Como eliminar os ácaros-aranha das plantas de interior e evitar que voltem

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Aprender a eliminar os ácaros nas plantas de interior é simples, desde que se conheça um pouco os seus hábitos, as suas preferências e o seu ciclo de vida. De um modo geral, existem inúmeros tipos de ácaros, a maior parte dos quais quase não damos por eles. Alguns vivem em certos tipos de árvores, outros na relva (há mesmo ácaros que vivem nos folículos capilares humanos!).E, infelizmente, os ácaros podem encontrar o seu caminho para dentro de casa para infestar também as nossas plantas de interior. Em particular, é importante saber como se livrar dos ácaros em plantas de interior, uma vez que estes pequenos desordeiros podem causar danos substanciais em apenas um curto espaço de tempo.

Os minúsculos ovos redondos e os minúsculos ácaros nesta fotografia são pouco visíveis a olho nu, mas podem causar grandes problemas.

O que são os ácaros-aranha?

Embora danifiquem as plantas como muitos insectos, os ácaros não são insectos, mas sim um tipo de aracnídeo, aparentado com as aranhas maiores e as carraças. São tão pequenos que é preciso uma lupa forte ou uma lente macro para os conseguir ver e, mesmo assim, parecem apenas pontos ovais.

Veja também: Uma ponta de pauzinho para ajudar a separar as plântulas

Tal como os seus primos maiores, os ácaros fazem teias, mas não as usam para apanhar presas. Espalhadas ao longo dos caules das plantas e por baixo das folhas, estas teias finas podem ser o primeiro sinal de ácaros que se nota.

A fina teia feita pelos ácaros é muitas vezes o primeiro sinal visível de uma infestação. Esta foto é de um problema de ácaros numa folha de filodendro.

Condições ideais para problemas de ácaros

Os ácaros-aranha preferem condições quentes e secas. Também é mais provável que se desenvolvam se as suas plantas de interior estiverem amontoadas umas junto das outras. Nestas circunstâncias, os ácaros podem facilmente rastejar dos ramos de uma planta infestada para a folhagem de uma planta vizinha saudável e próxima. Também viajam de planta para planta através das suas teias sedosas.vento no exterior - ou correntes de ar que se deslocam no interior.

E, pelo menos inadvertidamente, também pode ajudar os ácaros a ir de um lado para o outro. Podem apanhar boleia na roupa, nas luvas de jardinagem e nas ferramentas, por isso, se não praticar uma boa higiene na jardinagem quando trabalha com as suas plantas de interior, também pode dar aos ácaros uma perna para cima (ou, talvez, oito pernas para cima?).

Os ácaros desta palmeira de interior podem ter chegado através de outra planta, da roupa ou até mesmo através do ar.

Sinais de um problema de ácaros numa planta de interior

Para saber como se livrar dos ácaros nas plantas de interior, é preciso ser capaz de detetar os sinais de uma atividade de ácaros. Como são muito pequenos, é provável que veja indícios da sua presença muito antes de uma infestação se tornar suficientemente grande para que veja massas reais dos minúsculos ácaros.

Se tiver uma infestação de ácaros, começará por notar marcas pálidas entre as nervuras das folhas. Eventualmente, algumas das folhas da planta afetada podem começar a ficar amarelas e encaracoladas. Se se deixar progredir, os danos provocados pelos ácaros acabam por fazer com que as folhas inteiras fiquem castanhas e morram.

Esta árvore de citrinos de interior está a mostrar os primeiros sinais de danos provocados pelo ácaro-aranha. Repare nas manchas pálidas entre as nervuras da folha. Se agitar esta folha sobre um pedaço de papel branco, é provável que veja pequenos pontos em movimento. Esses são os ácaros-aranha.

Como os ácaros danificam as plantas de interior

Todos nós conhecemos os mosquitos que nos perfuram a pele e se alimentam dos nossos fluidos mais preciosos. Do mesmo modo, os ácaros perfuram as folhas das plantas e sugam a valiosa clorofila verde que contêm, o que resulta numa série de pequenos pontos brancos na folha afetada. À medida que esta alimentação continua, as folhas das plantas tornam-se amarelas, depois castanhas e acabam por morrer.

Os ácaros fazem o seu trabalho a partir de baixo - ao longo dos caules e na parte inferior das folhas. Também se reproduzem a partir destes pontos de vantagem. As fêmeas adultas depositam ovos minúsculos e perolados que eclodem para revelar larvas minúsculas de seis patas. Os ácaros larvares passam depois por duas fases de ninfa que culminam em ácaros adultos de oito patas. Em condições favoráveis, todo este processo pode demorar apenasA rapidez com que se podem multiplicar faz com que seja extremamente importante saber como se livrar dos ácaros nas plantas de interior.

Veja também: Plantas companheiras do tomateiro: 22 plantas parceiras apoiadas pela ciência para plantas de tomate saudáveis

Aqui está outro exemplo de sinais precoces de ácaros numa folha de orelha de elefante. Vê o pontilhado pálido?

Como remover fisicamente os ácaros-aranha das plantas de interior

Como se livrar dos ácaros nas plantas de interior se estes pequenos aracnídeos mal podem ser vistos a olho nu? Pode utilizar métodos mecânicos para remover fisicamente os ácaros.

Em primeiro lugar, se as temperaturas exteriores o permitirem, leve a planta afetada para o exterior e pulverize-a com a mangueira de jardim. (Regule o bocal da mangueira de modo a atingir as folhas da planta com um jato fino de água, tendo o cuidado de não danificar a planta enquanto o faz.com um pano macio, limpar as folhas individuais - em cima e em baixo.

Utilize um jato de água de uma mangueira ou do chuveiro para lavar os ácaros-aranha das folhas das plantas infestadas, tendo como alvo a parte inferior das folhas e os caules.

Para as plantas de interior demasiado grandes para serem deslocadas, não é necessário pulverizá-las com um jato de água, mas sim usar um pano molhado para remover os ácaros das folhas e dos caules. As infestações realmente intratáveis podem exigir algo mais forte do que a água. Nesses casos, pode molhar o pano com uma solução de álcool isopropílico e água, que mata os ácaros por contacto. Uma mistura de um para umde álcool e água também serve.

Utilize um pano macio e húmido para limpar as pragas das folhas das plantas de interior. Este é um trabalho fastidioso para plantas com muitas folhas, como esta planta ZZ, mas é muito eficaz.

Utilização de predadores naturais para eliminar os ácaros nas plantas de interior

Se prefere fazer uma jardinagem o mais natural possível, então precisa de saber como se livrar dos ácaros nas plantas de interior sem encharcar a sua casa - e os seus animais de estimação - com inseticida. Os ácaros têm predadores naturais que pode recrutar para a luta. Joaninhas, ovos de crisopídeos e outros insectos benéficos estão disponíveis comercialmente e podem ser utilizados em interiores.

No entanto, se preferir um controlo biológico menos intrusivo em sua casa, os minúsculos ácaros predadores são a sua melhor aposta. Tão pequenos como os próprios ácaros, os ácaros predadores comem os ovos, ninfas, larvas e adultos dos ácaros. Podem ser comprados num produto granular que é polvilhado na planta infestada ou numa saqueta que é pendurada nos ramos da planta.

Esta saqueta contém ácaros predadores que comem os ácaros das pragas. É pendurada nos ramos de uma planta de casa para que os predadores possam sair lentamente e patrulhar a planta em busca de pragas. Não se preocupe; os ácaros predadores não mordem os seres humanos ou os animais de estimação e normalmente ficam na planta porque morrem muito rapidamente sem uma fonte de alimento.

Como se livrar dos ácaros nas plantas de interior com pesticidas orgânicos

Se a infestação for grande, é mais urgente descobrir como se livrar dos ácaros nas plantas de interior. Nestes casos, pode ser necessário recorrer a um pesticida para obter ajuda. (Tenha em mente que, se estiver a utilizar ácaros predadores ou outros insectos benéficos, tanto os pesticidas químicos como os orgânicos irão matá-los indiscriminadamente).

Existem algumas razões para optar por produtos biológicos em vez de pesticidas químicos. Alguns pesticidas químicos revelaram-se nocivos para a saúde humana. Além disso, os ácaros demonstraram uma aptidão para se tornarem resistentes a certos pesticidas químicos ao longo do tempo. Felizmente, muitos métodos biológicos são seguros e eficazes.

Por exemplo, os sabões insecticidas funcionam quando pulverizados sobre as folhas infestadas de ácaros. Ao entrarem em contacto com os ácaros, estas preparações com sabão revestem os seus corpos moles. Os ácaros sufocam e secam em seguida. A eliminação de infestações pesadas pode exigir vários tratamentos com sabão inseticida durante um período de muitas semanas.

Pulverizar as plantas de interior com óleo de horticultura ou sabão inseticida é também uma forma eficaz de controlar os ácaros, embora seja necessário repetir as aplicações.

Utilização de óleos botânicos para o controlo do ácaro da aranha em interiores

A aplicação de óleo de horticultura diretamente numa planta infestada é outra forma de controlar os ácaros-aranha. Os óleos de horticultura são normalmente à base de óleo mineral; no entanto, os óleos derivados de plantas como o óleo de neem e o óleo de alecrim também estão disponíveis e funcionam de forma semelhante.

O óleo de neem é utilizado para combater as cochonilhas, os pulgões e outras pragas de corpo mole. Derivado da árvore de neem, também actua sobre os ácaros secando os adultos e sufocando os ovos antes de eclodirem.

Por seu lado, o óleo de alecrim demonstrou ser muito eficaz contra os ácaros. Contém compostos naturais que perturbam mecanicamente as funções dos ácaros adultos a nível celular. Como resultado, os ácaros que entram em contacto com o óleo de alecrim ficam desidratados. O óleo também inibe a capacidade de eclosão dos ovos dos ácaros. O óleo de alecrim está disponível em sprays pré-misturados, bem como empó concentrado que pode ser misturado com água e adicionado ao seu próprio frasco de spray quando necessário.

Para tratar com sucesso, pode ser necessário pulverizar as plantas infestadas com ácaros de poucos em poucos dias. Ao aplicar óleos botânicos a uma planta infestada, preste muita atenção à parte inferior das folhas e ao caule da planta. Além disso, tenha cuidado ao revestir as suas plantas com estes produtos. Se o fizer enquanto as suas plantas estiverem sob luz solar direta ou sob luzes de crescimento brilhantes, pode queimar as suasConsulte o rótulo individual do produto para obter instruções mais específicas.

Esta é uma fotografia ampliada de um ácaro de duas manchas, que é uma das espécies mais comuns. Os óleos botânicos são eficazes contra eles, mas é necessário fazer várias aplicações.

E quanto aos pesticidas sistémicos para os ácaros nas plantas de interior?

Os pesticidas sistémicos não se limitam a revestir o exterior de uma planta, mas são ativamente absorvidos pela planta internamente. Dependendo do pesticida utilizado, isto pode tornar uma parte - ou mesmo a totalidade - da planta venenosa para os ácaros. Mas os pesticidas sistémicos também matam os organismos benéficos que possam estar presentes, incluindo os ácaros predadores "bons da fita". Porque os pesticidas sistémicos podem mesmo afetar o néctar das plantase o pólen, podem potencialmente prejudicar também importantes insectos polinizadores.

Como evitar os ácaros-aranha nas plantas de interior no futuro

Uma vez que os ácaros gostam de ambientes quentes e secos, a utilização de um humidificador de plantas para aumentar os níveis de humidade em torno das suas plantas é uma forma de ajudar a prevenir futuras infestações de ácaros. Prefere a via de baixa tecnologia? Pode aumentar os níveis de humidade com um tabuleiro de seixos. Basta encher um pires ou tabuleiro com seixos, adicionar água e colocar o vaso da sua planta por cima, de modo a que fique situado mesmo acima da águaCom o tempo, a água evapora-se, aumentando a humidade nas imediações.

Os ácaros podem ser difíceis de controlar, mas raramente é necessário recorrer a pesticidas químicos sintéticos (que eu evito usar, especialmente dentro de casa).

Boa noite, Mites

Lembre-se de que, como os ácaros são tão pequenos, detetar os danos que causam - e apanhá-los cedo - é a sua melhor esperança para manter estas pragas sob controlo. Os ácaros sugam a clorofila dos tecidos das plantas, deixando para trás folhas pontilhadas, amareladas e enroladas (também fazem teias muito finas - outra pista importante).incrivelmente rápido.

Pode reduzir o seu número através de métodos de remoção física, como enxaguar e limpar as folhas; introduzir predadores naturais; ou utilizar pesticidas orgânicos, como sabões insecticidas ou óleos botânicos. E, agora que sabe como se livrar dos ácaros nas plantas de interior, também deve ser capaz de os manter afastados para sempre. Aumentar a humidade em torno das suas plantas de interior e dar a cada uma delasmais espaço pessoal ajudará a tornar as condições menos favoráveis para os ácaros e deverá tornar menos prováveis futuras infestações.

Para mais informações sobre o cultivo de plantas de interior bonitas, consulte as seguintes publicações:

    Coloque este artigo no seu quadro de plantas de interior!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.