Dicas de plantação e cultivo de feijão-de-lima para horticultores

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os feijões-de-lima cultivados em casa são uma delícia de verão! Trata-se de um legume fácil de cultivar que produz uma colheita abundante de feijões amanteigados que podem ser apreciados como feijões com casca frescos ou como feijões secos. Se os feijões-de-lima estiverem na sua lista de culturas para cultivar na sua horta, tenho muitas dicas de plantação e cultivo de feijões-de-lima para o ajudar a ser bem sucedido.

Os feijões-de-lima são um legume de estação quente e produzem uma colheita abundante de sementes amanteigadas para feijões com casca ou secos.

O que são feijões-de-lima?

Feijão-lima (P haseolus lunatus Esta cultura é cultivada entre as geadas da primavera e do outono, e é mais eficaz quando as temperaturas variam entre 21 e 27 graus centígrados, pelo que não é muito boa em regiões com verões frescos.

É uma cultura fácil de cultivar, semelhante ao feijão frade, mas, ao contrário do feijão frade, não são as vagens do feijão-de-lima que se comem, mas sim as sementes interiores. Estas sementes variam de pequenas a muito grandes, dependendo da variedade, e têm uma textura amanteigada e carnuda. O feijão-de-lima, rico em nutrientes, está repleto de proteínas e é apreciado como feijão de casca de verão ou feijão seco, mas tem de ser cozinhado antes de ser consumido.os feijões-de-lima contêm um composto de cianeto que é destruído no processo de cozedura.

Existem vários tipos de feijão-de-lima e muitas variedades. Alguns têm sementes brancas, enquanto outros têm sementes verde-pálido, castanhas, pretas, vermelhas e até salpicadas. As vagens do feijão-de-lima têm um aspeto curvo e achatado e variam em comprimento de 3 a 8 polegadas.

Tipos de feijão-de-lima

Os feijões-de-lima são agrupados em duas categorias: os feijões de arbusto e os feijões de vagem. As plantas dos feijões-de-lima de arbusto, também chamados feijões-manteiga, crescem cerca de 20 centímetros de altura e produzem uma colheita precoce de sementes de pequeno tamanho. As plantas de vagem, também conhecidas como variedades de vara, têm plantas que podem crescer 3 a 12 pés de comprimento e demoram mais um mês a amadurecer as suas sementes de tamanho médio a grande.feijão-lima, feijão de Madagáscar ou feijão da Birmânia.

A utilização de um inoculante de feijão ao plantar feijão-de-lima pode ajudar a aumentar o rendimento.

Época de plantação do feijão-de-lima

Como se trata de uma cultura de clima quente, não apresse a plantação dos feijões-de-lima na horta demasiado cedo. Plante-os uma ou duas semanas depois de o risco de geada ter passado. Como isso pode ser difícil de prever, eu sigo a temperatura do solo e utilizo um termómetro de solo para monitorizar a temperatura. Semeie as sementes quando o solo tiver aquecido até 24 C. Se o solo estiver frio ou húmido durante um longo período de tempo, as sementes podem apodrecer. Os jardineiros que vivemem climas amenos com verões longos, pode efetuar uma segunda sementeira em sucessão um mês após a primeira.

Os jardineiros de zonas com estações curtas podem começar a plantar feijão-de-lima semeando as sementes dentro de casa 3 a 4 semanas antes da data da última geada. Semeie as sementes em blocos de solo, vasos de 4 polegadas de diâmetro ou recipientes biodegradáveis, como um vaso de turfa. Encha os recipientes com uma mistura de sementes de alta qualidade. Coloque os recipientes debaixo de uma luz de crescimento ou numa janela ensolarada. Endureça as plântulas e transplante-aspara o jardim quando a temperatura do solo aquece até 24 C (75 F).

Veja também: Flores de tomate a cair? 6 razões para a queda da flor

Deve-se utilizar um inoculante?

Ambos os tipos de feijão-de-lima beneficiam da aplicação de um inoculante de leguminosas para ajudar a impulsionar o crescimento das plantas. Os inoculantes são particularmente úteis quando os feijões, como o feijão-de-lima, são plantados num local onde as leguminosas não foram cultivadas anteriormente. Os inoculantes contêm bactérias Rhizobia naturais que fixam o azoto no solo. Para aplicar um inoculante, coloque as sementes num recipiente. Humedeça-as com água nãoágua clorada e polvilhar o inoculante sobre as sementes. Agitar suavemente para distribuir uniformemente o inoculante e plantar imediatamente.

As sementes de feijão-de-lima germinam melhor em solo quente. Espera-se que as sementes demorem 8 a 12 dias a germinar.

Local de plantação de feijão-lima

Ao escolher um local para plantar sementes de feijão-de-lima, procure um que ofereça sol pleno, pelo menos 8 horas de luz direta. As plantas de feijão-de-lima crescem em condições de menor luminosidade, mas produzem menos vagens. Pode plantar feijão-de-lima num jardim subterrâneo, em canteiros elevados ou em recipientes. É importante oferecer às plantas um solo bem drenado e moderadamente fértil.O pH ideal do solo para os feijões-de-lima é de 6,0 a 6,8.

Dicas de plantação de feijão-frade

Tal como os feijões frade, os feijões-de-lima são fáceis de cultivar. Semeie as sementes no canteiro preparado, plantando-as a 1 polegada de profundidade e a 3 polegadas de distância, e espaçando cada fila a 18 a 30 polegadas de distância. Os feijões-de-lima são também uma boa cultura para recipientes, jardineiras de tecido e caixas de janela. Seleccione recipientes que tenham orifícios de drenagem e que comportem pelo menos 10 galões de meio de cultivo. Plante as sementes a 1 polegada de profundidade e a 4 a 6Também pode cultivar feijão-de-lima em vasos, mas terá de colocar o vaso na base de uma treliça ou inserir uma estrutura vertical para as plantas treparem.

Dicas de plantação de feijão-frade

Antes de semear as sementes de feijão-de-lima do tipo vagem, prepare o sistema de suporte. Esperar até que as plantas estejam a crescer ativamente pode resultar em mudas danificadas. Pode usar um Depois de preparar o solo, semeie diretamente as sementes. Plante-as a 1 a 1,5 cm de profundidade e a 15 cm de distância na base da treliça. Quanto ao tempo de germinação, tanto os feijões-de-lima do tipo arbusto como os do tipo trepadeira germinam em 8 a 12 dias, dependendo da temperatura do solo.

Os feijões-de-lima precisam de um suporte forte para as videiras vigorosas. Uma treliça, uma cerca ou outro suporte deve ser colocado no lugar antes de as sementes serem plantadas.

Cultivo de feijão-de-lima

O feijão verde é uma cultura de baixa manutenção e não requer muitos cuidados durante o período de crescimento. As principais tarefas são a rega, a monda, a fertilização e o controlo de pragas e doenças.

Regar os feijões-de-lima

Um solo ligeiramente húmido é ideal para as plantas de feijão-de-lima, por isso regue profundamente todas as semanas se não tiver chovido. É particularmente importante regar de forma consistente quando as plantas estão a florescer e a frutificar. O stress hídrico nesta fase de crescimento pode resultar num menor desenvolvimento das vagens ou na queda das flores. Pode regar à mão ou utilizar uma mangueira de rega, e pode desejar cobrir as plantas com palha ou com pedaços defolhas para reduzir a rega.

Monda e cobertura vegetal

Se não usar uma cobertura vegetal, arranque as ervas daninhas assim que aparecerem para que não compitam com as plantas de feijão-de-lima pela luz, água e nutrientes.

Fertilização de plantas

Um solo moderadamente fértil é suficiente para os feijões-de-lima, mas uma vez que as plantas estão no jardim durante 2 1/2 a 4 meses, dependendo se está a cultivar feijões-de-lima em arbusto ou em vara, é uma boa ideia dar-lhes uma aplicação a meio da estação de um fertilizante vegetal orgânico líquido.

Controlo de pragas e doenças

As pragas comuns incluem pulgões, escaravelhos do feijão, escaravelhos da pulga, ácaros e pragas maiores, como coelhos e veados. Para ajudar a reduzir problemas futuros, limpe o canteiro no final da estação de crescimento.Deixar as plantas mortas no jardim proporciona uma oportunidade de invernada para várias doenças do feijão, bem como para insectos adultos ou ovos.

Para maximizar a produção, os jardineiros que dispõem de pouco espaço podem cultivar feijões-de-lima em varas, que demoram mais algumas semanas a serem colhidos, mas produzem feijões de maior tamanho.

Quando colher os feijões-de-lima

Os feijões-de-lima podem ser consumidos como feijões de verão com casca ou como feijões secos. Mais uma vez, devem ser cozinhados antes de serem consumidos. A primeira pista para a colheita de limas frescas vem da informação "dias até à maturidade" indicada no pacote de sementes. À medida que essa data se aproxima, verifique as vagens para ver se amadureceram. Terão 4 a 8 polegadas de comprimento, dependendo da variedade, e têm 3 a 5 sementes por vagem. As vagens sãoA colheita das vagens de feijão-de-lima à medida que amadurecem pode fazer com que a planta continue a produzir mais, prolongando a estação. Ao colher, não puxe as vagens da planta, mas use uma mão para segurar a videira e outra para colher a vagem. Também pode usar tesouras de jardinagem para colher as vagens.

Veja também: Jardinagem de rosas em contentores fácil

Os feijões-de-lima frescos podem ser escaldados e congelados até 3 meses. Para os feijões secos, deixe as vagens secarem na planta e depois descasque ou debulhe os feijões. Guarde os feijões secos num recipiente hermético num local seco, como um armário. Manterão a sua qualidade durante um ano.

Variedades de feijão-de-lima

Existem numerosas variedades de feijão-de-corda disponíveis nos catálogos de sementes. Algumas são plantas trepadeiras e outras têm um crescimento arbustivo. Não se esqueça de ler atentamente as descrições das variedades para escolher o tipo que melhor se adapta ao seu jardim.

Variedades de feijão-frade

  • Gancho de Ford 242 (80 dias) - Esta é uma variedade de arbusto de lima tradicional e é também uma vencedora das Selecções All-America. As plantas arbustivas crescem de 16 a 20 polegadas de altura e são precoces e produtivas. Espera-se uma colheita pesada de vagens de 3 1/2 a 4 polegadas de comprimento com 3 a 4 feijões por vagem. O Fordhook 242 é resistente ao calor e cria vagens mesmo em temperaturas elevadas.
  • Thorogreen primitivo (70 dias) - Esta é uma óptima variedade para pequenos espaços ou recipientes, porque as plantas compactas não precisam de estacas e crescem 18 a 20 polegadas de altura. Em meados do verão, as vagens de 3 1/2 a 4 polegadas de comprimento são produzidas perto do topo da folhagem espessa. Esta é considerada uma variedade "baby lima" e os feijões interiores não são tão gordos como uma variedade como a Fordhook 242. Dito isto, têm um excelente sabor.
  • Arbusto de Henderson (70 dias) - A Henderson's Bush é uma variedade anã com plantas de maturação precoce que crescem cerca de 18 a 20 polegadas de altura. As vagens têm cerca de 3 a 3 1/2 polegadas de comprimento e contêm 3 a 4 sementes pequenas e amanteigadas.
  • Jackson Wonder (70 dias) - Os feijões frescos com casca têm uma cor acinzentada, mas os feijões secos são de cor castanha ou lustrosa com estrias e manchas pretas.

Os feijões-de-lima podem ser cultivados em jardins subterrâneos, em canteiros elevados ou em recipientes, bastando escolher um local ensolarado com solo fértil e bem drenado.

Variedades de feijão-de-lima

  • Rei do Jardim (90 dias) - Esta popular variedade de feijão-de-lima é um destaque com videiras vigorosas que crescem 3 ou mais metros de altura. É ideal para plantar na base de uma cerca ou treliça. O King of the Garden produz grandes vagens de 4 a 6 polegadas de comprimento com sementes de tamanho jumbo.
  • Grande Mamã (85 dias) - A Big Mama é uma lima de polinização aberta com videiras que crescem de 8 a 10 pés de comprimento. Espere uma colheita generosa de vagens de 7 a 8 polegadas de comprimento cheias de feijões maciços e gordos.
  • Natal (85 dias) - Esta variedade de herança é cultivada por jardineiros há mais de 150 anos, adorada pela sua colheita de grandes vagens e sementes. Essas sementes são também apelativas, com estrias e manchas cor de vinho sobre uma base branca.
  • Sieva (82 dias) - O feijão Sieva é uma variedade de herança e foi cultivado em Monticello, de Thomas Jefferson, nos anos 1700. As videiras robustas sobem 9 a 10 pés e produzem vagens de 4 polegadas de comprimento com 3 a 4 sementes cada. As sementes de tamanho médio são cremosas quando cozinhadas.

Para mais informações sobre o cultivo de leguminosas na horta, consulte estes artigos:

    Tem algumas dicas sobre a plantação e o cultivo de feijão-de-lima numa horta doméstica?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.