Espinafres Malabar: Como cultivar e cuidar dos espinafres trepadores

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O espinafre Malabar, também conhecido pelos nomes comuns de espinafre do Ceilão, espinafre indiano, espinafre da vinha e espinafre trepador, é um verde tolerante ao calor com folhas grandes e suculentas que são saborosas tanto cruas como cozinhadas. O seu hábito de crescimento trepador significa que ocupa muito pouco espaço no jardim. Além disso, a sua produção prolífica traduz-se em muitos verdes frescos para adicionar a saladas, guisados, salteados, salteados e fritos,Neste artigo, vou partilhar as instruções completas para o cultivo desta trepadeira comestível fácil de cultivar.

O espinafre de Malabar é um vegetal de trepadeira atraente e delicioso, basta olhar para estas folhas escuras e brilhantes!

O que é o espinafre de Malabar?

Os espinafres de Malabar não estão relacionados com os espinafres verdadeiros, mas como os espinafres de Malabar prosperam em climas quentes (enquanto os espinafres verdadeiros, a alface e a couve não o fazem), é uma forma maravilhosa de cultivar as suas próprias verduras deliciosas, mesmo durante os dias de cão do verão.

Existem algumas espécies comuns de espinafres de Malabar, Basela alba , Basileia rubra (por vezes também designada por Basela alba "Rubra"), e Basella cordifolia . o alba e cordifolia As espécies têm caules e folhas verdes, enquanto rubra tem caules cor de vinho escuro, nervuras cor-de-rosa e folhas de um verde muito escuro com uma tonalidade púrpura à medida que envelhecem.

Para além das suas folhas grandes e deliciosas, todas as variedades produzem pequenas flores brancas a cor-de-rosa, seguidas de bagas roxas escuras (tecnicamente drupas) que se mantêm junto aos caules entrelaçados. O pigmento vermelho dos caules e das bagas é por vezes utilizado como corante, cosmético ou corante alimentar em algumas partes da Ásia.

O espinafre Malabar é uma planta perene sensível à geada que vive durante todo o ano em climas tropicais onde não há temperaturas congelantes. Em zonas de crescimento mais frias, incluindo aqui no meu jardim da Pensilvânia, é cultivado como uma cultura anual, tal como um tomate ou uma beringela. Em seguida, vamos mergulhar no sabor deste verde.

Os caules vermelhos de Basileia rubra são bastante impressionantes, assim como as bagas de cor púrpura escura.

O sabor dos espinafres trepadores

Como membro da família das plantas Basellaceae As folhas de espinafre Malabar são grossas e suculentas, com uma textura mucilaginosa. O sabor é muito parecido com o do espinafre verdadeiro, alguns dizem que com uma pitada de sabor cítrico. Quando cozinhado, não consigo distinguir o espinafre Malabar do espinafre normal. Cru, a natureza mucilaginosa das folhas destaca-se um pouco mais, mas não é desagradável.

As folhas do espinafre Malabar são uma fonte rica em vitaminas A e C, folato, vitaminas do complexo B, cálcio e antioxidantes. O seu valor nutricional rivaliza com o do espinafre verdadeiro.

Onde comprar sementes de espinafre Malabar

Não é provável que encontre espinafres Malabar à venda como transplantes no seu viveiro local. Em vez disso, terá de começar as suas próprias plantas a partir de sementes (ver a secção seguinte para saber como o fazer). Felizmente, as sementes de espinafres trepadeiras estão disponíveis em várias empresas de sementes populares, incluindo a Burpee Seeds, que tem tipos vermelhos e verdes. Compre um pacote de sementes para começar porquebastam algumas destas plantas de crescimento rápido para alimentar uma família de quatro pessoas.

Comece as sementes de espinafre Malabar dentro de casa sob luzes de cultivo e num tapete térmico para obter as melhores taxas de germinação.

Quando começar a plantar sementes de espinafres trepadeiras

Uma vez que os espinafres Malabar germinam e crescem melhor em condições de solo e ar quentes, começo a plantar as sementes dentro de casa sob luzes de cultivo cerca de 8 a 10 semanas antes da data prevista para a última geada. Lembre-se de que os espinafres Malabar não toleram temperaturas frias, por isso não comece a plantar as suas sementes demasiado cedo ou os transplantes estarão prontos para a horta antes de o clima e o solo estarem suficientemente quentes.

Como cultivar espinafres Malabar a partir de sementes

O revestimento das sementes de espinafre Malabar é bastante duro. Escarifique cada semente raspando-a repetidamente com uma lixa ou uma lima de metal para melhorar a velocidade e as taxas de germinação. Em alternativa, mergulhe as sementes em água durante 24 horas antes da plantação para amolecer o revestimento duro das sementes.

Semeie as sementes dentro de casa, sob luzes de cultivo ou num peitoril de janela ensolarado, à razão de 1 a 2 sementes por célula num pacote de células de viveiro, ou 1 a 2 sementes por pelota de turfa. Utilize um tapete de aquecimento para mudas para aumentar a temperatura do solo em 10 graus acima da temperatura ambiente para melhorar a germinação. As sementes de espinafre Malabar demoram a germinar. A germinação pode levar até 3 semanas, por isso seja paciente.

Assim que as plântulas emergirem, remova o tapete térmico e ligue as luzes durante 16 a 18 horas por dia. Mantenha as plantas jovens bem regadas até estar pronto para as endurecer 4 a 5 semanas mais tarde (eis como). Estão prontas para serem transplantadas para o jardim cerca de 3 semanas após a última geada. Lembre-se, não as coloque demasiado cedo. O solo deve estar entre 65° e 75°F antes de mover as plantas para o jardim.jardim.

Os espinafres Malabar não gostam que as suas raízes sejam perturbadas durante o transplante, razão pela qual gosto de os cultivar em pellets de turfa. Basta retirar a camada exterior de rede e plantá-los inteiros (ver a foto abaixo).

Também é possível começar a cultivar espinafres Malabar semeando as sementes diretamente no jardim. No entanto, isto é melhor para zonas de crescimento quentes com estações de crescimento longas. Já o fiz uma ou duas vezes no meu jardim da Pensilvânia, mas fiquei desapontado com uma colheita muito mais tardia num período de tempo mais curto.

Estas plântulas de espinafre Malabar foram cultivadas em pellets de turfa e estão agora prontas para serem transferidas para o jardim.

Veja também: 10 Ervas para plantar no outono - em jardins e recipientes

Onde plantar

Se vive numa região onde as temperaturas de verão são, em média, superiores a 30°C, pode cultivar uma boa colheita de espinafres Malabar, mas esta planta tropical prefere temperaturas entre os 30 e os 90°C, prosperando mesmo em temperaturas mais quentes do que essas. Quanto mais longa e quente for a estação de crescimento, mais folhas a planta produzirá.subindo até as temperaturas ficarem completamente quentes.

Os solos bem drenados com bastante matéria orgânica são os melhores. O sol pleno é o ideal, mas a sombra parcial durante a tarde também funciona, especialmente se viver numa região quente do sul com elevada humidade.

O solo fértil permite um crescimento abundante e saudável das folhas, mas o crescimento é lento em temperaturas frias. Quando o calor do verão aumentar, tenha cuidado! Este vegetal de crescimento rápido vai descolar.

Escolha um local ensolarado com um solo rico para cultivar o espinafre Malabar e as videiras não decepcionarão.

Conselhos para a arborização do espinafre Malabar

Os espinafres trepam enrolando os seus caules à volta de uma estrutura, como uma treliça, uma tenda, uma rede de cordas, um gradeamento de alpendre ou estacas de madeira. Curiosamente, enrolam-se sempre no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Os espinafres trepadores não produzem gavinhas laterais mais pequenas, como as ervilhas. As trepadeiras verdes crescem rapidamente e podem atingir até 3 metros de altura. É necessário um suporte robusto.

Veja também: Ásteres: plantas perenes com um toque de entressafra

Este jardineiro está a cultivar os seus espinafres Malabar num vaso de tecido e a utilizar uma treliça de bambu como suporte. Divertido!

Com que frequência regar os espinafres trepadores

Dependendo do seu clima, é provável que tenha de regar as plantas Malabar semanalmente se não chover. A humidade consistente é fundamental, especialmente se viver num clima seco ou se houver uma seca. Se o solo estiver demasiado seco, o sabor é amargo.

Regue em profundidade, mas com menos frequência. Utilizo uma varinha de rega para direcionar a água diretamente para a base das videiras, deixando-a penetrar no solo repetidamente, uma vez por semana. Uma camada de cobertura vegetal com 2 polegadas de espessura, sob a forma de folhas trituradas, palha ou aparas de relva não tratadas, é útil para reduzir as necessidades de rega.

Fertilização das videiras

A menos que viva num clima tropical, onde esta planta é perene, as videiras gastarão muita energia para gerar um grande número de folhas numa única estação. As colheitas regulares incentivam a produção de ainda mais folhas, o que exige que a planta tenha um amplo acesso à nutrição no solo.

Os solos ricos em matéria orgânica são uma obrigação. Adicione uma camada de 2 a 3 polegadas de composto ao seu jardim todos os anos. Pode complementar com um fertilizante orgânico granular com elevado teor de azoto, como o guano de morcego ou Burpee Organics, no início da estação de crescimento. O fertilizante deve também conter quantidades moderadas de fósforo e potássio para apoiar o crescimento saudável das raízes e a resiliência geral.

Agora que o tempo aqueceu, esta jovem trepadeira está prestes a descolar. Está ensanduichada entre uma rede de jardim e uma vedação de madeira no meu jardim - perfeito!

Quando efetuar a colheita

As folhas e os rebentos podem ser colhidos em qualquer altura depois de a planta atingir alguns metros de altura. Eu gosto de começar a colher um número modesto de folhas quando as plantas atingem cerca de 2 pés de altura. Depois, quando atingem 3 a 4 pés de altura, aumento o número de folhas que colho. Deixo sempre alguma vegetação nos caules para fazer fotossíntese e apoiar o crescimento futuro da vinha e das folhas.

Como colher o espinafre Malabar

Para colher as folhas em forma de coração, considero mais fácil usar o polegar e o indicador para beliscar cada folha exatamente no ponto em que se junta à videira. Outras pessoas podem preferir usar uma faca afiada ou uma tesoura de podar para colher as folhas de espinafre Malabar.

Para ver o espinafre Malabar a crescer no meu jardim, veja este vídeo:

Comer cru ou cozinhado

As folhas e os caules tenros podem ser consumidos crus ou cozinhados de muitas formas diferentes. O meu marido adora utilizá-los crus em batidos. Eu gosto de os saltear e adicioná-los a lasanhas ou utilizá-los em qualquer receita que exija espinafres cozinhados ou acelgas suíças na sua lista de ingredientes. É também um ótimo complemento para uma BLT de verão em vez do L. Os espinafres Malabar são utilizados nas cozinhas de muitos países, incluindoIndonésia, Sri Lanka, Filipinas, Índia, China, Vietname, Tailândia e também muitos países africanos.

Para a colheita, arrancar as folhas com o polegar e o indicador, ou utilizar uma tesoura de poda de ponta de agulha.

Os espinafres Malabar conseguem sobreviver ao inverno?

Se vive na zona de robustez 10 do USDA, onde não ocorrem temperaturas negativas, então sim, os espinafres Malabar sobreviverão ao inverno. Noutros locais, deve planear o seu cultivo como anual. Colha toda a folhagem na primeira oportunidade de geada para que nada seja desperdiçado.

Conheço uma jardineira que cultiva os seus espinafres Malabar num vaso e que os leva para a sua estufa aquecida durante o inverno. Se tiver a sorte de ter uma estufa aquecida, pode tentar fazer o mesmo. Depois, leve o vaso para o exterior durante o verão.

Potenciais problemas

Na maior parte dos casos, os espinafres trepadores não apresentam problemas (viva!). Não existem pragas dignas de nota para este vegetal. O maior problema potencial é a mancha fúngica das folhas ( Cercospora beticola Os sintomas desta doença nos espinafres Malabar são pequenas estruturas anelares castanhas nas folhas, provavelmente seguidas de manchas ovais cinzentas. Remova todas as folhas que apresentem sintomas desta doença assim que a detetar e deite-as no lixo, não no monte de composto.

O malabar é também uma bela planta ornamental. Este jardineiro não forneceu uma estrutura de trepadeira, mas deixa a planta a deambular sobre um muro de pedra, lado a lado com chagas.

O Poderoso Malabar

Por ser uma planta tão atraente, o espinafre Malabar também é uma excelente adição à paisagem ornamental. Cultive-o com uma rosa num caramanchão para uma colheita comestível no calor do verão. Ou combine-o com algumas videiras anuais com flores, como a videira quebra-fogo ou as capuchinhas trepadeiras, para crescer sobre uma pérgula. Certifique-se apenas de que está a colher as folhas da planta correcta quando estiver pronto para comer.

Para mais legumes invulgares para cultivar, consulte estes artigos:

    Fixe este artigo no seu quadro de Jardinagem de Vegetais para referência futura.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.