Quando plantar pepinos: 4 opções para uma colheita ininterrupta

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Um pepino acabado de colher é uma delícia de verão e saber quando plantar pepinos é a melhor forma de dar às suas videiras um início forte para a estação de crescimento. Os pepinos são sensíveis às temperaturas frias e danificam-se facilmente se forem plantados demasiado cedo. Se esperar demasiado tempo, pode não restar tempo suficiente na estação de crescimento para amadurecer a cultura. Existem várias opções para plantação de pepinos com sementesA seguir, aprenderá 4 opções sobre quando plantar pepinos para garantir que desfruta de meses de frutos crocantes e saborosos.

É importante saber quando plantar os pepinos para começar bem a época de cultivo.

Épocas de plantação de pepinos

Por que é importante que os jardineiros saibam quando plantar pepinos? Os pepinos são legumes que gostam de calor e são facilmente danificados por temperaturas frias ou geadas. Se as sementes ou as plântulas forem plantadas demasiado cedo, as plantas podem ficar para trás ou morrer. Se esperar e plantar demasiado tarde na estação, as videiras podem não ter tempo suficiente para amadurecer e produzir a sua colheita de frutos antes de o tempo ficar frio.

Quando plantar pepinos: 4 opções fáceis

Os pepinos são cultivados a partir de sementes plantadas diretamente na horta, de sementes cultivadas no interior ou de plântulas compradas num centro de jardinagem local. Eis as quatro opções para plantar pepinos:

  1. Plantação de sementes no interior - A minha primeira plantação de pepinos da estação é quando semeio as sementes dentro de casa sob luzes de cultivo.
  2. Transplantação de plântulas no exterior - Esta é uma excelente opção para os jardineiros que querem começar a colher pepinos, bem como para aqueles que vivem em climas de estação curta.
  3. Semeadura direta de sementes ao ar livre - As plantas de pepino são bastante rápidas a passar da semente à colheita, com a maioria das variedades a necessitarem de 55 a 70 dias de crescimento antes de começarem a produzir frutos.
  4. Plantação de sucessão para uma segunda colheita - Para obter uma estação mais longa de pepinos de alta qualidade, semeio diretamente mais sementes cerca de um mês após a primeira plantação.

Não é necessário utilizar todas estas opções para plantar pepinos nos seus canteiros ou recipientes. Normalmente, começo a plantar as sementes dentro de casa e depois planto-as sucessivamente. Escolha o que for melhor para si. Em seguida, partilho todos os pormenores sobre cada uma destas opções de plantação e dou-lhe dicas para ter sucesso.

As sementes de pepino que começam a ser plantadas dentro de casa dão-lhe um avanço na estação de crescimento. Precisam apenas de 3 a 4 semanas de crescimento antes de serem endurecidas e transferidas para o jardim.

Quando plantar pepinos: Opção 1 - Plantar as sementes dentro de casa

As plântulas de pepino crescem muito rapidamente e devem ser plantadas dentro de casa apenas 3 a 4 semanas antes de as pretender endurecer e transplantá-las para o jardim. Não as plante dentro de casa demasiado cedo! As plantas demasiado maduras não se transplantam bem e são propensas a sofrer um choque de transplante. Eis a minha estratégia para saber quando plantar pepinos dentro de casa:

  • Determinar o tempo - Os pepinos crescem melhor com temperaturas quentes do solo e do ar. O intervalo de temperatura ideal para a sementeira e transplante é de 21-30 C. Isto é normalmente uma a duas semanas após a última geada da primavera, o que significa que deve começar as sementes dentro de casa 1 a 2 semanas antes da data da última geada.
  • Iniciar as sementes - Depois de saber quando iniciar as sementes, encha os tabuleiros ou vasos de sementeira com uma mistura de alta qualidade. Semeie as sementes de pepino a meia polegada de profundidade e coloque os tabuleiros ou vasos sob um conjunto de luzes de cultivo. Como os pepinos germinam melhor em temperaturas quentes, coloco um tapete térmico para plântulas por baixo dos recipientes. Quando cerca de metade das sementes tiverem germinado, desligo o tapete.
  • Endurecimento - Iniciar o processo de endurecimento quando as plântulas tiverem cerca de 3 semanas de idade. O endurecimento, que aclimatiza as plantas jovens às condições de crescimento no exterior, demora 5 a 7 dias.

Quando transplantar as plântulas de pepino para o jardim, tenha o cuidado de não perturbar o torrão.

Quando plantar pepinos: Opção 2 - Transplantação de plântulas para o exterior

Se começou a plantar sementes de pepino dentro de casa ou comprou transplantes de pepino num centro de jardinagem, precisa de saber como descobrir quando transferi-los para os seus canteiros. Como já foi referido, os pepinos são plantas tenras e facilmente danificadas por temperaturas frias ou geadas. É tentador apressar as plantas jovens para o jardim assim que passa a data da última geada, mas é melhor esperar até que o tempo estejaAs temperaturas diurnas devem ser superiores a 70 F (21 C) e as temperaturas nocturnas superiores a 60 F (15 C).

Nessa altura, pode transplantar as plântulas de pepino para canteiros ou recipientes. Idealmente, as plantas de pepino devem ter 2 a 3 conjuntos de folhas verdadeiras. As plântulas demasiado maduras são propensas a choques de transplante, por isso seja exigente quando selecionar plantas de pepino de um centro de jardinagem local. Se as plantas estiverem com raízes, a ficarem amarelas ou a passarem do seu auge, não as compre. Quando transplantar plântulas de pepino,Não perturbe nem parta o torrão. Coloque a plântula no solo, firme suavemente a terra e regue. Saiba mais sobre a distância entre plantas de pepino.

Quando plantar pepinos: Opção 3 - Semeadura direta ao ar livre

Os pepinos são facilmente cultivados a partir de sementes semeadas diretamente ao ar livre. Utilizando esta técnica, não é necessário dar o passo adicional de iniciar as sementes dentro de casa. Tal como acontece com o transplante, semeie diretamente as sementes de pepino quando a data da última geada tiver passado e as temperaturas exteriores tiverem aquecido. Idealmente, a temperatura diurna deve ser superior a 21ºC e as temperaturas nocturnas não devem descer abaixo dos 15ºCC).

Para semear diretamente as sementes de pepino, plante-as a uma profundidade de 1,5 cm e a uma distância de 10 cm, se plantar em linhas. Gosto de cavar um sulco ou trincheira pouco profunda com uma enxada de jardim. As linhas devem ter uma distância de 18 a 24 polegadas. Se plantar as sementes em montes ou colinas baixas, plante 3 sementes em cada monte e separe os grupos a uma distância de 18 polegadas.

Veja também: Escolhas e ideias para um jardim de plantas em miniatura

As sementes de pepino podem ser semeadas diretamente em canteiros ou recipientes depois de ter passado a data da última geada e o solo ter aquecido.

Quando plantar pepinos: Opção 4 - Plantação de sucessão para uma segunda colheita

A plantação de sucessão é o meu segredo para uma colheita ininterrupta desde meados do verão até à geada. Saber quando plantar pepinos para uma cultura de sucessão bem sucedida é fácil! Cerca de um mês depois de semear ou transplantar pepinos pela primeira vez no final da primavera, semeio mais sementes para uma segunda colheita. Nesta altura da estação, o solo está quente e as sementes germinam rapidamente. Quando estas novas plantas começam a produzirAo plantar uma cultura de sucessão de pepinos, é importante garantir que o período de crescimento é suficientemente longo para amadurecer a segunda plantação. Normalmente, escolho uma variedade de maturação precoce como a Marketmore, que precisa de cerca de 60 dias para passar da semente à frutificação.

Outra forma de prolongar a colheita de pepinos é plantar várias variedades com diferentes dias de maturação. Por exemplo, plantar uma variedade precoce (como Marketmore ou Sweet Success) e uma variedade de maturação mais tardia (como Lemon ou Armenian).

Veja também: Segredos da cultura dos espargos: como colher grandes espargos em casa

Cerca de um mês após a data da última geada da primavera, planto uma colheita sucessiva de pepinos para garantir uma longa estação de pepinos estaladiços.

O melhor sítio para cultivar pepinos

Os pepinos não são difíceis de cultivar, mas terá mais sucesso se escolher um local com muita diversão e um solo rico. Procure um jardim que ofereça 8 a 10 horas de sol direto todos os dias. Antes de plantar, preparo o local adicionando um ou dois centímetros de estrume apodrecido ou composto. Também adiciono um fertilizante orgânico granular ao jardim. Os pepinos crescem melhor em solo com boa drenagem e prosperam quando plantados emOs jardineiros que cultivam no solo podem melhorar a drenagem plantando pepinos em colinas ou montes baixos.

Quando as plantas jovens estão a crescer bem, utilizo uma cobertura vegetal orgânica, como palha ou folhas trituradas, para cobrir o solo. Isto permite que o solo retenha a humidade e também reduz o crescimento de ervas daninhas. Se quiser tornar a rega mais fácil, passe uma mangueira de rega por baixo da cobertura vegetal.

Não tem espaço? Não há problema! Pode cultivar tipos compactos de pepinos em recipientes. Os tempos de plantação são os mesmos que quando as sementes ou transplantados são plantados num canteiro.

Quer saber mais sobre quando plantar pepinos? Veja este vídeo:

Dicas para o cultivo de pepinos

Agora que já sabe quando plantar pepinos, tenho 5 dicas para o ajudar a tirar mais partido da sua plantação de pepinos:

  1. Aquecer previamente o solo. As temperaturas da primavera podem demorar a aquecer e o pré-aquecimento do solo é uma forma fácil de preparar um canteiro de pepinos para a plantação. Pode colocar uma folha de plástico preto em cima do solo, pesando-o com pedras ou usando agrafos de jardim para o manter no lugar. Isto é melhor feito pelo menos uma semana antes de querer semear diretamente ou transplantar.
  2. Fertilizar. Os pepinos alimentam-se muito e beneficiam de um fornecimento constante de nutrientes. Utilizo um fertilizante líquido orgânico de peixe ou de algas marinhas de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas para dar um impulso às plantas.
  3. Reduzir as pragas. A melhor forma de reduzir as pragas do pepino, como os escaravelhos, os pulgões e outros insectos, é utilizar coberturas leves para as fileiras. Flutue-as em arcos sobre o canteiro durante o primeiro mês. Quando as plantas começarem a florescer, descubra a cultura para que as abelhas possam aceder às flores para que a polinização tenha lugar.
  4. Polinização manual. E por falar em polinização, polinizo frequentemente as flores de pepino à mão, o que é fácil de fazer e garante muitos frutos em caso de mau tempo ou de poucos polinizadores. Para polinizar à mão, utilize um pequeno pincel limpo para transferir o pólen das flores masculinas para as femininas. É preferível fazê-lo no início do dia, quando a qualidade do pólen é elevada.
  5. Flores de plantas. Uma das minhas estratégias de prevenção de pragas na horta é incluir flores como cosmos, zínias e girassóis para atrair insectos benéficos.

Há tantos tipos e variedades de pepinos que se podem plantar. Eu adoro variedades como o Lemon, o Suyo Long e o Arménio.

5 das melhores variedades de pepinos:

Agora que já sabe quando plantar pepinos, aqui estão algumas das minhas variedades favoritas para plantar nesta estação:

  • Diva - A Diva é uma variedade de pepino premiada que produz frutos de alta qualidade que devem ser colhidos quando têm 5 a 6 polegadas de comprimento. Espera-se pepinos crocantes e doces e uma grande colheita de cada planta.
  • Fatia doce - As videiras resistentes a doenças podem ser cultivadas numa treliça ou deixadas espalhadas pelo chão.
  • Arbusto para salada - A Salad Bush oferece uma boa colheita de pepinos para fatiar com 8 polegadas de comprimento produzidos em plantas muito compactas. Gosto de cultivar esta variedade em vasos ou nos meus canteiros elevados e apoiar as videiras curtas em gaiolas de tomate.
  • Pepino com limão - Cultivo pepinos Lemon há mais de 30 anos e continuo a ficar encantado com a sua forma redonda única e o seu sabor suave. Os frutos desta variedade tradicional devem ser colhidos quando têm 2 a 2 1/2 polegadas de diâmetro e ainda são verdes pálidos.
  • Suyo Long - Originário da China, as plantas vigorosas de Suyo Long produzem pepinos longos e esguios com até 15 polegadas de comprimento, mas com apenas 1 1/2 polegadas de diâmetro. Espere um sabor extraordinário e sem amargor que é delicioso diretamente do jardim ou corte os pepinos para um lote de pickles de pão e manteiga.
  • Picles de arbustos - O pickle de arbusto é uma variedade precoce, de alto rendimento e deliciosa para plantar se quiser fazer pickles de endro. As videiras são compactas e crescem apenas 30 centímetros de comprimento, tornando-a uma boa escolha para recipientes. Colha os frutos crocantes quando tiverem 4 a 5 centímetros de comprimento.

Para mais informações sobre o cultivo de pepinos, não deixe de consultar estes artigos pormenorizados:

    Espero ter respondido às suas perguntas sobre quando plantar pepinos. Prefere semear diretamente ou começar a plantar pepinos dentro de casa?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.