As flores mais fáceis de cultivar a partir de sementes: do alyssum às zínias

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Passear pelos corredores do centro de jardinagem para procurar flores para plantar na primavera é sem dúvida divertido, mas cultivá-las a partir de sementes apresenta algumas vantagens. Por um lado, significa que pode escolher entre uma abundância de variedades. Faço listas de sementes de flores, tal como faço com as listas de vegetais e ervas. Aqui, reuni algumas das flores mais fáceis de cultivar a partir de sementes. Algumas são tão fáceis de plantar queTrata-se, literalmente, de lançar sementes a partir do local onde se encontra no jardim.

Continuo a fazer algumas - ok, muitas! - compras por impulso no centro de jardinagem quando chega a altura de plantar o meu jardim. Mas gosto de poder determinar o que quero, para não ficar desiludido se não encontrar o que procuro.

Uma flor Dianthus Supra Pink e uma petúnia Evening Scentsation (que tem uma fragrância doce). Cultivei-as ambas e juntei-as num recipiente. São das flores mais fáceis de cultivar a partir de sementes.

As vantagens de cultivar flores a partir de sementes

Para mim, cultivar flores a partir de sementes é tão gratificante como cultivar legumes. Planto-as nos meus jardins, utilizo-as em combinações de contentores e coloco-as nos meus canteiros elevados, tanto para colher ramos de flores para o verão como para atrair polinizadores para os meus legumes e ervas aromáticas:

  • Não está à mercê do que o comprador do seu centro de jardinagem local encomendou - embora haja muitos com excelente visão e gosto! Mas pode planear o que gostaria de ter e onde o vai colocar.
  • Ao folhear um catálogo, pode descobrir algumas variedades que nunca ouviu falar ou viu. É divertido plantar coisas novas.
  • Pode personalizar a sua própria encomenda de plantas. Cultive uma planta inteira de uma coisa - ou uma única célula.
  • Controla tudo o que diz respeito ao seu processo de plantação, desde o meio de cultura que escolhe até à forma como fertiliza.
  • É possível escalonar as plantações para que não floresça toda uma variedade de flores de uma só vez!
  • Pode planear previamente os seus contentores porque saberá exatamente o que terá no seu "inventário".
  • Pode determinar o que cresce melhor no seu jardim de estação para estação e adaptar as suas futuras encomendas de sementes em conformidade.

Existem três opções para quando plantar as sementes de zínia: dentro de casa (como mostrado aqui), por sementeira direta e por plantação sucessiva até ao início do verão.

Dicas para cultivar flores a partir de sementes

Penso que o principal conselho é ler atentamente os pacotes de sementes. Algumas sementes beneficiam de um arranque no interior, outras podem ser semeadas no inverno, enquanto outras podem ser semeadas diretamente no jardim, a partir da primavera. Para este último cenário, conheça a sua zona de cultivo e faça uma contagem decrescente a partir da data da última geada da sua região para determinar o momento de arranque das sementes.

Se começar a plantar sementes de flores dentro de casa, certifique-se de que endurece as suas plântulas antes de as plantar no seu destino de verão. Não perca este passo importante!

Veja também: Ideia de receita: Abóbora recheada

Não se esqueça de fazer a testa-morta das flores cortadas durante a estação de crescimento para incentivar um maior crescimento!

As flores mais fáceis de cultivar a partir de sementes

Estas não são de modo algum as únicas flores fáceis de cultivar a partir de sementes, mas esta é uma lista de flores que eu próprio cultivei e com as quais tive sucesso nos meus jardins ao longo dos anos.

Zínias

As zínias são, provavelmente, as minhas flores de corte preferidas. Há tantas variedades maravilhosas por onde escolher, como a Queeny Lime Orange e a série Profusion, ambas vencedoras da AAS. Adoro plantar zínias anãs em plantações de bordadura, e variedades vistosas como a Oklahoma Salmon, que são escolhas perfeitas para um jardim de flores de corte. As sementes de zínias podem ser iniciadas dentro de casa ou semeadas diretamente no jardim assim que o solo aquecerpara cima. Para iniciar as sementes no interior, semeie-as 4 a 6 semanas antes da data da última geada da primavera, plantando as sementes a 1/4 de polegada de profundidade. Mantenha os recipientes sob uma luz de crescimento ou num parapeito de janela ensolarado. Quando as mudas forem transferidas para o jardim, transplante-as para um local com sol pleno.

Adoro cultivar zínias como flor de corte para os vasos de verão. Exponho-as tanto no interior como no exterior! E deixo algumas no jardim porque os beija-flores, as abelhas e as borboletas adoram-nas! As plantas continuam a produzir até ao fim do verão e até ao outono.

Cosmos

Os cosmos são outro dos meus favoritos para canteiros elevados. Adoro as suas folhas finas de aspeto delicado que não parecem ser suficientemente fortes para suportar as flores. E pode escolher com base nos tipos de pétalas. Gosto das pétalas caneladas das conchas do mar. Já tive variedades que se auto-semeavam e reapareciam no ano seguinte. Também planto cosmos nos meus jardins ornamentais para dar aquele aspeto de jardim de casa de campo. As sementes de cosmos podem serPara semear dentro de casa, plante-as 5 a 7 semanas antes da última geada em pacotes de células ou em vasos de 4 polegadas de diâmetro. Gosto de lhes dar um avanço. Quando as transferir para o jardim, seleccione um local que apanhe sol pleno (um pouco de sombra não faz mal) e tenha em atenção a altura indicada no pacote de sementes. Não vai querer plantá-las à frente de nada mais baixo!

Esta flor de cosmos, de um pacote de Dancing Petticoats, foi semeada por si própria a partir das flores do verão anterior. Os cosmos são óptimas opções para os jardineiros principiantes.

Chagas

Aprecio uma planta que desça em cascata pela lateral de um vaso (tipo "mounding") ou que suba por uma treliça. Dependendo da variedade que escolher, as capuchinhas podem satisfazer qualquer um destes requisitos visuais. Adoro o seu aspeto a cair sobre a lateral de um canteiro elevado. Muitas delas têm pétalas arredondadas, mas eu gosto das bordas serrilhadas da Phoenix. Para uma abundância de flores, semeie diretamente as sementes a pleno sol à volta dea data da última geada.

Esta bela variedade de capuchinha chama-se Peach Melba.

Alecrim doce

O alyssum doce é uma planta anual que gosto de comprar em bandejas. E, embora não tenha espaço para cultivar bandejas inteiras de alyssum sob as minhas luzes de cultivo, posso semear várias plantas para adicionar ao jardim na primavera. Planto-o como planta companheira nos meus canteiros elevados, como enchimento em vasos e em pontos vazios na orla de um jardim ornamental. Adoro a forma como se espalha para preencher espaços. E é baixoManutenção. Escolha uma zona de sol pleno para plantar as suas plântulas.

O alyssum doce dá uma textura diferente a um jardim devido aos seus cachos de flores minúsculas. É uma planta perfeita para bordar jardins e canteiros elevados.

Calêndula

Plante a calêndula uma vez, deixe-a semear e é provável que volte no ano seguinte. As sementes são fáceis de encontrar e recolher se quiser plantá-las noutro jardim. A serralha também se enquadra nesta categoria. Deixe as serralhas semearem e elas farão basicamente o que têm a fazer. Ou pode semear sementes de serralha no inverno, se quiser começar a época de crescimento,Plante as sementes de calêndula dentro de casa 6 a 8 semanas antes da última data de geada da primavera. Plante as sementes a 1/4 de polegada de profundidade em pacotes de células ou vasos de 4 polegadas de diâmetro. As plantas de calêndula, também chamadas de calêndula de vaso, gostam de sol pleno a sombra parcial e solo bem drenado. E são tolerantes à seca e resistentes. Já as vi brilhar no meu jardim em dezembro com um pouco de neve!

A calêndula pode ser encontrada em jardins de ervas devido às suas utilizações medicinais. Também é cultivada para criar tinta para roupa.

Amores-perfeitos

Os rostos alegres dos amores-perfeitos e das violas são um local bem-vindo na primavera. Se pensar com antecedência, pode começar cedo a cultivá-los dentro de casa - cerca de 10 a 12 semanas antes da data da última geada. Cubra ligeiramente as sementes e coloque os vasos ou tabuleiros numa janela soalheira ou debaixo de luzes de cultivo. E como os amores-perfeitos não se importam com as flutuações de temperatura imprevisíveis da primavera, pode incluí-los numacontentor com tema de primavera.

Como são plantas de clima mais frio, é necessário dar mais tempo de avanço aos amores-perfeitos e às violas quando se semeiam sementes de amores-perfeitos dentro de casa.

Girassóis

Há uma razão pela qual os miúdos da escola chegam muitas vezes a casa com um girassol num copo de papel: são muito fáceis de cultivar e perfeitos para principiantes! Basta escavá-los num local ensolarado. Embora tenha tido sucesso a cultivar girassóis no jardim, raramente o conseguem fazer, a não ser que estejam bem estabelecidos depois de terem sido iniciados no interior. Semeie as sementes no interior apenas 4 semanas antes da data da última geada em vasos de 4 polegadas ou pellets de turfa. Semeie asQuando as levo para o exterior, coloco uma gaiola à volta das pequenas plântulas até que se desenvolvam realmente. Acho que se uma planta estiver um pouco mais estabelecida por ter sido iniciada dentro de casa, então tem mais hipóteses de sobreviver a todas as criaturas que frequentam os meus jardins.

Veja também: Ideias para canteiros de flores: inspiração para o seu próximo projeto de jardim

Este girassol com folhos e delicioso chama-se Teddy Bear.

Malmequeres

Acho que gosto de cultivar malmequeres porque o seu aroma interessante faz-me lembrar de passar por eles no nosso jardim quando era criança. Mais uma vez, é algo que eu compraria num apartamento, por isso adoro poder começar algumas a partir de sementes. Para começar a cultivar sementes de malmequeres dentro de casa, semeie em pacotes de células ou recipientes 6 a 8 semanas antes da última data de geada. Semeie diretamente no jardim por volta da última data de geada.Nos últimos anos, tenho plantado malmequeres como plantas de bordadura em canteiros elevados e no jardim.

Os malmequeres produzem uma tonelada de flores, atraindo polinizadores para a horta.

Petúnias

As petúnias são flores anuais com as quais eu costumava ser um pouco exigente. Eram difíceis de arrancar e ficavam muito desarrumadas a meio do verão. Mas há algumas variedades encantadoras que ficam tão bonitas em vasos e crescem de forma um pouco mais compacta. Atualmente, incluo frequentemente algumas na minha rotação de flores. Inicie as sementes de petúnia dentro de casa 8 a 10 semanas antes da última data prevista para a geada. As pequenas sementes precisam de luz paraQuando o risco de geada tiver passado, endureça as plântulas e transfira-as para canteiros ou vasos. Plante as petúnias a pleno sol em solo bem drenado.

Esta petúnia Easy Wave Sky Blue foi plantada com hortelã nesta decoração de parede em vaso.

Papoilas

As papoilas são como o endro. São uma daquelas plantas que não gostam de ser transplantadas de um vaso. E podem ser um pouco inconstantes com as suas taxas de germinação. Mas se receber um pacote mágico e todas elas crescerem, acertou no jackpot. As papoilas podem ser semeadas no inverno. É tão fácil como ir para o quintal com as suas botas de neve e parka, e espalhar as sementes na neve.

As papoilas da Califórnia são bastante tolerantes à geada, por isso, por vezes, encontro-as ainda em flor no meu jardim no outono.

Mais opções de flores e conselhos sobre sementes

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.