Árvores com casca descascada: As melhores variedades decorativas para o seu jardim

Jeffrey Williams 12-08-2023
Jeffrey Williams

As árvores com casca descascada são um complemento único para o jardim. Oferecem mais do que apenas folhagem e flores. Os padrões de cor e as texturas no seu tronco e ramos proporcionam um elemento adicional interessante para o jardim. As árvores com casca descascada são verdadeiras plantas de quatro estações, trazendo uma caraterística decorativa distinta para o jardim durante todos os meses do ano. Neste artigo, voudestaque 13 das minhas árvores favoritas com casca a descascar, cada uma com o seu aspeto e hábito de crescimento característicos.

A casca descascada é uma caraterística única que se encontra em vários tipos de árvores e que cria um ponto focal divertido no jardim, especialmente durante o inverno. Acer triflorum Crédito: Mark Dwyer

Árvores com casca a descascar nem sempre são sinal de um problema

Sim, algumas árvores podem ter a casca descascada devido a danos físicos, a uma infestação de insectos ou a factores ambientais, tais como um raio, escaldão solar ou danos causados pela geada (que abordarei mais tarde), mas as árvores em que me concentro neste artigo têm uma casca que descasca naturalmente.É uma caraterística física que está programada na genética da árvore.

A esfoliação da casca pode resultar numa oportunidade maravilhosa para criar um ponto focal na paisagem diferente de qualquer outro. Como verá nas fotografias das árvores com casca descascada apresentadas neste artigo, as formas e os formatos criados por esta caraterística são muito especiais.

A queda da casca é uma caraterística natural de algumas árvores, incluindo este ácer de casca de papel, mas também pode indicar um problema.

Porque é que algumas árvores têm uma casca que se descasca

A descamação da casca ocorre mais frequentemente nos troncos de certas árvores, mas a descamação da casca também pode ocorrer em ramos e galhos mais pequenos, dependendo da espécie de planta. Algumas árvores com casca descascada descascam a casca mais velha em grandes pedaços, enquanto outras a descascam em folhas finas de papel. Em algumas espécies, a casca descama. Para as árvores em que a descamação da casca é uma caraterística natural, não há necessidade de se preocupar com a saúde deO floema, que transporta a seiva através da planta logo abaixo da superfície da casca, está a fazer o seu trabalho muito bem.

À medida que as árvores crescem, a sua casca torna-se mais espessa. As camadas interiores da casca são finas e macias, enquanto a casca mais exterior é constituída por tecido espesso e morto, composto por floema e cortiça velhos. O crescimento da árvore empurra o tronco para fora e a casca racha. Esta casca exterior é então descamada para expor a camada interior de casca nova. Quando a casca mais velha é retirada do exterior da árvore, uma casca nova e saudável toma o seu lugar. QuaseTodas as árvores perdem naturalmente a casca à medida que crescem; algumas fazem-no de forma mais visível do que outras. As árvores com casca que descasca de forma decorativa levam todo o processo ao extremo. Pode até dizer-se que são um pouco dramáticas!

A bétula de papel é uma árvore nativa muito reconhecível com casca descascada.

Conheça as melhores árvores com casca a descascar

Aqui estão algumas das minhas árvores favoritas com casca que descasca de forma decorativa. Em cada perfil de árvore abaixo, fornecerei informações gerais sobre o crescimento da espécie, juntamente com características interessantes sobre a sua aparência e hábito de crescimento. Dividi-as em três categorias com base na sua altura adulta: grande, média e pequena.

Pequenas árvores com casca a descascar

Bordo de casca de papel - Acer griseum

Se procura uma árvore mais pequena com casca descascada, o ácer de casca de papel é uma excelente escolha. Tem um belo hábito de crescimento espalhado que forma uma atraente copa sobre o jardim. A casca castanha descasca-se em folhas semelhantes a canela. O sol pleno é o melhor. Resistente a -20°F, as folhas desta árvore têm um tom quase cinzento-azulado. A taxa de crescimento é bastante lenta, o que a torna maravilhosa para espaços pequenos,e a casca de papel descascada torna-o um verdadeiro sucesso.

Veja também: Atrair mais abelhas e polinizadores: 6 formas de ajudar os nossos insectos nativos

O bordo de casca de papel tem uma casca cor de bronze que se desprende em folhas finas. Crédito: Mark Dwyer

Ácer de três flores - Acer triflorum

Outra árvore de tamanho modesto, o ácer de três flores oferece não só uma bela cor de outono e uma bela copa arqueada, mas também uma casca decorativa que se descasca em folhas desgrenhadas. Resistente a -20°F, o ácer de três flores brilha realmente no outono e no inverno, quando a sua folhagem se torna num amarelo alaranjado brilhante. Embora as flores não sejam conspícuas, é definitivamente uma árvore que vale a pena cultivar.

O bordo de três flores tem uma casca que se divide e se desprende de uma forma bonita. Crédito: Mark Dwyer

Árvore da flor dos sete filhos - Heptacodium miconioides

A flor-de-sete-filhos é uma pequena árvore que, por vezes, tem um hábito de crescimento mais parecido com um arbusto. Produz flores creme a brancas, ricas em fragrâncias, de meados a finais do verão. Depois de as pétalas caírem das flores, as sépalas tornam-se cor-de-rosa brilhante, o que dá a esta árvore um aspeto totalmente novo. A casca pálida, de cor bronzeada, desprende-se em longas tiras e tem um aspeto bastante impressionante quando a árvore está situada contra umEsta pequena árvore com casca que descasca requer sol pleno e é resistente até -20°F.

A flor dos sete filhos não só dá um espetáculo de floração espetacular na primavera, como também tem uma casca esfoliante que dá um espetáculo completamente diferente! Crédito: Mark Dwyer

Murta-da-índia - Lagerstroemia indica

Produzindo grandes cachos cónicos de flores no final do verão e no início do outono, as murtas-das-índias também possuem uma casca esfoliante que se desprende em tiras longas e finas. Qualquer parte da planta acima do solo morrerá a temperaturas inferiores a 0°F, mas as raízes são resistentes até -10°F e voltarão a brotar com novasExistem muitas variedades diferentes com cores de flores que vão do rosa ao vermelho, roxo, lilás e branco.

As murtas maduras exibem uma casca descascada e com padrões que são bastante atraentes.

Árvores de tamanho médio com casca descascada

Bétula do rio - Betula nigra

Quando se trata de árvores com casca descascada, as bétulas sentam-se no trono do rei. A casca branca destas árvores nativas da América do Norte tem sido utilizada pelas culturas indígenas para fazer cestos e canoas. A bétula do rio, em particular, é um membro ornamental maravilhoso da família das bétulas, sendo a cultivar "Heritage" uma das mais populares. A casca atraente esfolia durante todo o ano, desprendendo-se emCom uma folhagem que se torna amarela no inverno, estas árvores atingem os 12 metros de altura e são resistentes até -30°F.

A casca descascada caraterística de uma bétula do rio "Heritage" é inconfundível. Crédito: Mark Dwyer

China Snow™ lilás de Pequim - Syringa pekinensis 'Morton'

Se procura uma árvore que não só tenha uma casca esfoliante, mas que também tenha um hábito de crescimento arredondado e flores encantadoras, o lilás de Pequim da China Snow é o seu novo BFF. A sua estatura média significa que atinge os 40 pés de altura. As flores brancas e perfumadas ocorrem no final da primavera e são atractivas para muitos insectos polinizadores diferentes e até para beija-flores.a casca descasca-se em tiras circulares à volta do diâmetro do tronco.

A casca do lilás da China Snow™ Peking descasca-se à volta do diâmetro do tronco. As flores brancas e perfumadas são um bónus adicional. Crédito: Mark Dwyer

Pinheiro de carvalho - Pinus bungeana

Esta árvore de tamanho médio tem uma casca descascada que parece uma camuflagem, com uma mistura de castanho, bronzeado e verde. O pinheiro-da-índia é um espécime encantador. É uma árvore perene agulhada, o que significa que oferece interesse ao jardim tanto pela sua folhagem como pela sua casca. Tal como a maioria das outras árvores com casca descascada desta lista, o pinheiro-da-índia prospera a pleno sol. É muito resistente ao frio, sobrevivendo a temperaturas inferiores aa -30°F.

A casca decorativa do pinheiro-manso parece-se muito com uma camuflagem.

Stewartia japonesa - Stewartia pseudocamellia

A stewartia japonesa é outra árvore de altura média com casca que descasca. Oferece interesse em quatro estações num pacote de baixa manutenção. As stewartias produzem flores brancas e vistosas, semelhantes a camélias, em meados do verão, e a sua folhagem torna-se num brilhante vermelho-alaranjado no outono. Uma óptima escolha para sol pleno a sombra parcial. A casca esfoliante é castanho-avermelhada, conferindo boa cor e interesse ao invernoA planta atinge no máximo 30 pés após muitos anos de crescimento e é resistente a -20°F.

A casca da árvore stewartia japonesa, combinada com as suas belas flores e a cor brilhante do outono, faz dela uma beleza para as quatro estações.

Árvores de grande porte com casca a descascar

Carya ovata - Carya ovata

Esta árvore nativa da América do Norte, com um tronco alto e reto que atinge os 80 pés, tem uma casca que se descasca em "fatias" longas e curvas, dando um aspeto desgrenhado à árvore. As nozes que este membro da família das nogueiras produz são comestíveis e bastante deliciosas.interesse redondo e suportam uma grande quantidade de vida selvagem.

A nogueira maciça precisa de muito espaço para crescer.

Pau-brasil - Metasequoia glyplostroboides

Árvore de crescimento rápido, que atinge os 70 pés de altura (por vezes mais), o pau-brasil tem uma folhagem semelhante a um feto, macia e emplumada. Embora possa parecer uma árvore perene, é na realidade uma árvore de folha caduca, que deixa cair toda a sua folhagem no final do outono. Nativa da Ásia, esta árvore necessita de sol pleno e é resistente até -30°F. A sua casca desprende-se em longas tiras de cor castanha ferrugenta. Embora a queda da casca não seja tãodecorativa como algumas outras árvores com casca descascada, a forma grande e cónica desta árvore faz dela uma verdadeira vencedora.

Descascando-se em tiras finas, a casca de bronze do pau-brasil é uma caraterística distintiva.

Ulmeiro - Ulmus parvifolia

Também conhecido como ulmeiro chinês, o ulmeiro de casca lacebark é a minha árvore preferida de todas as árvores com casca a descascar. A casca é invulgarmente mosqueada, com o aspeto de uma camuflagem brilhante. É considerada de grande porte, pois atinge entre 40 a 50 metros de altura, mas o seu crescimento é bastante lento. O inverno é a estação de maior interesse para esta bela árvore com casca que cai em pedaços. Com um hábito de crescimento arredondadoe uma resistência até -20°F, apresenta também uma boa resistência à doença do olmo holandês.

A sua cor é tão rica e vibrante, especialmente no jardim de inverno.

Plátano - Platanus occidentalis

O plátano americano e o seu parente próximo, o plátano de Londres ( Platanus x acerifolia ), que é um cruzamento híbrido entre o plátano nativo da América do Norte e a planetária asiática, são duas outras grandes árvores apreciadas pela sua casca descascada. Os plátanos e o plátano de Londres são árvores muito grandes, atingindo uma altura adulta de 80 a 100 pés. As suas folhas largas, semelhantes às do ácer, e as bolas de sementes felpudas são uma marca distintiva que é reconhecida por muitos. A casca descascada faz com que o tronco sejaAlgumas pessoas consideram esta árvore "desarrumada" devido à sua casca que se desprende constantemente.

A casca esfoliante do plátano pode ser considerada como um incómodo porque se desprende muito durante todo o ano.

Cereja preta - Prunus serotina

Uma última seleção na categoria de árvores de grande porte com casca a descascar é a cerejeira preta. Nativa da América do Norte e extremamente resistente (até -40°F!), a sua casca descasca-se em pedaços grossos, semelhantes a escamas, mas apenas quando a árvore está madura. Dê muito espaço a esta árvore, uma vez que se estende até aos 80 pés de altura. Os cachos de flores brancas e alongadas na primavera são seguidos por pequenos frutos pretos que são apreciados pelos pássarosAs folhas são uma fonte de alimento para as larvas de muitas borboletas.

As placas grossas de casca que se desprendem de uma cerejeira preta são únicas.

Veja também: Quanto tempo duram as sementes?

Quando a casca descascada indica um problema

Se vir uma queda significativa da casca das árvores quando não é suposto ser uma parte natural do seu desenvolvimento, pode ser sinal de um problema, especialmente se também vir folhas danificadas ou murchas em conjunto com a casca descascada. A queda precoce de folhas ou a morte na copa da árvore pode ser sinal de problemas como cancros e insectos xilófagos. Rachaduras verticais longas na casca, particularmente no sul ouO lado sudoeste de certas árvores pode ser o resultado de fissuras provocadas pela geada, uma condição em que o calor excessivo do sol forte no inverno faz com que a seiva se expanda e contraia demasiado depressa, resultando na abertura da casca.

As árvores danificadas por aparadores e máquinas de cortar relva podem também apresentar uma casca desprendida, sobretudo na sua base. Se esta perda de casca expuser demasiada madeira nua, a árvore pode ficar com uma cintura e morrer.

Uma nota rápida sobre a presença de musgos e líquenes numa árvore. Muitas pessoas receiam que a presença destes dois organismos na casca de uma árvore faça com que esta se descole, provocando a morte da árvore, mas não é esse o caso. Os musgos e os líquenes utilizam as árvores como local de fixação, mas não as danificam. Também não se alimentam da árvore. Nenhum destes organismos tem raízes que se estendam até àA sua presença não prejudica a sua árvore.

O poder da casca

A casca descascada decorativamente pode ser uma caraterística interessante que alarga as ofertas de uma árvore muito para além da sua copa sombria, flores, frutos e cor de outono. A casca descascada é uma afirmação poderosa na paisagem, particularmente no inverno, quando não há muitas outras plantas interessantes a exibir-se.também pode usufruir do poder da casca.

Para saber mais sobre as árvores ideais para a sua paisagem, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.