Como cultivar Salpiglossis: A flor da língua pintada

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A Salpiglossis é uma planta muito divertida. Deixe-me começar por dizer que não se deve deixar intimidar pelo seu nome pomposo (pronuncia-se (sal-pih-GLOSS-iss) porque pode sempre referir-se a ela pelos seus muitos nomes comuns, incluindo flor de língua pintada, língua de tubo e flor de trombeta de veludo.Neste artigo, partilharei muitas dicas de cultivo e informações sobre os cuidados a ter com esta bela flor.

As flores coloridas da Salpiglossis não têm comparação.

O que é a Salpiglossia?

Salpiglossis sinuata é o nome botânico oficial deste membro da família das beladonas - Solanáceas (Sim, pertence à mesma família de plantas que os tomates, os pimentos e as beringelas). A flor da língua pintada não só fica muito bem no jardim, como também é uma bela flor de corte.

As flores de 5 lóbulos apresentam-se numa bela variedade de combinações de cores e padrões. Muitas vezes, são marmoreadas ou têm veias de uma cor contrastante. As flores da Salpiglossis têm um diâmetro de cerca de 1 a 2 centímetros. Têm a forma de trombeta e são produzidas muitas flores em cada haste. Nativa do Chile e da Argentina, as flores semelhantes a petúnias apresentam-se numa vasta gama de paletas de cores, incluindo laranja, violeta,cor-de-rosa, borgonha, creme e muitas outras, consoante as cultivares (Royale Mix é uma das minhas preferidas).

As plantas adultas atingem uma altura de 12-15 polegadas e uma largura de 9-12 polegadas. A folhagem tem margens onduladas e é verde médio e bastante vertical.

As melhores condições para o cultivo da flor da língua pintada

A Salpiglossis prospera em zonas com temperaturas frescas no verão, mas tem dificuldades em climas quentes e húmidos. Se viver numa das zonas de crescimento mais quentes, proporcione sombra à tarde ou cultive esta planta apenas como uma planta anual de primavera. Se viver onde as temperaturas de verão são mais frescas, pode cultivar a flor língua-de-pintor a pleno sol durante todo o verão.

No meu jardim da Pensilvânia, cultivo esta planta em vasos que se encontram no meu pátio. A produção de flores das plantas abranda em julho, quando a temperatura sobe, mas se mudar os vasos para a sombra, elas começam a florescer novamente e continuarão a fazê-lo até à chegada da primeira geada do outono.

Acho que a Salpiglossis não é exigente quanto ao solo. O melhor é um solo médio de jardim que se mantenha constantemente húmido. Adiciono algumas pás cheias de composto ao meu solo de envasamento antes de plantar flores de língua pintada nos meus vasos de pátio para garantir que o solo mantém a humidade e contém nutrientes para alimentar as plantas à medida que crescem.

Também conhecida como flor de tubo, a Salpiglosis apresenta-se numa vasta gama de cores, incluindo o amarelo vivo.

Como cultivar Salpiglossis sinuata a partir de sementes

Ocasionalmente, é possível encontrar transplantes numa estufa local ou num centro de jardinagem. Mas, como a Salpiglossis pode ser difícil de encontrar no comércio, pode ser mais fiável começar as suas próprias plantas a partir de sementes no final do inverno.

Veja também: Uma ponta de pauzinho para ajudar a separar as plântulas

Uma vez que a Salpiglossis é uma planta anual que não tolera qualquer exposição à geada, inicie as sementes dentro de casa, sob luzes de cultivo, cerca de 8 a 10 semanas antes da data da última geada. Não irá transferir as plântulas para o exterior, para o jardim, até que o perigo de geada tenha passado há muito tempo. Semeie duas a três sementes por célula de plantação (ou três por vaso de turfa) e depois desbaste as plântulas até à mais forte, quando estiveremMantenha o solo húmido e a uma temperatura entre os 70 e os 75°F. Se necessário, utilize um tapete térmico para as plântulas. A germinação ocorre em 2-4 semanas e requer escuridão, por isso seja paciente e cubra as sementes com uma ligeira camada de terra para vasos após a plantação.

Siga estas instruções para endurecer as suas plântulas antes de as levar para o jardim no final da primavera.

Preferindo temperaturas mais frias do que quentes, a Salpiglossis pode deixar de florescer no verão quente se viver numa região do sul.

Transplantação de plantas de Salpiglossis

Trate as plântulas de Salpiglossis da mesma forma que trataria os transplantes de qualquer outra planta anual com flor. Retire-as do seu vaso de plântulas e transfira-as para um vaso de pátio maior ou para o solo na altura certa. Use os seus dedos para soltar as raízes antes de as transplantar. Espace as plantas a cerca de 10-12 polegadas de distância.

Uma vez transferidas para a sua nova casa, regue-as bem e siga as dicas de cuidados com a Salpiglossis encontradas mais adiante neste artigo.

Fertilização das plantas de Salpiglossis

Tal como outras plantas com flores anuais, as plantas de língua pintada precisam de ter acesso a amplos nutrientes para prosperarem e florescerem. Incorpore um fertilizante orgânico granular nos canteiros e vasos antes de plantar os transplantes. Em alternativa, pode aplicar um fertilizante solúvel em água com a água de rega uma vez a cada 3-4 semanas durante a estação de crescimento.

A adição de composto ao local de plantação no início da estação de crescimento significa que não é necessário fertilizante adicional. Se alterar o seu solo para que seja saudável em geral, pode saltar o passo da fertilização.

Manter as plantas bem regadas e fertilizadas para uma melhor produção de flores.

Veja também: Uma grinalda de buxo rápida

Quanto regar e com que frequência

As suas plantas de Salpiglossis precisarão de ser regadas de poucos em poucos dias durante as primeiras semanas após o transplante. São bastante tolerantes à seca depois de se estabelecerem, pelo que pode abrandar a rega para uma vez por semana a 10 dias nessa altura. Do início do verão até meio do verão, se as temperaturas forem quentes, certifique-se de que as plantas recebem cerca de 2,5 cm de água por semana.

Se estiver a cultivar a planta da língua pintada em vasos, regue os recipientes diariamente se receberem sol pleno, ou de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias se estiverem à sombra durante a tarde. Aqui está um excelente vídeo sobre como regar corretamente os vasos do pátio, se precisar de uma atualização sobre como fazê-lo.

Corte e poda da Salpiglossis

Para favorecer o crescimento compacto e arbustivo, é necessário que as plantas recebam sol suficiente. Se as plantas se descaírem ou se tornarem pernaltas, podar ou arrancar as plantas mais altas para favorecer um crescimento mais denso. No início de junho, podar as plantas até metade da sua altura atual com uma tesoura de poda ou um cortador de flores.floresce.

Se as suas plantas ficarem pernaltas, basta beliscá-las para promover um crescimento mais arbustivo e compacto.

Pragas e problemas a ter em conta

Embora a Salpiglossis não seja regularmente afetada por pragas ou outros problemas, há algumas questões que podem surgir.

  • Pulgões pode ser gerida com sabão inseticida e encorajando joaninhas, vespas parasitas e outros predadores naturais.
  • Apodrecimento das raízes são evitadas se o local de plantação for bem drenado e não tiver água parada.
  • Botrytis É uma doença fúngica que provoca a formação de bolor nas plantas e pode provocar o colapso de folhas e caules inteiros. Para o evitar, certifique-se de que as plantas recebem uma ampla circulação de ar e limpe qualquer folhagem morta ou doente o mais rapidamente possível.

A Salpiglossis é uma planta resistente à maioria das pragas e doenças.

Dicas de cuidados adicionais para Salpiglossis

  1. Guardar sementes da flor da língua pintada: A Salpiglossis produz muitas sementes que amadurecem gradualmente à medida que o caule amadurece. Recolha as sementes no final do verão e plante-as na primavera seguinte. Uma vez que as plantas polinizam facilmente, é sempre interessante ver que combinações de cores surgem na estação seguinte.
  2. Poder do jardim da casa de campo: Esta planta anual é um ótimo complemento para o jardim da casa de campo devido ao seu hábito de crescimento solto e à sua floração prolífica. Aqui estão mais algumas plantas de jardim da casa de campo com as quais pode fazer parceria.
  3. As noites frescas são ideais: Esta planta terá o seu melhor aspeto quando as temperaturas nocturnas se situarem entre os 50 e os 60 graus. Se começar a ficar um pouco desgrenhada, as temperaturas podem ser o problema. Embora não haja nada que possa fazer para controlar o calor, pode apreciar esta planta durante as temperaturas mais frescas da primavera e/ou do outono, se viver num local quente.

Repare como as nervuras desta variedade são de uma cor contrastante com o resto das pétalas, o que a torna num verdadeiro destaque no jardim.

Espero que considere a possibilidade de acrescentar Salpiglossis ao seu jardim nesta estação, pois esta planta surpreende muitas vezes os jardineiros que não a conhecem. As borboletas e as abelhas também lhe agradecerão.

Para mais plantas anuais excelentes para incluir no seu jardim, visite os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.