Como cultivar couves dentro de casa: Colher folhas frescas sem sair à rua

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Comecei a cultivar couves dentro de casa como planta doméstica. Já documentei o meu amor por este superalimento que planto ao ar livre nos meus canteiros elevados. Como como muitas couves, gosto de ter muitas plantas em movimento, para ter sempre folhas frescas para colher. Cultivar plantas em casa significa que não tenho de ir lá para fora com uma lanterna no inverno quando preciso de colher algumas folhas para umAlém disso, a couve é bastante ornamental por si só ou exposta numa prateleira com outras plantas.

No ano passado, fiz a colheita durante todo o mês de dezembro, janeiro e fevereiro. Mas estou bastante entusiasmado com a ideia de cultivar plantas alimentares como plantas de casa. Parece-me tão eficiente e vantajoso para todos. Além disso, é um pequeno seguro para o caso de acontecer alguma coisa à minha couve ao ar livre. (Alguns anos, os veados tratam a minha cama elevadajardins como um buffet à discrição).

Existem algumas maneiras diferentes de cultivar couve dentro de casa. A Jessica escreveu um guia muito completo sobre o cultivo de rebentos e microgreens. Pode aplicar estas dicas para cultivá-los a partir de sementes de couve. As tenras mudas jovens são perfeitas para usar em sanduíches, batatas fritas e tigelas de arroz. Também pode cultivar couve sob luzes de cultivo para verduras de salada para bebés, ou num vaso como uma planta de couve madura que colhede vez em quando.

Veja também: Material para jardinagem de interior: equipamento para plantas de interior para envasar, regar, fertilizar, projectos e muito mais!

Decidir quais as variedades de couve a cultivar

A minha experiência diz-me que se obtém um melhor resultado se a couve frisada for cultivada em plantas mais maduras. As folhas onduladas são também muito ornamentais. Mas é divertido experimentar variedades diferentes para provar as diferenças subtis de sabor. As folhas da couve lacinato são boas para usar como verduras para saladas. As variedades de contentor ficarão mais compactas em vasos.

As plantas de couve tendem a crescer mais pequenas dentro de casa, o que na verdade pode tornar as folhas um pouco mais palatáveis para aqueles que não são fãs. As folhas mais pequenas são mais doces.

A 'Vates Blue', uma variedade de couve frisada, fez-me apaixonar por este legume rico em nutrientes. A que está aqui na fotografia é a couve de contentor 'Green Curls' da Renee's Garden.

Qualquer que seja o tipo de couve que decida cultivar, pode querer escalonar as suas sementeiras para que as plantas amadureçam em alturas diferentes.

Se não quiser dar-se ao trabalho de começar a plantar sementes, poderá comprar uma muda de couve já estabelecida num centro de jardinagem local.

Cultivar couves no interior sob luzes

Antes de começar a plantar as minhas sementes no final do inverno, a minha instalação de luz de cultivo tem muito espaço para colocar outras plantas e experiências. Se tiver espaço, a couve e outras saladas são muito rápidas e fáceis de cultivar. As minhas luzes de cultivo estão na minha lavandaria, mas existem alguns sistemas compactos de luz de cultivo de bancada que lhe permitem cultivar vegetais diretamente na sua cozinha.

O cultivo de couve sob luz permite-lhe semear muitas sementes que se transformarão em jovens plântulas para as saladas. Tenha em mente que precisa de algumas plantas para poder encher a sua saladeira!

Pode cultivar um apartamento inteiro de plântulas de couve sob as suas luzes de cultivo para obter verduras para salada contínuas no final do outono e início do inverno - antes de precisar das suas luzes para iniciar as suas sementes que acabarão ao ar livre!

Encha um vaso de mudas com furos de drenagem com uma mistura para vasos formulada para o cultivo de vegetais. Espalhe as sementes a uma distância de cerca de meia polegada a uma polegada. Polvilhe cerca de um quarto de polegada de solo por cima para cobrir as sementes.

Para regar, algumas instalações de luzes de cultivo têm um tapete que rega as plantas por baixo. Eu utilizo um pulverizador para manter o solo húmido. Seja qual for a forma de regar, a humidade consistente ajuda a promover uma boa germinação das sementes. A utilização de um regador move demasiado as sementes e não distribui a água uniformemente.

Se estiver a cultivar plantas individuais que serão eventualmente transplantadas para o exterior ou para um vaso maior dentro de casa, pode utilizar um tabuleiro de plugues, adicionando cerca de duas a três sementes por plugue.

Cultivar couves no interior, num parapeito de uma janela ou numa marquise solarenga

Se não tiver uma instalação de luz de crescimento, pode plantar sementes de couve dentro de casa. Encontre a janela mais soalheira e escolha um local no parapeito da janela ou numa prateleira próxima.

Pode achar que um tabuleiro com uma cúpula de humidade é útil para a germinação e para uma humidade consistente. No entanto, pode plantar sementes num vaso normal. Apenas recomendo que use um com um orifício de drenagem. Vejo tantos vasos nos centros de jardinagem que são bonitos, mas não têm orifícios. Se precisar absolutamente desse vaso em particular, plantarei quaisquer sementes ou plantas domésticas num vaso de plástico com drenageme depois usar o vaso sem buracos como cobertura decorativa. Mas estou a divagar.

Um parapeito de janela ensolarado proporciona um ambiente perfeito para o cultivo de couves.

Encha o vaso ou a cúpula selecionada com uma mistura orgânica para vasos formulada para o cultivo de vegetais (como mencionado acima). Semeie as suas sementes, a cerca de um quarto de polegada de profundidade. Utilize um pulverizador para pulverizar o solo e mantê-lo húmido. Se houver uma cobertura na cúpula, retire-a quando achar que todas (ou a maioria) das sementes germinaram.

Se tiver cultivado as suas sementes num tabuleiro, pode querer transplantá-las para vasos diferentes à medida que amadurecem. De qualquer forma, terá de as desbastar. Espere até que as plantas jovens tenham quatro folhas verdadeiras e cerca de 20 a 25 cm de altura antes de as mover. Utilize um pauzinho para soltar suavemente a terra à volta da plântula e coloque-a num vaso novo com terra fresca.

Como o meu escritório fica por cima da garagem, descobri que a minha couve adora as temperaturas mais frescas e o ambiente ensolarado desta divisão. Uma fila de plantas de couve foi semeada no meu jardim, por isso descobri este pequenote no outono. Trouxe-o para dentro de casa antes de o solo congelar e coloquei-o numa mini-estufa, que também está no meu escritório.

Cuidar das suas "plantas de casa" de couve

Uma coisa com que não tenho de me debater quando cultivo couves dentro de casa é a temida traça da couve e os subsequentes vermes da couve. Só tenho de me certificar de que rego as minhas plantas regularmente (verifico-as com mais frequência do que as plantas ornamentais de casa). Quando já tiverem passado a fase de germinação e um regador normal não lavar as sementes ou as plântulas, pode regar as couves com um regadorpode.

Estabeleça um calendário para fertilizar as suas plantas de couve. Elas gostam de muito nitrogénio para desenvolverem essas folhas verdes. Estabeleça um calendário mensal e aplique uma dose de alimento líquido orgânico para plantas (de acordo com as instruções da embalagem). Pode programar isto com uma colheita para encorajar um novo crescimento.

Colheita da couve de interior

No caso de plantas maduras e autónomas, é importante ter em conta que deve colher sempre as folhas exteriores. O caule interior e médio é onde ocorre todo o crescimento novo. Utilize uma tesoura para ervas ou um cortador para aparar a couve.

As folhas de couve são mais tenras e doces quando são colhidas pequenas. Cultive um tabuleiro de folhas de couve bebé, para poder colher uma salada de tamanho considerável.

Se tiver um tabuleiro de mudas de couve-galega, colha-as quando tiverem crescido cerca de 10 a 15 cm. Tal como acontece com uma planta adulta, tente colher primeiro as folhas exteriores, como faria ao ar livre com as saladas cortadas e que voltam a crescer. Não quer aniquilar toda a planta (a não ser que não se importe que ela volte a crescer depois da primeira colheita).

Veja também: Plantar um jardim de ervas aromáticas para uma janela de cozinha

Outras ideias para a horticultura de interior

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.