Como cuidar de um cesto suspenso fúcsia

Jeffrey Williams 17-10-2023
Jeffrey Williams

As fúcsia produzem flores de aspeto realmente fascinante, de várias cores, com pétalas franzidas ou esvoaçantes, algumas das quais parecem poder voar, e um jato de estames que irrompe do centro. Penso que os tipos de fúcsia são mais bem expostos em cestos suspensos, para que possam cair em cascata sobre as bordas, permitindo que se olhe para cima e se admire realmente a flor completa.Felizmente, isso não é um problema para as abelhas e os beija-flores! As fúcsia também funcionam bem em vasos e caixas de janela. Neste artigo, vou partilhar algumas dicas sobre como cuidar de um cesto suspenso de fúcsia durante os meses de verão, para que possa desfrutar dessas flores de outro mundo até à primeira geada do outono.

As fúcsia são nativas da América Central e da América do Sul, com alguns tipos no México, na Nova Zelândia e no Taiti. Na América do Norte, são consideradas plantas perenes tenras, uma vez que não sobrevivem a temperaturas inferiores a 4°C. No entanto, são maioritariamente cultivadas como plantas anuais no Canadá e em muitas partes dos Estados Unidos.

A plantação de fúcsia acima do nível dos olhos permite admirar verdadeiramente o interesse visual da flor cheia - as pétalas delicadas e os estames que parecem fogo de artifício - uma vez que muitas vezes estão a apontar para baixo.

Encontre o local perfeito para o seu cesto suspenso fúcsia

Existem mais de cem espécies e dezenas de variedades diferentes de fúcsia para escolher. Leia atentamente a etiqueta da planta para determinar as melhores áreas do jardim para o seu cesto suspenso de fúcsia. Geralmente, as fúcsia não se importam com sol pleno (ou luz brilhante e indireta) com um pouco de sombra parcial, mas existem algumas variedades que são mais tolerantes ao calor. A sombra plena pode afetar o crescimento das flores. E emespecialmente em regiões quentes, certifique-se de que têm uma zona sombreada onde possam desenvolver-se durante o calor do dia.

Se tiver pendurado a planta na primavera e houver previsão de geada, leve a planta para uma garagem sem aquecimento ou para um telheiro para a proteger das intempéries.

As combinações de cores arrojadas das fúcsia atraem uma variedade de polinizadores. Apesar de muitas flores fúcsia apontarem para baixo, continuam a atrair abelhas, borboletas e beija-flores.

Para o solo, se comprar um cesto suspenso, o meio de crescimento já estará adaptado à sua planta. Se estiver a plantar fúcsia por si próprio, procure uma mistura de envasamento bem drenada. E certifique-se também de que o seu recipiente tem muitos orifícios de drenagem.

Cuidar de um cesto suspenso de fúcsia durante o verão

As fúcsia não são plantas muito exigentes, mas têm alguns cuidados a ter. Regue as fúcsia logo de manhã. Um regador de interior com um bico comprido e estreito é o mais indicado para que possa apontar o bico entre os caules e as folhas, diretamente para o solo. A rega por cima do solo apenas molha as flores e as folhas e pode favorecer o aparecimento de doenças.

As fúcsia não se importam com solos húmidos, mas certifique-se de que o solo é bem drenado e de que as raízes não estão em solo encharcado. Certifique-se também de que o recipiente não seca completamente. Durante os meses quentes de verão, pode ser necessário regar diariamente. Apalpe o solo entre regas... se a camada superior estiver seca ao toque, é altura de regar.

No que diz respeito à rega, as fúcsia são um pouco como os Cachinhos Dourados: tem de ser a ideal. As plantas não gostam de estar num solo encharcado, nem apreciam que o solo seque completamente.

Os dias quentes de verão podem abrandar o crescimento da planta. As fúcsia preferem dias amenos e noites frescas e gostam mais de humidade do que de condições secas. Poderá verificar que as flores ficam atrofiadas quando as temperaturas atingem os 27°C. Alguns produtores oferecem variedades tolerantes ao calor.

No calor do verão, pode ser necessário deslocar a sua planta para que fique mais à sombra. Evite a exposição solar extrema de uma parte do jardim virada para sul. Além disso, demasiado vento pode fazer com que essas flores elaboradas sejam pouco trabalhadas, pelo que um local mais abrigado é o ideal.

Veja também: Variedades de tomates autóctones para a sua horta

Se quiser otimizar a floração, utilize um fertilizante orgânico solúvel em água, prestando muita atenção às instruções da embalagem quanto à quantidade e frequência.

Pintar as plantas fúcsia

A poda da sua planta fúcsia irá encorajar mais flores. Eu uso uma tesoura de ervas para este tipo de tarefas, uma vez que as tesouras de poda podem ser demasiado grandes para cortar caules pequenos. Por vezes, esmagam-nos em vez de os cortar. Também pode usar apenas as unhas. Pegue na tesoura e corte o caule a cerca de 6 cm da base da flor. Certifique-se de que remove toda a flor gasta eSe houver flores gastas no vaso, retire-as também.

Veja também: As flores mais fáceis de cultivar a partir de sementes: do alyssum às zínias

Se a planta se tornar especialmente pernalta, pode podá-la com uma pequena poda manual ou uma tesoura para ervas.

Apesar de se prestarem bem a cestos suspensos, as fúcsia também podem ser plantadas em recipientes para expor numa mesa ou pátio exterior, ou numa varanda. Se for exposta num vaso de terracota, mantenha a planta num vaso de plástico para ajudar a conservar a humidade. As fúcsia não gostam de secar completamente entre regas.

Manter uma fúcsia viva durante o inverno

Se quiser manter um cesto suspenso vivo durante o inverno, pode levá-lo para dentro de casa, para uma garagem sem aquecimento ou para um telheiro, e deixá-lo entrar em dormência. Corte-o para cerca de metade, removendo também quaisquer caules, folhas e flores mortas. Tente lembrar-se de o regar ocasionalmente durante o inverno, mas não se preocupe em regá-lo diariamente, como faria no verão. Quando chegar o meio ou o fim da primavera, adicione um pouco decolocar terra fresca ou terra para vasos no vaso e endurecê-lo gradualmente antes de o deixar no exterior durante a estação.

Se a sua fúcsia se tornar pernalta durante o verão, pode podá-la para incentivar o crescimento fresco e mais flores.

Potenciais pragas e doenças da fúcsia

As fúcsia podem ser afectadas por algumas doenças fúngicas. A podridão radicular pode ocorrer se as plantas forem deixadas em solo demasiado encharcado. A ferrugem da fúcsia é causada por um fungo encontrado nos EUA chamado Pucciniastrum epilobii É mais uma aflição que acontece durante a propagação, mas preste muita atenção às folhas de uma fúcsia quando comprar uma planta. Procure manchas cloróticas nas folhas. A parte de baixo pode ter pústulas cor de laranja.

Uma outra doença fúngica é o bolor cinzento ou botrytis blight, que aparece como manchas translúcidas nas folhas que se tornam castanhas, quase como se a rega as tivesse afetado.

Os ácaros da fúcsia, que afectam as folhas jovens e os botões de flores, encontram-se mais em zonas costeiras frias. O resultado são folhas torcidas e distorcidas. Se estiver preocupado com qualquer tipo de praga, contacte uma sociedade local de fúcsia ou a sua extensão local para obter conselhos sobre como lidar com o problema.

Mais dicas e conselhos para jardinagem em contentores

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.