Configuração da horta no pátio e dicas para começar a cultivar

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se procura uma forma de cultivar alimentos que não envolva meio hectare de terra e costas fortes, considere a possibilidade de criar uma horta no pátio. Tudo o que precisa para começar a cultivar hoje é um local ensolarado numa superfície relativamente plana, alguns recipientes, terra para envasamento e os vegetais certos. Neste artigo, guiá-lo-ei através do processo de criação e manutenção de uma horta no pátiopróprio.

Qual deve ser a dimensão de uma horta de pátio?

Como horticultor, cultivo dezenas de recipientes cheios de legumes no meu pátio todas as estações, mas não há necessidade de criar algo tão extenso. Comece com apenas alguns vasos no primeiro ano e planeie expandir a sua horta à medida que aprende a cultivar. Claro que, se quiser mergulhar de cabeça e começar em grande, vá em frente. Felizmente, a horticultura de pátio não é muito cara, nemSim, terá de cuidar das suas plantas durante toda a estação (mais sobre como fazer isto daqui a pouco), mas a manutenção é mínima quando comparada com um jardim enterrado.

Para determinar o tamanho da sua horta no pátio, faça a si próprio as seguintes perguntas:

  1. Quantas pessoas há na sua família?
  2. Sabe quantos legumes diferentes quer cultivar?
  3. Tem muito tempo para cuidar das plantas no verão?
  4. De quanto espaço dispõe?

Temos toneladas de recursos de jardinagem de vegetais aqui no Savvy Gardening que o acompanham através do processo de crescimento e cuidados com as plantas para quase todas as culturas que gostaria de cultivar.

Aqui, o jardineiro construiu caixas de madeira para o seu pátio e plantou-as com tomates e flores comestíveis.

De quanto sol precisa uma horta de pátio?

A maioria dos vegetais e ervas aromáticas crescem melhor a pleno sol. Isto significa que quando procurar o local ideal para uma horta de pátio, escolha um local que receba um mínimo de 8 horas de sol por dia. E lembre-se... uma horta de pátio não tem de estar num pátio. Pode instalar a horta num alpendre, num deck, numa entrada de garagem, num parque de estacionamento ou num pátio. Qualquer local relativamente soalheiro e niveladoserve.

Se não tiver um local com sol pleno, não se preocupe! Pode ter uma horta produtiva na mesma; só tem de ajustar o que cultiva. Os vegetais verdes folhosos, como a alface, a couve e a acelga, e algumas raízes, como a cenoura e o rabanete, crescem bem com apenas 4 a 6 horas de sol. No entanto, se quiser cultivar vegetais que gostam de calor, como o tomate, o pimento, o feijão e a abóbora, deveescolher o local mais solarengo possível.

Utilize jardineiras com rodas e carrinhos de vasos para mover os recipientes de um lado para o outro do pátio todos os dias para aumentar a sua exposição à luz. Siga o sol se for necessário para que as plantas recebam o máximo de luz.

As culturas de estação quente, como o pimento, o pepino e o tomate, requerem condições de crescimento a pleno sol.

Outras considerações sobre a localização

Outra caraterística a ter em conta ao escolher o local para colocar a sua horta no pátio é a existência de uma fonte de água. Carregar bidões cheios de água é uma tarefa que se torna rapidamente cansativa. E vai regar muito a sua horta quando o calor do verão chegar. Se possível, mantenha a horta perto da torneira para que seja fácil ligar a mangueira e regar a sua horta todos os dias. Os legumes são plantas sedentas e vai serpassar muito tempo a regá-las durante o calor do verão (mais sobre a rega mais adiante neste artigo).

Por último, ao escolher o seu local, não se esqueça de olhar para cima. Se o beiral da sua casa se estende sobre o pátio, não coloque a sua horta de pátio mesmo contra a casa. A chuva nunca chegará aos vasos se estes estiverem escondidos debaixo do beiral. Embora a chuva não seja provavelmente a sua principal fonte de água de rega durante o verão, a chuva forte ocasional ajuda a reduzir a frequência com queé preciso regar com a mangueira.

Os baldes galvanizados com furos no fundo são óptimos recipientes, mas certifique-se de que não ficam debaixo do beiral da sua casa.

Como escolher os melhores contentores

Agora que já sabe onde colocar o seu jardim no pátio, é altura de considerar os tipos e tamanhos de recipientes a utilizar. Pode cultivar em qualquer tipo de recipiente, desde que tenha um orifício de drenagem no fundo. O plástico e a cerâmica vidrada são duas das minhas opções favoritas. No que diz respeito ao tamanho dos vasos, opte sempre pelo maior. Quanto mais terra um vaso tiver, menos vezes terá de regar,e vasos maiores significam mais espaço para as raízes crescerem.

Qual deve ser o tamanho dos recipientes para hortas no pátio?

Aqui está um guia de tamanhos de vasos do meu livro Container Gardening Complete. Use-o para determinar o tamanho do recipiente que cada planta do seu pátio de vegetais precisa:

    • 10-15 galões no mínimo para cada legume extragrande, como os tomates indeterminados de tamanho normal, as abóboras de inverno, as abóboras, os melões e as alcachofras.
    • 8-10 galões no mínimo para cada planta frutícola ou hortícola de grande porte, incluindo pimentos, beringelas, tomatillos, arbustos de mirtilos anões, pepinos, abóbora/abobrinha de verão e variedades de abóbora de inverno do tipo arbusto.
    • 5-8 galões no mínimo por cada planta hortícola ou florífera de tamanho médio, incluindo couves, brócolos, couve-flor, couves-de-bruxelas, pepinos do tipo arbusto, tomates determinados (frequentemente designados por tomates de pátio) e quiabos.
    • 1-2 galões no mínimo para cada legume de pequena estatura ou de tamanho micro, o que inclui a couve-rábano, a alface, a couve-galega, a acelga, a couve-flor, os espinafres, os verdadeiros microtomates e outros legumes.
  • Plantas que são normalmente cultivadas em grupo As sementes ou plantas podem ser plantadas em quase todos os tamanhos de recipientes, desde que as sementes ou plantas sejam espaçadas à distância adequada para um crescimento ótimo (como indicado na etiqueta da planta ou no pacote de sementes) e o vaso seja suficientemente profundo para que as raízes tenham espaço suficiente para crescer.plantas que pode albergar.

Se tenciona cultivar vegetais com raízes pouco profundas, como alface, couve e outras verduras, não precisa de um vaso fundo.

Se tenciona juntar diferentes plantas no mesmo vaso, adicione os volumes de terra acima indicados para garantir que existe espaço suficiente para que todas as plantas no recipiente produzam um sistema radicular amplo. Por exemplo, se quiser combinar uma planta de tomate de tamanho normal com uma planta de pimento e algumas ervas aromáticas, precisará de um recipiente com capacidade para, pelo menos, 20-28 galões de mistura para envasamento. Obviamente, a variedade específica de um determinado vegetal também está intimamente ligada ao tamanho do recipiente de que necessita, pelo que se trata de directrizes, não de regras; não há dúvida de que precisará de um vaso muito maior para um tomate de tamanho normal do que para um tomate de tamanho normal.para um tomate do tipo anão, mas é sempre melhor optar por um recipiente maior.

O melhor solo para uma horta no pátio

Quando cultivar em recipientes, não utilize terra do solo, que não drena bem e é muito pesada. Em vez disso, utilize terra para vasos. Existem muitas marcas de terra para vasos no mercado e algumas são de melhor qualidade do que outras. O seu centro de jardinagem local tem provavelmente várias marcas à escolha. Sugiro a utilização de uma terra para vasos orgânica quando cultivar plantas hortícolas. Escolha uma terra para vasos orgânica de alta qualidadee misture-a com um pouco de composto ou de minhocas para a aumentar, acrescentar matéria orgânica e melhorar a sua capacidade de retenção de água.

Se quiser poupar dinheiro e criar a sua própria terra para vasos de alta qualidade, aqui estão as receitas que utilizo todos os anos para fazer a minha própria terra para vasos.

Os melhores legumes para uma horta no pátio

Sempre que possível, escolha variedades de vegetais compactos para a sua horta de pátio. A maioria produz vegetais de tamanho normal, mas em plantas que ficam mais pequenas e são mais adequadas para o cultivo em recipientes. Consulte este artigo para obter uma lista completa das melhores variedades de vegetais para um pátioNele, encontrará selecções compactas de quase todos os legumes que existem.

As variedades compactas, como o tomate "Baby Pak Choi" e o tomate "Micro Tom", têm apenas alguns centímetros de altura e são ideais para uma horta no pátio.

Ideias de design para hortas no pátio

Depois de ter decidido onde colocar a sua horta e o que vai cultivar, é altura de ser criativo! As hortas de pátio podem ser muito bonitas quando plantadas em lindos vasos coloridos. Ou podem ser estritamente utilitárias quando plantadas em caixotes de plástico e banheiras. Se quiser ser criativo e construir uma horta de pátio com estilo, aqui estão três das minhas ideias favoritas de design de hortas de pátio que valem a penaconsiderando.

Fonte de alimentação

Compre vasos largos e baixos em 4 ou 5 tamanhos graduados diferentes. Encha os vasos e depois empilhe-os uns em cima dos outros para criar uma fonte de comida em camadas para um canto do pátio ou do terraço. Encha os vasos com uma mistura de verduras comestíveis, ervas aromáticas e variedades compactas de tomate e pimento. Esta é também uma óptima forma de cultivar morangos.

Recipientes em camadas, empilhados uns sobre os outros e plantados com plantas hortícolas, constituem uma óptima horta no pátio.

Jardim de caixas de leite

Se tiver um orçamento limitado, considere a possibilidade de cultivar a sua horta de pátio em caixas de leite reutilizadas. Forre as caixas com tecido paisagístico, serapilheira ou outro tecido poroso, encha-as com terra e comece a plantar. Pode até plantar através dos orifícios nos lados da caixa, se quiser. Para cultivar várias camadas e maximizar o espaço, empilhe as caixas ao estilo de um tabuleiro de xadrez para criar uma "parede" de vegetaisplantas.

Veja também: Saiba como cultivar ervas aromáticas em recipientes para obter plantas saudáveis e colheitas convenientes

Cultive vegetais em caixas de leite para uma horta única. Empilhe-as ao estilo de um tabuleiro de xadrez para fazer uma parede comestível.

Plantadores de tanques galvanizados

Os bebedouros de metal para gado são óptimos para plantar no pátio. Existem em vários tamanhos e têm um tampão de drenagem amovível para que não tenha de fazer furos no fundo para drenar. Cada tanque pode albergar várias plantas e transformar-se numa horta no pátio em apenas uma ou duas horas.

Os tanques galvanizados são excelentes plantadores para decks, alpendres e pátios.

Regar a sua horta no pátio

Uma vez plantados os seus recipientes de pátio, isso não significa que seja altura de sentar e relaxar. Ainda tem de cuidar das plantas se espera que elas produzam. A rega é sempre a maior tarefa de manutenção quando se cultiva uma horta de pátio. Não negligencie esta tarefa nem tome atalhos! Regue os seus vasos profundamente sempre que eles precisarem. No verão, isso significa diariamente. Não salpique umSegure a mangueira diretamente na terra de cada vaso durante alguns minutos. Deixe a água penetrar profundamente e escorra pelo buraco no fundo do vaso. Repita isto duas ou três vezes por vaso quando o tempo estiver quente e seco. Encontrará mais dicas de rega aqui.

Este vídeo mostra-lhe como regar corretamente um vaso de jardim, independentemente do que estiver a cultivar.

Fertilizar uma horta no pátio

A próxima tarefa necessária é a fertilização. Se utilizou um solo orgânico para vasos que contém um fertilizante natural de libertação lenta, não terá de fertilizar novamente até meados ou finais do verão. Sugiro a utilização de um fertilizante orgânico líquido para este trabalho. Misture-o num regador a cada 3 a 4 semanas e fertilize à medida que rega. Para mais informações sobre os melhores fertilizantes para uma horta de pátio, leia istoartigo.

Não se esqueça de dar apoio às plantas que dele necessitam. Aqui, uma tenda de madeira dá apoio às plantas de feijão.

Apoiar e colher as suas plantas

Para além da rega e da fertilização, dê apoio às plantas que dele necessitem. Utilize uma gaiola para tomates, uma treliça ou uma estaca para manter as plantas altas na vertical. Se quiser que elas se arrastem pela borda do recipiente (o que também é bom!), salte este passo.

A última tarefa é colher regularmente a sua horta no pátio. Vou à horta todas as manhãs para inspecionar as minhas plantas e colher o que está maduro. Muitos legumes produzem melhor quando são colhidos regularmente, incluindo feijões, pepinos, tomates, pimentos e curgetes.

Desfrute da generosidade da sua nova horta no pátio. Planeie expandi-la em cada estação e desfrute do processo. Sim, cometerá alguns erros pelo caminho, mas faz parte do processo. Viva e aprenda... e desfrute dos frutos dos seus esforços.

A alface é um ótimo complemento para uma horta de pátio. Pode ser colhida repetidamente, cortando as folhas e deixando o ponto de crescimento intacto para voltar a crescer.

Mais informações sobre o cultivo de plantas hortícolas saudáveis e produtivas:

    Se tem uma horta no pátio, gostaríamos de a conhecer na secção de comentários abaixo.

    Veja também: Quando plantar ervilhas-de-cheiro: as melhores opções para obter muitas flores perfumadas

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.