Como limpar uma banheira para pássaros para os amigos emplumados do seu jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Uma das alegrias de olhar para a porta do meu pátio ou de me sentar calmamente no meu terraço é ver os pássaros a brincar na minha banheira de pássaros. Eles chapinham e depois pousam na borda, afofando e preparando as suas penas desgrenhadas. Os pássaros também bebem da banheira de pássaros. Encher a banheira de pássaros com água fresca faz parte da minha rotina de rega das plantas. No entanto, no calor do verão, essa banheira de pássaros pode tornar-se umaÉ por isso que é importante saber como limpar uma banheira de pássaros.

Já vi pardais, junquilhos, pintarroxos, cardeais, gaios azuis, tentilhões e muitos outros a desfrutarem da água fresca da minha banheira para pássaros. Quero ter a certeza de que se mantém fresca, limpa e livre de doenças.

Colocação do bebedouro para pássaros

A minha banheira de cimento fica ao lado de uma sebe de cedro, mesmo à saída do meu terraço. Há um pouco de sombra em vários pontos do dia, o que faz com que seja um ótimo local para as aves se refrescarem. As aves podem desaparecer nos arbustos a qualquer sinal de perigo - vivo numa ravina, por isso os predadores, como as aves de rapina, são abundantes.

Limpar uma banheira de pássaros não é uma tarefa de jardim em que possa ter pensado. No entanto, com o passar do tempo, se muitos pássaros a frequentarem, a água pode ficar estagnada, atraindo bactérias e talvez até o crescimento de algas. Ninguém quer nadar nisso!

Embora não seja um processo muito complexo, quando aprender a limpar uma banheira para pássaros, atrairá pássaros para o quintal e garantirá que eles saiam saudáveis.

Como limpar uma banheira para pássaros

O primeiro passo é livrar-se de qualquer água estagnada que esteja na banheira de pássaros. Este pode ser um trabalho para duas pessoas. O meu comedouro de cimento está dividido em duas partes, por isso é fácil levantar a tigela (com ajuda) para despejá-la. Remova quaisquer detritos, como cocó de pássaro, penas e folhas ou outros detritos de jardim (chaves de bordo, paus, etc.). Um jato forte de água do bocal da mangueira deve ajudar nesta parte.

Aprenda a limpar uma banheira para pássaros, para que os pássaros que se reúnem no seu jardim permaneçam saudáveis enquanto bebem, tomam banho e se alimentam.

Em seguida, utilize uma escova resistente para lavar bem a sua banheira para pássaros. Tenho uma que comprei na Lee Valley Tools. Também pode querer usar luvas de borracha. Se não as usar, não se esqueça de esfregar as mãos com água e sabão quando terminar.

Em vez de usar sabão ou lixívia para limpar a banheira de pássaros, a National Audubon Society recomenda esfregá-la com nove partes de água para uma parte de vinagre. É melhor deixar a solução de molho durante alguns minutos. Não se esqueça de ficar perto da banheira de pássaros para que nenhum pássaro entre!

Deite a solução de vinagre num balde e deite-a fora quando terminar a limpeza. Utilize o bico de pulverização pesado para enxaguar a bacia da banheira para pássaros. Deixe-a secar antes de a voltar a encher.

Veja também: Como proteger a sua hortênsia durante o inverno

Encha a sua banheira de pássaros com água fresca. Reabasteça-a todos os dias ou de dois em dois dias, dependendo da quantidade de água perdida por evaporação no verão ou da quantidade de chuva que tenha caído. Mantenha um olho especial na banheira de pássaros durante a migração de outono, quando poderá ter mais pássaros a descobrir o seu quintal.

Com que frequência se deve limpar uma banheira para pássaros?

De acordo com a Federação Canadiana da Vida Selvagem, deve limpar a sua banheira para pássaros de poucas em poucas semanas, ou mais frequentemente se for utilizada mais do que o habitual.

Quando escrevi sobre a colocação de um comedouro de inverno para a revista CAA (uma publicação regional onde vivo), fui alertado para a questão da tricomonose, uma doença infecciosa que tem afetado as populações de aves (especialmente pintassilgos americanos e tentilhões roxos) no Canadá Atlântico. Se houver um surto na sua área, recomenda-se que retire os comedouros e quaisquer banheiras de aves daMas esta doença grave sublinha a importância de limpar regularmente a banheira das aves para evitar a propagação de outras doenças.

Acessórios para a sua banheira para pássaros

Se estiver preocupado com o facto de a água parada atrair mosquitos, considere a possibilidade de acrescentar à banheira de pássaros aquilo a que se chama um agitador de água, que mantém a água em movimento (os mosquitos põem os seus ovos em água parada).

Veja também: Seis razões para NÃO limpar o jardim este outono

Saiba o que plantar para atrair as aves!

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.