Bordaduras: ideias de bordaduras apelativas para separar as suas áreas de jardim

Jeffrey Williams 23-10-2023
Jeffrey Williams
Independentemente do estilo do seu jardim, podem ser utilizadas para unir visualmente diferentes áreas de um espaço, separar a relva do jardim ou trabalhar com caminhos para movimentar as pessoas pelo jardim. Pode utilizar uma série de materiais diferentes para criar um rebordo de jardim e dispô-los de várias formas.

Este é um ótimo projeto para realizar na primavera, assim que o solo tiver secado. Tenha apenas cuidado com as plantas que ainda não tenham perfurado o solo, pois não quer construir algo acidentalmente por cima! Se tiver tijolos velhos, pedra ou madeira por perto, nem precisa de sair do seu jardim para obter os materiais.

Porquê acrescentar um rebordo paisagístico a um jardim?

Os bordos paisagísticos são uma boa adição ao jardim por várias razões:
  • Esteticamente, mantêm o jardim limpo e arrumado.
  • Uma borda plana permite que um cortador de relva corte a relva nas bordas, o que significa que pode eliminar a etapa de utilização de um aparador de fios.
  • As bordaduras de jardim separam o seu jardim em "divisões".
  • Os materiais de bordadura podem impedir que as plantas se infiltrem noutra área de um jardim ou num caminho.
  • Não é necessário percorrer o jardim todos os anos com um escantilhão (embora isso, por si só, seja uma ideia de bordadura paisagística).
  • Um rebordo de jardim mantém os caminhos claramente definidos e, se os caminhos forem preenchidos com gravilha ou cobertura vegetal, mantém o material onde deve estar e fora do jardim.
  • Também pode manter as pessoas afastadas de uma determinada parte do jardim, se necessário.
  • A orla pode definir uma pequena área, como o local onde está plantada uma árvore ou uma planta especial.

Escolha de materiais para bordaduras de jardim

O comprimento do seu jardim que pretende definir e os materiais determinarão o custo. É uma boa ideia saber qual é o seu orçamento com antecedência. Pense no estilo e no esquema de cores do seu jardim. Tenho muitas cores frias no meu jardim da frente, por isso escolhi pavimentos cinzentos com um toque de rosa para o meu limite paisagístico.

Para determinar a quantidade de materiais necessários para uma área com curvas, utilize uma corda para delinear o espaço e depois uma fita métrica para determinar um comprimento exato. Para tijolos, divida o comprimento pela largura de uma medida de tijolo. Encomende alguns extra, para o caso de precisar.

Claro que pode ser criativo e utilizar materiais que já tem ou encontrar os materiais para fazer os seus próprios. Adoro ideias de reciclagem. Tem tijolos ou pavimentos velhos escondidos atrás do barracão? Quando fomos ao nosso armazém local de paisagismo/sujidade à procura de ideias para as bordaduras, o meu marido e eu encontrámos pavimentos quadrados que tinham a forma e a cor perfeitas.Acho que este sítio também funciona como revendedor. Contámos meticulosamente o que precisávamos e carregámos tudo para o carro!

Cavar um espaço para o seu material de bordadura

Uma boa pá de jardim deve ser suficiente para cortar a relva. Um escavador de jardim pode ajudá-lo a começar numa pequena vala, mas vai precisar de uma pá para escavar o solo de uma área mais ampla. Quando escavar à volta do seu jardim para ancorar a base de um rebordo mais alto ou para fixar um único nível de tijolos ou pedras, escave uma vala alguns centímetros mais larga de cada lado do tijolo ou da pedra. Coloque o soloEste material será utilizado para preencher os espaços de ambos os lados do material depois de este ter sido escavado.

Veja também: Como identificar e controlar as doenças do tomateiro

Inspiração para bordaduras de paisagens

Algumas das ideias aqui reunidas incluem pedras de pavimentação, acácia (na minha lista de "a fazer" DIY!), betão, aço, plástico, tijolos e pedras.

Como criar um limite nítido entre a relva e o jardim

Se tem um jardim que está a ser limpo, afaste a terra da borda da relva. Utilize o seu sachador ou pá para limpar a linha e redefinir a sua borda.

Se estiver a criar um novo rebordo, por exemplo, se estiver a alargar um jardim, utilize a sua ferramenta de rebordar ou pá para cortar. Utilize o seu pé, se necessário, e introduza-o no solo, o mais fundo possível. Utilize-o para levantar a relva, o que deixará um rebordo limpo e agradável.

Ao expandir um jardim, utilize um cordel ou uma mangueira de jardim para fazer uma curva à volta da área de que necessita e, em seguida, utilize essa linha para cortar com o seu cortador de jardim ou pá.

A cobertura morta pode ser adicionada a um jardim com uma borda fresca para manter as ervas daninhas em baixo.

A rocha do rio também pode funcionar como uma espécie de cobertura morta, para manter uma borda de relva nítida.

Veja também: Plantar um jardim de ervas aromáticas para uma janela de cozinha

Criar uma orla paisagística com pedras de pavimentação

No meu livro "Gardening Your Front Yard" (Jardinar o seu jardim da frente), quis incluir um projeto de rebordo para cortar a relva. Tinha plantado um rebordo de tulipas perenes e outros bolbos de primavera que correu um pouco mal porque a relva cresceu para dentro da área do jardim e foi difícil arrancá-la à volta dos bolbos à medida que cresciam. O meu marido utilizou as já mencionadas pavimentadoras recicladas para criar o rebordo. Instalou o rebordo paisagístico, mas depoisdecidimos que também queríamos um caminho.

O meu rebordo de bolbos desarrumado levou à necessidade de um rebordo de jardim bem delineado.

Uma borda cortada tornou-se um caminho completo que separa claramente o jardim da relva. Foto de Donna Griffith

As pedras de pavimentação colocadas de forma plana e nivelada com o relvado facilitam o corte da relva.

Bordadura paisagística de acácia

O salgueiro é um material muito maleável e fácil de usar. Vale a pena notar que o The Lovely Greens tem um excelente DIY sobre a utilização de canas de framboesa podadas para fazer uma borda de acácia. Com esta ideia, poderá ter de ajustar ou substituir alguns dos paus ocasionalmente. Mas, no geral, a acácia dá um aspeto único ao jardim.

As bordaduras de acácia criam um aspeto único e bem arrumado à volta de um jardim.

Criar bordaduras paisagísticas a partir de pedras

Esta ideia não é tão limpa e arrumada como, por exemplo, pavimentos alinhados, mas as pedras são uma boa forma de delinear um jardim florestal ou um jardim de sombra no quintal.

Para um projeto de bordadura simples, as pedras podem ser dispostas ao longo do seu jardim.

As rochas definem um espaço ajardinado no topo de uma avenida ou de uma faixa de rodagem. Neste caso, a relva pode ser difícil de cortar nas extremidades!

Ideias para bordaduras de jardim em betão vazado

O betão vazado cria uma borda definitiva e permanente em torno de um jardim, permitindo-lhe adicionar uma borda nítida e limpa. O betão também serve como uma barreira agradável entre o relvado e o solo do jardim. É aconselhável mantê-lo baixo em relação ao solo - não mais do que uma polegada acima do nível. Pode fazer as suas próprias linhas rectas ou curvas usando estacas de madeira e cartão duro.criativo e adicionar um padrão.

Procure no seu centro de jardinagem local ou numa loja de grandes dimensões moldes que lhe permitam criar os seus próprios bordos paisagísticos.

Também pode simplesmente criar uma borda lisa de betão vazado à volta do jardim ou das árvores, como foi feito aqui.

Rebordos de jardim feitos de revestimentos de chaminés de barro

Estes revestimentos de chaminés de barro são como blocos de betão - oferecem um espaço de plantação extra, ao mesmo tempo que proporcionam a estrutura de um limite de jardim. O único problema com o barro, se viver num clima do norte, é o potencial para rachar eventualmente devido ao congelamento/descongelamento do inverno.

Olha para todo este espaço de plantação extra!

Rebordos de plástico para paisagens

O plástico não é o meu material preferido para forrar um jardim. Tenho um jardim cheio de daylilies que está forrado com um longo pedaço de plástico que estava lá quando me mudei. Ao longo do tempo, pesou e deformou-se, e tem um aspeto desarrumado. Todos os anos tenciono arrancá-lo. O plástico também pode ser fornecido em peças interligadas, o que pode evitar a curvatura ondulada que acontece após um longo inverno.

Os rebordos de plástico são uma forma mais económica de acrescentar limites paisagísticos a um jardim.

Bordaduras de aço para paisagens

O aço é um material que resistirá ao teste do tempo. Não vai rachar ou mover-se. O material metálico brilhante enferrujará numa pátina chique ao longo dos anos. Existem kits que lhe permitem instalar o material você mesmo.

As bordaduras paisagísticas em aço dão um toque moderno e elegante a um jardim.

Orla de um jardim com tijolos

Existem algumas maneiras de delimitar um jardim com tijolos. Uma delas é virá-los nas suas extremidades e escavá-los até uma altura pré-determinada. Outra maneira é colocá-los na horizontal. Pode deixar brotar uma cobertura de solo, como musgo irlandês, entre eles, ou preencher o espaço com cascalho fino ou betão.

Transforme tijolos velhos num rebordo de jardim.

Empilhamento de pedras do campo para formar um rebordo de jardim

Esta é outra óptima ideia se tiver materiais à mão - talvez um velho caminho de jardim ou pátio que queira desenterrar. Basta empilhar a pedra para criar o limite.

A pedra do campo empilhada tem um aspeto mais pastoral, mas é uma das ideias de bordadura de jardim mais fáceis de abordar.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.