Tecido para geada: Como utilizar o tecido para geada numa horta

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Estes tecidos leves podem ser colocados diretamente em cima das culturas ou flutuados por cima em arames ou aros de PVC. Um túnel baixo de tecido para geada é rápido e fácil de construir e dá às tenras plântulas um forte começo na primavera ou prolonga a colheita no outono. VamosSaiba mais sobre como utilizar o pano de gelo numa horta.

O pano de geada, também conhecido como cobertura flutuante de fileiras, manta de geada, velo de jardim ou reemay, é uma ferramenta útil para os horticultores que desejam esticar a colheita caseira ou reduzir os danos causados por pragas.

O que é o pano de gelo?

O pano de geada, também conhecido como cobertura de fileiras, cobertor de geada, reemay ou velo de jardim, é um material leve feito de tecido de polipropileno ligado por fiação. Utilizo-o na minha horta há décadas e escrevo sobre a sua versatilidade no meu livro Growing Under Cover: Techniques for a More Productive, Weather-Resistant, Pest-Free Vegetable Garden (Cultivo sob cobertura: técnicas para uma horta mais produtiva, resistente às intempéries e livre de pragas).

O meu objetivo é fazer uma horta mais inteligente, não mais difícil, e o tecido para geada é uma parte importante das minhas estratégias de prolongamento da estação e de prevenção de pragas. Os jardineiros utilizam o tecido transparente como proteção contra a geada e proteção contra o congelamento dos vegetais durante uma vaga de frio na primavera e no outono. Ajuda a evitar danos nos tecidos das plantas. Também é útil para proteger as culturas de intempéries como chuva forte, granizo e fortesPode mesmo reduzir ou evitar os danos causados por veados, coelhos, esquilos e pragas de insectos.

Para proteção contra a geada, a tela de geada funciona capturando o calor radiante que vem do calor do solo. Na verdade, comecei por utilizar lençóis velhos no jardim. Funcionavam como coberturas isolantes, mas não permitiam a penetração da luz e, por isso, só podiam ser deixados nas plantas durante um curto período de tempo. É aí que a tela de geada se torna útil, uma vez que foi concebida para ser utilizada no jardim. A seguir, aprenderámais sobre os vários tipos e pesos de telas de proteção contra o gelo para proteção de jardins a curto ou longo prazo.

Jardim protegido versus jardim desprotegido. Um cobertor de geada protege de geadas leves a fortes, dependendo do peso do material.

Tipos de tecido de geada

Existem três tipos principais de coberturas para geada disponíveis para os jardineiros: leves, médias e pesadas. É claro que não precisa de todas. Se quiser investir em apenas uma, eu sugeriria uma cobertura leve para geada, porque é a mais versátil. Eis mais informações sobre os três tipos de coberturas para geada.

  • Leve - A tela leve para geada é uma excelente cobertura para todo o jardim. Utilizo-a na primavera e no outono para proteção contra a geada e no verão para a prevenção de pragas. O material é extremamente leve e tem uma excelente transmissão de luz. Permite a passagem de cerca de 85 a 90% da luz, pelo que pode ser deixada no jardim durante um longo período de tempo. Penso nas coberturas leves como um seguro para o jardim e utilizoAs coberturas são utilizadas para a prevenção de pragas a longo prazo.
  • Peso médio - A tela de geada de peso médio oferece vários graus de proteção contra a geada e pode ser utilizada na primavera ou no outono, quando se prevêem geadas ligeiras a fortes. Permite a passagem de cerca de 70% da luz solar, o que não é suficiente para o crescimento saudável das plantas, pelo que só deve ser utilizada como proteção contra a geada ou o congelamento a curto prazo.Nessa altura, o crescimento das plantas abrandou e a transmissão limitada da luz não afectará as colheitas.
  • Peso pesado - Este material durável proporciona uma forte proteção contra as geadas para os legumes de jardim. Permite uma transmissão de luz de 50% e é melhor utilizado como proteção temporária contra as geadas ou congelamentos na primavera ou como cobertura no final do outono e no inverno.

Como utilizar o pano de gelo

Existem duas formas de aplicar a tela de gelo nos canteiros de jardim. A primeira é colocar as coberturas de tecido em cima das plantas. A segunda é flutuá-las em arcos por cima dos canteiros. Eu prefiro flutuar o material leve em arcos. Porquê? Aprendi que colocá-lo diretamente em cima das folhas, frutos ou flores das plantas pode resultar em danos causados pelo frio se houver uma geada forte ou um congelamento. Durante uma vaga de frio, asÉ preferível colocar uma manta de gelo nos arcos se as previsões apontarem para uma geada forte.

O pano de geada pode ser comprado em tamanhos pré-cortados ou em rolos. Eu gosto de comprar rolos porque tenho um jardim grande e é muito mais barato por metro quadrado.

Veja também: Como dividir as íris

Utilizar o pano de gelo para proteção contra o gelo

Como o nome indica, o pano para geada é mais frequentemente utilizado para proteção contra a geada. É uma mudança de jogo no jardim de primavera, particularmente para jardineiros como eu, que cultivam em climas frios. Estou atento às previsões e, se houver perigo de geada, cubro os meus canteiros com pedaços de pano para geada. É uma forma fácil de garantir uma proteção contra a geada e o congelamento sem preocupações.Uma vez passado o risco de geada e o tempo estabilizado, recolho as folhas de tecido de geada e guardo-as no meu abrigo de jardim.

Utilização de coberturas de geada para a prevenção de pragas

A utilização de mantas de gelo leves sobre legumes propensos a pragas, como a couve, a batata, o pepino e a abóbora, é uma forma prática de reduzir os problemas com pragas. Quando associada à rotação de culturas, é ideal para prevenir pragas como os vermes da couve importados, os escaravelhos do pepino e os escaravelhos da batata do Colorado. Flutue comprimentos de mantas de gelo em arcos sobre os canteiros imediatamente após a plantação.O material transparente permite a passagem de ar e água, bem como uma transmissão de luz de 85 a 90%.

Veja também: Espinafres Malabar: Como cultivar e cuidar dos espinafres trepadores

Não se esqueça da polinização! As flores dos legumes, como os pepinos e as abóboras, têm de ser polinizadas para produzirem as suas colheitas, o que significa que tem de retirar a cobertura de tecido quando as plantas começarem a florescer. Se estiver a cultivar legumes como as batatas e as couves, que não necessitam de polinização, deixe a barreira no lugar até à colheita.

Por vezes, o inverno chega mais cedo do que o previsto e um túnel baixo coberto com uma tela de proteção contra a geada é proteção suficiente para prolongar a colheita de legumes de estação fria por mais algumas semanas.

Utilização de uma manta de gelo para atrasar o aparafusamento

Utilize uma tela de proteção contra a geada como proteção ligeira no final da primavera e no verão. À medida que os dias se tornam mais longos no final da primavera, as culturas como a alface, a rúcula e os espinafres começam a ficar com bolhas. A bolha é quando uma planta muda do crescimento vegetativo para a floração. A qualidade e o sabor das culturas com bolhas diminuem e eu tento atrasar a bolha utilizando uma tela de proteção contra a geada.bloqueia uma percentagem da luz solar e pode atrasar o aparecimento de bolhas em dias ou semanas.

Também utilizo um túnel baixo com manta de geada no verão, quando quero estabelecer culturas sucessivas ou plantações de outono. No início e meados do verão, o tempo é tipicamente quente e seco, o que dificulta a germinação de sementes como a alface, a cenoura e a couve. Bloquear a luz solar após a plantação ajuda o solo a reter a humidade e baixa a temperatura por baixo da cobertura. Assim que as sementes germinarem, retire atúnel baixo.

Como fazer túneis baixos

É rápido e fácil fazer túneis baixos com pano de geada. Há dois componentes principais para um túnel baixo: arcos e uma cobertura. Abaixo encontrará mais informações sobre os três materiais que uso para arcos no meu jardim:

  • Conduta de PVC - Há mais de 20 anos que utilizo condutas de PVC de 1/2 polegada com 10 pés de comprimento para arcos de jardim. Pode adquiri-las em lojas de ferragens ou de artigos para a casa. São flexíveis e fáceis de dobrar em forma de U.
  • Argolas de arame - Na primavera e no outono, quando a neve não é uma ameaça, faço túneis baixos leves com arame de calibre 9. O comprimento depende da largura do canteiro e da altura que precisa que o aro tenha. Para canteiros com 3 a 4 pés de largura, corto pedaços de arame com 7 a 8 pés de comprimento. Estes são bons para proteger legumes de altura baixa a média, como alface, beterraba, couve e plântulas de primavera. Use um alicate para cortar o arame emO comprimento desejado e, com as mãos, dobre-o em forma de U. É muito flexível e fácil de moldar.
  • Argolas de metal - Há alguns anos, decidi comprar um dobrador de arcos para túneis baixos para dobrar condutas de metal de 3 metros de comprimento em arcos extra resistentes. Pode comprar dobradores para canteiros de 1 metro de largura ou para canteiros de 1 metro de largura.

Prolongue a colheita de verduras resistentes, como a rúcula, por 4 a 8 semanas com uma tela de geada.

Como fixar coberturas de jardim

Com as rajadas de vento, a tela de gelo leve pode ser projectada para fora dos canteiros ou dos arcos, pelo que é importante fixá-la bem. Existem três formas de manter a tela de gelo no lugar no jardim.

  • Pesos - A primeira consiste em pesar os lados da cobertura com pedras, tijolos, sacos de areia ou outros objectos pesados.
  • Grampos - Outra opção é utilizar agrafos ou estacas de jardim, mas tenha em atenção que estes prendem as folhas de tecido fazendo buracos no material. Fazer buracos no tecido de geada estimula os rasgos e pode encurtar a vida útil do produto.
  • Clips ou grampos - A última forma de fixar a tela de geada é com clipes ou grampos de pressão, que prendem a folha de tecido a arames, PVC ou aros de metal.

Onde comprar pano de geada

A tela para geada é fácil de obter. A maioria dos centros de jardinagem e lojas de material de jardinagem oferecem uma boa seleção de tipos e tamanhos. Lembre-se de que também pode ser chamada de cobertura flutuante de fileiras, manta para geada ou reemay. Vem embalada numa gama de tamanhos pré-cortados, mas também pode ser comprada ao rolo. Normalmente, compro rolos do material mais leve, pois é mais económico. É fácil cortar a tela para geada àEu reutilizo o pano de geada durante anos, por isso um rolo tende a durar muito tempo.

Encontrará pacotes de tecido de geada em centros de jardinagem, lojas de artigos de jardinagem e online.

Como cuidar dos cobertores de gelo

Com uma utilização cuidadosa, pode utilizar as mantas de gelo ano após ano. Não é preciso muito tempo para que uma capa branca brilhante fique suja no jardim. Eu limpo as minhas mantas pendurando-as num estendal e lavando-as com a mangueira. Também pode lavá-las num balde ou recipiente com água misturada com um detergente suave. Enxagúe-as com água limpa e pendure-as para secar. Quando estiverem completamente secas, dobre as mantas de gelo e guarde-as num telheiro de jardim,garagem ou outra área de armazenamento até à próxima vez que necessitar de proteção para o jardim.

Para mais informações sobre o prolongamento da estação e a utilização de coberturas de jardim, não deixe de consultar o meu livro best-seller, Growing Under Cover, bem como estes artigos aprofundados:

  • Saiba como utilizar mini túneis de argolas para proteção contra as intempéries e prevenção de pragas

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.