Conselhos para a poda dos lilases

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams
Há alguns anos, quando fui buscar a mangueira, reparei que tinha arrancado uma tonelada de ramos do meu arbusto de lilases. Acusei o meu pobre marido de ter sido demasiado zeloso com a podadora. No entanto, depressa descobri que o trabalho de corte era obra de uma mãe esquilo que estava a construir meticulosamente o seu ninho. Ela arrancava um ou dois ramos e depois corria para a minha chaminé (isso é outra história). Fiquei preocupadaO lilás está entre os meus aromas favoritos da primavera - quando trabalho no exterior no meu terraço, respiro fundo quando estão em flor, enquanto balançam ao sabor da brisa. Quando essas flores perfumadas desaparecem, é uma boa altura para podar os lilases. Por isso, pensei em partilhar algumas dicas! A altura ideal para podar um arbusto de lilases é depois de as flores teremOs arbustos que florescem na primavera devem ser podados logo após a sua floração. Se deixar a tarefa para mais tarde, arrisca-se a podar as flores do próximo ano (porque os botões de flores do próximo ano formam-se na madeira do ano em curso) - um erro que cometi no passado com uma forsítia indisciplinada!

Conselhos para a poda dos lilases

Há três tarefas de manutenção que preciso de riscar da minha lista de tarefas de lilases na primavera. Preciso de aparar as flores mortas, podar os arbustos e cortar os rebentos que apareceram por baixo. A maior parte dos caules com que estou a lidar são suficientemente finos para poder usar as minhas podadoras manuais, mas se os caules forem mais grossos, pode querer usar um par de tesouras de podar. Certifique-se de que as lâminas estão limpas antes de cortar.E enquanto a planta estiver a florescer, utilize a mesma tesoura de poda afiada para cortar os ramos de flores. Não deve rasgar ou arrancar as flores, pois isso pode prejudicar o arbusto de lilases.

Não se esqueça de utilizar uma tesoura de poda manual afiada para aparar um ramo de lilases.

Veja também: Girassóis perenes: as melhores variedades para o seu jardim

Aparar as flores de lilases

Remover as flores mortas do seu arbusto de lilases irá encorajar mais flores no ano seguinte. O importante ao aparar as suas flores é que corte simplesmente as flores gastas - não se preocupe com os caules circundantes. Se conseguir ver as flores do próximo ano a formarem-se (dois novos rebentos a saírem do caule), concentre-se simplesmente no caule da flor gasta. Não quer cortar as flores do próximo ano!

Para cortar a cabeça dos lilases, basta cortar a flor morta, deixando o caule e as folhas no lugar. Se vir o crescimento do próximo ano, deixe-o estar.

Agora, com o meu Bloomerang anão, quero encorajar uma segunda floração, que deve ocorrer no final do verão ou no início do outono. A poda das flores de primavera gastas encorajará mais crescimento novo e mais flores para essa segunda floração. Também posso adicionar uma dose ligeira de fertilizante formulado para plantas lenhosas, o que também encorajará o arbusto a florescer novamente.

A minha Bloomerang anã em flor! Corte as flores gastas após o período de floração na primavera para encorajar um segundo crescimento de flores no outono.

Poda dos arbustos de lilases

Uma boa regra geral para a poda dos lilases é não podar mais de um terço dos caules de um arbusto por ano. Quando um dos meus lilases subiu demasiado alto em direção ao beiral, limitei-me a aparar esses ramos até uma altura razoável. Em seguida, aparei as flores gastas e dei o assunto por encerrado. Também pode fazer um ligeiro desbaste para incentivar um novo crescimento. Uma poda mais agressiva, talvez emOs arbustos que não tenham sido objeto de uma manutenção regular devem ser cortados no final do inverno ou no início da primavera. Nesta altura, deve cortar a madeira mais velha e os caules malformados e manter os caules mais novos para incentivar um novo crescimento. Corte os caules mais velhos até ao solo. Com o lilás Bloomerang, limito-me a aparar quaisquer pedaços especialmente longos para manter a forma do arbusto.O meu está no jardim há alguns anos e ainda é bonito, pequeno e compacto.

Remoção de ventosas de lilases

Outra parte da poda dos lilases é a remoção dos rebentos. O que são rebentos? À volta do meu lilás, há alguns lilases novos - caules isolados a alguns metros de distância, que se erguem do solo, dando a conhecer a sua presença. Estes são os rebentos. Corto-os simplesmente na linha do solo (ou ligeiramente abaixo). No entanto, os caules perto do tronco do arbusto podem ser deixados, uma vez que um lilás saudável tem uma mistura dePode também desenterrar os rebentos e voltar a plantá-los noutro local. Quem não gosta de plantas novas?

Os rebentos que não estão perto do lilás verdadeiro são simplesmente aparados na linha do solo.

Veja também: Investir num banco de escaravelhos Se está com vontade de podar, aqui está outro artigo que escrevi sobre como podar uma rosa de Sharon. Este vídeo apresenta uma sinopse destes conselhos de poda dos lilases. Fixe-o!

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.