Beterraba a partir de sementes: Duas técnicas fáceis para cultivar beterraba

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivar beterrabas a partir de sementes não é difícil e é a melhor forma de garantir uma colheita abundante deste popular vegetal de raiz. As beterrabas oferecem uma colheita dupla de raízes terrosas doces e verduras nutritivas, que estão prontas a comer apenas dois meses após a sementeira. Existem duas formas de os jardineiros plantarem sementes de beterraba: a primeira é semear diretamente as sementes no jardim e a segunda é iniciar as sementes dentro de casa.Há vantagens e desvantagens em cada técnica e, abaixo, aprenderá tudo o que precisa de saber sobre o cultivo de beterrabas a partir de sementes.

Veja também: Escavação de coberturas vegetais: Tipos de coberturas vegetais para o seu jardim

Cultivar beterraba a partir de sementes não é difícil, mas é necessário prestar atenção ao local e à fertilidade do solo.

Os benefícios da cultura da beterraba

A beterraba é um legume de estação fria, parente da acelga e do espinafre, cultivado pelas suas raízes doces e terrosas. Dependendo da variedade, as raízes podem ser vermelhas, cor-de-rosa, douradas, brancas ou mesmo às riscas. A raiz principal é a razão principal para cultivar beterraba, mas não se esqueça dos topos nutritivos. A beterraba oferece uma colheita dupla de raízes e verduras e os topos são deliciosos em saladas, cozidos a vapor ou salteados. Raízes de beterrabaAs beterrabas são ricas em vitaminas e minerais, como o manganês e o folato, e são uma boa fonte de fibras. As raízes podem ser arrancadas para obter beterrabas bebés ou deixadas no solo para amadurecer para obter beterrabas de armazenamento prolongado. As raízes de beterraba são utilizadas em muitas receitas. Adoro cozinhar a vapor, assar ou fazer pickles da nossa colheita de beterraba caseira.

Há tantas variedades deliciosas e coloridas de beterraba para cultivar. É divertido plantar uma mistura de beterraba que ofereça uma gama de cores de raiz como vermelho, dourado e branco.

Cultivo de beterraba a partir de sementes

Quando for plantar sementes de beterraba, vai reparar que elas parecem esferas enrugadas, mas sabia que uma semente de beterraba não é realmente uma semente? Botanicamente, é um fruto (também chamado de nutlet) e contém 2 a 4 sementes. É por isso que as beterrabas tendem a brotar em aglomerados e é necessário desbastar as plântulas. Pode comprar sementes de beterraba monogerm que só têm uma semente por fruto, mas os pacotes de sementes monogerm sãogeralmente mais caros.

Quando tiver os seus pacotes de sementes de beterraba, é altura de pensar na plantação. Há duas formas de plantar beterraba a partir de sementes: a primeira é semear diretamente as sementes no jardim e a segunda é plantar as sementes dentro de casa. Há vantagens e desvantagens em cada técnica. A sementeira direta é, de longe, a forma mais popular de cultivar beterraba a partir de sementes. Esta técnica é rápida e fácil e tem mais probabilidades deAlém disso, pode saltar as etapas de sementeira em interior, endurecimento e transplante. No entanto, se quiser uma colheita extra-precoce de beterraba, pode querer começar algumas sementes de beterraba em interior sob luzes de cultivo ou numa janela ensolarada. A sementeira em interior resulta numa colheita que é 2 a 3 semanas mais cedo do que as sementes de beterraba semeadas diretamente.

Semeie as sementes de beterraba a partir de meados da primavera até ao final do verão, plantando-as a meia polegada de profundidade e a 1 polegada de distância.

Como plantar beterraba a partir de sementes no exterior

Quando o solo tiver aquecido até 10 C, semeie diretamente as sementes de beterraba num canteiro preparado, geralmente 3 a 4 semanas antes da última data prevista para a geada da primavera. Semeie as sementes com 1 polegada de distância e meia polegada de profundidade. Espace as linhas com 12 a 16 polegadas de distância para garantir bastante espaço para as beterrabas crescerem.

No entanto, não é necessário plantar beterrabas apenas uma vez. Para obter uma colheita contínua de raízes de alta qualidade, plante sucessivamente sementes frescas a cada 2 a 3 semanas. As sementes de beterraba podem ser semeadas até 8 semanas antes da primeira data de geada do outono. No meu jardim da zona 5, a minha última sementeira de sementes de beterraba tem lugar no início de agosto. As beterrabas são uma óptima escolha para um jardim de outono, uma vez que se desenvolvem no clima mais fresco de outubro e novembro.A cultura tardia de beterraba pode ser semeada numa estrutura de frio ou num canteiro. Se for plantada num canteiro, aplique uma cobertura morta profunda com palha ou folhas trituradas no final do outono, antes de o solo congelar, o que lhe permitirá continuar a colher beterrabas durante todo o inverno.

Plantar sementes de beterraba dentro de casa

O conselho geral para o cultivo de raízes é semear diretamente na horta. No entanto, as beterrabas são uma exceção e podem ser transplantadas. Tenha em atenção que as beterrabas transplantadas podem não crescer de forma e tamanho tão uniformes como as sementes de beterraba semeadas diretamente. A vantagem de transplantar as plântulas de beterraba é que lhe dá um avanço de 2 a 3 semanas na colheita caseira. Gosto de começar algumas dúzias de beterrabassementes dentro de casa no início da primavera para nos dar uma colheita extra-precoce de raízes doces.

Quando cultivar beterrabas a partir de sementes dentro de casa, tenha em conta o momento certo. É melhor começar as sementes em bandejas ou tabuleiros 5 a 6 semanas antes de querer transplantar as plantas jovens para o jardim. Semeie as sementes a 1,5 cm de profundidade e com uma distância de 2,5 cm. Coloque as bandejas sob uma luz de crescimento ou numa janela ensolarada para incentivar as plântulas saudáveis. Desbaste os tufos de plântulas até à planta mais forte, cortando os extras.Quando transplantar as beterrabas para o jardim, coloque as plantas a uma distância de 5 cm entre si.

Talvez tenha reparado que as plântulas de beterraba surgem normalmente em tufos de 2 a 4 plantas, porque as "sementes" são na realidade frutos que contêm várias sementes.

O melhor local para plantar beterrabas

Para obter uma colheita de beterraba da mais alta qualidade, plante-a a pleno sol, num solo solto e argiloso, bem drenado e sem pedras. Um pH do solo entre 6,0 e 7,0 é o ideal, uma vez que a beterraba não se desenvolve bem em solos ácidos. Antes de plantar, adiciono uma polegada de composto ou estrume envelhecido aos meus canteiros. A beterraba pode ser propensa a carências de nutrientes, como magnésio, cálcio ou potássio. Por esta razão, adiciono também umaEvitar os produtos fertilizantes com elevado teor de azoto, uma vez que o excesso de azoto favorece a saúde das folhas em detrimento das raízes.

Quanto tempo demoram as sementes de beterraba a germinar?

A velocidade de germinação depende da temperatura do solo. Se plantar beterrabas no início da primavera, quando a temperatura ronda os 10ºC, as sementes podem demorar 2 semanas a germinar. Uma plantação a meio do verão para beterrabas de outono germina normalmente em 5 a 7 dias. Quando semear sementes de beterraba dentro de casa, normalmente demora cerca de 5 a 7 dias a germinar. Mais uma vez, o tempo de germinação depende da temperatura, por isso, se estiverse as sementes de beterraba forem plantadas sob uma luz de cultivo numa cave fresca, as plântulas podem demorar mais alguns dias a emergir.

As beterrabas precisam de ser desbastadas quando as plantas tiverem 3 a 4 polegadas de altura. Utilize tesouras de jardinagem para remover as plântulas extra, desbastando cada planta com 3 polegadas de distância.

Veja também: Flores de tomate a cair? 6 razões para a queda da flor

Quando e como desbastar beterrabas a partir de sementes

Quando as plântulas tiverem 3 a 4 polegadas de altura, desbaste-as a 3 polegadas de distância. Utilizo tesouras de jardinagem para remover as plântulas extra, comendo os jovens rebentos como microgreens. São deliciosos diretamente da horta ou adicione os rebentos a saladas, salteados ou sanduíches. A razão pela qual corto as plântulas extra na linha do solo e não as arranco é que puxá-las pode perturbar ou desalojar os restantesSe quiser beterrabas de tamanho grande para conservar no inverno, desbaste as plantas a uma distância de 5 a 6 centímetros.

Dicas de cultivo para beterrabas

As raízes de beterraba de melhor qualidade formam-se quando as plantas recebem água de forma consistente. Uma humidade abundante também diminui a possibilidade de raízes lenhosas. Rego com uma varinha de rega de cabo longo e aplico uma camada de cobertura morta, normalmente palha, à volta das minhas beterrabas à medida que crescem para manter a humidade do solo. A cobertura morta também reduz o crescimento de ervas daninhas, o que é benéfico, uma vez que as ervas daninhas competem com as plantas pela água, luz solar eSe não for necessário cobrir a sua cultura de beterraba com uma cobertura morta, mantenha-se atento à remoção das ervas daninhas.

Começo a colher beterrabas como beterrabas bebés, removendo cada segunda raiz quando têm 1 a 2 polegadas de diâmetro. Isto deixa espaço para as restantes plantas crescerem bem. A maioria das variedades de beterraba amadurece até 3 a 4 polegadas de diâmetro.

Gostamos quase tanto da parte superior das folhas da beterraba como das suas raízes!

Para saber mais sobre o cultivo de beterrabas a partir de sementes, veja este vídeo:

3 problemas comuns da beterraba

A beterraba é considerada fácil de cultivar, mas há alguns problemas que podem surgir. Aqui estão três problemas comuns da beterraba:

1) Topos saudáveis mas raízes pequenas - Se as plantas grandes e saudáveis tiverem raízes pequenas, a culpa é provavelmente do excesso de azoto. Quando fertilizar beterrabas, utilize um produto que ofereça um equilíbrio de nutrientes como o azoto, o fósforo e o potássio. Saiba o que significam os números dos fertilizantes neste artigo detalhado.

2) Anéis brancos nas raízes - Há certas variedades de beterraba, como a Chioggia, que têm anéis do tipo "olho de boi" nas raízes. No entanto, se estiver a cultivar uma variedade que não tem anéis, não vai querer encontrar anéis brancos quando cortar as raízes. Este problema surge quando as beterrabas são expostas a temperaturas ou água extremas durante o seu crescimento. Não há muito que possa fazer em relação às temperaturas, mas procure cultivar beterrabas a partir de sementes na temperatura correctatempo e proporcionar uma humidade constante.

3) Áreas pretas no meio das raízes - O coração negro, que forma áreas pretas de cortiça no meio das raízes, é causado por deficiência de boro. Demasiado boro pode ser tão prejudicial como muito pouco, por isso não aplique muito boro no solo. A forma mais fácil de adicionar boro é dissolver uma colher de chá de bórax num galão de água. Isto tratará uma área de 3,5 por 4 metros.

Para evitar as pragas, é necessário praticar a rotação de culturas e cobrir os canteiros recém-plantados com um pedaço de cobertura de linhas ou de tecido de rede contra insectos.

Há tantas variedades deliciosas - e bonitas! - de beterrabas para cultivar. Também notará que as várias cores têm sabores ligeiramente diferentes, sendo que as beterrabas de cor clara têm um sabor menos terroso.

4 das melhores beterrabas para cultivar

Já cultivei dezenas de variedades de beterraba nos meus canteiros e estas quatro variedades destacam-se. São deliciosas, fiáveis e estão disponíveis na maioria das empresas de sementes.

  1. Vermelho escuro de Detroit (60 dias) - Esta é uma das variedades de beterraba mais populares e tornou-se o padrão de cultivo. A Detroit Dark Red data de 1892 e é adorada pelas suas raízes grandes de 3 a 4 polegadas de diâmetro, vermelho-escuras, com um sabor doce a terra.
  2. Rainha Rubi (65 dias) - A Ruby Queen é uma variedade de beterraba vermelha com grandes raízes vermelho-vinho de 3 polegadas de diâmetro e folhas verdes profundas que são deliciosas cozidas a vapor ou salteadas.
  3. Touchstone Gold (55 dias) - Adoro o sabor doce das beterrabas douradas e a Touchstone Gold é a minha variedade de eleição. As raízes de pele vermelho-alaranjada crescem cerca de 5 cm de diâmetro e têm centros dourados brilhantes.
  4. Beterraba Chioggia (55 dias) - Chioggia é uma variedade de herança italiana com raízes de 2 a 3 polegadas de diâmetro que, quando cortadas, apresentam anéis concêntricos rosa e brancos distintos. Adoro o sabor doce e suave das raízes.

Para mais informações sobre o cultivo de beterrabas e outras culturas de raízes, não deixe de consultar estes artigos:

    Qual é a sua forma preferida de cultivar beterraba a partir de sementes?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.