Plantas para janelas viradas a norte: 15 plantas de interior para exposição a norte

Jeffrey Williams 30-09-2023
Jeffrey Williams

Embora os níveis de luz mais baixos das janelas viradas para norte possam parecer condições menos do que ideais para o cultivo de plantas de interior, há um número surpreendente de plantas de janela viradas para norte que prosperam com a luz indireta que proporcionam. Neste artigo, explicarei como determinar se as suas janelas estão viradas para norte e apresentarei 15 das melhores plantas de janela viradas para norte para a sua casa.

Conhecer a exposição de uma janela da sua casa pode ajudá-lo a escolher as melhores plantas para aí crescer. Esta planta cobra e a videira pothos são óptimas escolhas para janelas viradas a norte.

O que significa ter uma exposição a norte?

Quando se trata de cultivar plantas de interior, a exposição norte é o termo utilizado para as janelas que estão viradas para norte (o que significa que estão no lado norte da sua casa, e se olhar pela janela, estará virado para norte), a exposição este é o termo para uma janela que está virada para este, e assim por diante para as outras duas direcções cardinais.

Embora isso seja diferente no hemisfério sul, este é um resumo básico da qualidade da luz recebida por cada exposição diferente aqui no hemisfério norte.

  • As janelas viradas para leste recebem luz de manhã, quando o sol está a nascer (exposição leste)
  • As janelas viradas a Oeste recebem níveis de luz elevados à tarde, quando o sol se está a pôr (exposição Oeste)
  • As janelas viradas a sul recebem uma luz forte durante a maior parte do dia, desde o final da manhã até ao fim da tarde, devido ao ângulo do sol no nosso hemisfério (exposição sul)
  • As janelas viradas para norte recebem níveis de luz baixos e indirectos devido ao ângulo do sol que é bloqueado pela estrutura da sua casa (exposição norte).

As janelas bem iluminadas e viradas para sul são ideais para plantas que necessitam de muito sol, como os cactos e as suculentas, mas esta exposição é muitas vezes demasiado solar para plantas de interior que evoluíram no sub-bosque das regiões tropicais. Para muitas destas plantas, as janelas viradas para norte são ideais.

Como saber se tem uma janela virada a norte

Há duas maneiras simples de saber se uma janela tem exposição norte e se é adequada para as plantas para janelas viradas a norte apresentadas neste artigo.

  1. Observe o sol. De que lado da sua casa nasce o sol? É o lado oriental. A partir daí, determine qual é o lado norte. As janelas desse lado da sua casa estão viradas para norte.
  2. Utilize a aplicação de bússola no seu telemóvel para determinar que lado da sua casa está virado para norte.

É provável que a sua casa não fique "quadrada" com as direcções cardeais, por isso faça o seu melhor para determinar o ajuste mais próximo. Talvez as suas janelas estejam viradas ligeiramente para noroeste ou nordeste. A exposição nessas janelas será ligeiramente diferente das que estão viradas para norte, mas é uma situação "suficientemente próxima" que não terá um impacto dramático nas suas melhores escolhas de plantas de interior.

Uma das formas mais fáceis de determinar a exposição de uma janela é utilizar a aplicação de bússola no seu telemóvel.

Quais são as condições de uma janela virada a norte?

Normalmente consideradas condições de baixa luminosidade, a exposição a norte resulta em pouca ou nenhuma luz solar direta ou brilhante a entrar pelas vidraças. As janelas viradas a norte não recebem qualquer luz solar forte, mesmo no verão. Em vez disso, encontrará níveis de luz suaves e indirectos nas divisões do lado norte da sua casa.

Que características têm em comum as plantas de janela viradas a norte?

A exposição a norte é ideal para plantas de interior que não necessitem de muita luz indireta ou direta. As melhores plantas de janela viradas a norte são plantas com pouca luz que se desenvolvem com quantidades reduzidas de luz solar. A maioria não necessita de níveis de humidade elevados e, nos seus habitats nativos no exterior, encontram-se em condições de sombra total ou parcial.florestas.

Esta coleção de plantas de casa numa janela virada a norte inclui algumas favoritas de fácil manutenção, como as plantas-aranha e as plantas-cobra.

Veja também: Os legumes mais fáceis de cultivar em canteiros e recipientes

Como escolher plantas de interior para o lado norte da sua casa

Ao selecionar plantas para janelas viradas a norte para a sua casa, comece por determinar o hábito de crescimento que melhor se adapta ao espaço. Talvez opte por trepadeiras que trepem por um poste de musgo ou que possam ser treinadas para trepar por uma treliça ou parede. Ou talvez prefira uma selva luxuriante de folhas verde-escuras que caem em cascata sobre os bordos de um vaso suspenso. Ou talvez a sua janela exija uma planta em vaso que seja rígida e vertical.Considere o hábito de crescimento de uma planta antes de a adicionar à sua coleção de plantas para janelas viradas a norte.

Conheça as melhores plantas de interior para janelas viradas a norte

Agora é altura de lhe apresentar algumas das minhas plantas de interior favoritas para o lado norte da sua casa. Dividi-as em várias categorias: plantas de folhagem que trepam ou pendem, plantas de folhagem vertical e plantas de interior com flores.

Plantas de folhagem em trepadeira ou suspensas para janelas viradas a norte

  1. Filodendro-de-folha-coração ( Phildendron hederaceum ):

    Favorita para áreas com pouca luz, as folhas em forma de coração desta planta são perfeitas para um vaso suspenso ou um recipiente numa prateleira, onde as trepadeiras podem cair em cascata. É extremamente fácil de cuidar e tolera regas irregulares. Por outras palavras, tente regar a planta de forma consistente, mas não precisa de se preocupar com isso.O 'Brasil' é uma variedade com folhagem variegada que vale a pena procurar.

    O filodendro de folha de coração é uma óptima escolha para janelas com uma exposição a norte. (Tenho a sorte de o meu gato não roer as nossas plantas de casa. Veja no final deste artigo como determinar se uma determinada planta é ou não segura para animais de estimação).

  2. Pothos dourado ( Epipremnum aureum ):

    Também conhecida como hera do diabo, a Pothos é o exemplo das plantas que prosperam com a negligência. As suas vinhas grossas e a sua folhagem brilhante são de uma bela cor dourada, mas a Pothos também existe em variedades verdes e variegadas. Cultive-a num vaso suspenso ou numa prateleira para desfrutar das vinhas ramificadas ou treine-a numa treliça se quiser ficar na vertical.Mantenha a planta uniformemente húmida e espere que as videiras cresçam 3 metros de comprimento se não forem aparadas de vez em quando. Pode adquirir uma planta Pothos aqui.

    A Pothos é outra excelente planta de interior para janelas viradas a norte.

  3. Fábrica de queijo suíço ( Monstera deliciosa ):

    As Monstera toleram pouca luz, mas é certo que crescerão um pouco mais com mais luz. Ainda assim, incluí a planta do queijo suíço nesta lista de plantas para janelas viradas a norte porque funcionam bem nestas condições, particularmente quando colocadas perto da janela. As folhas grandes e perfuradas são inconfundíveis. As Monstera são plantas trepadeiras que se arrastam pelas árvores na selva. Em sua casa,A planta cresce bastante e pode atingir 3 metros de altura ou mais. Mantenha a planta uniformemente húmida, mas deixe-a secar antes de a regar novamente.

    As folhas grandes e arrojadas da Monstera deliciosa são uma adição divertida a uma janela virada a norte.

  4. Videira de queijo suíço ( Monstera adansonii ):

    Adoro esta planta! Partilha o nome comum com a sua prima muito maior, a Monstera deliciosa (ver entrada anterior), mas é muito mais pequena. As folhas têm apenas 4 a 5 centímetros de comprimento e, tal como a sua prima, estão cheias de buracos. A trepadeira queijo suíço é uma planta trepadeira que pode atingir 5 a 6 metros de altura se lhe der um poste de musgo ou uma treliça para trepar. É perfeita para uma janela virada a norte eprefere secar um pouco entre as regas.

    Se não tiver muito espaço, experimente a trepadeira queijo suíço, cujas folhas são únicas e chamativas.

  5. Planta-aranha ( Chlorophytum comosum ):

    Veja também: Espaçamento entre plantas de pimento: a que distância plantar pimentos numa horta
    Sim, as plantas-aranha existem há muito tempo, mas isso não significa que não mereçam um lugar nas casas de hoje. Perfeitas para vasos suspensos numa janela virada para oeste, este ou norte, produzem plantas bebés na extremidade de longos caules que pendem da planta-mãe. Não fertilize demasiado e mantenha as plantas-aranha uniformemente húmidas. De vez em quando produzem flores brancas em forma de estrela, massão muito pequenas e frequentemente ignoradas.

Plantas de folhagem vertical para exposição a norte

  1. Filodendro do luar ( Filodendro "Moonlight"):

    Esta variedade de filodendro não produz uma trepadeira espessa como alguns outros filodendros (incluindo o meu favorito, Golden Goddess). Mantenha-o uniformemente húmido e espere que cresça cerca de 2 pés de altura e largura. O chartreuse será mais proeminente com mais luz, por isso esteA planta também se dá bem numa janela virada para leste.

    O filodendro 'Moonlight' é uma planta mágica com folhas verde-carmesim e um aspeto arrojado e bonito.

  2. Fábrica de ferro fundido ( Aspidistra elatior ): Também conhecida como a planta do ferro, esta beleza produz folhas verde-escuras, largas e cintadas, com longos caules. É uma planta perfeita para janelas viradas a norte, porque tolera níveis de luz muito baixos e é resistente como unhas. Também tolera condições de solo seco, por isso, se se esquecer de a regar de vez em quando, ela perdoa-o, embora prefira ser mantida uniformemente húmida.Com 30 centímetros, a planta de ferro fundido também está disponível em variedades variegadas e salpicadas.
  3. Sempre-viva chinesa ( Aglaonema ):

    Conhecida pela sua folhagem colorida, esta planta de casa é extremamente fácil de cultivar. As variedades de folhas verdes lidam melhor com condições de pouca luz do que as variedades de folhas coloridas, mas ambas se darão bem se forem colocadas perto de uma janela virada a norte (em vez de se afastarem da janela alguns metros). Introduza o dedo no solo e regue apenas quando o solo estiver seco até à profundidade do seu meioDependendo da variedade, as sempre-vivas chinesas podem crescer de 12 a 36 polegadas de altura. Existem dezenas de variedades diferentes com várias cores e marcas na folhagem.

    Esta variedade de perene chinesa chama-se 'Red Valentine', e adoro as suas folhas salpicadas de vermelho e cor-de-rosa.

    4. Dragoeiro ( Dracaena marginata) :

    Esta planta de janela virada a norte tem uma folhagem esguia e fina. Com o tempo, os seus caules tornam-se altos e semelhantes a Seuss, com a folhagem a emergir do topo dos caules. As folhas são variegadas com rosa, branco e verde. A variegação será melhor com mais luz, por isso mantenha-a perto da janela se a estiver a cultivar num local virado a norte. Não regue em demasia, mas mantenha o solo uniformemente húmido.Se lhes for dado espaço, os dragoeiros podem atingir os 8 a 10 pés, mas não são de crescimento rápido, pelo que a maturidade demora muitos anos.

    A dragoeiro dracaena oferece uma cor deslumbrante e uma textura fina à sua coleção de plantas de casa.

    5. Planta da cobra ou língua da sogra ( Dracaena trifasciata ; syn. Sansevieria trifasciata ):

    Estas plantas duras como unhas crescem até 1 metro de altura, embora também existam cultivares que ficam muito mais compactas. Algumas variedades são variegadas, enquanto outras são verdes sólidas. As situações de pouca luz são bem toleradas, mas não regue em demasia. Se as plantas cobra estiverem a crescer numa janela virada para norte, regue com pouca frequência (talvez uma vez a cada 4 a 6 semanas). Mais luz = necessidades de rega mais frequentes.As plantas cobra têm folhas muito grossas, semelhantes a tiras, que são rígidas e verticais, dando-lhe uma vibração moderna e tornando-a uma óptima planta para colocar num canto. Aprenda quando e como replantar uma planta cobra neste artigo.

    As plantas-cobra são um cliente difícil, não requerem muitos cuidados e desenvolvem-se bem com pouca luz.

    6. Planta ZZ ( Zamioculcas zamiifolia ):

    As suas folhas compostas de cor verde-escura e os seus caules grossos e verticais podem atingir até 1 metro de altura. Tolerante à seca e muito indulgente com um pai negligente, é a planta de interior ideal para principiantes.

    As plantas ZZ são tão infalíveis como as plantas de interior. É uma óptima escolha para cultivadores principiantes e avançados com janelas viradas a norte.

    7. Fetos:

    Existem muitos fetos diferentes que se desenvolvem bem na exposição norte e são facilmente cultivados como plantas de interior. Feto de Boston ( Nephrolepis exalata 'Bostoniensis') que nunca deve secar, pode ser levada para o exterior durante o verão, e as frondes atingem uma altura de 2-3 pés; o Feto de freixo de Creta ( Pteris cretica "Albolineata") que é um belo feto com folhas variegadas, semelhantes a dedos, que prefere níveis de humidade mais elevados; e o Feto de estrela azul ( Phlebodium aureum ) que tem incríveis folhas verde-azuladas e é um verdadeiro espetáculo (saiba mais sobre o feto-estrela-azul aqui).

    Há muitos fetos que se desenvolvem bem na exposição a norte, incluindo este feto de Cretã.

Outras plantas para janelas viradas a norte cultivadas pela sua folhagem incluem a hera inglesa ( Hedera helix ), que pode ser cultivada num cesto suspenso, numa topiaria, ou em redor de uma janela; a planta nervosa ( Fittonia ) que tem belas folhas variegadas com nervuras cor-de-rosa, brancas, vermelhas ou amarelas; bem como as palmeiras ( Rhapis excelsa ) e as palmeiras de salão ( Chamaedorea elegans ) que são muito mais tolerantes à pouca luz do que outras espécies de palmeiras.

Plantas floridas para janelas com exposição norte

  1. Lírios da paz ( Spathiphyllum ):

    Os lírios da paz são uma óptima planta de casa para quem tem poucas condições de luminosidade. Desenvolvem-se bem em condições de exposição a norte. As folhas são verdes e brilhantes e, de vez em quando, produzem flores brancas em forma de espátula. Crescem erectos até uma altura de 1 a 2 pés. Os Spathiphyllums não gostam de secar e murcham facilmente (eis o que fazer quando um lírio da paz murchar). Felizmente, a planta recupera rapidamente assim queMas a rega excessiva também provoca o murchamento da planta, pelo que deve ter em atenção as condições actuais de humidade do solo antes de adicionar mais água.

    Os lírios da paz são plantas icónicas para zonas de pouca luz. As suas folhas verdes brilhantes e as suas flores de espata branca são inconfundíveis.

  2. Orquídea traça ( Phalaenopsis ):

    De todas as orquídeas, a orquídea traça está entre as mais comuns e fáceis de cultivar. A propagação através da cultura de tecidos tornou-as fáceis de obter e permitiu que uma vasta gama de cores chegasse ao mercado. As flores podem durar meses. As orquídeas traça são consideradas uma planta de janela virada a norte apenas quando estão em flor. Níveis de luz mais baixos mantêm as flores com bom aspeto durante mais tempo. Mas para gerar floresQuando a planta está em flor, precisa de muito mais luz; uma janela virada para leste ou oeste é necessária para encorajar a planta a florescer. Mas uma vez em flor, mude o vaso para uma janela a norte. Irrigue passando água pelo vaso no lava-loiça todas as semanas ou duas. Aqui está mais sobre como cuidar de orquídeas traça.

    A orquídea traça é uma boa escolha para janelas viradas a norte, mas apenas quando está a florescer. Necessitará de níveis de luz mais elevados para iniciar as flores, mas assim que estas aparecerem, mova a planta para uma janela virada a norte para prolongar a vida das flores.

  3. Begónias de bife ( Begonia erythrophylla ):

    Esta begónia rizomatosa tem caules grossos e suculentos e folhas redondas. Produz as suas flores no inverno. As flores podem ser rosa pálido ou brancas. Outra begónia para cultivar numa janela virada a norte é a Begónia Rex ( Begonia rex-cultorum ) As begónias são cultivadas principalmente pela sua folhagem colorida. Mantenha as begónias secas e não as regue em demasia, caso contrário podem desenvolver podridão radicular.

Outras plantas de interior com flores para janelas viradas a norte incluem as bromélias e os ciclames, embora ambos necessitem de níveis de luz mais intensos para gerar flores. No entanto, quando a planta estiver em flor, pode ser transferida para uma janela com exposição a norte, onde as flores durarão mais tempo.

Vai para norte, meu amigo

Espero que tenha encontrado nesta lista algumas plantas de janela viradas a norte que gostaria de cultivar. Penso que descobrirá que a diversidade de cores e texturas da folhagem disponível o ajudará a criar uma coleção exuberante de plantas de interior, mesmo sem condições de luminosidade. Para determinar quais destas plantas são melhores para utilizar perto de animais de estimação, consulte a lista de plantas de interior seguras para animais de estimação da ASPCA.

Para mais informações sobre o cultivo de plantas de interior saudáveis, consulte os seguintes artigos:

    Colocar este artigo no quadro Plantas de interior.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.