Cultivo de alface romana: Um guia da semente à colheita

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Embora existam muitos tipos diferentes de alface para cultivar na horta ou num vaso no pátio, a alface romana está entre as minhas preferidas. Sim, adoro uma boa alface manteiga, mas nada supera as folhas grossas e estaladiças de uma cabeça de alface romana. A sua textura retém um molho de salada cremoso como nenhuma outra folha verde. Já tentou colocar molho Caesar em alface bibb? Os resultados são moles e encharcados.Felizmente, cultivar alface romana é fácil, e recomendo a todos os jardineiros que cultivem algumas cabeças em cada estação.

A alface Romain distingue-se das outras variedades pelo seu crescimento ereto, pelos seus caules grossos e pelas suas cabeças apertadas.

O que é a alface romana?

Também conhecida como alface, do ponto de vista botânico, a alface romana é Lactuca sativa var. longifolia Em vez de crescerem com uma cabeça redonda e bulbosa ou com uma cabeça solta e frondosa, as alfaces romanas crescem com cabeças erguidas e folhas robustas e alongadas, com nervuras centrais espessas e densamente compactadas. E. coli Não há melhor maneira de garantir a segurança dos seus alimentos do que cultivar os seus próprios alimentos, mas é claro que essa não é a única razão para plantar esta maravilhosa salada verde.

As cabeças de alface romana de tamanho normal são bonitas e fáceis de obter, mesmo para os jardineiros principiantes.

Porque é que deve cultivar alface romana

As razões para cultivar alface romana vão muito para além da segurança alimentar e da sua capacidade de manter um bom molho de queijo azul. Na minha experiência, a alface romana é mais resistente aos danos causados por lesmas e caracóis, que preferem alfaces de folhas mais macias na minha horta. E, uma vez que as cabeças da alface romana são estreitas e verticais, pode colocar mais plantas numa determinada área do que as variedades de cabeça redonda quebem espalhados.

O hábito de crescimento vertical da alface romana significa que poderá plantá-la mais perto do que outras variedades.

Outra vantagem do cultivo da alface romana é a sua capacidade de se manter mais limpa. As alfaces de crescimento baixo e arredondadas estão mais próximas do solo. Quando chove, a sujidade e a areia salpicam para cima e para dentro das folhas, tornando-as difíceis de limpar. Mas, como as cabeças da alface romana estão na vertical e a coroa da planta está uns bons 20 a 25 cm acima do solo, não entra tanta sujidade e areia nas dobras da cabeça da alface, tornandoé muito fácil enxaguá-los antes de comer.

Uma última razão para plantar alface romana é a sua tolerância ao calor e ao frio. A alface romana é mais lenta a encolher (florescer) e a ficar amarga com o calor do que muitos outros tipos de alface. E, embora todas as alfaces prefiram as temperaturas mais frias da primavera e do outono, existem diversas variedades de alface romana que toleram temperaturas surpreendentemente frias, dando-lhe a oportunidade de prolongar a suacolher no final do outono e mesmo no inverno, se tiver uma armação de frio, uma cloche ou uma cobertura flutuante para as proteger.

Embora só encontre alfaces romanas verdes na mercearia, as variedades com folhas vermelhas e salpicadas, como esta 'Flashy Trout's Back', são fáceis de cultivar no jardim.

Variedades de alface romana

Embora quase toda a alface romana que encontra na mercearia seja constituída pelas mesmas poucas variedades de folhas verdes, existem dezenas de tipos de alface romana que pode plantar na sua horta. Sim, muitas têm folhas verdes, mas também há alfaces romana que têm folhas cor de vinho e outras que são bicolores ou têm manchas vermelhas profundas nas folhas verdes. Cultivar alface romana em casa permite-lhecultivam algumas variedades bastante divertidas que não se encontram na secção de produtos hortícolas. Aqui estão algumas das minhas favoritas.

Alfaces romanas de folhas vermelhas

- Crocante de romã

- Intred

- Fora do comum

Alfaces romanas bicolores e salpicadas

- Rouge d'hiver

- Truchas

- A truta vistosa está de volta

Alfaces romanas de folhas verdes

Veja também: Fertilizar as peónias para obter caules mais robustos e melhores flores

- Rainier

- Ilha de Paris

- Pequena joia

Para as colheitas de fim de outono e de inverno, recomendo a 'Winter Density' e a que cultivo em todas as estações, mesmo no verão, porque é extremamente tolerante ao calor, é a 'Valmaine'.

Há muitas variedades bonitas de alface romana. Aqui está um cesto com vários tipos da minha horta.

3 formas de plantar alface romana

Quando se trata de cultivar alface romana, existem três opções de plantação.

Opção 1: Plantação a partir de transplantes

A primeira opção é comprar transplantes no seu viveiro local. Esta é uma óptima escolha para jardineiros principiantes ou para aqueles que não estão interessados em cultivar a partir de sementes. Poderá saltar a fase de "pai nervoso", mas a desvantagem é que estará limitado a cultivar apenas as variedades de alface que o viveiro tem em stock. Ainda assim, se estiver apenas a cultivar um punhado de plantas num vaso ou no canto deum canteiro elevado, comprar um pacote inicial de 4 ou 6 plantas no viveiro é uma óptima maneira de começar.

Uma das formas mais fáceis de cultivar alface romana é a partir de transplantes comprados num viveiro.

Opção 2: Plantar sementes no interior

Outra forma possível de cultivar alface romana é plantar as sementes dentro de casa sob luzes de cultivo. Semeie as sementes dentro de casa cerca de 10 a 12 semanas antes da última geada prevista para a primavera. Na minha horta da Pensilvânia, a nossa última geada ocorre por volta de 15 de maio. Se contar para trás 10 a 12 semanas a partir daí, isso significa que posso plantar as minhas sementes de alface romana algures no final de fevereiro ou no início de março.As plantas são colocadas na horta 4 a 6 semanas após a sementeira, o que significa que as plântulas que crescem a partir da minha plantação no final de fevereiro são colocadas na horta no início ou em meados de abril e serão colhidas em maio ou no início de junho, antes de o tempo aquecer.

Ao cultivar sementes de alface romana dentro de casa, mantenha as luzes de cultivo acesas durante 14-16 horas por dia e mantenha-as apenas alguns centímetros acima do topo das plantas. Mantenha as plântulas regularmente regadas e fertilize-as de duas em duas semanas com um fertilizante específico para plântulas. Dê a cada plântula bastante espaço para crescer e coloque-as em vasos maiores à medida que crescem mais do que o anterior.

Um passo adicional importante quando se cultivam sementes de alface romana dentro de casa é endurecer as plântulas antes de as plantar no jardim. Este processo é uma aclimatação gradual às condições de crescimento no exterior, em vez de as atirar aos lobos, por assim dizer. Leve os tabuleiros de plântulas para o exterior, à sombra, durante algumas horas por dia, aumentando gradualmente o tempo que passamEm cerca de 10 a 14 dias, as plântulas estão ao ar livre a tempo inteiro e estão prontas para serem transplantadas para o jardim.

As sementes de alface são pequenas, pelo que podem ser difíceis de plantar. Cubra-as apenas ligeiramente quando as plantar.

Opção 3: Plantação de sementes no exterior

Pessoalmente, não me preocupo em plantar as minhas sementes de alface romana dentro de casa. Em vez disso, semeio as sementes diretamente na horta cerca de 6 a 8 semanas antes da nossa última geada de primavera (por isso, aqui em PA, isso significa que começo a semear sementes de alface ao ar livre no final de março ou início de abril). Embora sejam minúsculas, as sementes de alface romana são resistentes. Não se importam nem um pouco com o solo frio, raramente apodrecem em solo húmido enão requerem qualquer esforço, são quase infalíveis.

Semeie sementes de alface romana com uma distância de cerca de meia polegada entre si. Cubra as sementes depois de as plantar e regue-as. Tenha cuidado para não lavar as sementes! Depois, afaste-se e esqueça-as. Se vive num clima quente, como o sul dos EUA, sugiro que cultive alface nas temperaturas mais frias do inverno, em vez de na primavera ou no outono.

Quando as plântulas tiverem uma polegada de altura, desbaste-as a uma distância de 5 ou 6 polegadas. Se desejar, pode transplantar as plântulas eliminadas para um novo local no jardim, certificando-se de que as espaça adequadamente. Se não desbastar, a sua alface romana não formará cabeças de tamanho normal. Dê-lhes espaço e elas recompensá-lo-ão com cabeças grandes e suculentas.

As mudas de alface romana devem ter um espaçamento de 15 cm, para que as plantas tenham bastante espaço para crescer.

Cultivo de alface romana no outono

Se a sua horta tem um clima com um verão quente e um inverno frio, não cultive a alface romana apenas na primavera. Plante uma segunda colheita de alface romana, semeando sementes no final do verão para uma colheita no outono. A altura ideal é 6 a 8 semanas antes da primeira geada prevista para o outono. Eu semeio as sementes de alface romana diretamente na horta em meados ou finais de agosto, mas poderá encontrar transplantes para plantação no outono na suaComo o tempo ainda pode ser bastante quente no final do verão, mantenha as sementes e as plantas bem regadas.

Não se esqueça de plantar também uma colheita de outono de alface romana, que gosta das temperaturas mais frescas do outono e do início do inverno.

Mais dicas para cultivar alface romana

Seguem-se algumas dicas adicionais para cultivar uma colheita produtiva de alface romana.

  1. Corrigir o solo Se não tiver um compostor em casa, compre composto ensacado num centro de jardinagem local. Nunca utilize estrume fresco sobre ou perto da sua plantação de alface - ou de quaisquer outros vegetais (olá, E.coli !).
  2. Alimente a sua alface romana Utilizo hidrolato de peixe ou um fertilizante líquido orgânico geral, como o PlantFuel.
  3. Para evitar que as lesmas comam a sua colheita Se a planta não for bem tratada, utilize um isco orgânico à base de fosfato de ferro à volta das plantas.
  4. A romaine é colhidas em folhas jovens ou em cabeças inteiras As couves-galegas são cortadas da planta quando as folhas têm apenas 30 dias de idade. Deixe o ponto de crescimento intacto e poderá fazer várias colheitas de couves-galegas da mesma planta. Ou espere até que a cabeça atinja o tamanho máximo e, em seguida, use uma faca afiada para cortá-la na base para colher.
  5. Apesar de a alface romana ser mais tolerante ao calor do que outros tipos de alface, é necessário fazer as últimas colheitas antes da chegada do verão quente O calor torna as folhas amargas.
  6. Para prolongar a colheita no tempo quente Para manter as plantas frescas, cubra-as com um pano de sombra de jardim.
  7. Para prolongar a sua colheita de alface romana cultivada no outono, cobrir as plantas com uma camada de cobertura flutuante ou uma destas outras coberturas de jardim recomendadas pela Niki.
  8. Se os afídeos são preocupantes na sua cultura de alface, interplantar com alyssum doce. Tal como referido no meu livro sobre plantação companheira baseada na ciência, Plant Partners, as flores de alyssum doce são muito atractivas para vários predadores diferentes de pulgões, incluindo vespas parasitas, joaninhas e moscas-dos-país.
  9. A alface romana é fácil de cultivar num vaso Utilize terra de envasamento de alta qualidade ou uma das nossas receitas de terra de envasamento DIY encontradas aqui. Certifique-se de que o vaso tem capacidade para 2 galões de terra de envasamento por cada cabeça de alface que nele cultivar. Isto significa que se quiser cultivar três cabeças de alface romana, escolha um vaso com capacidade para 6 galões de terra de envasamento.

Para encorajar os predadores naturais dos pulgões, interplante a sua alface romana com alyssum doce. As suas flores são atractivas para as vespas parasitas e para as moscas varejeiras.

Cultivar alface romana é uma tarefa fácil e divertida. Os resultados são estaladiços, saudáveis, deliciosos e valem bem o esforço.

Para mais dicas sobre o cultivo de alface e outros vegetais, visite os seguintes artigos:

- Instruções passo a passo para cultivar todos os tipos de alface

- Segredos da cultura do tomate

- Plantas companheiras de abobrinha

- Como cultivar couves

- Cultivo de couves-de-bruxelas

Veja também: Problemas no cultivo de abobrinhas: 10 problemas comuns e como superá-los

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.