Quando colher as cenouras para consumo fresco ou para armazenamento

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Embora as cenouras não sejam certamente o legume mais caro da mercearia, a maioria das famílias come muitas delas. De facto, as cenouras estão entre os legumes mais populares do mundo. São também uma cultura básica para muitos jardineiros domésticos. Embora já tenhamos escrito sobre as nuances do cultivo de raízes rectas de cenoura e a importância de desbastar as plântulas de cenoura, nunca partilhámos informações sobreEste artigo ensina-lhe quando colher as cenouras para obter o máximo de sabor e prazo de validade. Este artigo ensina-lhe quando colher as cenouras com base na forma como planeia utilizá-las e quando foram plantadas.

As cenouras cultivadas em casa são uma verdadeira delícia, se soubermos quando as colher.

Como saber quando colher as cenouras?

Cultivar cenouras é um exercício de paciência. Passar da semente minúscula à raiz grossa, quando não se consegue ver o que está a acontecer debaixo do solo, pode parecer assustador, especialmente para os novos jardineiros. As sementes de cenoura demoram muito tempo a germinar e as frágeis plântulas são por vezes vítimas de lesmas esfomeadas, coelhos e outras criaturas do jardim. Mas, se cuidar delas adequadamente, certificando-se de que recebem água suficientee a luz do sol (e se conseguir protegê-las desses bichos), a sua colheita de cenouras estará em breve pronta para ser colhida.

Existem várias formas de saber quando colher as cenouras. A primeira baseia-se na data de plantação e no número de dias que cada variedade de cenoura demora a amadurecer. A segunda baseia-se em pistas visuais. Nas próximas duas secções, irei partilhar mais sobre o funcionamento de cada um destes dois métodos. Depois, iremos discutir as diferenças subtis entre colher cenouras para consumo imediato ecolheita de cenouras que se pretende conservar para consumo posterior.

As plântulas de cenoura são frágeis, mas não demorará muito para que se transformem em plantas grandes com raízes grossas e saborosas.

Quando colher as cenouras com base nos dias até à maturidade

Tal como os tomates ou os pimentos, cada variedade de cenoura amadurece a um ritmo ligeiramente diferente. Os "dias para a maturação" indicados no catálogo ou no pacote de sementes são o número de dias que essa variedade específica demora a passar da sementeira à raiz em tamanho normal.

Veja também: Conhecer os coentros vietnamitas

Algumas variedades de cenoura, como a 'Napoli' e a 'Mokum', estão prontas a colher em 55 dias, enquanto outras, como a 'Danvers', demoram 65 dias. As plantas de cenoura de maturação longa, como a 'Merida' e a 'Mignon', demoram mais de 80 dias. Embora possa pensar que sim, os dias até à maturação de cada variedade têm pouco a ver com o tamanho da cenoura totalmente crescida. Há algumas cenouras pequenas que demoram muito tempo a amadurecer, tal comoSe a estação de crescimento for curta e quiser cenouras que cresçam rapidamente, escolha uma variedade que necessite de um número mais curto de dias para amadurecer. Se planear deixar as cenouras no solo para a colheita no outono e/ou inverno, uma seleção com um número mais longo de dias para amadurecer pode ser melhor.

Cada variedade de cenoura requer um número diferente de dias para amadurecer: 'Snow Man' 70 dias, 'Yellowstone' 70 dias, 'Purple Elite' 75 dias e 'Napoli' 55 dias.

Colher as cenouras na fase correcta de crescimento

A boa notícia é que, ao contrário dos tomates e dos pimentos, as cenouras são muito indulgentes. Podem ficar no solo durante semanas para além da sua data de maturidade sem grandes efeitos negativos, mesmo que sejam expostas a uma geada ou a um congelamento. Sim, por vezes as cenouras deixadas no solo durante demasiado tempo partem-se, mas isso não é a norma. Para as cenouras, o número de dias até à maturidade é mais uma sugestão.

Uma das vantagens de cultivar cenouras é o facto de poder colhê-las em praticamente qualquer fase. Se quiser cenouras pequenas e finas para uma refeição gourmet no início da primavera, pode arrancá-las do solo em apenas 30 ou 40 dias. Mas se quiser raízes de tamanho normal, espere até atingir os dias de maturação indicados no pacote de sementes ou mesmo algumas semanas depois disso.O dia da plantação no seu calendário ou num diário de jardinagem, para que possa acompanhar quando é altura de começar a pensar em fazer a colheita.

Para as cenouras de tamanho normal, espere até ao fim do prazo de maturação, podendo mesmo esperar várias semanas para além desse prazo, se assim o desejar.

Quando colher as cenouras com base em pistas visuais

Se não quiser ter de se preocupar com a contagem dos dias até à maturidade, existe outra forma, mais casual, de saber quando colher as cenouras. Cultivo 6 a 8 tipos diferentes de cenouras na minha horta todos os anos e semeio uma nova fila de sementes de poucas em poucas semanas, durante toda a estação. Isto significa que tenho sempre cenouras "em stock". Mas torna-se um desafio lembrar que fila foi plantada quando e que variedade éPor isso, o meu principal método para saber quando apanhar cenouras é através de pistas visuais, nomeadamente olhando para os seus ombros.

Veja também: Um guia de presentes de última hora para o jardim!

Controlo dos ombros das cenouras

Por volta da altura em que penso que estarão prontas, verifico os ombros das plantas de poucos em poucos dias. O ombro de uma cenoura é o topo da raiz, logo abaixo de onde emergem as verduras. A menos que as cubra com cobertura vegetal ou composto, os ombros das cenouras sobressaem naturalmente do solo à medida que amadurecem. Os ombros também começam a alargar-se até ao perímetro maduro da raiz.

Se os ombros tiverem apenas a espessura de um lápis, pode colhê-los e utilizá-los como cenouras gourmet. Se os colher quando atingirem a espessura de um polegar, a pele será muito fina e são óptimos para comer frescos. Mas, se esperar até que tenham entre o diâmetro de uma moeda e uma moeda de 25 cêntimos, terá as raízes maiores e mais suculentas. As cenouras deste tamanho são excelentes para cozinhar. Raízes grandesÉ nesta fase que as cenouras são melhores para serem conservadas a longo prazo.

Embora estas cenouras não tenham sido desbastadas, é fácil ver os seus ombros a saírem do solo. São grossas e estão claramente prontas para a colheita.

Para além de saber quando é altura de cavar cenouras, é também importante ter em conta a altura do dia para fazer a colheita e as melhores condições do solo para o efeito.

A melhor altura do dia para cavar cenouras

Se possível, colha as cenouras com um garfo de jardim logo de manhã, quando a planta está menos stressada e não está murcha ou tensa devido ao calor do dia. Isto é particularmente importante se tenciona armazenar as suas cenouras a longo prazo. Pretende que tenham o maior teor de humidade interna possível para que tenham menos probabilidades de dessecar durante o armazenamento. No entanto, se vai comer as suasDito isto, há mais alguns factores a ter em conta quando se trata de colher cenouras para uso imediato. Permita-me que os partilhe consigo na secção seguinte.

Regue a sua plantação de cenouras no dia anterior à escavação das raízes se tenciona comê-las em breve.

Quando colher as cenouras para consumo imediato

Para além da hora do dia, as condições de humidade do solo também desempenham um papel importante na determinação do momento de colher as cenouras para serem consumidas frescas em saladas, sopas e receitas. Para além de facilitar a sua extração do solo, regar a sua plantação de cenouras na véspera da colheita garante que as raízes estão suculentas e saborosas.Muitas vezes, espero para colher as minhas cenouras até ao dia seguinte a uma chuva forte e agradável, o que torna o processo muito mais divertido (e muito menos poeirento!).

A colheita também é mais fácil se tiver um bom solo. O solo argiloso é o melhor, mas se tiver um solo argiloso, pode facilitar a colheita adicionando muito composto para o soltar.

As cenouras são mais fáceis de arrancar de um solo húmido, mas não se esqueça de escovar o excesso de terra antes de guardar as raízes, mas não as lave.

Quando colher as cenouras para armazenamento

Existem duas formas básicas de armazenar as cenouras para utilização futura: a primeira é no interior, em sacos de plástico guardados num frigorífico ou numa cave, ou em caixas de areia húmida numa cave ou garagem. A outra é armazená-las no solo, no local onde estão a crescer. Vamos falar de cada opção e da forma como influencia o momento de colher as cenouras.

Colheita de cenouras para armazenamento no interior

Colha as cenouras tal como faria para as comer frescas, exceto se esperar 3 ou 4 dias depois de regar a sua plantação de cenouras, em vez de as desenterrar no dia seguinte. Se as raízes estiverem demasiado húmidas quando forem armazenadas, podem apodrecer. Desenterre as raízes, deixe-as repousar num local à sombra durante apenas duas ou três horas, escove o máximo possível da terra seca e coloque-as em armazém. O objetivo é que asAs raízes devem ter tanta humidade interna quanto possível, mas não demasiada humidade externa.

Armazenamento de cenouras no solo

No final de cada estação de crescimento, deixo duas ou três filas de cenouras no solo. Cubro-as com uma camada de 4 ou 5 centímetros de espessura de folhas trituradas ou palha, fixada com um pedaço de cobertura flutuante ou um mini túnel de plástico. Ficam aí debaixo durante todo o inverno. Quando quero colher algumas raízes, afasto a cobertura vegetal, cavoAs cenouras e muitas outras culturas de raízes são razoavelmente tolerantes ao frio. Pode colher as raízes mesmo quando o solo congela, desde que tenha uma camada espessa de cobertura vegetal. No meu jardim na Pensilvânia, passam o inverno lindamente.

Apesar da neve no chão ao fundo desta fotografia, acabei de desenterrar algumas cenouras frescas de debaixo de uma camada de cobertura vegetal e de cobertura de linhas no meu jardim.

Mais dicas para a colheita de cenouras

  1. As cenouras são bienais, o que significa que apenas produzem crescimento verde durante o seu primeiro ano. Se as raízes não forem colhidas e deixadas no solo durante todo o inverno, na primavera seguinte as plantas desenvolvem flores. À medida que o pedúnculo da flor cresce, a raiz murcha, pelo que deve colher as cenouras que tenham passado o inverno logo na primavera.

    As cenouras são bienais, o que significa que não produzem flores a não ser que as raízes sejam hibernadas. Colha as raízes hibernadas antes que produzam flores.

  2. As cenouras que são bifurcadas ou nodosas foram cultivadas num solo rochoso ou mal preparado. Elas precisam de um solo profundo e solto para formar raízes direitas. Além disso, nunca transplante mudas de cenoura, pois isso sempre leva à bifurcação.
  3. Utilize uma pá de cabo comprido ou uma pá de transplante de perenes de lâmina fina para colher as variedades de cenouras mais compridas. A utilização de uma espátula pode provocar a quebra de uma raiz.
  4. Não puxe as cenouras para as colher (a não ser que tenha o solo mais perfeito e solto do planeta!). Desenterre-as sempre, caso contrário terá muitas raízes partidas ou topos verdes que se separam completamente da raiz.

As cenouras são uma cultura importante para muitos jardineiros domésticos. Com a técnica de colheita correcta, pode apreciá-las como alimento fresco ou armazená-las para utilização a longo prazo.

Saber quando colher as cenouras não é difícil, mas é essencial para ter uma colheita bem sucedida. Esperamos que estas dicas lhe tenham dado toda a informação de que necessita para colher cachos e cachos de cenouras deliciosas e estaladiças, cheias de beta-caroteno, vitamina A e muito sabor!

Para mais informações sobre o cultivo de raízes, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.