Os melhores tomates para recipientes e 7 estratégias para os cultivar em vasos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os tomates são o vegetal mais popular cultivado em jardins, mas mesmo os jardineiros pequenos ou sem espaço podem desfrutar de uma colheita de tomates cultivados em casa quando plantam em recipientes. Os tomates são um vegetal que prospera quando cultivados em vasos e pode ajudar a garantir o sucesso quando escolhe as melhores variedades para recipientes e as associa às minhas sete estratégias para cultivar uma colheita abundante de deliciosos tomates em vasos.

Cultivo uma grande variedade de tomates de corte, cereja e em pasta em jardineiras de tecido na minha horta e no meu politúnel.

Cultivo de tomates em recipientes: 7 estratégias para o sucesso

Ao cultivar em recipientes, existem algumas estratégias simples que pode utilizar para aumentar o sucesso e manter as plantas saudáveis e produtivas.

1) Seleção do recipiente

Alguns tomates, como o 'Micro Tom', crescem apenas um pé de altura e podem ser plantados em pequenos recipientes de seis polegadas de diâmetro. Outros, como o 'Sungold', podem crescer mais de sete pés de altura e precisam de um grande recipiente de cinco a sete galões. Ao procurar os melhores tomates para recipientes, leia a descrição da variedade observando o seu tamanho maduro e escolha um vaso de tamanho apropriado.

Depois de encontrar o vaso com o tamanho certo, vire-o e verifique se tem orifícios de drenagem. Os tomates precisam de uma excelente drenagem e, se o vaso tiver apenas um orifício de drenagem, terá de acrescentar mais. Isto é fácil de fazer com um berbequim se o vaso for feito de plástico ou madeira, sendo mais difícil se for um vaso de cerâmica. Por essa razão, tenho tendência para cultivar os meus tomates em vasos de plástico ou jardineiras de tecido. TecidoMuitas empresas também oferecem plantadores com treliças anexas para uma montagem fácil e uma horta de tomate instantânea.

2) Meio de cultura

Os tomates apreciam um solo bem drenado, mas também crescem melhor quando recebem bastante matéria orgânica. Para manter os tomates cultivados em contentores felizes, encho os meus vasos com uma mistura de 50-50 de uma mistura de envasamento de alta qualidade como a Pro-Mix Vegetable and Herb e composto. Ou pode simplesmente usar um meio de plantação rico em composto como a FoxFarm Ocean Forest Potting Soil.

3) Plantar as plântulas em profundidade

Os tomateiros têm a capacidade encantadora de formar raízes ao longo de todo o seu caule. Plantar cada muda de tomate em profundidade incentiva plantas fortes e com raízes profundas. Enterro as mudas até meio na mistura para vasos, removendo quaisquer folhas que estejam sob o solo.

Muitos tomateiros cultivados em contentores precisam de ser apoiados por uma gaiola, estaca ou treliça.

4) Apoio inteligente

As variedades super compactas como o 'Red Robin' ou os tomates em cascata para cestos suspensos como o 'Tumbler' não precisam de gaiolas ou estacas. A maior parte dos outros tipos precisam. Para as variedades determinadas ou anãs que crescem dois a três pés de altura, pode usar gaiolas para tomates. Para os tomates indeterminados ou com vinhas, que podem crescer um metro e meio ou mais, precisa de fornecer um suporte forte para as plantas vigorosas. Pode usarÀ medida que a planta cresce, continue a amarrar o caule principal ao suporte todas as semanas. Pode usar cordel ou laços de jardim.

5) Muito sol

Os tomates são plantas que adoram o sol e produzem as melhores colheitas quando colocados num terraço, varanda ou pátio com pelo menos oito horas de luz. Se tiver menos luz, evite os tomates de frutos grandes que precisam de sol pleno para amadurecer os seus frutos. Em vez disso, plante tomates-cereja que continuarão a colher, embora de forma mais modesta, quando tiverem 4 a 5 horas de luz do dia.

Os meus tomateiros Heartbreaker crescem cerca de 30 cm de altura e são os primeiros a produzir frutos no meu jardim. Os bonitos tomates em forma de coração são doces e perfeitos para saladas.

6) Água

A rega consistente é essencial quando se cultivam plantas de tomate em vasos. Os tomates cultivados em recipientes são mais propensos à podridão da extremidade da flor, uma desordem fisiológica que resulta na formação de uma mancha escura, de aspeto coriáceo, na extremidade da flor do fruto. A podridão da extremidade da flor não é causada por uma doença, mas sim por uma deficiência de cálcio, normalmente causada por uma rega inconsistente.entre regas, é mais provável que apareça a podridão da extremidade da flor.

A frequência da rega depende do tamanho da planta, do tamanho do vaso, da composição do meio de cultivo (o composto ajuda a reter a água), do clima, das temperaturas, etc. Em alguns dias de verão, pego na mangueira para regar os meus tomates de contentor de manhã e A terra deve estar ligeiramente húmida, mas não molhada. Para verificar os níveis de humidade, enfie um dedo na mistura para vasos e, se estiver seca a um ou dois centímetros de profundidade, regue.

Veja também: Transformar um lavatório velho numa cama elevada

Tenha também em atenção que os vasos maiores retêm mais volume de terra e água, o que significa que precisam de ser regados com menos frequência do que os vasos pequenos. Por isso, plante os tomates nos vasos maiores que puder. Também pode comprar ou fazer você mesmo vasos de rega automática, que têm reservatórios de água para que as plantas não sequem entre regas. Ou instale um sistema de rega gota a gota para tornar a rega muito fácil!

7) Fertilizar

Os tomateiros são geralmente considerados plantas que se alimentam muito e requerem uma fertilização regular para produzirem uma colheita abundante de frutos. Muitas misturas para vasos vêm com uma quantidade modesta de fertilizante que se esgota nas primeiras semanas. Para garantir que as minhas plantas têm um fornecimento constante de nutrientes como o azoto, o fósforo e o potássio, incorporo um fertilizante orgânico de libertação lenta para tomate no soloTambém aplico um fertilizante orgânico líquido a cada duas ou três semanas durante a estação de crescimento. Para mais informações sobre fertilizantes, consulte este excelente artigo de Jessica Walliser.

Os melhores tomates para recipientes

Ao folhear qualquer catálogo de sementes, rapidamente descobrirá que existem muitos tipos de tomates disponíveis para os jardineiros. Muitos dos meus favoritos são apresentados no meu livro premiado, Veggie Garden Remix. E embora qualquer variedade possa ser cultivada num recipiente, se lhe for dado o vaso de tamanho adequado, apoio e cuidados, certas variedades são realmente os melhores tomates para recipientes.

Em espaços muito pequenos, procure variedades ultra-anãs como a Micro Tom que cresce apenas 15 cm.

Os melhores tomates para recipientes: os tomates-cereja

  • Terenzo F1 - Há quase uma década que cultivo este tomate-cereja vermelho compacto. As plantas crescem pouco, atingindo apenas uma altura de cerca de 30 cm, mas também se arrastam, o que as torna uma óptima escolha para cestos suspensos e jardineiras. Também gosto de colocar as plantas ao longo dos bordos dos meus canteiros elevados, onde caem em cascata sobre os lados e nos proporcionam meses de frutos doces.Vencedora das Selecções, elogiada pela sua facilidade de cultivo e pela grande colheita de deliciosos tomates.
  • Copo - Tal como a Terenzo, a Tumbler é uma variedade perfeita para vasos e cestos. Plante três plântulas num cesto suspenso de 30 cm e desfrutará de uma colheita abundante de frutos com um a dois centímetros de diâmetro durante todo o verão.
  • Micro Tom - Talvez a mais pequena de todas as variedades de tomate, o Micro Tom cresce apenas 15 cm de altura e pode ser plantado num vaso de 4 a 6 cm, onde produzirá várias dezenas de frutos. Os pequenos tomates vermelhos são ligeiramente doces e têm, em média, cerca de meio centímetro de diâmetro.
  • Guloseimas arrumadas - Este é um dos melhores tomates cereja para recipientes! As plantas são super vigorosas, mas crescem até uma altura manejável de 1,5 m. É cedo para frutificar, com a colheita a começar apenas oito semanas após o transplante. E a colheita de frutos doces, vermelhos, com uma polegada de diâmetro, é produzida em abundância. Aposto que não consegue comer apenas um! Apoie a planta com uma gaiola de tomate forte.
  • Sungold - O meu tomate preferido de todos os tempos, o Sungold, é uma variedade popular para hortas domésticas. Devido à sua altura elevada, os tomates indeterminados são mais difíceis de cultivar em recipientes. O Sungold cresce até sete pés de altura e os vasos devem ter pelo menos dezasseis a dezoito polegadas de diâmetro. As plantas também precisam de ser suportadas com uma treliça forte ou estacas altas. Espere uma colheita generosa de tomates incrivelmente docestomates-cereja cor de laranja.
  • Quebra-corações - Parte de uma série de variedades super anãs, o Heartbreaker é perfeito para cestos suspensos ou recipientes. As plantas crescem apenas um pé de altura, mas as minhas produzem consistentemente 40-50 tomates ao longo do verão. Os frutos são, como o nome indica, em forma de coração e bastante doces. Os frutos são mais do tamanho de um cocktail do que de uma cereja, com a maioria com cerca de um centímetro e meio de diâmetro.

Não se esqueça de ler atentamente o pacote de sementes quando escolher tomates para vasos.

Os melhores tomates para recipientes: saladette & tomates em pasta

  • Glaciar - Os tomates Saladette têm frutos de tamanho pequeno a médio, que normalmente amadurecem cedo. O Glacier é uma variedade compacta e indeterminada de Saladette que cresce apenas 1,5 a 1,5 m de altura. Os frutos vermelhos de tamanho médio são produzidos em treliças e têm um sabor maravilhoso.
  • Molho Sunrise - Uma introdução de 2020, o Sunrise Sauce é um tomate em pasta que cresce apenas 30 a 36 polegadas de altura, tornando-o uma excelente escolha para vasos. Use uma gaiola de tomate para fornecer suporte. Chamado de 'o tomate de pátio perfeito' pela Johnny's Selected Seeds, esta cultivar produtiva produz frutos de 4 a 6 onças que são redondos a ovais e de cor dourada brilhante. Os frutos são produzidos em um curto período de tempo, o que é idealpara quem quiser fazer molho de tomate.
  • Ameixa Regal - Outro tomate em pasta do tipo arbusto, o Plum Regal é popular pela sua resistência a doenças, que também inclui resistência ao míldio tardio. As plantas crescem entre um metro e um metro e meio de altura e produzem frutos de 4 onças, em forma de ameixa, de cor vermelha intensa.

Esta variedade compacta produz tomates de tamanho médio-grande em plantas que crescem apenas um metro de altura.

Veja também: Plantas hospedeiras de borboletas: Como fornecer alimento para as lagartas jovens

Os melhores tomates para recipientes: os tomates de frutos grandes

  • Chocolate da Tasmânia - O Tasmanian Chocolate é uma das variedades de polinização aberta produzidas pelo Dwarf Tomato Project. O objetivo do projeto era introduzir tomates que oferecessem um sabor de herança em plantas compactas e esta é uma variedade de destaque que é perfeita para vasos. O Tasmanian Chocolate é um dos meus melhores tomates determinados, com as plantas a crescerem apenas um metro de altura e a produzirem uma boa colheita de 6 onças,frutos da Borgonha com um sabor sublime e rico.
  • PhR desafiante - Se está à procura de um tomate para fatiar resistente a doenças e que também tenha um sabor excelente, não procure mais, o Defiant PhR. Apresenta uma elevada resistência ao míldio tardio, à murcha de Fusarium e à murcha de Verticillium.
  • Galahad - As plantas compactas, de 1,5 m de altura, são resistentes a doenças comuns do tomateiro, como a murcha de Fusarium, o míldio tardio, a mancha cinzenta das folhas e o vírus da murcha manchada do tomateiro, e produzem dezenas de frutos de tamanho médio a grande, com uma textura carnuda e um sabor doce.

Para mais informações sobre o cultivo de tomates, não deixe de consultar os artigos abaixo, bem como o excelente livro Epic Tomatoes:

    As variedades acima referidas são algumas das melhores variedades de tomate para recipientes. Vai experimentar alguma na sua horta este ano?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.