apesar da aparência delicada desta espécie de serralha, ela pode alimentar muitas lagartas monarcas. Pode comprar sementes de serralha whorled aqui.

Recomendamos o livro "The Monarch: Saving Our Most-Loved Butterfly" de Kylee Baumle para uma lista completa de mais de 70 espécies nativas de serralha e as suas áreas geográficas.

Artigo relacionado: Um projeto de jardim de vida selvagem para todas as estações

Como cultivar as ervas-de-leite perenes a partir de sementes

Agora que já lhe apresentei algumas das minhas espécies favoritas de plantas hospedeiras da borboleta-monarca, está na altura de começar a cultivar! Deve lembrar-se que no início deste artigo mencionei que o inverno é a altura ideal para plantar sementes de serralha. Isto porque as sementes das espécies perenes de serralha precisam de ser expostas a um período prolongado de temperaturas negativas para quebrar a dormência.Este processo é conhecido como estratificação e, na natureza, as sementes de serralha passam naturalmente por este período de frio e humidade à medida que o inverno avança. Por isso, para ter sucesso no cultivo da serralha a partir de sementes, tem de se certificar de que as sementes estão estratificadas, quer natural quer artificialmente.

Se plantar sementes de serralha perene na primavera, terá pouca ou nenhuma sorte em fazê-las germinar. Em vez disso, plante as sementes no final do outono ou no inverno. Eis como o fazer.

A maior parte das plantas oleaginosas são fáceis de cultivar a partir de sementes, se estas forem expostas a temperaturas frias.

Como plantar sementes de Milkweed

Passo 1: Agir como a Mãe Natureza. Para obter os melhores resultados no cultivo de serralhas a partir de sementes, se vive num local onde os Invernos são frios, basta ir para o exterior em qualquer altura, desde o final do outono até meio do inverno, e deixar cair as sementes de serralha onde quiser no jardim, tal como faz a Mãe Natureza. Não cubra as sementes! Basta pressioná-las contra o solo com a mão ou a sola do sapato. As sementes da planta hospedeira da borboleta-monarca necessitam de luzpara germinar, por isso, se as cobrirmos com terra, não germinarão na primavera.

Passo 2: Afastar-se. A maneira mais fácil de cultivar sementes de serralha é plantá-las no outono ou no inverno e esquecê-las. À medida que o inverno avança, elas serão naturalmente expostas às oito a dez semanas de temperaturas frias necessárias para germinarem quando a primavera chegar.

Se quiser apoiar as borboletas monarca como esta, precisa de plantar plantas hospedeiras para as lagartas.

Assista a este vídeo rápido para saber como e quando colher e plantar sementes de ervas daninhas para borboletas .

Estratificação artificial

Para isso, dobre as sementes numa toalha de papel ligeiramente húmida e coloque-a num saco com fecho de correr. Coloque o saco no fundo do frigorífico durante oito a dez semanas, depois retire-o e espalhe as sementes no jardim, tendo o cuidado de não as cobrir com terra.

Cultive o maior número possível de variedades desta planta hospedeira da borboleta monarca e todos nós colheremos os benefícios.

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.