Espaçamento entre plantas de pepino para obter rendimentos elevados em jardins e vasos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os pepinos estão entre as culturas mais populares para os jardineiros caseiros. São fáceis de cultivar e apenas um punhado de videiras pode fornecer pepinos suficientes para comer frescos desde meados do verão até ao final do outono. Mas o espaçamento adequado das plantas de pepino pode significar a diferença entre plantas saudáveis e produtivas e plantas com doenças e de baixo rendimento.técnica e o método utilizado para as plantar.

O espaçamento correto das plantas é fundamental para a saúde e o rendimento das plantas.

Porque é importante espaçar corretamente as plantas de pepino

Antes de nos debruçarmos sobre os pormenores do espaçamento adequado entre plantas para pepinos, vejamos por que razão é tão importante dar a cada planta espaço suficiente para crescer.

Veja também: Espinafres da Nova Zelândia: cultivar esta folha verde que não é realmente espinafres

Razão 1: Supressão de doenças

Os pepinos são susceptíveis a uma série de doenças das plantas, várias das quais são de natureza fúngica, incluindo o oídio e o míldio e a botrítis. Doenças fúngicas como estas desenvolvem-se em condições húmidas e, quanto mais próximas as plantas estiverem, menor será a circulação de ar à sua volta. Plantar plantas de pepino demasiado próximas pode levar a um maior risco de doença.as directrizes de espaçamento, reduzirá a prevalência da doença.

Ao selecionar as variedades de pepino a cultivar, é também útil selecionar, sempre que possível, as que apresentam uma resistência notável a doenças e pragas.

Razão 2: Rendimentos mais elevados

As plantas que crescem no mesmo espaço competem por recursos como água, nutrientes e luz solar. Um espaçamento adequado dá a cada planta muito espaço para "respirar" e atingir todo o seu potencial de crescimento.

Razão 3: Utilizar melhor o seu espaço

O espaçamento adequado das plantas de pepino também lhe permite tirar o melhor partido do seu espaço, especialmente se cultivar as videiras numa treliça, vedação, arco ou outra estrutura. O cultivo vertical significa que pode cultivar mais plantas numa área mais pequena do jardim, porque as videiras ocupam principalmente espaço vertical, e não espaço horizontal como as videiras deixadas a vaguear no solo.

O cultivo de pepinos numa treliça ou num arco de jardim permite-lhe cultivar mais plantas numa determinada área.

Razão 4: Prevenção de pragas

Os escaravelhos do pepino são a principal praga das plantas de pepino, embora as videiras também sejam propensas a pulgões, moscas brancas, escaravelhos da pulga e um punhado de outras pragas comuns de jardim. O melhor espaçamento para as plantas de pepino ajuda a deter essas pragas comuns, pois incentiva o crescimento saudável e sem aglomeração. Plantas mais saudáveis têm uma resistência naturalmente maior às pragas.patogénico conhecido como murchidão bacteriana, deve desencorajá-lo tanto quanto possível, mantendo as suas plantas tão saudáveis quanto possível. O espaçamento adequado é um fator chave.

Requisitos de espaçamento dos pepinos com base no método de cultivo

Agora que já sabe algumas das razões pelas quais é importante saber a distância a que plantar pepinos, vejamos as melhores directrizes de espaçamento. Separei estas directrizes em duas secções, consoante se trate de plantar as videiras ao nível do solo ou na vertical. Ambos os conjuntos de directrizes também dependem da forma como planeia plantar os pepinos: semeando diretamente no jardim ou plantandotransplantes.

O melhor espaçamento entre plantas de pepino para cultivo ao nível do solo

Os pepinos desta categoria são plantados diretamente no solo - ou no solo de canteiros elevados - e deixados a deambular no solo. Pratique as seguintes directrizes para saber como espaçar as plantas de pepino cultivadas desta forma, com base no facto de estar a começar:

A. Sementes semeadas diretamente na horta, ou

B. De transplantes plantados no jardim

Ao semear sementes de pepino, pode cultivá-las em filas ou em grupos.

Quando se planta por semente diretamente no solo:

Cultivar pepinos no solo a partir de sementes plantadas diretamente é o meu método preferido. É rápido e fácil e, desde que as condições sejam adequadas na altura da plantação (solo quente e ar quente!), é provável que tenha sucesso. Existem dois parâmetros de espaçamento adequados para as plantas de pepino que funcionam.

  • Se planear plantar as suas sementes de pepino em filas, plante as sementes com uma distância de 10-12 polegadas. Espace as filas com uma distância de 18-24 polegadas, ou mais, se planear caminhar regularmente entre as filas.
  • Se tenciona plantar os seus pepinos em grupos, plante as sementes em grupos de 3, com uma distância de 18 polegadas entre cada grupo em todas as direcções.

Quando se planta a partir de sementes diretamente no solo, uma opção é plantar três sementes juntas, espaçando cada grupo a 24 polegadas de distância.

Ao plantar os transplantes diretamente no solo:

A plantação de pepinos transplantados que se compram num viveiro ou que se começam a plantar dentro de casa sob luzes de cultivo é uma boa opção para alguns jardineiros, especialmente para os que vivem numa região com uma estação de crescimento curta. Se a sua estação de crescimento for muito inferior a 80-90 dias, a plantação de pepinos transplantados assim que passar a data da última geada da primavera permite-lhe ter uma colheita antes da chegada da primeira geada do outono. Uma palavraMas atenção: os pepinos ressentem-se de ser transplantados e não gostam que as suas raízes sejam perturbadas. Por isso, deve tratar o processo de transplante com cuidado, tentando não perturbar as raízes, se possível.

Ao plantar transplantes cultivados em viveiro, quer no solo quer em recipientes, deve dar-lhes bastante espaço para crescerem desde o início.

O melhor espaçamento entre plantas de pepino para cultivo vertical

Os pepinos desta categoria são cultivados numa treliça, num caramanchão, numa cerca ou num arco. Uma vez que o seu crescimento se concentra para cima em vez de para fora, em geral, as videiras podem ser plantadas muito mais próximas umas das outras. A circulação do ar é naturalmente aumentada quando os pepinos são cultivados verticalmente, as videiras estão mais afastadas das pragas que vivem no solo e os polinizadores podem encontrar facilmente as flores. Pratique o seguinteorientações para saber a que distância plantar pepinos quando se cultiva verticalmente com base no facto de se estar a partir de..:

Veja também: Bolbos de flores invulgares para o seu jardim e como os plantar

A. Sementes semeadas diretamente na base da treliça, ou

B. A partir de transplantes plantados na base da treliça

Plantar pepinos a partir de sementes na base de uma treliça é uma forma de cultivo simples e que poupa espaço.

Quando se planta por semente na base de uma treliça:

Ao semear sementes de pepino ao longo da base de uma treliça, pode semeá-las com apenas 5 cm de distância. Mais uma vez, o seu crescimento está focado para cima, pelo que uma sementeira espessa não limitará a circulação do ar nem aumentará drasticamente a competição pela luz. No entanto, se plantar tão perto, terá de prestar atenção extra para garantir que as plantas se mantêm bem regadas e fertilizadas durante toda a estação de crescimento.Embora as videiras produzam gavinhas que as ajudam a agarrar-se à estrutura, dê-lhes uma pequena ajuda no início da estação, amarrando as videiras jovens à treliça com um pedaço de fio de juta.

Ao plantar transplantes na base de uma treliça:

Se o seu plano é plantar transplantes de pepino na base da sua treliça, distancie-os 6 a 8 polegadas. Isto porque os sistemas radiculares dos transplantes já estão a crescer fortes nos seus pequenos vasos ou embalagens de viveiro, e quer reduzir as suas hipóteses de choque de transplante, limitando a quantidade de água e a competição de nutrientes que irão enfrentar durante as suas primeiras semanas de crescimento. Dê-lheso seu próprio espaço e elas recompensá-lo-ão com uma longa colheita.

Plantar transplantes de pepino na base de uma treliça também pode proporcionar uma área de sombra por baixo para cultivar alface ou couve.

A que distância plantar pepinos em contentores

Por último, gostaria de o informar sobre a distância a que deve plantar os pepinos quando os cultiva em recipientes. Nos recipientes, o mais importante não é o espaçamento, mas sim o volume de terra que o recipiente comporta. Se escolher um pepino do tipo arbusto, que produz uma planta arredondada em vez de vinhas longas e ramificadas, plante 1 planta por cada 2 a 3 galões de volume de terra. Se escolher um pepino normalUm balde de 5 galões com alguns furos de drenagem feitos no fundo é um bom recipiente para uma planta de pepino normal.

Se vai cultivar a sua videira de pepino num vaso com outras plantas, opte sempre por um vaso maior. Mais uma vez, haverá muita competição pela água e pelos nutrientes, por isso não poupe. Se também tenciona colocar algumas ervas ou flores no vaso, terá de se certificar de que o vaso contém bastante terra de alta qualidade (aqui estão as nossas receitas favoritas de terra de vaso DIY para que possamisture o seu próprio!).

Ao cultivar pepinos, tenha o cuidado de manter o espaçamento correto e as recompensas serão muitas.

Para mais informações sobre o cultivo de uma horta saudável, consulte os seguintes artigos:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.