Conselhos para a poda de uma rosa de Sharon

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Quando me mudei para a minha casa atual e comecei a conhecer o meu jardim, descobri que tinha cinco roseiras de Sharon na propriedade. Mudámo-nos no outono e as árvores tinham sido meticulosamente podadas, pelo que não precisámos de nos preocupar com a poda nesse primeiro ano. Avançando para a nossa segunda primavera, não conseguia perceber o que eram aquelas ervas daninhas minúsculas que brotavam no meu relvado.Descobri que eram roseiras de Sharon em miniatura - centenas delas a tentar abrir caminho no mundo. Portanto, esta é uma lição sobre a poda de uma rosa de Sharon e um conto de advertência.

Apercebi-me de que todas aquelas vagens de sementes que aparecem no final do verão se abrem e deixam cair as suas sementes na relva ou no jardim. Se quiser começar um viveiro de rosas de Sharon, está no negócio. Se não quiser, vai passar algum tempo a arrancar todas aquelas pequenas e sérias mudas.

Veja também: Configuração da horta no pátio e dicas para começar a cultivar

Centenas de pequenas mudas na base de uma rosa de Sharon. Demorou uma eternidade a arrancá-las todas!

As rosas de Sharon ficam muito bem em jardins de plantas perenes - as minhas foram todas podadas para se tornarem árvores - mas também podem ser plantadas em sebes. Os meus pais têm uma sebe de rosas de Sharon em frente a uma vedação na sua casa atual e fica muito bonita quando está em flor. As minhas estão espalhadas pela minha propriedade.

Veja também: Jardinagem em contentores à sombra: Ideias para plantas e vasos

Os polinizadores adoram a rosa de Sharon! Já vi abelhas a sair de uma flor, cobertas de pólen, e beija-flores a esvoaçar sobre as flores.

Esta abelha estava tão coberta de pólen de uma rosa de Sharon que mal conseguia voar!

Poda de uma rosa de Sharon

Quando me apercebi da população desenfreada de plântulas que se desenvolve por ignorar as vagens das sementes, comecei a tosquiar a minha rosa de Sharon no outono, depois de as vagens das sementes se terem desenvolvido, mas antes de se abrirem.

Aqui está um vídeo que mostra o que eu faço para evitar que a minha rosa de Sharon se auto-semeia por todo o jardim:

A verdadeira poda deve ser feita na primavera. Livro de respostas da poda tem alguns gráficos e conselhos excelentes sobre a altura do ano em que deve podar as suas árvores e arbustos.

A rosa-de-sarom é melhor podada quando está adormecida, porque as flores crescem em madeira nova. É também uma das últimas árvores a ter folhas na primavera, por isso todos os anos penso que matei a minha, mas elas voltam sempre (eventualmente).

É assim que se parecem as vagens das sementes da rosa de Sharon, que acabam por secar e abrir-se, deixando cair as suas sementes para o solo, onde se formará, sem dúvida, uma pequena floresta de rosas de Sharon.

A poda primaveril consiste em podar os ramos que se formam na base da árvore, bem como em desbastar a madeira morta ou danificada ou os ramos rebeldes que afectam a forma da árvore.

Mais dicas de poda

Aprender quando podar:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.