O pH do solo e a sua importância

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se há uma coisa que deve saber sobre a sua horta, é o pH do solo. A escala de pH vai de 0 a 14, sendo 7,0 neutro. As medidas entre 0 e 6,9 são ácidas, e as medidas entre 7,1 e 14,0 são alcalinas. O pH pretendido para a horta é de 6,5 .

O pH do solo é importante porque...

1. O pH é tão importante para o crescimento das plantas porque determina a disponibilidade de quase todos os nutrientes essenciais para as plantas. Com um pH do solo de 6,5, o maior número de nutrientes está disponível para ser utilizado pelas plantas. Veja o gráfico do USDA abaixo para uma explicação visual.

2. Se o pH da horta for demasiado ácido, certos nutrientes tornam-se menos disponíveis Os níveis ácidos de pH também não são bem-vindos para as bactérias benéficas do solo.

3. Os solos alcalinos impedem a disponibilidade de nutrientes como o ferro, o manganês, o cobre, o zinco e também o fósforo. As plantas que dependem de níveis elevados de ferro, em particular as sempre-vivas, têm um fraco desempenho em solos alcalinos.

Quanto mais larga for a banda, maior será a disponibilidade do nutriente no solo a um determinado pH.

Artigo relacionado: 6 coisas que todos os novos horticultores precisam de saber

Como ajustar o pH do seu solo:

A única maneira de saber se o pH do solo do seu jardim precisa de ser ajustado é fazer um teste ao solo. Nos Estados Unidos, estes estão disponíveis no Serviço de Extensão da universidade do seu estado. Aqui está um link para determinar onde ir. Há também uma série de laboratórios independentes de testes de solo. No Canadá, verifique com o seu escritório local de agricultura. Um teste de pH do jardim não é caro e deve ser realizado a cada quatro ou cinco anos.

1. Os solos ácidos são corrigidos com cal A quantidade exacta de cal necessária para ajustar adequadamente o pH só pode ser determinada através de um teste ao solo. No entanto, tenha em atenção que nem todos os materiais de calagem são iguais. Consulte os resultados do seu teste ao solo para determinar se precisa de cal calcítica ou cal dolomítica.

- Cal calcítica O calcário é extraído de depósitos naturais de calcário e triturado até se tornar um pó fino. É também designado por cal viva ou cal agrícola e fornece cálcio ao seu solo, ajustando o pH.

- Cal dolomítica é derivado de forma semelhante, mas a partir de fontes de calcário que contêm cálcio e magnésio.

Veja também: Três passos rápidos para as cenouras de inverno

Se o teste do solo mostrar níveis elevados de magnésio, utilize cal calcítica. Se o teste mostrar uma deficiência de magnésio, utilize calcário dolomítico. As formas peletizadas são mais fáceis de utilizar e permitem uma cobertura mais uniforme, e a taxa de aplicação da cal peletizada é mais baixa do que a da cal britada. A regra geral é um rácio de 1:10, o que significa que precisa de dez vezes menos cal peletizada do que cal agrícola britada para obter a mesma alteração de pH. Assim, se o seu teste de solo recomendar a adição de 100 lbs de cal agrícola britada, pode adicionar 10 lbs de cal agrícola peletizadacomo alternativa.

2. Se estiver a cultivar plantas que gostam de ácido, como as sempre-vivas, os mirtilos, os rododendros e as azáleas, pode ser necessário baixar o pH do solo para o intervalo ácido. Se for necessário, recorrer ao enxofre elementar ou ao sulfato de alumínio.

- Enxofre elementar O enxofre elementar é aplicado no jardim e acaba por ser oxidado pelos micróbios do solo. Demora alguns meses a ajustar o pH. A sua aplicação no solo produzirá melhores resultados do que a sua adição à superfície, uma vez que é processado mais rapidamente quando é misturado no solo. As aplicações na primavera são geralmente as mais eficazes. O enxofre elementar é frequentemente encontrado sob a forma de granulado e, embora possa demorar algum tempo aé muito menos suscetível de queimar as plantas do que os produtos à base de sulfato de alumínio.

- Sulfato de alumínio reage rapidamente com o solo e provoca uma rápida alteração do pH do solo, mas existe um maior potencial para queimar as raízes das plantas.

Artigo relacionado: 3 maneiras de cultivar mais alimentos este ano

Manutenção do pH do solo:

É importante lembrar-se de adicionar apenas a quantidade recomendada de qualquer produto de ajustamento do pH, de acordo com os resultados de um teste do solo A adição de uma quantidade excessiva pode alterar demasiado o pH e causar um conjunto diferente de problemas.

Veja também: Quando cortar as peónias: escolha a altura certa para a poda de modo a favorecer a floração do próximo ano

Uma vez que tanto a cal como o enxofre acabam por ser eliminados do solo, o pH voltará a um nível inferior ao ideal de tempos a tempos. Para manter o pH do solo da horta no valor ótimo de 6,5, deve ser efectuado um novo teste do solo da horta de quatro em quatro ou de cinco em cinco anos.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.